Os segredos que guardamos

Os segredos que guardamos Lara Prescott

Resenhas - Os Segredos Que Guardamos

Everton.Paulo 31/12/2021

Toques históricos
O mês está quase no fim, mas ainda tenho leituras a mostrar. E o romance finalizado de domingo é essa leitura do clube Intrinsecos. Trata-se de uma espécie de romance histórico com uma mistura de personagens fictícios e reais numa interação sobre a infiltração de um livro russo censurado em seu país, o Doutor Jivago, de Boris Pasternak, por um grupo de datilógrafas de uma agência de inteligência, em plena Guerra-Fria.
Apesar dos elementos de ficção, o livro nos mostra um lado da história pós-guerra, inclusive com a inserção do próprio autor da obra mencionada participando da missão.
Achei que essa mistura funcionou bem e o livro em si é bem fluido, apesar de algumas tramas paralelas que para mim acabaram ficando perdidas por não terem sido tão desenvolvidas. Mas, no geral, o romance é bom sim.

Lisyane 22/03/2020

Romance histórico que retoma pontos da Guerra fria e uma operação da CIA para divulgação do romance de B. Pasternak para a pátria amada - Russia. Lara Prescott da vida aos personagens através das datilografas, mensageiras, um romance LGBT muito lindo, uma mostra da perseguição aos homossexuais naquela época e trás a memória de Olga Ivinskaia a vida sem deixar de mostrar o quanto ela foi importante na obra de Boris_Doutor Jivago.

Priscilla.Karine 24/03/2020

Leitura dinâmica, narrativa envolvente. Mas, fiquei na expectativa de que as histórias se ligassem no final. E esperei mais segredos obscuros.

@biasweetlullaby 02/06/2020

"Até quando nós mulheres guardaremos segredos por medo do que sociedade vai dizer ou pensar"? ⁣

Os segredos que guardamos nos traz a história do poeta Boris Pasternak e todo seu processo de escrita de “Doutor Jivago”, romance que ficaria famoso devido expressar opiniões antissoviéticas de natureza Terrorista. ⁣

O livro se ambienta entre 1949 a 1961, onde conhecemos “as datilografas” mulheres contratadas para repassar todo tipo de segredo dentro da agência da Cia. ⁣

No ano de 1956, Irina entra pra agência e começa ser treinada por Teddy Helms e vira A mensageira, terminando seu treinamento com Sally, neste período, a Cia inicia o processo de contrabando de grandes obras com A revolução dos Bichos e Doutor Jivago, devido à obra ter grande valor propagandista, em outras palavras perfeito. ⁣

Outra personagem de extrema importância foi Olga Vsevolodovna, amante de Boris ela conhecia todos os segredos em volta do livro Doutor Jivago, até ser presa no ano de 1949, foi levada a prisão de Lubianca onde ficou por 3 anos, sofrendo todo o tipo de pressão possível. ⁣

Esta edição veio na Intrínsecos e está lindíssima com capa dura e cor rosa. Se você gosta de histórias com mulheres fortes e destemidas, super recomendo a leitura, além de ser fluida e rica em conhecimento, por várias vezes recorri ao Wikipédia para saber mais sobre os lugares e personagens da história. ⁣

Falando um pouco mais sobre Irina e Sally, as duas se tornaram mais que amigas, e naquela época a homossexualidade era uma extrema vergonha a sociedade, hoje em dia ainda é. ⁣

Então até quando teremos que nós esconder por medo? Por receio do que o outro vai pensar ou dizer? Somos mulheres fortes, e não devemos nos envergonhar principalmente do que somos. A história de Sally é Irina nos ensina que o amor ele não escolhe homem ou mulher, gordo ou magro, preto ou branco. ⁣

Lua 14/06/2020

Resenha da Lua
To muito surpresa em como eu amei esse livro!!
Juro que antes de ler não tava dando nada pra ele e tinha certeza que não ia gostar... Tava super errada!!
A enredo é maravilhoso e super interessante, já me envolvi na história de cara!!
Os personagens são muito bem construídos, e a história é muito bem desenvolvida.
E é muito interessante ler o livro e lembrar das aulas de história sabe, comprar os fatos.
Eu adorei!! Super recomendo!!

Gabrielle 22/06/2020

O poder da literatura
Você já ouviu falar de Doutor Jivago? Bom, eu nunca tinha ouvido até ter em mãos "O segredo que guardamos". A referência é que este, conta a história de como o livro de Boris Pasternak, Doutor Jivago, proibido na URSS em plena Guerra Fria, é tido como uma arma de guerra por uma agência norte-americana e a partir daí abre-se a missão de transportá-lo para além da cortina de ferro da União Soviética.

A narrativa é dividida entre oriente e ocidente. Nesta dinâmica o livro conta uma história real (com elementos ficcionais), nos apresenta personagens marcantes, que despertam em nós várias reflexões e sentimentos (as vezes conflitantes perante um mesmo personagem).

O livro apresenta várias referências literárias e como a literatura foi (é) super importante para promover o conhecimento e potencial crítico das pessoas. Um olhar mais político vê a influência direta e indireta do Estado na vida de seus cidadãos, seja em um regime totalitário ou não.

É um livro amplo que dá "pano para maga" com muitas reflexões.

