O Livro do Cemitério

O Livro do Cemitério Neil Gaiman...

Resenhas - O Livro do Cemitério

Fernanda1156 22/11/2022

Estou apaixonada por Ninguém!!!
Gente que história mais linda. No início fiquei meio perdida sabe, não dá para entender se a vida de Nin é uma "fantasia" ou é "real", não dá para entender se ele está acordado ou se está dormindo, não dá para entender se ele está morto ou se está de fato vivo. Mas no desenrolar da história todas estas dúvidas são sanadas e sim temos certeza do que está acontecendo na história assim como identificar com muita clareza tudo o que está acontecendo. Virou um dos meus queridinhos do gênero fantasia os livros do Neil, gente, sério, estou doida para reler esta história com minha sobrinha, que graça!!!! Recomendo demais esta leitura. Resumindo Ninguém teve toda sua família assassinada, mas ele fugiu engatinhando e foi parar no cemitério, os seres (?fantasmas/espíritos?) que habitam o cemitério cuidaram desta criança e deram uma "dádiva" para que este bebê pudesse sobreviver sendo criado por eles. São muitas aventuras, muitos personagens incríveis e ainda mundos totalmente novos e diferentes do que já havia encontrado em outras fantasias, não sabia que o mundo do cemitério pudesse ser tão criativo, rico e emocionante assim, depois deste livro vou olhar com outros olhos para os cemitérios, quantas histórias se escondem ali não é mesmo?

Instagram: @viajeira.literaria

Icaro Silva 20/07/2021

Ninguém Owens
Fácil, enigmático e dramático. Está é a história de Ninguém Owens.
Um história tão incrível, do começo ao fim. Sem nunca deixar a desejar e sempre te surpreendendo. Achei esse livro por acaso e nunca tinha ouvido falar dele... E simplesmente todos deveriam ler!!

Nice Freiry 07/11/2021

Macabro e fofo na medida certa
Esse é o primeiro livro do Neil Gaiman que leio até o final e gostei bastante.

Foi adorável, e assustador, acompanhar o crescimento e amadurecimento do Nin em meio ao cemitério.

Amei os personagens sobrenaturais e em como eles foram educando aquela criança.

ThayAvalon 16/12/2023

Relido , e amei , da primeira vez q eu liem 2020 eu n sei pq Ms eu n gostei kkkk, mas dessa vez eu gostei muito me conectei melhor , e agora tenho o segundo volume pra continuar essa história muito em breve !!

isabellamolkoli 19/02/2022

Memorável !
Li esse livro sem muitas pretensões, e fui agraciada com uma experiência literária impressionante, imersiva, incansável. Minha filha já tinha lido Neil Gaiman mas eu não. E que tempo perdi. Esse livro fala justamente sobre o tempo. De uma forma lúdica e imperdível. O tempo que vale a pena perder, o tempo que vale a pena recuperar, o tempo que vale a pena ganhar. Personagens memoráveis e carismáticos. Adoraria ver uma adaptação pras telas. Um dos melhores livros que li nessa vida. Obrigada, Ninguém.

Isabelly 04/06/2022

Lindo
Essa história é linda, mágica, encantadora. O desenvolvimento e amadurecimento de Nin durante o livre me tocou. Não esperava menos de Neil Gaiman, personagens incríveis, um mundo totalmente mágico e novo. Perfeito!

Marcello.Buzon 25/04/2022

Delicioso de ler
Como qualquer coisa escrita por Gaiman, este livro é uma delícia. Simples, com narrativa fluída e personagens ótimos. Amei conhecer os mortos e outras criaturas.
Único ponto que senti, e que talvez eu tenha estranhado um pouco, é que o livro parece que foi escrito pra ser uma HQ. Pois a fluidez da narrativa me lembrou mto esta linguagem.
De todo, mais uma ótima obra de Gaiman. E eu amo.

Tamirez | @resenhandosonhos 02/08/2018

O Livro do Cemitério
Dividido em dois volumes, O Livro do Cemitério em HQ é o desmembramento do romance de mesmo nome do aclamado Neil Gaiman. Minha relação com esse autor vem aos poucos sendo construída e confesso que fico surpresa com a forma diferente que ele monta suas tramas e como cada uma parece ser muito destinta da outra.

Depois de alguns contos, O oceano no fim do caminho, Deuses Americanos e Belas Maldições, me aventurei por essa história da qual não sabia nada, mas que acabei me encantando. Também em 2017 eu li A Garota do Cemitério, também uma HQ e foi impossível não fazer a conexão, mesmo que a premissa seja um pouco diferente. Também impossível não cogitar que tenha havido uma certa inspiração daqueles autores sobre essa que é uma trama mais antiga.

“Estava ali, no ar claro de inverno, nas estrelas, no vento, na escuridão. Estava presente nos ritmos das noites longas e dos dias fugazes”.

A proposta de crescer em meio a espíritos é algo que poderia parecer assustador, mas que para uma criança que não lembra de nada diferente daquilo, não passa de um novo significado de normalidade. Mas ele é um garoto espero e começará a fazer perguntas, questionar seus restrições e também os limites a que está limitado, o colocando em contato com coisas que ele desconhece e que, ao mesmo tempo, vão servir de motivação para que ele vá além.

