Os Garotos Dinamarqueses que Desafiaram Hitler

Os Garotos Dinamarqueses que Desafiaram Hitler Phillip Hoose

Resenhas - Os garotos dinamarqueses que desafiaram Hitler

Luciana Storino 16/02/2020

Adoreiiii, é daqueles livros que nos prendem e só paramos de ler quando chega ao fim. Para quem gosta de história é um prato cheio, super indico.

Tammy 11/02/2020

Os garotos dinamarqueses que desafiaram Hitler (Livreando)
Esse é um livro que deve ser saboreado em cada página. Com uma narrativa simples e envolvente, as sabotagens feitas por esses garotos ao longo da ocupação alemã traz um senso do "ser pensante", ou então, do que podemos chamar de "remar contra a maré", desafiando todas as probabilidades em ser somente crianças em busca de diversão.

Ao longo da narrativa acompanhamos os planos traçados e o crescimento desse pequeno grupo que se tornou o grito dinamarquês da não aceitação das tropas alemãs comandados por Hitler. Tendo como exemplos Churchill e seus vizinhos noruegueses, esses garotos sabiam que não poderiam por fim a guerra, mas sabiam que pequenos atos revolucionários atrapalharia os planos de Hitler de seguir em frente sem grandes esforços. A pedra no sapato, seria apenas o início daquela resistência.

O clube Churchill nasceu de uma indignação. Como poderiam entregar seu país de forma tão fácil assim? Como a população e seus líderes haviam aceitado ser manobrados desse jeito? Esse só foi o início da rebeldia.

A cada nova investida eles cresciam, tocando fogo em carros e roubando rifles, apenas observando em cima de suas bicicletas a presunção do exército alemão e se aproveitando disso para ter sucesso.

Com diversas fotos que acompanham os fatos e depoimentos do próprio Knud, descobrimos o quão herói esses garotos foram, não pelos grandes atos, mas sim, pela verdade de suas lutas, não aceitando os fatos ou as probabilidades contrárias, e acima de tudo, não deixando o medo corromper suas crenças e liberdade.

Bolinhox3 21/01/2020

Um futuro
A história se passa no período da Segunda Guerra Mundial baseada em fatos reais, onde um grupo de jovens dinamarqueses vão contra o regime de Hitler em seu país.

Sem aceitar que os líderes de seus país se renderam a Alemanha de Hitler, jovens dinamarqueses se reúnem em um grupo em pro da revolução e liberdade de seu país.
Este grupo ficou conhecido como o Clube Churchill, e vandalizavam propriedades, sabotavam áreas importantes alemães, provando que os dinamarqueses ainda lutavam, ainda tinham esperança de liberdade e que não se curvariam tão facilmente a Alemanha.

Eu particularmente gostei muito do livro, porém sou suspeita de falar, pois gosto muito de livros que abordam temas históricos. A escrita do autor e a narrativa são bem simples e a leitura flui facilmente. Também fica muito fácil de visualizar o clube devido os dados apresentados, como fotos e desenhos.
Não sei se isso é considerado pesado ou não, mas acho que faltou uma fito da suástica nazista vandalizada pelo clube Churchill, afinal não deixou de ser um símbolo de esperança de que existiam pessoas contra o nazismo em um país totalmente ocupado.