O Poder do Silêncio

O Poder do Silêncio Eckhart Tolle




Resenhas - O Poder do Silêncio


65 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Alane.Sthefany 23/07/2022

O Poder do Silêncio - Eckhart Tolle
Acho que o autor só faz uma repetição de tudo que ensina em todos os livros, já está batido a ideia do "Agora", primeiro no livro "O Poder do Agora", seguido do livro "Como Praticar o Poder do Agora", e depois, nesse livro "O Poder do Silêncio", que ele menciona novamente sobre a importância do Agora, se tornando algo muito chato e repetitivo.

Possui algumas reflexões interessantes, mas eu não gostei tanto dos livros anteriores e nem mesmo desse.

Não serve para mim, quem sabe para outro público, principalmente pessoas muito ansiosas e preocupadas com o futuro ou presas no passado.

Partes Interessantes do Livro ?????

A Bíblia diz que Deus criou o mundo e viu que era bom. É isso que você vê quando olha num estado de calma, sem pensar em nada.

Além da Mente Pensante

A maioria das pessoas passa a vida toda aprisionada nos limites dos próprios pensamentos. Nunca vai além das estreitas ideias já feitas, do sentido do "eu" condicionado ao passado.

Não leve seus pensamentos muito a sério.

O EU autocentrado

Ao se relacionar com as pessoas, você é capaz de perceber em si mesmo sentimentos sutis de superioridade ou inferioridade em relação a elas? Quando isso acontece, é o ego que está se manifestando, porque ele precisa da comparação para se afirmar.
A inveja é um subproduto do ego que se sente diminuído quando algo de bom acontece com alguém, quando alguém possui mais, sabe mais ou tem mais poder do que ele. (...)
Quando nada disso funciona, as pessoas procuram fortalecer seu ego considerando-se mais injustamente tratadas pela vida, mais doentes ou mais infelizes do que os outros.

Você se sente culpado por algo que fez - ou deixou de fazer - no passado? Uma coisa é certa: você agiu de acordo com o nível de consciência ou de inconsciência que tinha na época.

O Agora

A divisão da vida em passado, presente e futuro é uma construção da mente, em última análise ilusória. Passado e futuro são formas de pensamento, abstrações mentais. O passado só pode ser lembrado Agora. O que você lembra é um fato que aconteceu no Agora e do qual você se lembra Agora. O futuro, quando chega, é o Agora. Portanto, a única coisa real, a única coisa que sempre existe, é o Agora.

Concentrar-se no Agora não é dizer "Não vou me preocupar mais com as coisas, pois só existe o Agora". (...)
Veja o que é prioritário e faça do Agora seu amigo, não seu inimigo.

Quando você passa a dar atenção ao Agora (...)
Não sobra lugar para criar problemas. Só esse momento, tal como ele é.

Quando concentra sua atenção no Agora, você se dá conta de que a vida é sagrada. Existe algo de sagrado em tudo que você percebe quando se concentra no presente.

A maior parte das pessoas confunde o Agora com o que acontece no Agora. Mas não é isso. O Agora é mais profundo do que o que ocorre nele. É o espaço no qual tudo acontece.

Você não pode encontrar a si mesmo no passado ou no futuro. O único lugar onde você pode se encontrar é no Agora.

Ser uma pessoa que está em busca significa que você precisa do futuro. Se é nisso que você acredita, isso se torna verdade para você: precisará de tempo até perceber que não precisa de tempo para ser quem você é.

A vida da maioria das pessoas é conduzida pelo desejo e pelo medo.
O desejo é a necessidade de acrescentar algo a você para ser mais plenamente você mesmo. Todos os medos são medo de perder alguma coisa e, portanto, tornar-se menor, ser menos.
Esses dois movimentos nos impedem de perceber que Ser não é algo que possa ser dado ou tirado. O Ser em sua plenitude já está dentro de você.

O mundo não pode lhe oferecer nada que tenha um valor permanente.

Relacionamentos

Todo ser humano foi condicionado a pensar e agir de determinada forma - condicionado por sua herança genética, pelas experiências da infância e pelo ambiente cultural em que vive.
Tudo isso não mostra o que a pessoa é, mas como parece ser. (...)
Nossos julgamentos também têm origem em padrões inconscientes e condicionados. Você dá aos outros uma identidade criada por esses padrões, e essa falsa identidade se transforma numa prisão tanto para aqueles que você julga quanto para você mesmo.

Ao ficar totalmente presente com qualquer pessoa, você se desapega da identidade que criou para ela. Essa identidade é fruto da sua interpretação de quem a pessoa é e do que fez no passado. Ao agir assim, você se torna capaz de relacionar-se sem os mecanismos autocentrados de desejo e medo.

Se o passado de uma pessoa fosse o seu passado, se a dor dessa pessoa fosse a sua dor, se o nível de consciência dela fosse o seu, você pensaria e agiria exatamente como ela. Ao compreender isso, fica mais fácil perdoar, desenvolver a compaixão e alcançar a paz.

