A Força Normativa da Constituição

A Força Normativa da Constituição Gilmar Mendes

Resenhas - A Força Normativa da Constituição

Daniela.Lopes 15/07/2023

Aprendemos na faculdade de Direito, principalmente quando o foco é a preparação para concursos públicos, que Hesse se opõe totalmente a Lassalle, trazendo um conceito diametralmente oposto de Constituição.
Após a leitura, entendo que não de trata de discordância, mas sim de uma tentativa de mudar a realidade descrita pelo sociólogo, propondo a teoria da força normativa da Constituição como solução.
Importante leitura!

Raphaella.Vincenci 12/06/2023

Trabalhooo
Então, outro livrinho que tive que ler para um trabalho de direito constitucional. Eu li o do senhor Lassalle antes e posso afirmar com certeza que o dele é muito mais fácil de ler, mais gostosonho, fluido. Já o do Hesse é mais chatinho, ele é muito teórico, até porque discorda do Lassalle.
Gostei muito que ele fez um resumo de todas as ideias do Lassalle logo na primeiro página!! Ajudou bastante, Hesse!
Enfim, é isso

Vivi 16/03/2023

Norma constitutional
Li para a faculdade, tendo então um cunho de aprendizado. Quanto a isso achei o livro denso, difícil de ler sem nenhuma base (tive a base), curto mas com muitas partes importantes resumidas e isso desacelera a leitura para tempo de pesquisa.

Monica338 31/07/2022

Simplesmente um livro feito pra responder outro ?
Tem alguns pontos bem interessantes, e destaca algumas coisas que eu não tinha percebido na leitura anterior

Agnaldo 20/07/2022

Ótimo livro
Texto de fácil entendimento e esclarecedor. O autor retoma as abordagens feitas por Lassale, sem concordar totalmente com elas, e formula sua teoria de forma didática - não tanto quanto a de Lassalle -.
Para ler esse texto, é necessário que você já tenha lido o de Lassalle ("O que é uma Constituição?")

Vinicius 08/05/2022

Constitucional
Uma resposta ao pensamento de Lascalles, Nesse demonstra a dualidade entre a Constituição real e a oficial, apontando dualidades, paralelismo e e soluções. Busca obter soluções acerca da eficácia e efetividade constitucionais.

Emyllaynny.Freitas 03/09/2021

Vontade da Constituição
Muito chato saber que um cara rebatendo o outro é tão importante para minha formação acadêmica...
KKK brincadeirinhaaa
Então, achei a obra bem mais densa que a do Lassalle, embora ainda menor. No entanto, é uma obra de grande importância para uma compreensão mais formal sobre a Constituição e sua força normativa.
Para ele, a força normativa da Constituição origina-se de uma vontade, que está além do enquadramento ao que é real, ou seja, elementos sociais, políticos e econômicos (dominantes). Nesse sentido, é válido considerar que a mesma vai além dos fatores reais do poder definidos por Lassalle (o que é bastante limitado); ademais, consegue conceber o dever ser, possuindo a tal vontade e caráter normativo.
Além da vontade da Constituição, ele também fala sobre condicionamento recíproco e pretensão de eficácia.
Rafa 03/09/2021minha estante
Se o prof disse que é chato, é chato

Emyllaynny.Freitas 04/09/2021minha estante
Bem isso KKKKKKK

Isa 20/04/2021

O papel dever-ser da Constituição
Todo estudante de Direito passa pelo momento em que estuda sobre Lassalle, Hesse e Häberle e comigo não foi diferente hahaha.

Para entender melhor o que o Konrad Hesse diz, é interessante saber sobre Lassalle: enquanto Lassalle fala sobre a verdadeira essência da Constituição, a qual seria o que constitui realmente a realidade, já que, para ele, de nada adianta leis que não se insiram no contexto social, pois não haveria eficácia. Para Hesse, o que Lassalle faz é negar a natureza transformadora da Constituição jurídica, porque, nesse sentido, ela acaba se tornando apenas uma legitimadora da realidade social, e não transformadora. Segundo Hesse, a norma jurídica tem função prescritiva e não descritiva (papel da ciência) e que o conteúdo da norma é o que diz se ela está inserida na Constituição de um país - e possuímos mecanismos que formam a força normativa dela.

É um livrinho curtíssimo, senão me engano é a transcrição de um discurso do Hesse, mas que é essencial para compreender as várias perspectivas sobre o papel da Constituição.

Felipe 17/11/2016minha estante
Belíssima resenha!