Vale a leitura !

Marcela.Borges 14/01/2022

Como não amar as datilógrafas?!
Confesso que durante a leitura a parte "ocidental" me despertava mais interesse do que a parte "oriental". Deixe-me explicar: o livro é dividido em "oriental", que conta a história de Pasternak e sua obra Doutor Jivago (e a questão da URSS em relação ao livro), e em "ocidental", que foca nos movimentos políticos para lançar Doutor Jivago fora da URSS.

As protagonistas do lado ocidental são as datilógrafas e seus trabalhos na agência de inteligência. O dia a dia delas é contato de forma divertida pela autora e, assim, torcemos por elas do início ao fim.

Tive a impressão que a autora acabou correndo no final do livro para elaborar um desfecho para ambos os lados. Acabou que tanto a escolha de Doutor Jivago como "arma" da guerra fria e o rumo profissional e pessoal das datilógrafas ficaram mal explicados.

É uma leitura, portanto, agradável.

Lavs.Simonavicius 02/06/2024

Um livro que todo mundo deveria ler
Um livro que fala sobre um livro. Como não poderia dar certo? Os Segredos Que Guardamos é maravilhoso. Para mim, ficou ainda mais especial depois que eu li os agradecimentos da autora e descobri que o Doutor Jivago é um livro real (vai para a minha lista de leitura), e que ela se inspirou bastante em personagens reais para dar vida a esta obra.

Eu espero realmente que uma versão de Sally e Irina tenham existido na vida real e que elas tenham tido seu próprio final feliz.

Janaina.Clara 18/12/2020

E bom mas não é uma história que te prende eu mesma demorei a acabar ele é achei um pouco arrastado a história

Ju 23/12/2020

Leitura arrastada. O tema é interessante, mas a leitura é meio monótona.

Thaís 30/12/2020

Belíssimo
Lara Prescott narra a história de forma elegante e cativante. Personagens ficarão no meu coração.

Natalia.Santana 20/12/2021

Me surpreendeu demais!!
Não esperava que fosse tão bom!! Instigante e com representatividade. Merecia muito mais hype, muito mesmo.

mariluisa do virando a página 22/01/2021

Sobre guerras e mulheres.
Apesar de Os Segredos que Guardamos ter a premissa de se passar durante a guerra fria, ele trata de muito mais do que isso.

O livro é focado em mulheres e suas trajetórias. É sobre sobrevivência em uma sociedade que fazia questão de lhe lembrar constantemente que você é só um efeite bonito ao lado de um homem. E em como existem maneiras de burlar esse sistema com um pouco de coragem e audácia.

Todas as personagens são bem construídas, as histórias entrelaçadas, a forma como ela são humanas e palpáveis. Esse livro é uma coisa maravilhosa e eu tô me perguntando como que as pessoas simplesmente não o conhecem.

Melodiadoslivros 23/01/2021

Os segredos que guardamos
@melodiadoslivros
@intriseca

Esse é daqueles livros, que falam de livros!

Em uma missão na CIA durante a guerra fria, à agência trabalhou secretamente para ajudar na distribuição de ?Doutor Jivago?. Proibido pelo governo soviético de ser publicado, pois não estava de acordo com as diretrizes do estado. Sendo o principal motivo, abafar muitas coisas que fizeram.

Nele descobrimos quantas pessoas trabalharam nessa causa! Um livro com diversos personagens, onde cada um tem um importante papel a ser feito. As datilografas, mulheres sonhadoras e desafiadoras. Digitavam em segredo, o que se era planejado pela agência. Sem perguntas e questionamentos.

? A produção de almas é mais importante do que a produção de tanques?

Aprofunda bem como foi a vida do escritor Boris Pasternak, as perseguições para descobrir o que ele vinha escrevendo. Seu romance com Olga Ivinskaia. Uma das personagens que mais me conectei no livro, acompanhei o sofrimento e injustiça que viveu para defender o segredo de seu amor.

Temos a decidida Sally.Forrester, que chega na agência para treinar Irina e torná-la uma agente secreta e conseguir se infiltrar na Rússia e distribuir o livro.

Gostei da leitura! Envolve muito mistério e informações históricas. A várias citações de livros clássicos nele. Dor, romances, segredos, romances proibidos, pela época devido ao preconceito, forma um cenário lindo no livro. Indico para quem gosta de uma leitura rápida.

Lêh 10/02/2021

A importância do livro na sociedade
Vai além de uma história de amor, é um livro que fala sobre a importância das palavras em um mundo. Reflete a importância dos livros na sociedade,na Rússia um livro " Doutor Jivago" foi proibido, o que está por trás dessa proibição?
Para mim está a importância que as palavras tem de moldar o pensamento social, como são usados livros para iluminar mentes.
Além disso, o amor que Olga sente por Pasternak é devastador, em todos os sentidos. Não imaginaria que ela colocaria sua vida em risco, por todo amor que sentia por seu amante escritor. Não só Olga, como também existe o amor "impossível" de Irina, é perturbador imaginar que um dia essas coisas realmente existiram no mundo.
Em suma "Os segredos que guardamos" é um livro incrível, que cativa o leitor desde o primeiro capítulo e nos proporciona aquela vontade louca de ler tudo em um só dia.