A HQ tem apenas 200 páginas e é uma leitura muito agradável, e termina num exato ponto a fim de deixar o leitor ansioso por saber o que virá a seguir. A escolha de focar na introdução de Nin e no seu desenvolvimento, deixa para o segundo volume o papel de desenvolver a trama e amarrar a história.

Confesso que não tendo lido o livro e já sabendo “metade” do que vai acontecer, fiquei curiosa para ler a obra original e ver como a mesma história pode ser recebida diferentemente pela forma como é contada.

O Livro do Cemitério tem a adptação de P. Craig Russell e tem um traço bonito e sombrio, para combinar com a ambientação da história, desenvolvendo a atmosfera que, como mencionei, para muitas pessoas pode ser tenebrosa, mas que para o nosso protagonista é sinônimo de lar. Como é possível ver a cima, os capítulos tem ilustradores diferentes, o que é muito bacana também.

Deixo aqui a recomendação, especialmente se você for um fã do autor ou já leu o livro de que ele se origina, pois eu fiquei bem ansiosa para conferir a segunda parte e descobrir que mistérios envolvem o assassinato e o que Nin ainda vai aprontar até descobrir tudo.

site: http://resenhandosonhos.com/o-livro-do-cemiterio-neil-gaiman/

Popeye 16/10/2020

Uma fantasia de terror muito legal, bonita e suave.
O universo criado é rico e instigante.
Devorei os quadrinhos e hoje me sinto órfão.

Fábbio (@omeninoquele) 27/10/2021

Ele escreve demais!!!
#OMeninoResenhando
?O medo é contagiante. Pode pegar em você. Às vezes só é preciso alguém dizer que está com medo para o medo se tornar real.?
Numa noite, uma casa é invadida e uma família toda é morta por um homem chamado Jack, mas um menininho consegue escapar daquela tragédia e encontrou refúgio num cemitério, onde seres que o ocupam passaram a cuidar dele, o menino passou a ser chamado de Ninguém Owens.
Nin é um garotinho esperto e logo aprende muito sobre o cemitério, seu funcionamento e com um passe consegue fazer coisas que outro ser vivo jamais faria. Junto de seu tutor Silas, que não pertence nem ao mundo dos mortos nem ao dos vivos e uma legião de amigos que só ele pode ver e ouvir aprende a lidar com seus inimigos com truques que vão desde assombrar até sumir e invadir sonhos.
Enquanto o tempo passava e Nin crescia seguro, o mal continuava rondando lá fora, onde o assassino que matara seus pais e a irmã o esperava para concluir o trabalho, Nin sabia que enquanto estivesse dentro do cemitério sua vida estaria em segurança, pra ele conviver com a morte era algo fácil, difícil mesmo era ter que lidar com os vivos e essa é uma lição que ele terá que aprender sozinho.
Os motivos de ter sua família morta é um mistério pra Nin e quanto mais a narrativa avança, parece que esse lado é esquecido, mas ele está ali representado no mal fora dos portões e uma hora o garoto terá que o enfrentar. A narrativa construída por Gaiman é muito bem tecida em volta do amadurecer do jovem Nin e nos mostra através de uma escrita de causar arrepios e prender nossa atenção, uma trama tocante sobre amizade, lealdade e amadurecimento. Onde nosso herói tem que aprender, assim como nós, viver e sobreviver no mundo.
O livro todo é uma metáfora sobre o amadurecimento e sobre como lidar com o mundo real, ao qual pertencemos e apesar de ser algo difícil, todo mundo consegue lidar com seus problemas. Eu gosto muito da escrita do Gaiman, e devo dizer que aqui fui de novo surpreendido com as lições que o autor nos passa, de maneira muito sutil a partir da trajetória do jovem Nin.
Gaiman já havia criado uma história com um personagem criança, mas creio que aqui, a mensagem é muito mais significativa, pois mais do que nos passar uma sensação de nostalgia da infância, o autor nos mostra que o mundo real pode nos assustar, mas que todos nós aprendemos de uma forma ou de outra a lidar com ele. Eu recomendo demais e espero que curta esse livro tanto quanto curti, nem preciso dizer que a escrita do autor é muito fluida e nos envolvemos facilmente na narrativa e com os personagens muito bem criados.
#OLivroDoCemiterio #NeilGaiman #RoccoEditora #Halloween #Fantasmas

Mariana Rocher 22/01/2022

Amei
Neil Gaiman é perfeito! Que saudades de ler algo dele. Amo o tom de suspense e magia que seus livros tem. Esse quadrinho é incrível.
Cristiano.Cruz 28/01/2022minha estante
E esta obra é realmente incrível.

Fabiana.Marino 29/11/2020

Não é o meu tipo de livro
Fiquei um pouco frustrada pois foi o primeiro livro de Neil Gaiman que eu li.

Joaquim 28/05/2021

Fantástico!!!
A trama, que é ricamente ilustrada, consegue nos envolver bastante. Ela nos seduz e nos prende do início ao fim. Neil Gaiman merece todos os louvores!!!