As Relações Perigosas

As Relações Perigosas Choderlos de Laclos

Resenhas - As Relações Perigosas

Vitão 29/06/2014

Luxúria, orgulho, avareza, inveja, ira. Traição, intrigas, vingança, ódio.
As palavras acima definem um livro difícil de ler, não por conta de sua característica epistolar, mas por sua linguagem de época. O autor, Choderlos de Laclos, dizia que as cartas e os fatos contados eram verdadeiros, não havendo, porém, certeza sobre isso.

site: http://literatara.blogspot.com.br/search/label/As%20Liga%C3%A7%C3%B5es%20Perigosas

Sebastian 31/08/2014

Um livro sobre a sedução e seus perigos
O livro, narrado todo por intermédio de cartas trocados entre seus personagens, trata da sedução, das intrigas e das manipulações que dois membros da aristocracia francesa, uma mulher - a Marquesa de Merteuil - e um homem - o Visconde de Valmont estabelecem entre si.

Fazendo uma análise crítica da nobreza francesa nos anos que antecederam a Revolução (o livro foi lançado com estrondoso sucesso em 1782), os personagens fazem da sedução um instrumento de poder, em que o sexo é utilizado como instrumento de honra e de desonra.

A teia de relações que se estabelece acaba por demonstrar o quanto a sedução é uma armadilha, inclusive para os seus próprios protagonistas. Um livro fenomenal...

Beto | @beto_anderson 17/07/2020

Melhor seria se não fosse uma narrativa epistolar
A história é interessante, mas as cartas fizeram com que a narrativa fosse repetitiva e enfadonha em boa parte da leitura. Algumas cartas eram simples enchimento de linguiça. Mas o romance em si tem uma trama bem elaborada e um final apropriado.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/

Neto 14/03/2015

Várias versões
Existem várias versões dessa história em filmes e teatros... Amei o livre, por mais que a leitura dele é bem puxada não tive problemas adorei a forma como as cartas são escritas e se percebe como cada uma é diferente de cada personagem. Só n entendo q nas versões que vi "segundas intenções", "as relações perigosas" e "Valmont" são bem diferentes entre si e no final, que não seguem fielmente o livro.

GilbertoOrtegaJr 01/07/2015

As Ligações Perigosas – Choderlos de Laclos
A muitos anos atrás era muito mais fácil chocar a sociedade do que nos dias de hoje, eu acredito que talvez seja pelo fato de hoje tudo ser explorado e noticiado exaustivamente pela mídia, o que acaba fazendo com que pouquíssimas coisas sejam novidade. Mas na França do período aristocrático não era assim tão comum algumas coisas, e é claro daí que quando um autor lança um livro que nem é o caso do As Ligações Perigosas, que fala de dois seres humanos manipular outros, sem escrúpulos algum só para seu prazer, a educação de uma mulher para ser dissimulada e ter casos extraconjugais, torna-se rapidamente um livro polêmico e mau falado. Se por um lado é um livro mau falado por outro ele não é um livro rejeitado, desde seu lançamento em 1782 o livro costuma vender facilmente e atrair grandes números de leitores.

O livro é um compilação de 175 cartas de um grupo de pessoas que fazem parte da sociedade francesa da época, os personagens centrais são a Marquesa de Merteuil e o Visconde de Valmont, dois seres maquiavélicos, que veem nos outros apenas objetos para seus prazeres. O Visconde está tentando seduzir a Presidenta de Tourvel que é casada, enquanto a Marquesa, em uma espécie de pacto com ele, quer que ele use seus galanteios para seduzir e desvirtuar a jovem Cécile Volanges, está jovem por sua vez está prometida em casamento, contra as sua vontade, e se vê apaixonada pelo Cavaleiro Dancey, paixão pela qual a sua mãe não aprova de modo algum.

É nesta intrincada trama que o autor usará para mostrar a sociedade francesa da época tal qual ela é, seus vício hipocrisias, e segredos, mas como pano de fundo também se mostra a perda da inocência, as relações amorosas e sexuais e a infidelidade. O visconde e a Marquesa não se poupam de artifícios para que consigam manipular a todos a sua volta, sem em momento algum se importarem nem mesmo um com o outro.

