O Livro do Cemitério

O Livro do Cemitério Neil Gaiman...

Resenhas - O Livro do Cemitério

Kath 19/07/2021

Uma fábula sobre a morte e a vida
"As coisas florescem no tempo devido. Elas brotam e dão botões, florescem e desaparecem. Tudo em sua hora."

Em uma noite tenebrosa, a família de um garotinho é brutalmente assassinada por um homem chamado Jack (que na hora eu pensei que era o estripador, mas não era hahaha). Contudo, o destino encarrega-se de salvar um dos membros, um menininho de um ano que acaba saindo do seu berço e, contrariando o perigo, sai caminhando pela noite escura até um velho cemitério considerado patrimônio da cidade. Lá dentro, na companhia dos fantasmas de eras esquecidas, ele é acolhido e salvo da morte por um casal de idosos de sobrenome Owens e um misterioso homem que ludibria seu assassino e o tira do cemitério após a súplica desesperada do fantasma de sua mãe.

Sem saber o nome do menino (porque a mãe dele não disse), ao lhe conceder a liberdade do cemitério, sua nova família inumana lhe nomeia Ninguém Owens. Silas, o estranho homem, se dispõe a ser seu guardião e todos no cemitério o adotam como uma parte da família fora do comum que habita ali. Conforme vai crescendo, Nin, como passa a ser chamado, é instruído por seu guardião e os demais fantasmas habilitados, em línguas, história e assuntos de fantasmas, lhe é ensinado coisas como desaparecer (literalmente), ver no escuro, atravessar coisas, mas nunca, sob hipótese alguma, ele pode deixar as dependências do cemitério.

Nin foi crescendo como uma criança quase normal, fazendo perguntas sobre tudo, desconhecendo o seu passado e, cada vez mais perto da morte, apreciando cada momento da vida. Contudo, um dia, Scarlett acontece. Ela era uma menininha de cinco anos que havia se mudado com os pais que eram professores universitários. Os dois se tornam amigos e, em uma de suas brincadeiras, vão explorar um túmulo muito antigo e afastado no topo de uma colina, mas algo acaba dando errado e os pais de Scarlett, mortos de preocupação, a proíbem de voltar ao cemitério e logo saem da cidade.

A perda da amiga tem um pequeno impacto sobre Nin que, conforme vai crescendo, com ele aguça a curiosidade sobre o mundo além do cemitério e os segredos que permeiam seu passado. Silas, notando que o conhecimento do cemitério já não satisfaz seu pupulo, decide então que ele está pronto para ir à escola regular, mas o adverte a não chamar atenção para si mesmo e passar o tempo inteiro despercebido. Mas a natureza corajosa e generosa de Nin se sobressai quando ele descobre que um casal de encrenqueiros está intimidando as crianças pequenas da escola e uma enorme confusão recai sobre ele, sobrando para Silas ajudá-lo a escapar do foco das pessoas, com isso, a aventura na escola termina.

O assassino de sua família ainda está a solta, Nin está ávido por respostas e a volta de Scarlett à cidade pode acabar sendo o estopim para um confronto final entre os antigos inimigos. Uma organização de assassinos está disposta a pôr um fim na vida de Nin que precisará mais do que nunca da liberdade e do conhecimento do cemitério para conseguir salvar a si mesmo - e à Scarlett - do mesmo fim que sua família teve.

Quando você começa a ler esse livro ele parece ser um tenso suspense policial. Contudo, logo depois das quatro primeiras páginas, ele ganha um ar de conto dos Grimm. A narrativa é muito pesada, tem uma atmosfera tenebrosa e o mais impressionante é a maneira como Gaiman consegue fazer isso soar... mágico, na ausência de uma palavra melhor. Em nenhum momento somos realmente chocados com nada, e a fantasia é tão sutil que por vezes esquecemos que ela está lá.

A história é dividida em oito partes que acompanha diferentes estágios da vida de Nin e, conforme ele vai crescendo e se desenvolvendo, nós vamos igualmente crescendo com ele, aprendendo juntos sobre a vida e o passado daquele cemitério e seus habitantes, enquanto somos interconectados com os mistérios que cercam o passado de Nin, as razões de ele estar sendo caçado e igualmente a aura curiosa que cerca seu tutor, Silas, uma criatura que o autor vai nos dando pistas sem nunca revelar claramente o que ele é (e cheguei a conclusão que ele é um vampiro).

Mas é claro que, como um livro de Gaiman, a história vai muito além do que mostra a superfície e é cheia de referências, metáforas e morais. Minha favorita, dentre todas, foi a referência à Danse Macabre uma alegoria da Idade Média sobre a universalidade da morte, ela me remeteu imediatamente à composição maravilhosa do compositor Camille de Saint Saëns de mesmo nome e li esse capítulo enquanto ouvia essa peça. Outra coisa muito legal é que lemos uma história inteira sobre morte sem ter uma carga pesada em torno dela, com a sutileza, leveza e delicadeza que apenas Gaiman podia empregar.

