O Poder do Silêncio

Resenhas - O Poder do Silêncio

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Alane.Sthefany 23/07/2022

O Poder do Silêncio - Eckhart Tolle
Acho que o autor só faz uma repetição de tudo que ensina em todos os livros, já está batido a ideia do "Agora", primeiro no livro "O Poder do Agora", seguido do livro "Como Praticar o Poder do Agora", e depois, nesse livro "O Poder do Silêncio", que ele menciona novamente sobre a importância do Agora, se tornando algo muito chato e repetitivo.

Possui algumas reflexões interessantes, mas eu não gostei tanto dos livros anteriores e nem mesmo desse.

Não serve para mim, quem sabe para outro público, principalmente pessoas muito ansiosas e preocupadas com o futuro ou presas no passado.

Partes Interessantes do Livro ?????

A Bíblia diz que Deus criou o mundo e viu que era bom. É isso que você vê quando olha num estado de calma, sem pensar em nada.

Além da Mente Pensante

A maioria das pessoas passa a vida toda aprisionada nos limites dos próprios pensamentos. Nunca vai além das estreitas ideias já feitas, do sentido do "eu" condicionado ao passado.

Não leve seus pensamentos muito a sério.

O EU autocentrado

Ao se relacionar com as pessoas, você é capaz de perceber em si mesmo sentimentos sutis de superioridade ou inferioridade em relação a elas? Quando isso acontece, é o ego que está se manifestando, porque ele precisa da comparação para se afirmar.
A inveja é um subproduto do ego que se sente diminuído quando algo de bom acontece com alguém, quando alguém possui mais, sabe mais ou tem mais poder do que ele. (...)
Quando nada disso funciona, as pessoas procuram fortalecer seu ego considerando-se mais injustamente tratadas pela vida, mais doentes ou mais infelizes do que os outros.

Você se sente culpado por algo que fez - ou deixou de fazer - no passado? Uma coisa é certa: você agiu de acordo com o nível de consciência ou de inconsciência que tinha na época.

O Agora

A divisão da vida em passado, presente e futuro é uma construção da mente, em última análise ilusória. Passado e futuro são formas de pensamento, abstrações mentais. O passado só pode ser lembrado Agora. O que você lembra é um fato que aconteceu no Agora e do qual você se lembra Agora. O futuro, quando chega, é o Agora. Portanto, a única coisa real, a única coisa que sempre existe, é o Agora.

Concentrar-se no Agora não é dizer "Não vou me preocupar mais com as coisas, pois só existe o Agora". (...)
Veja o que é prioritário e faça do Agora seu amigo, não seu inimigo.

Quando você passa a dar atenção ao Agora (...)
Não sobra lugar para criar problemas. Só esse momento, tal como ele é.

Quando concentra sua atenção no Agora, você se dá conta de que a vida é sagrada. Existe algo de sagrado em tudo que você percebe quando se concentra no presente.

A maior parte das pessoas confunde o Agora com o que acontece no Agora. Mas não é isso. O Agora é mais profundo do que o que ocorre nele. É o espaço no qual tudo acontece.

Você não pode encontrar a si mesmo no passado ou no futuro. O único lugar onde você pode se encontrar é no Agora.

Ser uma pessoa que está em busca significa que você precisa do futuro. Se é nisso que você acredita, isso se torna verdade para você: precisará de tempo até perceber que não precisa de tempo para ser quem você é.

A vida da maioria das pessoas é conduzida pelo desejo e pelo medo.
O desejo é a necessidade de acrescentar algo a você para ser mais plenamente você mesmo. Todos os medos são medo de perder alguma coisa e, portanto, tornar-se menor, ser menos.
Esses dois movimentos nos impedem de perceber que Ser não é algo que possa ser dado ou tirado. O Ser em sua plenitude já está dentro de você.

O mundo não pode lhe oferecer nada que tenha um valor permanente.

Relacionamentos

Todo ser humano foi condicionado a pensar e agir de determinada forma - condicionado por sua herança genética, pelas experiências da infância e pelo ambiente cultural em que vive.
Tudo isso não mostra o que a pessoa é, mas como parece ser. (...)
Nossos julgamentos também têm origem em padrões inconscientes e condicionados. Você dá aos outros uma identidade criada por esses padrões, e essa falsa identidade se transforma numa prisão tanto para aqueles que você julga quanto para você mesmo.