No primeiro momento em que decidi ler este livro a sensação é como se ele me sugasse, é um livro bem construído, e muito bem escrito, que tanto pode servir como uma obra de arte que retrata os costumes da sociedade da época, como um livro para grande diversão do leitor, que foi o meu caso, nele vemos criaturas que só se movem em relação aos seus desejos, enquanto uns se movem a ele ( Marquesa e Visconde) outros se movem em repulsão a ele, como é o caso da Presidenta de Tourvel, quando se descobre apaixonada por Valmont.

Outro ponto que conta muito para o escritor é o fato de dele ter conseguido sustentar uma trama que tem como forma de escrita as cartas, e mesmo assim conseguir criar vozes distintas e que soa convincente, para vários personagens. Mas para mim o grande mérito desta obra é conseguir fazer com que o leitor fique preso a uma história, sem com isso deixar de ser bem construída e elaborada de forma extremante elegante.

site: https://lerateaexaustao.wordpress.com/2015/07/01/as-ligacoes-perigosas-choderlos-de-laclos/

dani.gislon 02/01/2016

Amor ou guerra?
As relações perigosas de Laclos é um livro encantador em todos os aspectos. Uma obra epistolar, onde tudo o que nos é dado a saber está descrito em cartas que os personagens trocam entre si. Os protagonistas são a marquesa de Mertuil e o visconde de Valmont, ambos aristocratas, cúmplices e amantes. Considerando que o escritor era um soldado de guerra, acredito que o que ele constrói de fato no livro são frentes de "guerra". E o objetivo de nossos protagonistas é igual o de um país que ataca outro: invadir e dominar, varrendo o terreno das terras ocupadas. A marquesa tem interesse em cumprir uma vngança, enquanto o visconde, em cumprir seu mais novo desafio: conquistar a presidente de Tourvel, casada, virtuosa e devota.
Justifico aqui o título da resenha. Pois se eu pudesse dar ao livro um novo título, seria justamente este: amor ou guerra? Em diversos momentos do livro, há entre os personagens essa opção de escolha e o final... bem, o final justifica o resultado dessas escolhas.
O livro é SUBLIME! Os personagens maravilhosos! Principalmente o nosso casal principal, ambos sedutores, inteligentes, irônicos, divertidos, sarcásticos, e muito envolventes.

Tamires 02/02/2016

As Relações Perigosas
Como muitas pessoas Brasil afora, conheci o romance epistolar de Choderlos de Laclos através da minissérie da Rede Globo, depois da repercussão da cena em que Cecília é estuprada por Augusto (no livro, Cécile e visconde de Valmont). Fiquei curiosa a respeito do livro e o consegui de presente do maridão! Acabei não assistindo a série completa, embora tenha gostado do pouco que vi.

As relações perigosas, adaptada como Ligações perigosas, é uma trama que fala de sedução e poder. Uma parcela da aristocracia francesa que investe todo o seu tempo em manipular e destruir reputações de pessoas consideradas mais fracas. Dentre eles, destacam-se a marquesa de Merteuil e o visconde de Valmont, que não pouparão esforços para conseguir se divertir e provar o seu poder em relação a outros três personagens: a Presidenta de Tourvel e os jovens Danceny e Cécile.

O libertino visconde de Valmont ao mesmo tempo em que tenta conquistar a presidenta de Tourvel, uma mulher casada e devota, seduz a jovem e inexperiente Cécile a pedido de sua amiga e antiga amante, a marquesa de Merteuil. Já a marquesa de Merteuil, que se faz de confidente de Cécile, orienta a jovem a não resistir ao sedutor Valmont, mas sua real intenção é que Cécile se perca antes de um casamento arranjado com um antigo desafeto seu. Neste meio tempo, o cavalheiro Danceny e Cécile, apaixonados, tentam viver um romance, apesar de todos os empecilhos e manipulações. Parece complicado, mas é apenas um retrato da nobreza da frança do ano de 1782.

