Jurassic Park

Jurassic Park Michael Crichton

Resenhas - O Parque dos Dinossauros

andrezitojones 16/06/2023

Acho a escrita desse cara maravilhosa. Ele para a história e começa a dar umas aulas sobre as paradas q tão acontecendo. Os personagens são tudo uns canalhas tbm. Ian Malcolm total palestrinha. Livro gostosinho de ler.

Le 11/06/2023

Nostalgia pra quem viu o filme do Spielberg
O autor é excelente em descrever a biologia dos animais, sobre os genes e como funciona uma cadeia de dna, aprendi muito sobre a teoria do caos, (o matemático é o melhor personagem) porque ele era médico antes de escrever, já para narrar ação nem tanto, mesmo assim é um ótimo livro. Muitas pessoas lêem para se distrair eu também faço isso, mas temos de tirar proveito de tudo e se de cada leitura aprendermos uma coisa e se pudermos levá-la para a vida, isso sim é algo extraordinário.

bilisreads 02/06/2023

Bem-vindos ao Jurassic Park
Os filmes do Spielberg me marcaram muito quando menor e, quando descobri que era inspirado no livro, eu tive que ler. E não me arrependo. Mesmo com as diferenças e tudo, o livro acredito eu é melhor que o filme.
Acho que o que mais marca o livro são as várias perspectivas e a parte científica. Tudo muito bem feito e numa genialidade tão grande que pode-se achar que foi escrito no século XXI.
Vale super a pena.

Pedro 30/05/2023

Simplesmente a melhor obra ficção cientifca que eu ja li!
Um livro muito detalhado sobre a genética dos dinassauros, e as impossibilidades para recriá-los. Eu ja gostava do filme, mas no livro se da um amplo panorama, sobre como recriar, e os problemas desses animais.
Sem palavras para essa obra.
Muito foda!!!

Natália 29/05/2023

Amei mais do que esperava esse livro. Ele tem bastante ação e momentos que te deixam tenso pelo destino dos personagens, mas, além disso, ele traz luz a algumas reflexões a respeito da ética na ciência, que permeia todo o livro.
Outra parte interessante é quando um dos personagens fala a respeito do "fim do mundo". Pois muito se fala dos impactos ambientais no planeta, como se o mundo em si fosse acabar. Mas, na verdade, o aquecimento global significa muito mais o fim da humanidade do que do planeta. O planeta irá se transformar e muito provavelmente poderá voltar a produzir vida daqui há milhões de anos. Mas a humanidade, se não transformar o modo de produção e consumo capitalista como se conhece hoje, terá seu fim.

Marina 28/05/2023

Não esperava

Eu já tinha visto o filme inúmeras vezes, achei que a história não ia me surpreender, porém o livro é bem diferente do filme ecomo regra melhor que filme! O livro é fantástico do início ao fim.

Roberto.Azevedo 28/05/2023

Techno Thriller com tom adulto da melhor qualidade
Apesar de Jurassic Park ter sido o filme que marcou minha vida, nunca tinha lido a obra original que lhe serviu de inspiração e ainda bem que resolvi dar uma chance a esse clássico da ficção científica.

Com um tom bastante adulto de techno thriller e um início que lembra um suspense de descoberta de conspiração e explicações para os fatos com uma pegada científica bastante crível, o enredo parte para uma história de terror de sobrevivência no seu desenrolar com bastante qualidade.

Dentre as várias passagens marcantes, ganham destaque absoluto o momento da fuga do T-Rex da cerca, a fuga de um grupo de personagens por um bote no rio e a perseguição de velociraptors a outros nas instalações do parque.

Se os personagens não são tão marcantes, quem ganha completo destaque é o matemático Ian Malcom, com discursos e explicações incríveis para o porquê de o Parque fracassar. Um momento do personagem em especial me marcou muito: “Existem limites para nossas habilidades de compreender e controlar o mundo e que a ciência, cuja premissa é compreender e controlar tudo, é um sistema ultrapassado que precisa ser substituído por um novo paradigma”.

Como ponto negativo, apenas uma certa quebra de clima no terço final, tornando-se um pouco anticlimático em virtude da alta dose de adrenalina pelo qual todos passaram na luta pela sobrevivência. O desfecho deixa algumas pontas soltas para uma continuação e alguns personagens célebres do filme possuem um final diferente no livro.

Andrielly.Kret 26/05/2023

Não gostei, asmei.
Muito bom, entrou como meu favorito. Melhor que o filme, com certeza.

Poxa, matou meus personagens favoritos. (Ian e Wu) ?

Emerson 21/05/2023

Me surpreendeu
Como fã do filme do Spielberg estava com receio de me decepcionar com o livro, mas me enganei.

