Os segredos que guardamos

Os segredos que guardamos Lara Prescott

Resenhas - Os Segredos Que Guardamos

Gezinha 09/08/2021

Uma bela ficção recheada de fatos
É um ótimo livro! Perfeito para ler entre leituras mais densas e lentas! Li em 3 dias!
Me irritou um pouco o viés que parece acompanhar todo livro contemporâneo: os homens isso e aquilo, emponderamento feminino, um romance entre duas mulheres... A falta de criatividade contemporânea usual...
Mas isso não tirou o brilho da história que a autora criou.
No decorrer, pesquisei o nome dos personagens, reais em grande parte no entorno à vida de Boris Pasternak, inclusive creio que ela escreveu uma cena inspirada em uma foto do editor italiano com sua gravata esvoaçando...
Achei muito bom o entrelaçamento das histórias, o contexto da época, das roupas, os costumes, lanchonetes, autores, livros e artistas da época...
A escrita a cargo de vários narradores, que em cada capítulo contavam sua visão e história; os capítulos entre ocidente e oriente...
Foi uma excelente introdução aos horrores de estar no gulag, os horrores por trás da cortina de ferro...
Tomar conhecimento do trabalho de espionagem da cia, e o esforço para infiltrar o livro proibido em seu país de origem, onde o autor foi perseguido, sua companheira prisioneira por anos no campo de trabalhos forçados...

Um livro dinâmico, recheado com os dramas de cada personagem, desde o autor e sua amante, ao seu lado sempre. Até as datilógrafas, espiãs, agentes duplas e suas missões...
Um livro excelente!
Agora, seguirei para enfim ler o livro que inspirou este: Doutor Jivago!

Let Carvalho 31/07/2021

O segredo que guardamos é aquele tipo de livro envolvente que você não quer parar ler.
A narrativa mistura realidade e ficção e narra uma missão da CIA durante a guerra fria para distruir o livro Doutor Jivago na URSS.
O livro é narrado por três mulheres incríveis: Sally, Irina e Olga. As primeiras agentes da CIA e a última a amante de Boris, o autor do livro.
É muito incrível ver como essas mulheres mudaram o rumo da história durante a guerra fria. A importância que elas tiveram nas missões foram fundamentais. A cada capítulo você fica mais envolvido com a história de todas e começa a imaginar até onde vai a ficção.

Paula 29/07/2021

Mulheres, espiões e o poder dos livros...
Eu amo ficção histórica e essa me deixou muito reflexiva e satisfeita de conhecer um pouco do que aconteceu nesse momento tão conturbado da história. As cenas com os espiões foram interessantes, gostei também dos pontos de vista em primeira pessoa narradas por mulheres e o quanto os livros são importantes para a nossa história. Só o que me incomodou foi por ter vários diferentes pontos de vistas, achei que cortou o ritmo do livro. É um livro sem muitas reviravoltas, mas que traz um ótimo relato de vidas daqueles anos. Recomendo.

Sara B. 28/07/2021

Guerra Fria e Dr Zhivago
Preciso dizer, antes de mais nada, que essa edição é linda, retratando bastante o trabalho das datilógrafas, entre as páginas dos capítulos.

Ler sobre Guerra Fria numa perspectiva feminina também foi algo novo pra mim. Achei inteligente a construção dos capítulos, e dos títulos dados a eles. As personagens são coerentes, bem construídas e diversas. Mesmo não sabendo muito sobre algumas delas, nos apegamos e torcemos por todas.

A ideia de trazer mulheres fortes como protagonistas, que pareceu ser a intenção da autora, nos revelou diversos sofrimentos femininos naquele período, seja nos EUA, seja na União Soviética.

Por fim, gostei também desse misto de realidade e ficção que faz com que a gente não saiba bem onde uma coisa acaba e a outra começa, principalmente quando se refere às datilografas e ao que elas sabiam, como também à vida de Boris e Olga.

Liliam.Alencar 27/07/2021

Os Segredos que Guardamos
Muito fraquinho. É quase uma imitação das Agentes Secretas de Paris, não sei qual foi escrito primeiro, mas nossa. E a edição que tenho comigo está cheia de erros de ortografia e concordância. Alô Intrínseca, me contrata.

Nado 26/07/2021

Romance fictício que tem como tema de fundo os cursos de uma guerra, mesclado com acontecimentos reais, que poderia até ser comparado a uma metaleitura(?).
O plano dessa missão era imprimir em outros países a obra Doutor Jivago, do autor Boris Pasternak, que foi proibida de ser publicada na União Soviética por ir contra toda a ideologia de Estado. Espiãs, secretárias e datilógrafas dão o charme especial nessa obra que tem se tornado conhecida em diversos clubes de livros.
Durante a leitura o leitor vai conhecer Sally, uma espiã que tinha o poder de seduzir os homens e arrancar-lhes as informações mais confidenciais. Assim que foi convocada pela CIA, aceitou de imediato o desafio de treinar Irina.
Essa última é filha de imigrantes russos e que tinha um grande potencial que foi percebido no momento de sua entrevista. Ela tinha uma dupla função na organização, as quais a prepararam para uma grande missão
Por fim, o leitor conhecerá Olga, amante do autor de Doutor Jivago e que foi a grande inspiração para a construção de Irina, a heroína de seu romance polêmico para a época e que se tornou um dos grandes clássicos da literatura mundial.

Agatha.Przybysz 25/07/2021

Interessante
Fui com uma ideia sobre o livro e no fim terminei com totalmente outra. Esperava muito mais detalhes sobre a infiltração do livro na URSS, e em alguns momentos se torna apenas um pano de fundo, tendo os problemas das personagens em evidência.