A narrativa é feita em 175 cartas, divididas em quatro partes bem estruturadas. Embora muitos romances epistolares tenham um ritmo arrastado, em As relações perigosas a trama é bastante envolvente e Laclos muitas vezes expõe a mesma situação do ponto de vista de todos ou quase todos os personagens, de forma que apenas o leitor sabe o que realmente está acontecendo. As maquinações da marquesa de Merteuil e os conteúdos de duplo sentido de Valmont, além das referências literárias de ambos são o que há de melhor na história.

“Preciso possuir essa mulher, para evitar o ridículo de apaixonar-me por ela: pois até onde não nos leva um desejo contrariado? Ó delicioso gozo! Imploro-lhe para a minha felicidade e, sobretudo, para o meu sossego. Que sorte a nossa as mulheres se defenderem tão mal! Ou não passaríamos, junto delas, de tímidos escravos”. (p.45 – Valmont sobre a presidenta de Tourvel)

Ainda que os personagens falem muito de amor, acredito que apenas a presidenta de Tourvel possa ter realmente se apaixonado. Embora Valmont tenha demonstrado que poderia estar apaixonado por ela, seus valores não permitiriam que ele mudasse tanto por amor a alguém. Valmont e Merteuil, sobretudo a marquesa, eram pessoas que desprezavam a fraqueza provinda do amor. Para eles, o amor era tal qual uma guerra, qualquer passo em falso poderia fazê-los cair. As Relações Perigosas é uma boa leitura, embora eu não tenha simpatizado com nenhum personagem em especial. Recomendo!

site: http://www.tamiresdecarvalho.com/resenha-as-relacoes-perigosas/

Eric 21/02/2016

As Relações Perigosas é um dos clássicos mais atemporais que tive a oportunidade de ler. Retratando a hipocrisia da aristocracia francesa do seculo XVIII, o romance de Choderlos De Laclos causou a maior polêmica dentro da sociedade, visto que o autor não se apoiou em idealizações para dar vida a uma classe de ricos sanguessugas que não tinham nada para a fazer, a não ser fofocar e destruir reputações.

Sinopse: " Durante alguns meses, um grupo peculiar da nobreza francesa troca cartas secretamente. No centro da intriga está o libertino visconde de Valmont, que tenta conquistar a presidenta de Tourvel, e a dissimulada marquesa de Merteuil, suposta confidente da jovem Cécile, a quem ela tenta convencer a se entregar a outro homem antes de se casar."

O romance é epistolar, ou seja, é narrado através de cartas que são trocadas entre O Visconde e a Marquesa e entre as vitimas desses dois vigaristas. Sendo Assim, o leitor tem contato com a historia narrada em diferentes pontos de vistas, os quais possibilitam uma construção mais rica e minuciosa das situações vivenciadas e das concepções psicologica das personagens.

"Quando tenho queixa de alguém, não zombo; faço melhor: vingo-me"

As Relações Perigosas é caracterizada pelo adentramento profundo na psicologia humana. A índole manipulativa é muito presente durante a obra, podendo ser notada pela persuasiva escrita de Valmont e Merteuil, engendrando uma leitura bela e sensual que consagra o livro como uma obra prima da Literatura Clássica.

Choderlos De Laclos denúncia a imoralidade aristocrática da França com o sexo sendo a principal forma de humilhação diante da sociedade. Os maquiavélicos protagonista sempre estão usando a sua sensualidade para corromper os princípios de suas vitimas, tudo em prol para satisfazer seus diversos tipos de prazeres.Dessa forma, o adultério, o hedonismo, a libertinagem, a imoralidade, sadismos, entre outras corrupções morais, são temas essenciais que o leitor encontrará no romance.