O livro do cemitério é uma história sobre a vida, a morte, a amizade e, sobretudo, a força inerente em todos nós, como somos autores do nosso destino e não vítima deles, a forma como as nossas escolhas moldam nosso caráter e, até mesmo, um pouco de determinismo implícito ali no meio. Achei o livro fantástico e, ainda que seu final seja um tanto agridoce, foi muito pertinente com toda a situação criada, deixando apenas aquele gosto de saudade da jornada de Nin que, ao contrário da sua família adotiva, estava apenas no começo. É um livro de fantasia que não parece fantasia e uma verdadeira aula de escrita criativa dada por esse mago das palavras que é Neil Gaiman. Maravilhoso!

Babi 10/07/2021

Favoritado
O autor tem uma sensibilidade incrível. Retrata a morte em seus livros de uma forma linda, trazendo personagens jovens porém cheios de coragem. Segundo livro favoritado do autor.

Julia Agnes | @pontoparagrafoo 30/06/2021

"As pessoas acreditam que serão mais felizes se elas se mudarem para outro lugar, mas logo percebem que não é assim que funciona. Para onde quer que você vá, leva a si mesmo"
"Para Ninguém Owens, criado desde bebê por fantasmas e seres de outro mundo, a morte é apenas a morte e o perigo está na vida, do outro lado dos portões do cemitério. Lidar com os vivos é a lição mais difícil que o menino terá de aprender. Tão difícil quanto crescer."

Depois de muito pesquisar, não encontrei o autor destas palavras, mas não poderia deixar de usa-las. Resumo mais completo e que faz o leitor querer ler esta obra, improvável encontrar.
Desde seu nome ao conteúdo, O Livro do Cemitério tem uma camada perceptível logo de primeira com O Livro da Selva - inspiração essa declarada por Gaiman.
Autor este, nada mais nada menos que, vencedor da medalha John Newbery - prêmio literário concedido para o autor mais distinguível para a contribuição à literatura americana para crianças.

Em primeiro momento, parece uma estória macabra para criancinhas - mas quem disse que só criança pode ler essa maravilha?
Uma das características que me prendem atenção nas obras do Neil Gaiman é a duplicidade com que ele consegue escrever. Apesar de muitos de seus livros serem considerados para o público infantil, quem já atingiu a maioridade consegue se sentir cativado e observar as mensagens que cada obra traz.

A imaginação do autor é o que faz o diferencial para todos seus livros. Cada nova estória escrita por ele fez com que eu me apaixonasse ainda mais por este livro – tendo em vista como ele consegue abordar um tema que é tabu para muitos, e criar um mundo leve com ele, apesar disto.

Nesta estória, conhecemos o protagonista Ninguém Owens, uma criança nada convencional, criada por seres humanos que passaram desta para melhor. Toda a criação de Ninguém é diferente. Tendo em vista que, seus lugares preferidos para brincar são entre os túmulos de seus conhecidos post mortem. Sim, ele é uma criança viva, mas que apesar dos infortúnios que o levaram ao Cemitério da Colina, foi adaptado ao mundo dos mortos.
Apesar de existirem seres já transformados, em decorrência da maldade ou do esquecimento dos vivos - até mesmo por terem falecido há muito tempo - no momento em que somos apresentados à um lado um pouco mais obscuro do além, não faltou delicadeza e embasamento para a explicação de como foram morar no Cemitério da Colina.
Contando com aventuras emocionantes vividas pelo protagonista e sentindo na pele suas novas experiências e descobertas, não poderia ter deixado de me emocionar com a sensibilidade das palavras e situações que foram criadas em torno da relação dos vivos com os finados. Em especial, como ele chega ao fim.

É um livro muito bem elaborado, desde seu enredo, às suas inspirações e à sua sensibilidade e respeito com o tema morte. Apesar de muitos evitarem, por medo, falar sobre morte, é um livro que elimina qualquer resistência ao assunto e te faz mergulhar neste universo à fundo. Foi meu primeiro contato com Neil Gaiman e recomendo à todos que ainda não leram obras do autor.

IG literário: @pontoparagrafo23
Site: pontoparagrafo.art.br
Lelouch_ph 04/07/2021minha estante
Amei sua resenha e fiquei confuso por conta do nome do menino kkkkk. Vou te seguir no insta.

Julia Agnes | @pontoparagrafoo 04/07/2021minha estante
Ahh fico muito feliz que você tenha gostado ? segue a gente lá sim. Acompanhar as novidades. O nome do menino é um tanto quanto peculiar, né? KKKK mas é um livro que vale muito a pena, viu. Recomendo

Lelouch_ph 04/07/2021minha estante
Me interessei muito.