Para conhecer outro ser humano em sua essência você não precisa saber nada a respeito do passado ou da história dele. Confundimos o saber a respeito de alguém com um conhecimento mais profundo que não é baseado em conceitos. Saber a respeito e conhecer são coisas totalmente diversas.

A Morte e o Eterno

Você sabe que um dia vai morrer, mas isso permanece apenas como uma idéia, até que você seja confrontado pela primeira vez com a morte.

Ela pode chegar através de uma doença grave, de um acidente que atinja você pessoalmente ou da morte de um ente querido. Nesse momento a morte entra em sua vida e você toma consciência de que é um ser mortal.

A maioria das pessoas procura ignorar esse fato, mas, se enfrenta a realidade de que seu corpo é passageiro e pode acabar a qualquer instante, você consegue separar sua forma física do seu "eu".

A cultura ocidental ainda nega amplamente a morte. Até as pessoas idosas procuram não falar ou pensar na morte, e os corpos dos mortos são mantidos a distância. Uma cultura que nega a morte torna-se inevitavelmente superficial, preocupada apenas com a aparência das coisas. Quando se nega a morte, a vida perde a profundidade. A possibilidade de saber quem somos para além do nome e da forma física - a nossa dimensão transcendental - desaparece, pois a morte é a abertura para essa dimensão.

As pessoas, de um modo geral, se sentem profundamente perturbadas com qualquer coisa que acaba, porque todo fim é uma pequena morte.

É por isso que em muitas culturas as pessoas preferem se despedir dizendo algo equivalente a "até logo", o que significa "nos vemos depois".

Se você aprender a aceitar e até acolher os pequenos e grandes fins que acontecem em sua vida, pode descobrir que o sentimento de vazio que a princípio causou tanto desconforto se transforma num espaço interno profundamente cheio de paz.

Aprendendo a morrer assim a cada dia, você se abre para a Vida.
Badlouis 25/07/2022minha estante
Dentre os três livros que você citou, você julga mais importante qual? Quando eu me despeço digo: "até mais", pois pode ser a qualquer instante.?


Alane.Sthefany 25/07/2022minha estante
Badlouis,

???

O maior deles é O Poder do Agora, então ele é o mais completo.

"Como Praticar o Poder do Agora", praticamente é o resumo (muito ruim) do "O Poder do Agora". Quando eu percebi, pensei que o autor estava de brincadeira com a minha cara: ?

"O Poder do Silêncio" é bem curtinho, ainda fala algumas coisas dos dois primeiros livros mencionados acima, no entanto, ainda tem umas coisas sobre outros temas.

Então, se quer ler realmente um livro dele, comece pelo "O Poder do Agora", e se gostar, leia "O Poder do Silêncio". Mas não recomendo o "Como Praticar o Poder do Agora", só é perder tempo ??????

"Até mais" ??


Badlouis 27/07/2022minha estante
Show! Valeu demais, Alane. Ele está na minha lista de leitura.??


Adamastor Portucaldo 01/10/2023minha estante
Parabéns pelo enorme, excelente trabalho. Isto sim é uma resenha, não um dezabapho em novilíngua ou péssimo português, mal escrito, apreçado que a gente cansa de ver por aqui. Não resisto e então tento imitar unziotros. Desculpe.




Têco 17/03/2010

Nova consciÊncia. Una e real. Nova educação, profundidade e percepção. Interligação da vida e cosmos
Fascinante e de grande poder. Melhor livro do Eckhart Tolle, pela simplicidade do que o é. Através da simplicidade dos aforismas e das indicações que eles dão silenciam a mente com o poder de, como nenhum outro livro, serenar, “ouvir o silÊncio”, estar presente, calmo e em paz; consciente abandonando o ego e em percepção.
comentários(0)comente



Kika 31/12/2012

Leitura leve, mas com indicações práticas muito importantes
Leitura leve, mas com indicações práticas muito importantes para se manter a mente e as emoções em silêncio, em meio a situações que quase sempre nos deixam irritados, infelizes e desalinhados com a paz e o silêncio que sempre estão dentro de nós.
comentários(0)comente



guilhax 23/07/2013

Simples e profundo. Muito ensinamento em um livro compacto. Um livro para se ler várias e várias vezes.
comentários(0)comente



Flavia 26/06/2014

fantastico
lido e relido
comentários(0)comente



Nara 07/10/2015

Lido e futuramente relido!
Um livro pra ser lido e relido quantas vezes for necessário para que os ensinamentos sejam absorvidos. Traz uma leitura essencial e necessária a alma. O livro se propõe a isso. Não espere uma coisa diferente dele. Trata sobre a importancia do silêncio e calma, o "eu", o Agora, sobre quem somos, Aceitação e entrega, Natureza, Relacionamentos, Morte, Eterno e Sofrimento. Um pequeno tratado sobre autoconhecimento. Essencial pra quem precisa disso. Livro curto e direto.
comentários(0)comente