"Aí foi, principalmente, que verifiquei que o amor, que tanto nos afirma ser a causa do prazer, é quando muito um pretexto"

A atemporalidade é um dos fatores que fazem a obra ser espetacular, a Sra. de Volagens ( mãe da Cecile) é a personagem que retrata com maestria, aquelas senhoras que ficam na janela de suas casas conversando com as vizinhas, falando mal da vida alheia. Fofoqueira de mão cheia, ela não poupa julgamentos pejorativos ao Valmont, constrói a índole das pessoas a partir do que ouve da boca dos outros. A Condessa de Merteuil é aquela mulher sádica, que só se contenta com a destruição moral do próximo, retrata pessoas que querem alcançar o sucesso através da degradação alheia. Valmont é o tipico cafajeste, que quer seduzir e transar, adotando as mulheres mais resistentes como desafio sexual, que no final, quando consegue o prêmio, não coagita em deixar de lado e ir a procura de novas libertinagens. Enfim, são muitos os exemplos de atemporalidade no livro.

As Relações Perigosas é um clássico estupendo, que retrata com criticidade a hipocrisia humana e suas consequências na sociedade. É uma obra prima do realismo, que atua com uma fascínio inerente entre leitor e personagens. Recomendo bastante a leitura.

Beta Oliveira 03/04/2016

Uma trama atemporal sobre como a disputa de ego e poder entre duas pessoas pode causar tanto tumulto e estrago. Sabe o que é pior? Muito pior? Que estes dois personagens, nascidos no livro e interpretados tantas vezes no teatro, TV e cinema, são tão reais. Não duvide, você pode estar perto de algum deles e nem perceber.

Leia o texto completo no Abril Imperdível do #LdM11.

site: http://livroaguacomacucar.blogspot.com.br/2016/04/cap-1160-as-relacoes-perigosas.html

Adriana Scarpin 02/01/2017

Em primeiro lugar romances epistolares são deveras entediantes, à exceção da correspondência entre Merteuil e Valmont que injetava um tempero picante à narrativa. Em segundo lugar o moralismo exacerbado do final, especialmente no que diz respeito às mulheres envolvidas, não importa o comportamento reprovável das personagens masculinas, as mulheres acabam sendo as maiores culpadas e penalizadas, não que isso não reflita o tipo de culpabilização feminina na sociedade que ocorra até hoje, mas para variar esses autores deveriam ser menos clichês em seu machismo e dar algum alento catártico para as mulheres.

Marcola. 16/01/2017

Malignamente Delicioso
Pode um livro ser atual mesmo falando de condes, viscondes e muito mais da corte francesa numa época pré revolução? Pode ele ser atual, num mundo de emails e mensagens instantâneas, mesmo sendo todo escrito através de cartas? Pode sim, se na verdade ele tratar da perversidade humana e a busca incessante por prazer e diversão, quanto melhor se vierem às custas da felicidade de alguns inocentes.

“As Relações Perigosas”, livro único de Choderlos de Laclos, ficou muito conhecido por expor a nobreza francesa de forma nada romântica. Mas é inegável a habilidade do autor em mostrar os desejos e medos mais íntimos do ser humano, numa trama bem costurada de romances e traições, intrigas e surpresas. Prova da qualidade dessas “associações temerárias” são as inúmeras e bem sucedidas adaptações para o cinema, teatro e TV

Os personagens muito bem aprofundados ficam bem definidos por seu modo de escrita e também suas ações. Você nota os diferentes narradores. Neste livro a regra é: quanto pior melhor. Que me perdoem os puritanos mas as cartas das carolas presidenta de Tourvel, madame de Rosemonde, madame de Volanges e da inocente Cécile de Volanges são chatíssimas. Mas quando os pérfidos visconde de Valmont e condessa de Merteuil nos presenteiam com suas prosas melindrosas somos novamente fisgados para dentro da trama. Leia com muito cuidado pois o veneno escorre das páginas.

"Quando tenho queixa de alguém, não zombo; faço melhor: vingo-me." Condessa de Merteuil

Outro motivo para o sucesso contemporâneo do livro é que ele narra um bafão nuclear que aconteceu com personas muito poderosas da época. E quem não gosta de um babado, ainda mais envolvendo famosos? Seja pela fofoca, pela escrita primorosa, pelo tom erótico ou pela exposição complexa dos medos e desejos humanas, “Relações Perigosas” é uma obra que deve ser apreciada por todos os amantes dos livros.