Isaaquit0 12/07/2021minha estante
Quero muito ler esse amo os livros do Neil

Julia Agnes | @pontoparagrafoo 12/07/2021minha estante
Isaac, leia sim. Vale muito a pena. Adoro os livros dele pelo fato de serem universos únicos

Iarlys 08/10/2021minha estante
Meu filho quer muito esse livro. Recomendaria esse livro a uma criança de 10 anos?! Rsrsrsrs.

Julia Agnes | @pontoparagrafoo 08/10/2021minha estante
Larlys, é um livro muito fofo. Super recomendo. O autor ganhou um prêmio de literatura infanto-juvenil por essa obra. Apesar de se passar no cemitério, em nenhum momento menciona a morte de forma escrachada. Tenho certeza de que vale a pena. Vai fundo hahaha

Thais 24/06/2021

foi com esse livro que descobri que realismo magico não funciona para mim

ofbeinganny 24/06/2021

Até mesmo a lista de compras de supermercado do Neil Gaiman eu juro que leria feliz!
A escrita do Neil me trás a sensação de conforto, esse livro, ver a evolução do Ninguém com o passar dos capítulos e conseguir perceber essa construção acertada nos mínimos detalhes com até mesmo falas e atitudes é incrível, a forma como é apresentada a ambientação consegue se tornar tão concreto chega a ser extraordinário.

CLOTILDE DA LUZ 17/06/2021

Surpreendente como todo livro de Neil Gaiman!
Gostei dessa história sobre um menino criado num cemitério.
Não tem nada de mórbido. É criativo!
A leitura flui com muita facilidade.

Mari158 13/06/2021

O livro tem uma história bem interessante, justamente por ser diferente. Te prende a cada página, com aventuras e conhecimentos entre os dois mundos, dos vivos e dos mortos.

Lays.Ordani 10/06/2021

Alguma coisa acontece no meu coração!
Alguma coisa acontece no meu coração com os livros do Gaiman. Fato é que esse é o segundo livro que leio do autor, após Coraline. E simplesmente tudo me agrada. A ambientação, a escrita, as mensagens, tudo conversa comigo de uma forma que só consigo terminar a leitura com o pensamento: "É sobre isso. É disso que eu estou falando e era isso que eu gostaria de ter lido." Amei!

Gabryely2 29/05/2021

Que livro maravilhoso
Tô encantada.... mds... uma narrativa divertida,intrigante e muito gostosa de se ter.
Quem tem criança em casa è uma ótima alternativa ou também para aquele como eu gostam de livros infantis.

TRECHO - ? Esta é a diferença entre os vivos e os mortos, né? ? disse a voz. Era Liza Hempstock falando, Nin sabia, embora a garota-bruxa não estivesse em lugar nenhum à vista. ? Os mortos não o decepcionam. Eles tiveram sua vida, fizeram o que fizeram.
Nós não mudamos. Os vivos, eles sempre o decepcionam, não é? Você conhece um menino que é todo coragem e nobreza, e ele cresce e foge.
? Isso não é justo! ? disse Nin.
? O Ninguém Owens que eu conheço não fugiria do cemitério sem ao menos se despedir dos que gostam dele. Você vai magoar muito a sra. Owens.

Joaquim 28/05/2021

Fantástico!!!
A trama, que é ricamente ilustrada, consegue nos envolver bastante. Ela nos seduz e nos prende do início ao fim. Neil Gaiman merece todos os louvores!!!

Ste 27/05/2021

Sou suspeita no assunto Neil Gaiman
Eu amo a escrita desse homem, é isso. Todo esse sentimento que ele colocou nos personagens e na elaboração dos mesmos.
Amei amei amei!
Nin e Silas

Hisao 09/05/2021

A HQ do cemitério
Mozão me deu, sabe que é meu autor favorito... A história é idêntica a do livro, a riqueza de detalhes, a visão concreta dos personagens, os plots e toda a reflexão proporcionada... Aí, meu coração fica quentinho. Sem falar que o livro em si foi um surto do início ao fim, então, eu super recomendo

Bi_Oliveira 30/04/2021

Meu amor por esse homem só aumenta!
Não sei mais o que falar sobre Neil Gaiman e suas obras eu fui com as expectativas no alto e elas foram maravilhosamente superadas, o cara é um gênio e suas obras são incríveis.
Esse livro é lindo e encantador, mesmo a maioria dos personagens não aparecendo tanto quanto deveriam, você ainda assim se apaixona e se apega a eles.
Mais um favorito para lista!?

Murilo 11/04/2021

"A Dama de Cinza agora irá Pela dança Macabra a todos levar"
Não tenho nem como descrever este livro. Ele é sensacional. A história é incrível, os personagens são muito interessantes e complexos, o protagonista é cativante.
O livro reflete ao amadurecimento, e de como temos que cedo ou tarde enfrentar a Vida.
Ninguém é uma criança criado por fantasmas num cemitério. Lá ele aprende sobre a morte em todos os sentidos, mas um dia ele tem que crescer e enfrentar a Vida, sozinho, já que os fantasmas que o criaram se foram a muitos anos.