Baía da Esperança

Baía da Esperança Jojo Moyes

Resenhas - Baía da Esperança

Cris Rosseto 09/01/2020

Silver Bay, Austrália, um lugar paradisíaco, pacato, a população vive basicamente de pequenos comércios e o turismo gerado pela observação de baleias. Neste paraíso vive Kathleen com sua sobrinha Liza e Hannah uma jovem de 13 anos, filha de Liza, a família reside no Hotel Baía da Esperança, um lugar que outrora viveu tempos de glória, porém depois de um incêndio o hotel perdeu grande parte de seu brilho e consequentemente seus hóspedes.
A relação familiar abordada neste livro é muito bonita, o amor, o carinho, a complicidade entre as três personagens principais, porém ao longo da narrativa percebemos que nem tudo é o que parece, e existe algo nebuloso no passado de Liza, que algo a assombra, ela é reservada, distante, dificilmente se envolve com alguém, como mãe é rigorosa, cautelosa e um tanto temerosa. A princípio não fica claro o motivo para tamanha preocupação, porém com o decorrer da trama, conhecemos sua história de vida e entendemos suas motivações. Realmente Jojo caprichou tanto neste livro, que torna-se impossível não se emocionar com Liza e Hannah.
Esse livro foi maravilhoso, uma leitura que me prendeu do início ao fim e até o momento este tornou-se meu livro favorito da autora. Que história linda! A narrativa foi fluída, os personagens cativantes e adorei principalmente as temáticas abordadas, questões familiares complicadas, violência contra mulher, questões de ética ambiental, exploração do meio ambiente, conhecemos um pouco sobre a importância e a beleza do turismo de observação de baleias, vemos através de sua narrativa como as ações do ser humano afetam diretamente o ecossistema marinho e também vemos como as ações do ser humano também podem ajudar a salvá-lo.
Um livro que superou muito minhas expectativas, ele tornou-se uma das melhores leituras que fiz no ano 2019 e tornou-se um dos meus favoritos da vida.

site: https://www.instagram.com/cristianirosseto/

brunadafonseca19 23/06/2020

"Observe o mar por tempo suficiente, seus humores e suas exaltações, suas belezas e seus terrores, e você terá todas as histórias de que precisa, de amor e perigo e daquilo que a vida nos traz em suas redes. E do fato de que às vezes não somos nós que estamos no leme, e não podemos fazer mais do que confiar em que tudo vai dar certo."

Eu venho numa obsessão pelos livros de Jojo Moyes nos últimos tempos, principalmente pelas histórias de amor... Mas esse livro e sua temática relacionada ao mar e sua fauna me encantou de uma forma inexplicável. Claro que as histórias de amor, amor romântico ou fraternal, não poderiam faltar e não deixaram a desejar nesse livro. Estiveram presentes em várias e lindas formas.
Enfim, amei cada página, sofri e me emocionei e fiquei com uma vontade absurda de observar baleias. :)

Ana Lu 04/02/2021

Complicado, abandonei a leitura mais que uma vez, estou relendo, ainda assim é bem massante, mas amo a Jojo e vou dar mais uma chance e depois volto para dar mais opiniões.
Porem, esse livro não muita coisa, não.

Lauramoura.s 11/02/2021

um livro com um ensinamento.
"Observe o mar por tempo suficiente, seus humores e suas exaltações, suas belezas e seus terrores, e você terá todas as histórias de que precisa,de amor e perigo e daquilo que a vida nos traz em suas redes. E do fato de que às vezes não somos nós que estamos no leme, e não podemos fazer mais do que confiar em que tudo vai dar certo."
"Não se trata apenas dos animais que eles veem, disseram. E sim daqueles que não veem. As meninas gostam de observar as jubartes desaparecer, divertem-se com a ideia de que, depois de um salto espetacular para fora d'água, há toda uma vida lá embaixo que elas não são capazes de acompanhar. Cantos são entoados num abismo e se perdem para sempre, relacionamentos são formados, filhotes são nutridos e amados."
"Eles teriam entendido que esta história é sobre um equilíbrio elusivo, sobre uma verdade com a qual todos lutamos, sempre que somos suficientemente abençoados para ser visitados por essas criaturas, ou, a rigor, sempre que abrimos nosso coração. A verdade de que, às vezes, podemos prejudicar algo tão maravilhoso por nossa simples proximidade."