"Jurassic Park" é uma obra arrebatadora que nos alerta sobre a temeridade de brincar de Deus. Michael Crichton habilmente constrói uma trama envolvente, explorando as consequências perigosas da manipulação genética.

O livro nos faz refletir sobre os limites éticos da ciência e a arrogância humana diante da natureza.

Bel 17/05/2023

POSITIVAMENTE IMPRESSIONADA
Eu estou muito impressionada com Jurassic Park. Como meu ?primeiro? livro de Sci-Fi de verdade, eu estava bem sem expectativas. Sabia que teria ciência e dinossauros, mas até aí, achei que fosse superficial como o filme, ou que desse um enfoque enorme nos ataques dos dinossauros e apenas.
Esse livro é muito mais. A profundidade da pesquisa realizada para criar esse livro proporciona uma experiência tão real que em certos momentos eu esqueci que era um livro de ficção e não um relato real.
O suspense e a forma como a tensão vão crescendo aos poucos até culminar no primeiro ataque é incrível. A parte mais técnica não fica nem um pouco atrás, eu queria saber mais, eu queria ver os diálogos, eu esperava com gosto pelas discussões científico-filosóficas sobre limites da ciência e do ser humano como usuário dela.
Eu adorei os personagens, mas em especial Malcolm e Hammond pela subtrama da Teoria do Caos e todas as implicações dela no decorrer da história.
Para quem ainda está em dúvida, leia sem medo, vale muito a pena e, certamente, é um ótimo livro para quela conversa por horas a fio sobre limites, ciência e tecnologia.
Eu não vou superar esse livro tão cedo.

Maria.Aparecida 12/05/2023

Sou uma fã de todos os filmes e quando encontrei o livro tiver q ler imediatamente.
E realmente o livro é muito bom!!??

Daniel.Engelmeier 05/05/2023

Surpreendido pelo livro
Quando peguei o livro imaginava que leria uma adaptação fiel.
E após a leitura, posso dizer que vi o filme ali, dentro do livro, e ambos passam o mesmo sentimento na sua história, mas os acontecimentos, algumas características de personagens, o funcionamento do parque são beem diferentes.
E não sei falar: ah o livro é melhor, ou o contrário disso, como já fiz para alguns outros filmes / livros.
O livro traz uma narrativa mais completa, muito bem embasada, estou até agora me perguntando onde está o nosso parque dos dinossauros se a receita do bolo está toda ali no livro.
Mas o filme tem aquele deslumbramento quando vemos a grandeza desses seres e olhamos eles ao lado dos seres humanos, e isso um livro não consegue me mostrar.
Só o que tenho a dizer é: leiam! Vale muito a pena.

llRods 02/05/2023

Ciência, terror e dinossauros. A receita é boa!
Estou em uma jornada de ler livros que viraram filmes, e chegou a vez do Jurassic Park. Claro que já esperava fazer muitas comparações aqui, mas vou deixá-las de lado e tratar o filme e o livro como obras diferentes de um mesmo tema, pois é exatamente o que são.

O que me atraiu muito, logo de início, foi o extenso uso da "ficção como fato", é quase documental a forma que tudo é explicado, tornando muito mais crível, a ponto de me perguntar "será que um dia não vão fazer exatamente isso? Olha a receita toda aqui".
Além disso, a história vai muito além da ilha, não é só um problema isolado, já existe todo um mistério e um medo antes de chegarmos lá, e ele nos persegue depois de sair.
Me apaixonei também pelos detalhes de cada dinossauro apresentado. Fui pesquisando as imagens de cada nome citado e decorando os detalhes pra criar na minha imaginação aquele mundo fantástico, e depois o mundo aterrorizante quando tudo dá errado.

Os detalhes sobre os dinossauros, cenas violentas, as tecnologias, tudo me agradou muito. Mas a discussão que torna tudo mágico pra mim é sobre ciência. Os conceitos dão vida ao parque e abrem os debates e reflexões. Qual é o papel dela na nossa história, na nossa sociedade, no nosso futuro? Como o capitalismo e a ganância afetam cada descoberta e avanço científico, e muito mais. Tudo isso é muito bem debatido pelo Ian Malcon, personagem que dá voz às opiniões do autor sobre o tema em vários diálogos durante o livro todo. Praticamente todas as marcações que fiz no livro são falas dele.

"A ciência não consegue nos ajudar a decidir o que fazer com esse mundo, ou como viver."

Enfim, a única coisa que me incomodou foi o andamento no final do livro. O foco vai se alternando entre os personagens em locais e situações diferentes, muitas vezes e muito rápido. Deixa uma sensação de informação picotada. Mas nada que estrague o final da história.

É um livro incrível e vale muito a pena a leitura, principalmente pra quem gosta do filme!