Uma Fortuna Perigosa

Ken Follett

Resenhas - Uma Fortuna Perigosa

Tauan 09/12/2015

Uma trama marcante.
De conflitos familiares, a assassinatos, de incidentes diplomáticos a política nacional (inglesa).
Mas acima de tudo, uma história sobre bancos e banqueiros.

Em alguns momentos Follett desperta no leitor empatia pelos vilões da história, tamanha sua habilidade narrativa e tão profunda a caracterização de seus personagens.

Não deve ser o melhor livro do autor (eu mesmo continuo preferindo Os Pilares da Terra), mas é sem dúvida um livro encantador.
Keyseane 09/12/2015minha estante
Nossa, sou sua fã! Admiro muito seu amor pela leitura.

Tauan 09/12/2015minha estante
Obrigado, Keyseane!
Acontece que não consigo viver sem ler!

Keyseane 10/12/2015minha estante
Você tem preferência por algum tipo de leitura?

Tauan 10/12/2015minha estante
Nossa, várias! Kkk
Adoro Ficção Científica, histórica e de terror. Mas também não dispenso um bom romance policial...
E você?

Keyseane 10/12/2015minha estante
Tudo isso e mais os que misturam fatos históricos reais, estilo o Ladrão do Tempo... Romance policial é o melhor. Você gosta de HQ? Porque sinceramente eu tentei, mas não é minha praia. Gosto da Jane Austen (pra mim ela tem um humor ácido haha).

Nélio 18/05/2018minha estante
Tauan, tenho a mesma opinião que você.
Esse livro é sensacional, porém os pilares da terra é insuperável.

Gabriel 20/03/2022

Maestral
Meu quinto livro do Ken Follett - meu autor contemporâneo favorito; terceiro (e melhor) thriller que li do autor.

Entrei nessa leitura com muitas esperanças, por ser do Follett, por trazer temas que adoro e... por ser do Follett (?). Porém, não esperava que ele iria superar os outros thrillers que li do autor - "O Homem de São Petesburgo" e "Noite sobre as águas".

Nesse livro vamos acompanhar a vida de uma família britânica bastante peculiar: Os Pilasters, banqueiros milionários que há décadas vivem uma vida próspera. Porém, intrigas familiares causam a saída de um dos irmãos da sociedade do Banco Pilasters. Em paralelo com esse acontecimento, algo horrível acontece na escola de seu filho... um "acidente" que irá mudar a dinâmica econômica de um país inteiro (do mundo, na verdade). Como sempre, é notável a pesquisa do autor sobre o tema em questão: o modelo econômico da Era Vitoriana; assim como ele estudou sobre aviões das décadas de 30 e 40 para escrever "Noite sobre as águas"; assim como estudou sobre engenharia da Idade Média para escrever "Os Pilares da Terra"; assim como estudou sobre milhares de coisas para escrever suas dezenas de incríveis livros.

Mais uma vez, Follett constrói, magistralmente, personagens completamente humanos, cativantes e odiáveis. Me impressiona como cada aspecto de cada personagem é usada nesse romance... nada é desperdiçado. Não há nenhuma informação que não seja aproveitada posteriormente. E nesse turbilhão vitoriano, uma história de ponta é criada. Outro aspecto fortíssimo da escrita de Ken é a facilidade com a qual ele constrói diferentes núcleos na história, cada uma com seus aspectos e importâncias. Não há tempo sequer para respirar, é impossível soltar o livro. E, mesmo que você consiga essa façanha, ele fica na sua cabeça até você pegá-lo novamente. Manipulações, orgulho, quebras de preceitos sociais, romances por interesses, assassinatos, intrigas políticas, negociações econômicas, traição e paixão. Essas são apenas algumas das inúmeras tramas que são encontradas nesse incrível livro.

Novamente, saio boquiaberto de um livro do Ken Follett. Novamente, a vontade de ler tudo o que ele escreveu cresceu em mim. Novamente, venho recomendar esse escritor. Follett não decepciona, e não foi diferente dessa vez.
Vivi.Montarde 21/03/2022minha estante
Follett é realmente maravilhoso! Mas esse livro ainda não li. Vou procurá-lo.
Vc já leu Um lugar chamado liberdade? Tb é excelente!

