As filhas sem nome

As filhas sem nome Xinran

Resenhas - As Filhas sem Nome

Ana_nda 17/04/2024

Muito lindo e revoltante. Saber que foi inspirado em histórias reais e que algumas não tiveram um final feliz é muito triste.

Lucas Galvão 03/03/2024

Resenha - As filhas sem nome
A história é interessantíssima. Xinran consegue passar muito sentimento ao narrar a mudança de vida das filhas sem nome, sempre focando no contexto em que vivem. Com isso, o enredo é bem ambientado. As personagens são bem construídas e desenvolvidas, a exemplo de Cinco, quem sempre foi estigmatizada em sua aldeia.
Durante o livro, nos deparamos com questionamentos políticos relacionados ao impacto da ideologia instaurada por Mao Tsé-Tung, o confronto entre diferentes culturas e principalmente discussões sobre como a mulher é vista na China.
Por fim, a condução da história é bem realizada e, considerando a totalidade de sua obra, Xinran nos presenteia com um excelente livro.

mdbandeira 23/09/2023

As filhas
Livro mostra de forma sucinta como é a vida de pessoas chinesas que saem do campo para procurar uma vida melhor na cidade grande. Aqui temos relatos das pessoas e como ainda é difícil largas os laços com a China antiga.

Livro sacal em alguns momentos.

icynight. 01/09/2023

Garotas-palitinhos
Este livro é incrível. Para quem tem um conhecimento básico sobre a China, eu recomendo ele, mas sugiro que antes de sua leitura, faça uma simples pesquisa sobre o que foi a Revolução Cultural Chinesa. Pois no livro, ele trata diretamente de muitos impactos causados por ela ? a luta proletária.
Quanto ao enredo, é incrível, já que mostra a realidade das pessoas camponesas e a falta de acesso que elas possuem as metrópoles, além de serem considerados inferioriores, sendo os mesmos a base do sistema.
Mas o tema principal do livro é como as mulheres eram vistas em tal época, principalmente quando se nascia em uma aldeia de morais atrasadas, e que consideravam que caso o primeiro filho de um casal fosse mulher, era uma maldição. Daí vem a "gíria": palitinho. Representam as mulheres camponesas. E a palavra cumeeira, era a representação dos homens, conjunto a "plantar ovos".
A trajetória das meninas é bem realista, e não podemos dizer que é um final feliz ou triste, é só a realidade.
Mas o interessante desse livro é a forma que ele crítica o próprio sistema político, com frases e visões impactantes que te colocam a par da situação da população chinesa durante anos.

vivi 13/07/2023

Que delicadeza esse livro! Eu já esperava que iria gostar muito dele pela sinopse, mas me surpreendeu ainda mais positivamente.

A sutileza e bondade na escrita da Xinran é uma característica tão forte que me faz acreditar que a própria Xinran é uma mulher boa, justa e sincera, porque é isso que ela transparecesse na sua narrativa! Sinto admiração por ela!

Minha leitura anterior foi As Boas Mulheres da China, e eu me sentia esgotada de ler tanta maldade com as chinesas, e esse livro, apesar de relatar uma tristeza imensa na história das mulheres da china, traz o toque da esperança e da possibilidade de um futuro mais digno pra essas moças do campo.

A história de três, cinco e seis me deixou muito sensibilizada e eu espero de coração que as mulheres por trás dessas personagens estejam felizes hoje em dia e que a cada dia mais, menos mulheres possuam uma realidade em que são apenas "palitinhos".

BiaMelyssa 10/06/2023

Amei ler esse livro
Me prendeu do início ao fim, aprendi muito também sobre história e fiquei triste com o final da três . Mas amei

Fer Kaczynski 06/06/2023

Mais um livro maravilhoso da Xinran, sou suspeita pra falar pq adoro as histórias dela, mas As boas mulheres da China continua imbatível.

Ju Villani 01/06/2023

Sabe aquele livro que você precisa de um tempo para refletir!? É este!
Esse livro me fez ficar presa nele por horas seguidas! Sou apaixonada pela Xinran que é a escritora. Ela consegue nos prender com a sua forma de escrita, além desse livro nos fazer pensar e refletir sobre o que acabamos de ler...
Indico vários livros da leitora, e esse é uma paixão para mim!
Anny50 01/06/2023minha estante
Não conhecia esse livro dela, fiquei interessada

Ju Villani 02/06/2023minha estante
Amo os livros da Xinran! Tem gente que acham que são pesados... mas eu gosto muito de refletir e tirar algo deles

Gabi 16/04/2023

Que grata surpresa
Eu achei esse livro por acaso no sebo, gostei porque se passava na China (e eu tenho a meta de conhecer vários países através da literatura) e eu nunca li nada desse país, então resolvi pegar o livro sem saber NADA da história, e fui surpreendida com uma história linda sobre amor, família, amizade, lealdade e como pano de fundo a história da China, a cultura, os costumes, os ditos populares (que são os melhores), e principalmente a força e a resiliência do povo chinês.