Conchego das Letras 08/02/2017

Resenha Completa
Pode um livro ser atual mesmo falando de condes, viscondes e muito mais da corte francesa numa época pré revolução? Pode ele ser atual, em um mundo de emails e mensagens instantâneas, mesmo sendo todo escrito através de cartas? Pode sim, se na verdade ele tratar da perversidade humana e a busca incessante por prazer e diversão, quanto melhor se vierem às custas da felicidade de alguns inocentes.

“As Relações Perigosas”, livro único de Choderlos de Laclos, ficou muito conhecido por expor a nobreza francesa de forma nada romântica. É inegável a habilidade do autor em mostrar os desejos e medos mais íntimos do ser humano, em uma trama bem costurada de romances e traições, intrigas e surpresas. Prova da qualidade dessas “associações temerárias” são as inúmeras e bem sucedidas adaptações para o cinema, teatro e TV.

Os personagens muito bem aprofundados ficam bem definidos por seu modo de escrita e também suas ações. Você nota os diferentes narradores. Neste livro a regra é: quanto pior melhor. Que me perdoem os puritanos mas as cartas das carolas presidenta de Tourvel, madame de Rosemonde, madame de Volanges e da inocente Cécile de Volanges são chatíssimas. Mas quando os pérfidos visconde de Valmont e condessa de Merteuil nos presenteiam com suas prosas melindrosas somos novamente fisgados para dentro da trama. Leia com muito cuidado, pois o veneno escorre das páginas.

Outro motivo para o sucesso contemporâneo do livro é que ele narra um "bafão" nuclear que aconteceu com personas muito poderosas da época. E quem não gosta de um "babado", ainda mais envolvendo famosos? Seja pela fofoca, pela escrita primorosa, pelo tom erótico ou pela exposição complexa dos medos e desejos humanas, “Relações Perigosas” é uma obra que deve ser apreciada por todos os amantes dos livros.

site: http://www.conchegodasletras.com.br/2017/01/resenha-as-relacoes-perigosas-choderlos.html

Sanoli 26/05/2018

site: http://surteipostei.blogspot.com.br/2018/05/as-relacoes-perigosas.html

Leila de Carvalho e Gonçalves 15/07/2018

Jogos De Sedução
Composta de 175 cartas, "As Relações Perigosas" é a obra prima de Choderlos de Laclos, um escritor francês, cujo prestigio transcendeu ao mundo das letras. Foi também um bem sucedido militar que, nomeado general por Napoleão Bonaparte, participou de inúmeras campanhas do imperador. Aliás, foi o tédio e a solidão da vida de caserna que acabaram por aproximá-lo da literatura.

Através desse livro, o autor apresenta um retrato deuma decadente aristocracia no final do século XVIII. Revela o jogo de sedução mantido por dois nobres para sua diversão, tentando fugir do fastio dos últimos anos do reinado de Luís XVI. Todo esse contrassenso é revelado com crueza através da depravação do Visconde de Valmont e da Marquesa de Merteuil.

É impossível permanecer alheio as intrigas da dupla, hábeis manipuladores, cujo único intuito era causar desgraça de quem por azar contrariasse seus interesses. Esse relato soa tão verídico, a ponto de ser apontado como calunioso pela nobreza, uma mácula a reverência ou bajulação como era tratada, insuspeita de que seus dias estavam contados à beira da Revolução Francesa.

O romance é um tratado sobre o maquiavelismo e a devassidão moral. De fácil leitura, as cartas se sucedem, cercadas de paixão e suspense, num ritmo tenso que atinge seu clímax, quando seus protagonistas ousam se enfrentar e aí, toda a sociedade estremece e o mundo da literatura também...

Não deixe de assistir o filme dirigido por Stephen Frears. Vencedor de três Oscars em 1989, tem John Malcovich, Michelle Pfeiffer e Glenn Close nos papéis principais.

Aerial 28/03/2020

Clássico atemporal
Primeiro romance epistolar que li, na verdade nem sabia que existia esse gênero, li porque sou muito fã do filme de 1988 e não me arrependi, apesar do vocabulário o livro flui bem e eu li rapidamente curioso pelo desfecho