Miria80 11/04/2016

O poder de silenciar os pensamentos e focar no ''agora''
Trata-se de um livro muito simples e de leitura muito rápida, mas portador de um bom conteúdo. O escritor lança reflexões sobre o poder de silenciar os pensamentos e das reflexões que podem ser feitas pensando apenas no ''agora''. Ele afirma que não existe passado ou futuro, tudo se baseia no presente, porque tudo existe no presente, o resto são apenas ilusões de nossas mentes para nos distrair daquilo que é realmente importante: o agora. Como todos os livros, nem tudo pode ser aproveitado, até porque cada pessoa possui suas próprias crenças pessoais em relação a certos temas, porém é um livro que proporciona belas reflexões e que ensina técnica muito interessantes para silenciar nossos pensamentos, não dar tanta atenção a eles e focar no momento que estamos vivendo.
comentários(0)comente



Antônio 26/06/2016

Ótima opção de leitura
Aprender a manter o silêncio e a calma é uma ferramenta bastante poderosa para vivenciar o Agora. Quando estamos de fato imersos no momento presente, passado e futuro se tornam ilusórios, onde um reflete as dúvidas e condenações, enquanto o outro, os anseios e desejos. Contemplar a serenidade da natureza, assim como a energia universal que emana das coisas, é ainda um excelente método de contemplação do Agora. Só nos conhecemos profundamente quando a nossa mente se silencia, quando os pensamentos se desaceleram e se fundem à fina rede do verdadeiro "eu" guardado em nós. Quebrar o "eu" autocentrado, e desmanchar o ego que o acompanha, é talvez o grande desafio de nossa atual civilização, submetida à agitação, ao excesso de informação, aos julgamentos e ao medo da morte. O "Poder do Silêncio" é um livro que deve ser lido com calma, devagar, pois cada página merece uma pausa para reflexão. No mais, uma ótima opção de leitura.
comentários(0)comente



Edianara.Lino 09/08/2016

Para Ler e Refletir
Apesar de ser um livro relativamente pequeno e de fácil leitura o autor nos deixa uma mensagem bem clara logo nas primeiras páginas de que: "Este não é um livro para ser lido de ponta a ponta, de uma só vez, e depois deixado de lado. Esteja sempre com ele, abra-o com frequência e, sobretudo, interrompa a leitura quando achar necessário". Realmente é isto mesmo, a escrita merece muita atenção e reflexão sobre o que se trata. Muitos poderão ler com objetivo de ter algum ensinamento para conseguir manter um silêncio, contudo não é isso que o livro visa, mas sim um momento em que podemos ler e nós dar conta de como as vezes um silêncio se faz preciso e como isso pode ser gratificante para uma pessoa. O processo de leitura será realizado desta maneira ler e refletir.
comentários(0)comente



Rafa 31/03/2024

O livro e formato por " trechos " frases curtas com objetivo de trazer algumas reflexões. É uma leitura curta que flui rápido. Em uma ordem cronológica com os livros do mesmo autor, colocaria ele por último. Ele basicamente traz resumos dos livros anteriores, então ele não vai trazer algo diferente, vai trazer o que já foi abordado nos livros anteriores. Enfim recomendo e um livro legal.
comentários(0)comente



Patrick Ribeiro 09/11/2018

Surpreendente
Não sou muito ligado a livros com de autoajuda mais voltados ao lado espiritual, mas como era um livrinho de bolso, resolvi ler... Achei absurdamente surpreendente a libertação que esse livro tão pequeno traz. Fiquei muito satisfeito com o poder que esse livrinho tem.

Utilizo os ensinamentos dele até hoje.
É o livro que TODO MUNDO deveria ler, mesmo que não precise.
comentários(0)comente



Raquel Paixão 15/02/2020

O PODER DO SILÊNCIO
Após a leitura de ?O poder do agora? (resenhado aqui), comprei ?O poder do silêncio? para complementar as reflexões.
O livro traz vários aforismos, ou sutras, que são pequenos pensamentos morais sobre silêncio e calma, além da mente pensante, o ?eu? autocentrado, o agora (conectando-se ao outro livro), quem você realmente é, aceitação e entrega, natureza, relacionamentos, a morte e o eterno e sobre o sofrimento e o fim do sofrimento.
É fácil de ler e é também aquele tipo de livro que você pode abrir em qualquer página e escolher aleatoriamente um pensamento para ler e absorver.
Apesar disso, achei um livro mediano por acabar sendo prolixo. Não me conectei como queria e talvez seja pelo estilo de escrita do autor, já que quando li ?O poder do agora? senti o mesmo, rs. Contudo, pretendo reler da forma como falei: lendo alguns sutras aleatoriamente.
comentários(0)comente



Marcelo.Freire 10/06/2020

Abafe o barulho externo e foque no interno.
Um bom livro, nos mostras a importância de focarmos em nós mesmos, e a não se importar com a opnião dos outros, e mais que isso. Nos mostra o quão maléfico é expor as nossas alegrias e planos para as pessoas, pricipalmente as que estão mais próximas. O silêncio nos impedi de magoas as pessoas em certos momentos, nos livra de situações constrangedoras. Além de fortalecer o lado espiritual aumentando a paz interior.
comentários(0)comente



65 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR