Calafrio

Calafrio Maggie Stiefvater

Resenhas - Calafrio

JAssica 25/01/2024

Releitura boa
Não lembrava do final do livro e foi simplesmente surpreendente! Amei reler as partes emocionantes que a Jess de 15 anos se emocionou e leu com alvoroço. É um livro muito fantasioso e empolgante, realmente ideal pra quem ja assistiu/leu crepúsculo e quer algo na mesma pegada! Vale muito a pena.

Patricia.Jabour 06/01/2024

Calafrio | Blog Patricia Jabour
O livro, ambientado na fria cidade fictícia de Mercy Falls (Minnesota - EUA), inicia-se com Grace aos 11 anos sendo arrastada de seu balanço por lobos e levada para a floresta, de encontro à alcateia. Devido ao inverno demasiadamente longo, os lobos não tinham o que comer e viram na menina uma presa fácil. Porém, depois de ser ferida, ela foi salva por um lobo de belos e misteriosos olhos amarelos (que, posteriormente, descobriremos ser Sam) – e nunca conseguiu se esquecer deles. Desde então, todo Natal, frio no hemisfério norte, “seu lobo” (sic) aparecia no bosque nos arredores de sua casa e ambos ficavam fascinados um com o outro, mas sem o ímpeto de se aproximarem. Passados 6 anos do ataque a Grace, seu lobo a deixa tocá-lo, desaparecendo em seguida.

Depois de um rapaz da escola (Jack Culpeper) ter sido morto pelos lobos, inicia-se uma "caçada comunitária" como forma de prevenir futuros ataques aos habitantes locais. É nesse ponto que passamos a conhecer, de fato, Sam, que aparece na porta de Grace em sua forma humana, alvejado durante a caçada – também é a partir deste momento que percebemos a intensa conexão entre Grace e Sam, uma vez que ela se sentiu fraca e com gosto metálico na boca assim que Sam fora ferido, ainda que ela estivesse a quilômetros de distância no momento e sem saber do ocorrido.

“Eu não acreditava que pertencesse ao seu mundo, um cara preso entre duas vidas, arrastando comigo o perigo dos lobos, mas, quando ela me chamou pelo nome, esperando que eu fosse junto, eu soube que faria qualquer coisa para ficar com ela.”

A partir daí, nosso casal de protagonistas passa a se conhecer de verdade e dividir segredos, medos, traumas e esperanças, construindo um romance sólido, que encanta o leitor do começo ao fim do livro.

Amo livros que são narrados em primeira pessoa, uma vez que isso nos insere na história de maneira muito mais intensa. Em contrapartida, isso geralmente nos levaria a perder detalhes essenciais para a compreensão do enredo, o que ocorre em Calafrio: algo que poderia ser dúbio se tivéssemos apenas um ponto de vista a ser observado torna-se claro, uma vez que temos tanto a narrativa de Grace quanto de Sam.

Também adoro reparar nos detalhes nos livros, seja nas margens, na numeração ou na maneira como o título está disposto. Em Calafrio os capítulos não possuem títulos, havendo apenas o nome de quem narra e a temperatura local no momento narrado, o que nos ambienta ainda mais na história; além disso, muitos dos capítulos são bem curtinhos (até mesmo sem ter uma página completa), permitindo que a leitura flua muito mais rapidamente.

Algo que achei fantástico em Calafrio (além da belíssima capa) foi a narrativa minuciosa de Maggie! Ela descreve os ambientes de maneira ímpar e faz com que a gente sinta o frio de Minnesota, o gosto dos alimentos preparados e, em especial, devo salientar a maestria com a qual descreve os cheiros (a história gira em torno de lobos, e o faro é aguçado também na narrativa).

Um dos pontos principais do livro relaciona-se a quanto tempo Sam conseguirá permanecer em sua forma humana, uma vez que é o último ano que conseguirá fazer a transição entre as duas espécies. Assim, a cada queda de temperatura, nosso coração dispara e ficamos na torcida para que ele supere mais esse desafio. Grace se mostra impecavelmente madura e forte ao lidar com situações de risco, salvando seu amado e o amparando em diversos momentos. Ela e seus amigos encontram uma forma que talvez possa fazer com que Sam permaneça na forma humana permanentemente. Mas será que este plano dará certo e seguirá conforme o planejado?

Com um final surpreendente e emocionante, Calafrio recebe minha nota máxima, tornando-se um dos meus livros favoritos!

site: https://patriciajabour.blogspot.com/2024/01/resenha-calafrio-maggie-stiefvater.html

Mell do rock 04/01/2024

Surpreendentemente bom.
Trabalhou e desenvolveu a história de uma forma incrível
Os personagens são muito bons e o plot final tbm
A leitura foi bem fluída então gostei bastante
4?

Pom 29/12/2023

Esperava mais.
Eu tinha certas expectativas pra esse livro, não sei dizer quais, mas sei que tinha. Eu gostei da história e com certeza quero ler os próximos porque tô muito curiosa sobre os lobos e o final desse primeiro livro é uma coisa de louco.
Num geral, eu não senti muita química no casal, eles pareciam meio travados um com o outro no início a ponto de me causar um certo desconforto. Parecia que eles tinham mais química quando o Sam ainda era um lobo no início do livro... complicado isso daí. Mas eles foram ficando fofos ao longo do livro e no final eu até me emocionei com os acontecimentos.

Rocca 29/12/2023

Antes de mais nada...
Antes de mais nada há que frisar algo importante, esse livro é um livro adolescente, para adolescentes ou para aqueles que gostam desse tipo de leitura.
Grace e Sam são personagens maravilhosos e eu amei cada momento que eles tiveram juntos. Maggie Stiefvater é mestre em criar relacionamentos e situações para atrapalhar o casal, eu já havia visto isso em Garotos Corvos e volto a ver nesse livro (inclusive decidi ler esse por ter gostado muito de Garotos Corvos)
Eu realmente gostei deste livro. Às vezes parecia um pouco brega, mas a verdade é que eu estava precisando de um bom e velho romance adolescente, que aborda saudades e decisões estúpidas.
Foi uma leitura muito fácil. Os personagens cresceram até se tornarem queridos por mim e estou realmente ansiosa para ler o próximo.

Iris.Kawane 24/10/2023

Calafrio
Bele, bora lá
Temos a história com dois protagonistas: Sam e Grace. Sam é um rapaz que se transforma em lobo, e Grace é uma garota que ele conhece desde que ela era pequena. Eles são ligados desde então, pois se fascinaram um pelo outro. Achei linda a ligação entre eles, a atmosfera de amor incondicional que a autora criou. Apesar de achar que, no decorrer do livro, algumas coisas foram apressadas ou então simplesmente aconteceram do nada.

Bom, eles têm essa conexão e você percebe rapidinho que são obcecados um pelo outro. A história se desenrola enquanto eles tentam lidar com a situação de Sam, e ajudar os amigos deles.

Sam tem uma história triste e que gostei muito, pois foi bem construída e explica a personalidade dele, calma e sensível. Ele é um rapaz muito bonzinho, me encantei kkkkk
Grace tem uma personalidade interessante, mais direta e lógica, devido à forma como foi criada e aos acontecimentos de infância.
Enfim, eles combinam.

É um bom livro de romance juvenil. Minha irmã me indicou ele, e eu gostei, de forma geral. Talvez não tenha me prendido muito, talvez teria me agradado muito mais quando eu tinha uns 14/15 anos.
Tem uma história simples, poucos personagens, inimigos definidos desde o começo. É ótimo para se distrair e ler um enredo de fantasia e romance não muito longo.

Obs: tem poemas lindos, e as descrições de sentimentos são maravilhosas. Você simplesmente entende exatamente o que a autora quis dizer ao descrever as emoções. Achei isso um talento especial.

É isto, beijo e abraço

Analu.Pereira 25/09/2023

Entusiasmada!
Eu nunca havia ouvido falar da Maggie, e para falar verdade comprei esse livro sem muita expectativa. Mas, agradeço por ter feito, a narrativa é fácil e envolvente.
Os personagens possuem personalidades bem desenvolvidas, a história de fundo suporta isso e faz com que no decorrer da história eles amadureçam.
Tudo nesse livro é muito em feito: narração, personagens, enredo!
Entretanto, existem alguns adendos quanto ao início da relação entre os principais.
Indico e espero que muitos venham a conhecer, se já não conheçam.

Raibluh 09/08/2023

Calafrios
Acredito que por ser um livro que queria ler quando mais nova e tendo a oportunidade de ler somente agora, depois de quase 5 anos, me fez ter uma experiência brochante. Acredito que se tivesse lido na época que gostaria, teria gostado mais do livro, porém quando terminei de ler, senti um alívio de finalmente ter terminado esse livro, pois não consegui me concetar em quase nada com personagens e os acontecimentos que seriam para emoção, para mim pareceu encheção de linguiça e muitas vezes sem sentido.

Uma heroína que em várias vezes no livro se mostra extremamente obcecada com os lobos, e essa obsessão parece aumentar quando ela descobre que o "lobo dela" é na verdade humano, e que fala em vários momentos que foi amor a primeira vista, sendo que ela primeiro conheceu ele como lobo...

Mas como comprei os livros seguintes de calafrios, vou continuar lendo eles para encerrar de vez essa história.

Ellen Reis 05/08/2023

Um livro de romance adolescente envolvendo um lobisomem. Então já sabemos que vai ter sofrimento, vai ter paixão problemas, brigas e tudo o mais.

A maior diferença entre essa e as outras obras que tem lobisomens, são a forma que eles foram ?infectados? e as transformações.
Geralmente a criança já nasce sendo lobo e após um certa idade, ou acontecimento tem a transformação. Aqui não, aqui caso você seja mordido por um lobisomem (sim!), você vira um também.
Nas primeiras vezes ele não tem controle e se transforma o tempo todo, porém após um tempo o frio os fazem mudar de forma, então geralmente no inverno eles são lobos e no verão e primavera são humanos.

A trama nos trás além das transformações e dificuldades do romance entre humano e lobo, relacionamento familiar, amizade e claro, os novos lobos que podem acabar espalhando pela cidade o segredo do bando, já que ninguém fora do bando pode saber que lobisomens são reais e estão bem ali.

Lo.Spotiolli 24/05/2023

Meu livro conforto. Apenas.
Sabe chocolate quente? O cheiro de pão quentinho, feito na hora, que a gente sente quando passa em frente à padaria de manhã? Sabe a tristeza e a alegria juntas? É isso que eu senti nesses últimos 5 dias de Calafrio. É um livro nostálgico, ainda que tenha sido a minha primeira leitura da trilogia Os Lobos de Mercy Falls.
É um livro de inverno. Um livro de verão. Um livro de outono. É calor. É frio. É Calafrio. É um livro sobre almas, sobre amor puro, sobre pequenos grandes detalhes, sobre cuidado e sobre o significado real de família. É, nem preciso dizer que chorei lendo.
Sem mais delongas, Grace é uma jovem de 17 anos que, aos 11, foi arrastada por lobos do seu balanço para o bosque atrás de sua casa. Eles a mordiam, mas o lobo de olhos amarelos não. Ele afastou os outros. Grace sobreviveu. O seu lobo a salvou.
Sam vive duas vidas: humano no calor, lobo no frio. Ele habita o Bosque da Fronteira junto ao seu bando, a sua família. Resumindo, Grace é calor, Sam é frio, Grace e Sam = calafrio. Eles precisam enfrentar o destino que os cerca. Sam luta por sua forma humana, por uma vida ao lado de Grace. E Grace luta por Sam.
A coisa com o casal principal é que eles são simplesmente perfeitos. É trivial, eu sei, mas nada descreve melhor. Grace é pragmática, tem um bom senso de humor, que se encaixa perfeitamente com o de Sam, que é o sinônimo de namorado dos sonhos. 9 de 10 palavras dele é Grace e ele também é a definição de cuidado. Arrisco dizer que é o homem literário mais cauteloso que já vi, ou melhor, li.
Os demais personagens começam fracos, o casal ofusca geral. Porém, ao longo da história eles vão ganhando personalidade e conquistando lugar no coração do leitor. Isabel e Olívia principalmente.
O enredo desse livro está, indiscutivelmente, impecável. Maggie provou, mais uma vez, que é A contadora de histórias. As histórias da alcateia do Sam são maravilhosas, eu senti a mesma empolgação que a Grace descrevia enquanto eu lia. Simplesmente sem palavras. A história da Shelby e os cachorros é superior, só digo isso.
Tem pontos positivos, mas também tem negativos. É um produto da febre literária dos anos 2000, onde mocinhas e seres sobrenaturais cortavam o maior dobrado pra ficarem juntos. Eu mesma tive muitos déjà vus de Crepúsculo lendo, então, se você procura originalidade, não vai encontrar. Eu, particularmente, pouco me importo com originalidade, pois adoro um clichê.
Enfim, eu poderia falar por horas sobre o livro. Invés disso, convido você a ler e descobrir tudo por conta própria. Seja pragmática(o) como a Grace, não pense muito se vale à pena ler, só leia. Lembre-se que leitura nunca é tempo desperdiçado, sempre há algo novo para aprender com palavras em um pedaço de papel. Ou tela (tempos modernos).

Laura39 22/05/2023

Me apaixonei pelos personagens e pelo romance da história. A trilogia é maravilhosa, mas ainda não li o quarto e último livro que funciona como um tipo de bônus e acompanha dois personagens secundários da trama.

Thuane.Larissa 18/05/2023

Gostei da leitura, do casal principal e tudo mais.
Só que é mais um típico romance adolescente sobrenatural, o que torna um louco chato.

Fernanda1901 17/05/2023

Não sabia que precisava ler mais um romance adolescente até ler esse. Me tirou de uma bela ressaca literária. Fofo, cuidadoso e como um belo clichê "um casal impossível" que se torna possível na mente dos apaixonados.