Como eu amo o poder que a literatura tem, de fazer os nossos preconceitos cair por terra, da nossa visão se ampliar, e de ser tocado por uma história que foi escrita a milhares de quilômetros de distância. Fiquei pensando nisso durante toda leitura, com certeza quando a autora escreveu esse livro não imaginou que uma ocidental iria se emocionar com o seu livro kkk?

Falei um monte e não contei sobre o que é o livro kkk? As protagonistas são três irmãs que buscam mais do que foram destinadas a elas em quanto mulheres numa sociedade muito patriarca e conservadora, e digo mais, os personagens coadjuvantes são tão interessantes quanto as próprias protagonistas. Acho que essa sinopse é suficiente para deixar as pessoas com vontade de ler sem tirar a experiência de ser surpreendido. Só deem uma chance e não irão se arrepender!

Laura - @lendoplurais 23/02/2023

Uma surpresa boa
Ganhei esse livro de presente do meu irmão há alguns anos. Ainda não tinha lido, tampouco tinha previsão para fazer essa leitura. Foi aí que o skoob sorteou o livro como próxima leitura da minha TBR e resolvi arriscar, sem saber o que me esperava. Eu costumo dizer que é bom ler um livro sabendo a premissa, mas ler um livro sem saber de nada é deliciosamente melhor. É um livro lindo, com histórias encorajadoras e engrandecedoras sobre mulheres chinesas e suas dificuldades diárias para serem aceitas em um ambiente majoritariamente machista. Os ensinamentos, os provérbios, ditados e os sentimentos das personagens contribuíram imensamente para a grandiosidade desse livro que, ainda que sem grandes acontecimentos, foi muito especial para mim. Pretendo ler outros livros da Xinran. Foi uma leitura tão fluida que nem vi o tempo passar. Adorei.

leilaaf. 11/01/2023

indescritível
esse foi meu primeiro contato com a autora, eu estava namorando esse livro desde o ano passado quando o título chamou minha atenção.

as filhas sem nome conta a história de três irmãs tentando mudar seus destinos, reescrever as próprias vidas apesar de toda a dor que carregam por serem a fonte de toda a desgraça e tristeza de seus pais, incapazes de ter filhos homens.

xinran faz um trabalho comovente ao mostrar as diferenças culturais entre ocidente e oriente, assim como as diferenças dentro da própria china (dividida entre o tradicional e o moderno) no início dos anos 2000. é impossível não se emocionar com as experiências de três, cinco e seis.

Luciana.Barraviera 25/10/2022

Xinran através da narrativa da vida de três irmãs vindas do interior da China para a cidade grande, explora a situação das mulheres chinesas, as mudanças políticas, sociais e culturais na China nos anos 2000 e as grandes diferenças existentes entre a vida do campo para a vida da cidade.

Asure 31/08/2022

Uma das melhores recomendações
De fato fiquei triste por saber que o livro terminava desta forma, mas não deixou de ser um dos livros que eu mais gostei. Ultimamente, tenho me encontrado nesse estilo de leitura com histórias reais e/ou situações familiares. Eu vejo "As filhas sem nome" como uma escrita bem elaborada e que flui ao ler, mesmo sendo ambientada em um lugar e época que é pouco conhecido por nós.

Amyjuby 29/07/2022

Conhecendo mais sobre a china
As filhas sem nome é um livro muito bem ambientado,bem fluido e interessante,aqui sabemos mais sobre 3 garotas do interior que vão morar na cidade e construir suas vidas.

Achei que o livro trás muito sobre como as mulheres eram vistas pelas vilas é como era diferente na cidade,além de trazer as diferenças, trás também como a cultura ocidental foi adrentando a oriental aos poucos e como isso mudou a forma de vida da sociedade .

Gostei bastante dos personagens e como os empregadores das meninas básicamente fizeram delas sua família,além de que foi bem gratificante ver que elas conquistaram muitas coisas e mostraram seu valor.