Mistfey 16/02/2021

Um Livro cativante...
O final me surpreendeu bastante, não achei que seria tudo isso!
A forma como a autora posicionou os personagens com suas trajetórias, todas convergindo para esse final, te prende na leitura.

Mari 26/02/2021

Uma boa história
O começo do livro é meio morno, chato, mas depois vai melhorando e o final é muito bom.

A autora surpreende pelos caminhos que toma para esclarecer os "mistérios".

É uma história cativante.

Gabi 23/06/2021

Incrível!!
Eu não imaginei que iria me apaixonar tanto por esse livro. A estória é incrível, os personagens são muito cativantes e, na minha humilde opinião, o final não foi nada previsível.

Admito que fiquei bastante aflita perto do final, achando que o fim dessa estória incrível não seria tão feliz assim, mas estou muito agradecida por estar errada.

Super recomendo ????

cami 28/06/2021

sofrido, mas de um jeito bom
o livro me pegou de surpresa, não fazia ideia do que estava começando a ler e nem tinha tantas expectativas, julguei ser um romance clichê do qual estou acostumada a ler, me enganei muito, levei tanta porrada e chorei tanto... os capítulos narrados pela hannah acabaram comigo, ver aquela história da perspectiva de uma criança foi ×£×,× nem tenho palavras para descrever, é uma história muito boa, mas não recomendo para todos

Samantha. Santos 30/09/2021

Baía da Esperança - Resenha
Um livro de amor que fala sobre a liberdade de escolher o que é o certo, junto com a sabedoria de saber o que é o errado.

Nesse romance de Jojo Moyes, publicado em 2016, trata do fato de protegermos aquilo que amamos: seja ela nossos familiares, a natureza e o nosso amor. Passando na Austrália e com as baleias sendo umas belas convidadas, a vontade de viajar só aumenta depois de ler esse romance que é de esquentar o coração.

Quando Mike Dorner, é enviado a Silver Bay, na Austrália, para tentar fechar um negocial, para a construção em que trabalha, de um resort de luxo, deixando em Londres a sua noiva e uma vida de conforto, para se hospedar no Hotel Baía da Esperança, que não está nos seus melhores dia e com moradores bem reservados, incluindo a Liza McCullen, dona de uma barco que tem como turismo a sua observação de baleias e golfinhos, e com sua tia Katheleen dona do hotel no qual ama cuidar de todos como se fossem da família e a pequena Hannah, filha da Liza, que está em uma fase de perguntas e curiosidades.

Mike percebe que não será tão fácil assim, mesmo quando o tempo vai passando e ela vai convivendo cada dia mais com aquelas pessoas e vendo como manter as baleias e os golfinhos seguros da interferência humana é tão precioso. E os segredos que poderão vir à tona ao tentar saber mais sobre aquela família.

Eu simplesmente amo a escrita da Jojo, ela sempre consegue colocar em seus romances, assuntos importantes, ou alguma coisa importante e relevante que você não sabia que precisava saber.

Em Baía da Esperança ela trata da exploração que estamos tendo em nossos mares, e como certos tipos de empreendimento podem afetar toda uma fauna, para isso, ela escolhe como paisagens desse romance um dos lugares onde tem mais capacidade para se observar baleias selvagens, na Austrália, sendo um ponto turístico real.

Mostrando como é a vida de pessoas que dedicam a suas vidas a manter os animais seguros e livres. E lutam para manter aquilo que ama a salvo e no seu devido lugar de origem. Além de tratar de assuntos (que só não falo o que é, porque se não estarei dando um spoiler) relevantes para a vida da mulher, como ela sempre faz em seus livros.