Ao ficar totalmente presente com qualquer pessoa, você se desapega da identidade que criou para ela. Essa identidade é fruto da sua interpretação de quem a pessoa é e do que fez no passado. Ao agir assim, você se torna capaz de relacionar-se sem os mecanismos autocentrados de desejo e medo.

Se o passado de uma pessoa fosse o seu passado, se a dor dessa pessoa fosse a sua dor, se o nível de consciência dela fosse o seu, você pensaria e agiria exatamente como ela. Ao compreender isso, fica mais fácil perdoar, desenvolver a compaixão e alcançar a paz.

Para conhecer outro ser humano em sua essência você não precisa saber nada a respeito do passado ou da história dele. Confundimos o saber a respeito de alguém com um conhecimento mais profundo que não é baseado em conceitos. Saber a respeito e conhecer são coisas totalmente diversas.

A Morte e o Eterno

Você sabe que um dia vai morrer, mas isso permanece apenas como uma idéia, até que você seja confrontado pela primeira vez com a morte.

Ela pode chegar através de uma doença grave, de um acidente que atinja você pessoalmente ou da morte de um ente querido. Nesse momento a morte entra em sua vida e você toma consciência de que é um ser mortal.

A maioria das pessoas procura ignorar esse fato, mas, se enfrenta a realidade de que seu corpo é passageiro e pode acabar a qualquer instante, você consegue separar sua forma física do seu "eu".

A cultura ocidental ainda nega amplamente a morte. Até as pessoas idosas procuram não falar ou pensar na morte, e os corpos dos mortos são mantidos a distância. Uma cultura que nega a morte torna-se inevitavelmente superficial, preocupada apenas com a aparência das coisas. Quando se nega a morte, a vida perde a profundidade. A possibilidade de saber quem somos para além do nome e da forma física - a nossa dimensão transcendental - desaparece, pois a morte é a abertura para essa dimensão.

As pessoas, de um modo geral, se sentem profundamente perturbadas com qualquer coisa que acaba, porque todo fim é uma pequena morte.

É por isso que em muitas culturas as pessoas preferem se despedir dizendo algo equivalente a "até logo", o que significa "nos vemos depois".

Se você aprender a aceitar e até acolher os pequenos e grandes fins que acontecem em sua vida, pode descobrir que o sentimento de vazio que a princípio causou tanto desconforto se transforma num espaço interno profundamente cheio de paz.

Aprendendo a morrer assim a cada dia, você se abre para a Vida.
Badlouis 25/07/2022minha estante
Dentre os três livros que você citou, você julga mais importante qual? Quando eu me despeço digo: "até mais", pois pode ser a qualquer instante.?

Alane.Sthefany 25/07/2022minha estante
Badlouis,

???

O maior deles é O Poder do Agora, então ele é o mais completo.

"Como Praticar o Poder do Agora", praticamente é o resumo (muito ruim) do "O Poder do Agora". Quando eu percebi, pensei que o autor estava de brincadeira com a minha cara: ?

"O Poder do Silêncio" é bem curtinho, ainda fala algumas coisas dos dois primeiros livros mencionados acima, no entanto, ainda tem umas coisas sobre outros temas.

Então, se quer ler realmente um livro dele, comece pelo "O Poder do Agora", e se gostar, leia "O Poder do Silêncio". Mas não recomendo o "Como Praticar o Poder do Agora", só é perder tempo ??????

"Até mais" ??

Badlouis 27/07/2022minha estante
Show! Valeu demais, Alane. Ele está na minha lista de leitura.??

Adamastor Portucaldo 01/10/2023minha estante
Parabéns pelo enorme, excelente trabalho. Isto sim é uma resenha, não um dezabapho em novilíngua ou péssimo português, mal escrito, apreçado que a gente cansa de ver por aqui. Não resisto e então tento imitar unziotros. Desculpe.