Gabriel 21/03/2022minha estante
Ainda não li esse, mas está na lista! Do Follett li "Os Pilares da Terra", "Coluna de fogo", e os thrillers citados na resenha. Ele é maravilhoso!

Vivi.Montarde 21/03/2022minha estante
Uai, pulou Mundo sem fim? Rsrs
Ele vem depois de Pilares e antes de Coluna de fogo.
Pilares e Mundo sem fim são os meus preferidos dele.

Gabriel 26/03/2022minha estante
Minha história com Kingsbriege é muito complicada! Comecei por Coluna de Fogo, acredita??

Simone de Cássia 05/04/2017

Ken Follett não decepcionou... muito bom!! Confesso que na primeira parte fiquei achando meio "sem sal", meio mi-mi-mi, mas depooooisss... uma trama perfeita, personagens e acontecimentos se entrelaçando para culminarem em um desfecho plausível. A gente "vive" as emoções dos personagens. Gostei muito!
Claudia Cordeiro 06/04/2017minha estante
Uhuuuu! bateu com meu gosto ufa

Nélio 18/05/2018minha estante
Coaduno com sua opinião, Simone.
Uma trama de tirar o fôlego que não dá para parar de ler devido aos acontecimentos sucessivos que dão o tom desse magnífico trabalho de Ken Follet.
Daria um ótimo filme.

VitAria 27/07/2023

QUE LIVRO, MEUS AMORES!
Esse foi meu primeiro contato com o Ken Follett, mas JÁ SEI que não vai ser o último! Esse livro me surpreendeu de mil maneiras diferentes, admito que não estava achando que ia gostar, mas foi só ler o primeiro capítulo que eu soube que não ia ser ruim. E depois, a cada capítulo, SÓ IA FICANDO MELHOR! Como sou grata por ter comprado esse livro do nada, foi uma surpresa MAGNÍFICA! Que história BOA, surpreendente, bem escrita, BEM PENSADA? entrou pra listinha dos poucos que ganharam 5 estrelas. SUPER INDICO, LEIAM! Obrigada por essa obra, Ken Follett! Ainda tô eufórica kkkk AAAAAAAAAAA
Carlos 01/02/2024minha estante
Esse é meu menos favorito do autor. Quando ler Queda de Gigante o surto vai ser grande

Francielle 10/03/2023

Muito bom! Achei a história bem fluida, sem enrolação e cheia de reviravoltas! Com um final fodaa! Primeiro livro do autor que leio e já me conquistou! heheh
Barbie 10/03/2023minha estante
Sabia que tu ia gostar! Bora ler outros ?

isabelli 13/11/2022

Traídos pela luxúria, unidos por um legado em comum
Demorei bastante tempo pra terminar esse livro. Não que ele seja ruim, muito pelo contrário, porém achei bem maçante em alguns momentos.

Personagens maravilhosamente construídos, enredo perfeito. Acho que li pouquíssimos livros com personagens tão bem construídos como esse. É sério, os vilões são tão bem escritos que é até difícil em alguns momentos dizer se você ama ou odeia.

O livro se passa na Inglaterra, começa em 1866, mas tem várias passagens de tempo. O lugar principal é Londres, onde conhecemos tanto a elite, quanto a escória da sociedade. Desde os famosos bordéis londrinos até o maior banco do mundo. E é em torno dessa sociedade de bancários e suas famílias que a história se passa. Também à menções a Córdoba (América do Sul) e Estados Unidos.

Tem intriga política e amorosa, assassinatos, crises financeiras. Enfim, um thriller perfeito e maravilhosamente escrito. Já tinha ouvido falar muito bem do autor, Ken Follett, na verdade esse é um dos autores favoritos do meu irmão (inclusive peguei o livro emprestado com ele kk). Então estava muito curiosa pra ver se era tudo isso mesmo. Assim, com sinceridade, o livro é muito bem escrito (isso eu não posso negar), porém achei bem maçante.

Talvez seja porque livros de mistério não sejam meu forte, ou não sei? Mas eu não amei esse livro, apenas gostei. Para pessoas que gostam do gênero, esse livro vai ser uma obra prima, mas para mim não se encaixou muito bem.

Sobre os personagens. Gente o que falar do Micky??? Ele, pra mim, é o vilão principal do livro. Eu sei que devia odiar ele desde o começo, mas só que ele é tão bem construído, que o mesmo charme que ele usa pra influenciar os outros personagens acaba atingindo você também (QUE ÓDIO). E o final dele foi mais do merecido. Eu acho que o final de cada personagem foi merecido (menos pros inocentes que morreram). Inclusive, uma coisa que tem que ser dita: o livro começa com uma morte (que é onde o enredo começa) e praticamente acaba com morte.

É um bom livro. Então, se você é fã de thrillers de época com bastante mistério, romance e intrigas, esse é livro perfeito pra você.

3,5 estrelas

'Se houve algum espírito do mal, ele já retornara ao fundo do poço. E Hugh sobrevivera.'
Magda 14/09/2023minha estante
Eu tbm demorei a ler esse livro, só no final eu ficava com vontade de lê-lo. Mas no final é bom, não é dos melhores.

Victor 11/02/2020

Excelente
Mais uma vez eu tive a surpresa de nunca me decepcionar com um livro escrito por Ken Follet.
Como todos que li anteriormente, fatos históricos são explicados de forma detalhada e boa de se ler juntamente com uma trama excelente envolvendo uma família na Londres Vitoriana que te deixa preso ao livro sem querer parar.
Muito recomendado a todos que gostam de uma trama envolvente cumulado com detalhes históricos excelentes.
Bia 11/02/2020minha estante
Eu acabei de perguntar lá no meu (estou perdida após essa atualização do app) se você gostou. Eu amei o livro, e olha queria que virasse uma série! Hahaha ??

Zé Pedro 18/03/2013

Livro de época do Ken Follett
Livro de época do Ken Follett é sempre legal de ser lido. O autor domina como poucos a arte narrativa e a construção de personagens, além de ter uma imensa criatividade para formular tramas que prendam a atenção do telespectador. Aqui não é diferente e temos todos os ingredientes de uma boa estória, com ambições, crimes, paixões, frustrações, enfim, nuances da vida humana, se passando na Inglaterra, no século XIX. Um livro que vale a pena a leitura.

Fabi 10/08/2013

Introdução à Literatura Adulta
Foi o primeiro livro que li do que se chama de Literatura Adulta Moderna.
O livro é muito bom, prende, cheio de tramas e intrigas e sexo, mas tudo muito bem escrito e desenvolvido. A história é boa, moderna e real.
Adoro os livros deste autor.

Daniella.Mancino 02/04/2024

Um livro do Ken Follet
Vale a pena ler como todos os outros do autor. Prende a atenção do início ao fim, embora não tenha nenhuma surpresa.

Wesley 15/06/2014

Mais um bom livro.
Esse livro só reforça que Ken Follett, é um dos melhores autores da atualidade. Uma ótima trama com alta sociedade, escândalos, ambições, traições, sexo e muito mais. Elementos decorrentes dos livros do autor são encontrados aqui.

Recomendo a leitura.

Lili 28/10/2014

Uma Fortuna Perigosa
Livro digno de virar série. Embora seja bom, as vezes se torna cansativo pelo número de histórias envolvidas. Não ocorre nos dias atuais.

Vanda 03/03/2015

IMPRESSIONANTE
UM LIVRO IMPRESSIONANTE; KEN FOLLET É UM OTIMO CONTADOR DE HISTORIAS. UM DOS MEUS ESCRITORES FAVORITOS COM CERTEZA

Antonio 15/05/2015

Magnífico!
"Uma Fortuna Perigosa" foi o segundo livro que li do autor Ken Follet. De lá para cá, tenho lido muitos outros dele, mas nenhum é tão bom quanto este. Uma trama muito envolvente escrita com muita eficácia. Tem romance, traição, violência, homossexualismo e muitos "barracos". A construção dos personagens é muito fascinante, de modo que me senti atraído até pelos vilões Micky Miranda e Augusta Pilaster.
Vale muito a pena ser lido.