A Baía da Esperança é muito mais que um livro de romance, ela consegue fazer você ter uma vontade de viajar e buscar mais sobre o assunto tratado, além de mais, ele tem uma leveza e os personagem se protegem uns aos outros. Nesses tempos em que estamos passando é uma ótima escolha de leitura para acender a vontade de conhecer um lugar novo e saber mais sobre algo tão importante para a natureza, e escrito de uma forma deslumbrante pela Jojo Moyes.

Autor: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Páginas: 301
Amazon: https://amzn.to/3h4SymA

site: https://www.aultimaexclamacao.com/post/ba%C3%ADa-da-esperan%C3%A7a-resenhas

Renata - @luardelivros 06/10/2021

Essa foi a primeira leitura que fiz de um romance de Jojo Moyes e me peguei apaixonada pela história.
Minha primeira surpresa foi a trama se passar na Austrália, um país que tenho verdadeira paixão.
Vamos entendendo pouco a pouco a vida de Liza, uma personagem que recebeu da vida uma bagagem extremamente pesada. Ela é sua filha, Hannah, vivem em Silver Bay com Kathleen, tia de Liza. Lugar onde a velha mulher preserva a pousada que fora de seu pai e que nos dias atuais não é mais tão badalada, mas tem imenso valor para a pequena comunidade de pescadores locais, além de ser o destino certo para quem quer simplicidade e paz.

Mas essa calmaria pode ser ameaçada quando o projeto de um resort promete tornar aquele local tão tranquilo em um dos locais mais frequentado e ao mesmo tempo exclusivo do extenso litoral australiano. E é exatamente nesse ponto que conhecemos Mike e podemos entender que Silver Bay e aquela sua velha e humilde pousada é capaz de trazer paz para os corações mais perturbados e as mentes mais cansadas. Mas isso seria o suficiente para que Mike mude seus planos?

O livro pode conter gatilhos por abordar temas como relacionamentos abusivos e alcoolismo. Mas é uma história repleta de personagens cativantes e momentos de grandes emoções, que nos tocam o coração.

Mirelle26 25/10/2021

Personagens cativantes!
Assim como todos os livros que li até agora da Jojo, os personagens vão se conectando de forma muito natural ao longo da leitura. Por mais que no início já tem como saber como vai acabar a trama dos personagens, as escolhas deles diante das situações são os que mais trazem supresas no livro. Por mais que seja muito bom dei 3,5 estrelas porque achei um pouco maçante no meio da história e tive dificuldade em manter uma leitura constante.

Os livros da Jojo sempre entregam boas finalizações!

Suzana 12/11/2021

Baía da Esperança
Como todo livro da Jojo a história é repleta de drama sim, mas tem um final lindo e muito feliz. Os personagens são ótimos e tem um bom desenvolvimento e sem dúvidas minha personagem preferida foi a Kathleen. Além do romance de Liza e Mike o foco do livro na verdade são as relações familiares, amor, segredos e traumas.
Confesso que demorei um pouco pra me conectar com a história, mas acho que isso foi porque estava lendo muito pouco todos os dias.
Outro ponto forte do livro é a questão das baleias e dos golfinhos que eu adorei. Me deu muita vontade de passar uns dias no hotel Baía da Esperança e observar as baleias e o golfinhos.
Para os fãs da Jojo vale muito a pena a leitura.

Carol 31/12/2021

Tem melhores da Jojo Moyers
Li este livro por causa da sequencia "Como eu era antes de você", que eu adorei! Mas achei que a história deste livro não me prendeu muito. Demorei um pouco para acabar e me decepcionei um pouco com o conflito final, que achei pouco para o enredo.

Jacque Mayer 07/01/2022

Achei bonitinho. Mas eu achei que o final se desenrolou muito rápido. Foi tudo muito fácil.
Mas gostei do desenvolvimento e evolução dos personagens.