Robison 12/11/2022

...
Esta livro se baseia nos princípios da busca e da revelação do verdadeiro ?EU?. Trata-se de conceitos filosóficos e alguns religiosos que apontam para que o ser humano possa atingir a felicidade verdadeira, a paz e a alegria é necessário estar bem consigo mesmo e numa sintonia quase que cósmica entre o ?EU? interior e o ?VOCÊ? da criação do mundo.

Particularmente, eu não gostei. O livro tem suas qualidades sim, isso não posso negar. É uma leitura fácil também. No entanto, tem muita redundância, muitas repetições. Achei que foi um livro que não fluiu. Uma leitura arrastada, sabe? Achei que o autor forçou muito sobre o mesmo assunto na maioria dos capítulos! Enfim, pode ser que para outros leitores seja bom, mas, infelizmente, pra mim não foi!!!

Bruna 15/07/2022

O livro traz diversos pontos relevantes para reflexão, todavia senti falta de algo mais profundo. Sei que não é o intuito do livro, mas achei que foi muito curto.

Têco 17/03/2010

Nova consciÊncia. Una e real. Nova educação, profundidade e percepção. Interligação da vida e cosmos
Fascinante e de grande poder. Melhor livro do Eckhart Tolle, pela simplicidade do que o é. Através da simplicidade dos aforismas e das indicações que eles dão silenciam a mente com o poder de, como nenhum outro livro, serenar, “ouvir o silÊncio”, estar presente, calmo e em paz; consciente abandonando o ego e em percepção.

Nathalia 21/07/2023

Boa leitura!
O livro é um complicado do que o autor diz em seus outros livros. Nós leva a ter boas reflexões?

1001 Páginas 14/12/2023

?Sempre que houver silêncio à sua volta, ouça-o. Isso significa apenas percebê-lo. Ouvir o silêncio desperta a dimensão de calma que já existe dentro de você, porque é só através da calma que se pode perceber o silêncio. Nesses momentos você se liberta de milhares de anos de condicionamento humano coletivo.?

Cleberson 19/02/2023

Conselhos sobre valores
O mais gostoso desse livro que existe audiobook no YouTube gratuito e sem propagandas, o que ajuda a escuta-lo fazendo outras atividades e ouvindo ele parece melhor que lendo.

No livro temos conselhos sobre : amor, amizade, natureza, edificação e evolução.

São passos simples e que abrem os olhos e nos fazem pensar com o coração.

Derlane Lima 13/07/2020

Incrível
Não tenho outra palavra para descrever o quanto esse livro é perfeito, uma grande reflexão se forma em cada capítulo. Indico demais, principalmente para aquelas pessoas que precisam parar/ calar os pensamentos.

day 02/12/2022

Muito bom!
Lições simples e valiosas.
Como o silêncio pode nos fazer ouvir tantas coisas que nem imaginamos que estão se passando conosco e ao nosso redor.
Livro transformador.
Permaneça no aqui e agora.

Lucas.Brito 27/05/2021

Uma visão sem exemplo é vago
A visão que o livro passa é basicamente a mesma ideia do seu antecessor "o poder do agora", a forma que é explicada e a transparência das ideias são bem simples e de fácil entendimento. Meu único ponto é que apesar desses livros trazerem uma filosofia magnífica, eles possuem uma escassez de experiências que poderiam ser relatadas para exemplicar a ideia que esta sendo transmitida, digo de exemplos reais de pessoais ou alguns relatos de gente que faz a prática da filosofia que é descrita no livro. Esse é o único ponto que esses livros desse estilo pecam bastante, falam de espiritualidade, dão uns conselhos, mas nada de uma alinhamento de uma história humana real.

Samara 24/03/2021

O poder do silêncio
"A verdade é: você não possui uma vida, você é a vida."
Gostei bastante da leitura, com muitas mensagens que nos fazem pensar e entender a importância do silêncio.

Lyta 01/01/2023

Uma boa reflexão!
Eu gostei do livro , embora eu me senti lendo o primeiro livro do autor novamente, mas é legal rever os conceitos que ele aborda no poder do agora.
Resumindo vale a pena !

1 | 2 | 3 | 4 | 5