Uma Fortuna Perigosa

Ken Follett

Resenhas - Uma Fortuna Perigosa

Diana279 24/02/2021

Simplesmente perfeito
O livro é simplesmente perfeito, não achei um único defeito, os personagens foram extremamente bem detalhados e bem criados, as cenas também, é totalmente envolvente. Não tinha criado muita expectativa, mas me surpreendi. Com certeza Ken Follet está entre meus favoritos.

Wagner 29/01/2021

Previsível, porém bom passatempo
Os livros do ken follett que eu mais gosto são os de espionagem e guerra, normalmente envolvendo personagens fictícios e reais em algum período histórico marcante. Não é o caso deste livro, que está mais para uma trama de novela das oito, com mocinhos e vilões. Previsível, mas funciona como passatempo.

Fernanda 27/01/2021

Babado, confusão e gritaria. Gostei muito. Rico em detalhes, narrativa envolvente.

Ju 15/01/2021

Quase 500 páginas.. e você nem vê o tempo passar...
Mais uma história muito bem escrita por Ken Follet, na qual as vidas das personagens se conectam no cenário político e financeiro do final do século XIX.

Em “Uma Fortuna Perigosa”, a mentira, a manipulação, a ganância, o desejo cego pelo poder e a influência movem o enredo, que vai demonstrando em uma linha do tempo de quase 30 anos as consequências de cada decisão tomada pelas personagens.

Não foi meu livro preferido do autor até o momento, mas sempre recomendo Ken Follet!

Fernanda.Lima 06/01/2021

Família, dinheiro e escândalos
"Era como se uma força maligna tivesse saído da água profunda naquele dia de 1866 e entrado em suas vidas, fazendo aflorar as paixões sinistras que acabaram por arruiná-las: o ódio, a ganância, o egoísmo, a crueldade que fomentaram a fraude, a bancarrota, a doença e o assassinato".
Um acidente no lago de uma escola de elite inglesa na segunda metade do séc XIX é o evento que desencadeia uma união perigosa que repercutirá pelas décadas seguintes e abalará todas as vidas ao redor. Como uma pedrinha jogada na água de um rio, e vai criando várias ondas sucessivas e maiores.

Traições, mentiras, assassinatos... personagens que vão cometendo erros e crimes cada vez mais sérios, se implicando cada vez mais de forma que não tem como voltar atrás.

O contexto histórico social é tenso, confuso, um momento que exigia mudanças. A nobreza cada vez mais pobre e decadente disputa influência com as famílias banqueiras, donos de fortunas, que financiam economias inteiras pelo mundo. O equilíbrio era tênue e as consequências catastróficas.
Os contornos de influência do Estado na economia também começam a ser discutidos. Associações trabalhistas, direitos do trabalho e proteção de renda já tem algum contorno sendo definido nesse momento.

Pessoalmente fiquei sentida em muitos momentos desse livro. É ver aquela lição já tão batida tomando forma: nossas ações tem consequências importantes na vida das pessoas, e também as omissões. O cuidado com o outro, com o próximo, essa saída do nosso individualismo tão venerado ainda nos nossos tempos torna-se mais necessário do que nunca.
No fim, mesmo que as pessoas tenham de volta aquilo que merecem, o estrago está feito e as oportunidades já foram perdidas. Precisamos de responsabilidade com todos que influenciamos.

Ken Follet com sua narrativa e ritmo que vão aquecendo a cada página conseguiu nos dar o espetáculo e a decadência da sociedade londrina desta época.

Christian Homem de Melo 30/12/2020

O autor narra os intrigas e tramas da família Pilaster. Tudo gira em torno de um crime ocorrido no passado e de que forma as consequências deste crime nas relações desta família.

Fernanda.Calixto 11/12/2020

Este foi o terceiro livro desse escritor maravilhoso que eu li, mas infelizmente não foi um que eu colocaria em destaque. É um livro com trama interessante, personagens bem escritos, mas achei o enredo muito repetitivo em alguns pontos, sempre tem aqueles personagens que se dão bem e um que sempre se mete em problemas sem nunca ter feito nada.

É uma leitura agradável e emocionante mesmo tendo seus pontos fracos.

Mas leiam Ken Follet, ele é maravilhoso.

Elizabeth 08/12/2020

É um livro que nos remete à Londres do final do sec. XIX. Pra quem gosta de história é perfeito, porque Ken Follett utiliza elementos históricos reais, como as crises financeiras da época, para construir a narrativa e consegue nos fazer entender como era a sociedade londrina , e também os meandros do mundo financeiro. Os personagens são complexos, interessantes, humanos.
Alguns momentos são previsíveis, mas nada que atrapalhe. Não acho que seja um dos melhores livros do autor, mas é bom.

Beth 12/11/2020

Maravilhoso
Fico impressionada com a qualidade da escrita do Ken Follett! Várias vezes planejo ler só por alguns minutos e, quando percebo, se passaram duas horas, tal é o envolvimento da trama! Foi assim com esse livro também!

Claudinha 04/11/2020

Livro rico em detalhes sobre o cotidiano e costumes da época.

Trama interessante e envolvente. Muito bom.

Hester1 25/10/2020

Adoro o autor, mas este deixou muito a desejar. O romance não engrena, a roda não gira... Achei chato, só terminei por ser Ken Follett.

Nara.Godoy 16/09/2020

Bom, mas esperava mais
Sou fã do Ken Follet, e sabemos q os livros dele são excelentes. Sendo assim, esperava mais deste livro. O livro é bom, mas já estava cansada no final. Não m prendeu tanto igual os outros.

Pagliuca 13/09/2020

Achei uma boa história, o enredo muitas vezes empolgantes, mesmo quando previsível e apesar das quase 500 páginas nem de longe é cansativo. Mesmo se passando no final do século XIX, a história é tão atual quanto o século XXI, ainda mais se levarmos em consideração as ações da Augusta. Vale a pena ler, como todos os livros do Follett.

Letícia 06/09/2020

Follett nesse livro nos leva a mergulhar no mundo bancário, através da família Pilaster.

Nunca senti tanta raiva dos vilões quanto nesse livro. Duas pessoas extremamente manipuladoras que acabam envolvendo todos os personagens no seu jogo de interesses individuais, não se importando com as consequências.

Tem muita luxúria e assassinatos a sangue frio. Li muito rápido querendo saber se os personagens do bem, que se ferraram quase o tempo todo, se dão bem no final.

Muito interessante se pensar a importância dos bancos na vida das pessoas e nos próprios países. Uma falência poderia ser uma tragédia para milhares de pessoas, numa reação em cadeia.

Juliana 14/08/2020

Uma fortuna perigosa
Umas das principais coisas que gosto nas histórias do autor Ken Follett são seus personagens. Eles nos envolvem de forma a amá-los ou odiá-los. E, pra mim, esse foi o ponto forte desse enredo. Diferentemente de outros livros do escritor, os fatos históricos não são tão relevantes nesse. Mas isso não faz da leitura menos interessante, os acontecimentos são envolventes, carregados, principalmente, pela força dos personagens que deles participam. Recomendo a leitura.