De modo geral, a autora foi muito feliz nessa história e me deixou muito curiosa para ler Doutor Jivago. Os personagens são cativantes, principalmente as datilógrafas. Apenas esperava mais detalhes históricos e políticos da época.

Carolina.Viegas 20/07/2021

Excelente!
Romance histórico instigante e envolvente! Ambientado na guerra fria e as implicações da publicação do Livro Dr Jivago de Boris Pasternak.

maaahhs 19/07/2021

“Dedos rápidos guardam segredos.”
Um livro que é baseado em uma história real e que tem como pano de fundo a crescente tensão entre Estados Unidos e URSS tem tudo para ser ótimo, certo?

Nem sempre. Essa edição teve alguns erros de tradução que dificultaram um pouco a minha leitura, além de algumas partes serem bem arrastadas.

Mas, deixando essas questões de lado, o livro traz a história de um livro. Sim, livroinception.

“O segredo que guardamos” conta a história de nada mais, nada menos que Doutor Jivago, livro de Boris Pasternak que foi proibido por mais de 30 anos na União Soviética. Além disso, temos também as consequências desse mesmo livro contada por Olga (sua amante e musa inspiradora) e de como foi a sua vida no gulag soviético.

Já no lado ocidental, conhecemos Irina e Sally, duas espiãs da CIA que recebem uma missão que realmente muda a história do mundo: publicar Doutor Jivago e introduzi-lo no país soviético.

O que eu pude ver bem claro neste livro é a importância dessas pessoas sem nome, sem rosto e sem patente que conseguem mudar o destino de nações. Dessas espiãs e simples datilógrafas que, com sua perspicácia e observação, são exemplos de coragem e força.

O trabalho de pesquisa da autora Lara Prescott também é impressionante.

Fica a recomendação.

Eduardo.Anjos 18/07/2021

O poder de um livro
Uma coisa que torna uma história rica em seu entendimento, é nos dar a oportunidade de acompanhá-la em diferentes pontos de vista, e é exatamente isso que "Os segredos que guardamos" faz. Nós não só acompanhamos vários personagens com diferentes pontos de vista, como também conseguimos entender exatamente como esses pontos de vista convergem em um só lugar. É interessantíssima a forma em que espionagem e infiltração são abordadas em diversos aspectos e nós, leitores, vamos percebendo aos poucos como tudo vai se conectando. Eu achei lindíssimo. Mais uma vez, as mulheres mostram que sempre tiveram e sempre vão ter um papel bem mais importante e fundamental do que a história gosta de lembrar.

Nobr3s 14/07/2021

Gostei do tema de espionagem
A trama do livro se passa na década de 50 e vai contar uma história fictícia por trás da escrita do livro Doutor Jivago. O enredo é narrado por alguns personagens e se desenvolve principalmente nos EUA e na URSS durante o período da guerra fria.
O que mais me chamou a atenção foram os diferente pontos de vista ao longo da história e o desenvolvimento e evolução dos personagens. Acho que um dos desfechos foi um ponto baixo, em razão de tudo o que aconteceu estava esperando algo diferente. Apesar desse desfecho no geral achei um livro bom.

Camila2076 14/07/2021

O poder da literatura
O livro foi inspirado em fatos reais, tudo acontece durante a guerra fria.
A missão da CIA era imprimir Doutor Jivago como uma arma politica .
Pois seria usada contra a ideologia do Estado Russo.

Livro showww.

Karol 12/07/2021

Os Segredos que Guardamos foi um livro que senti ser diferente, é narrado por várias perspectivas e aborda fatos reais no formato de romance. Nas partes Orientais temos a história de Boris e Olga, que foi muito difícil de tolerar, apesar de serem baseados em fatos reais, várias partes desse relacionamento me irritaram, são escolhas egoístas que só levam a sofrimento e não consegui ter muita empatia, principalmente pelo personagem do Boris. Com certeza, a parte da prisão da Olga foi a mais dolorosa de se ler, foi o único momento que me senti conectada com a personagem.

Na parte Ocidental, confesso que fiquei um pouco confusa nas partes das datilografas, foi difícil entender o personagem que estava narrando. O ponto alto foi o relacionamento de Sally, Irina e Ted e o trabalho na Agência.

Foi um livro que gostei de conhecer, mas que sinto que não foi uma leitura na qual me importei com os personagens, que é uma coisa que eu gosto de sentir nas minhas leituras, imagino que isso seja por conta da forma em que é narrado.

Grey Borges 11/07/2021

Mulheres na Guerra Fria
Inspirado em uma missão durante a Guerra Fria, a obra mostra um romance no qual a CIA apostou no livro "Doutor Jivago" de Boris Pasternak - vencedor do Prêmio Nobel de Literatura - para mostrar aos soviéticos, como a literatura poderia mudar o curso de uma guerra.

A guerra fria dividiu o mundo em dois grandes grupos: aqueles que eram a favor dos Estados Unidos e os que estavam a favor da União Soviética.

➡️Pouco se fala sobre a importância da literatura nesse cenário.

ℹA obra de Lara Prescott traz como protagonistas, mulheres que foram fundamentais para virar o jogo. Em uma conjuntura que subjugava as mulheres aos cargos menos importantes ou que tomavam para si o mérito que lhes cabia, vemos a abordagem do papel fundamental dessas mulheres durante a Segunda Guerra Mundial.

De datilógrafas a espiãs, acompanhamos o desenvolvimento de uma trama que traz representatividade e destaque para aquelas que nunca foram notadas, mas sempre estiveram presentes.🏳️‍🌈❤🙌

site: https://www.instagram.com/p/CRCJ01bj3Xi/?utm_source=ig_web_copy_link