Jurassic Park

Jurassic Park Michael Crichton

Resenhas - O Parque dos Dinossauros

Clara1674 23/04/2023

Jurassic Park
Em uma ilha remota, um rico empresário monta um parque temático com dinossauros vivos, criados a partir de DNA pré-histórico. Antes de abri-lo ao público, ele convida um conceituado paleontologista e sua namorada paleobotânica, um renomado matemático e também seus dois netos para conhecerem o parque - e ajudarem a acalmar investidores ansiosos. Mas a visita não é nem um pouco tranquila, já que os predadores pré-históricos escapam e começam a caçar os habitantes da ilha.

Patty Ferreira 20/04/2023

Minhas Impressões
O livro teve uma adaptação cinematográfica em 1993 dirigida pelo Spielberg e fez um grande sucesso colocando a história na cultura pop.

Meu primeiro contato foi com o filme e só recentemente descobri que vinha de uma adaptação literária. O filme apresenta várias divergências com o livro, mas para a tela funciona bem. Mas preciso dizer, se tivesse adaptado o livro do jeitinho que ele é, seria um filme de terror de qualidade!

Em relação ao livro, ele apresenta capítulos curtos que intrigam o leitor a virar páginas. Sem mencionar que o livro é mais do que uma história de dinossauros, abordas várias questões sociais e éticas.

Através do personagem Malcon (o melhor personagem seguido do Tim) traz críticas sociais importantíssimas:

“Que avanços? – perguntou Malcolm, irritadiço. – O número de horas que as mulheres devotam ao serviço doméstico não mudou desde 1930, apesar de todos os avanços.”

Ao mesmo tempo que o Ian Malcon e o Tim ficam na posição de melhores personagens, a Lex é simplesmente insuportável, mesmo sendo criança, parece que ela não entende o perigo onde estão e não perde a pose de menina mimada.

No final do livro o ritmo acelera de forma quase cinematográfica e o leitor não consegue desgrudar os olhos dos últimos 30% do livro.

Demasiado Humano 16/04/2023

Um carinho e uma nostalgia
"Jurassic Park" é um livro que tem um lugar especial no meu coração. Quando criança, eu era obcecado por dinossauros e devorei todos os livros e filmes que encontrei sobre o tema. Mas a história do Crichton que me fez sonhar em ser o Alan Grant. Eu me lembro de rever rotineiramente o "Jurassic Park" debaixo de coberta, imaginando como seria incrível ver esses animais. Foi uma magia que eu levei comigo enquanto crescia e acabou influenciando minha escolha de carreira muito tempo depois.

Lendo o livro agora como adulto, eu ainda sinto um carinho especial por essa história. É como voltar a um lugar que você amou na infância. "Jurassic Park" é um clássico da ficção científica que permanece relevante e emocionante até hoje, e eu sempre vou carregar um pouco dele comigo.

thelondonriver 14/04/2023

EU AMEIIII
Morro de medo de dinossauros desde criança (apesar de achar super interessante mesmo assim) e foi graças ao filme Jurassic Park...
E o livro consegue ser ainda mais assustador, mesmo sem imagens, só as da minha imaginação, a construção da tensão é muito bem feita, a divisão dos capítulos, aquela sensação crescente de que as coisas iam dar errado. Meio que a pessoa fica com um pressentimento ruim o tempo todo, mesmo quando já começam os problemas, e pra mim isso agregou muito à experiência, tornou a leitura bem envolvente.
Além disso, gostei muito de como é bem diferente do filme, mas de um jeito bom, dá uma outra visão dos fatos, tem uma pegada mais científica mesmo, enquanto o filme puxa muito pra ação, mas pra mim os dois são excelentes e ameiiii.
predu_arthur 14/04/2023minha estante
Livro incríveell, não é atoa que é meu favorito, a continuação Mundo Perdido tbm é muito bom, recomendo!

Roberto.Vasconcelos 09/04/2023

A vida encontra um jeito
O livro é muito superior ao filme! A forma como a história vai fisgando você aos poucos e então começa a rolar de verdade foi muito bem feita.
Um dos livros que li mais rápido, a leitura é gostosa e simples, e os personagens são bem diferentes do filme também.
O que pecou um pouco foi o pouco caso dos personagens com as mortes , tipo personagens importantes morrem e fdc, ninguém liga , já foi ...
O final achei que ficou um pouco abaixo das expectativas, mas ainda assim foi uma leitura muito boa.

Valerya insta @leslivres_ 06/04/2023

O passado....
" Vamos ser claros. O planeta não está em risco. 'Nós' estamos em risco. Não temos o poder para destruir o planeta, nem para salvá-lo. Mas talvez tenhamos o poder para salvar a nós mesmos."

Eu sempre digo que todo mundo deveria ler um livro sci-fi na sua vida. Todos eles, pelo menos os que eu li até hoje, tem o poder de mostrar nossa pequenês diante do mundo e

que o homem é o bicho mais destrutivo da face da Terra.

E o que mais me espanta (ou não) é que você lendo um Asimov de

1950 ou um Crichton de 1990 e olhando para os dias atuais, vemos que nada mudou. O homem continua a destruir nosso planeta.

Jurassic Park é um dos livros que melhor transmite a ganância do homem em controlar o mundo e a natureza e mostra nossa insignificância ao mesmo tempo.

Um senhor muito visionário e louco por dinossauros descobre uma forma de extrair o DNA

de 15 espécies desses animais e então parte para o sonho de construir um parque de diversão onde a atração seria ver de perto esses animais extintos há muitos anos.

Mas durante uma visita de inspeção dos seus investidores, suas afirmativas de que tudo estava sobre controle e que nenhum dinossauro podia procriar cai por terra e a natureza dá

seu jeito de mostrar que ninguém a controla e que o passado deve ficar onde está: no passado.

Jurassic Park foi escrito original mente para ser roteiro de um filme, mas então seu autor enxergou o potencial do enredo e o transformou em livro.

O filme foi feito e bateu recordes de bilheteria, mas o livro, para variar, deixa o filme para trás porque o está escrito em suas entrelinhas é sublime e uma verdadeira lição de vida.

Com toda certeza será o melhor livro que li este ano e um dos meus queridinhos do coração.

abnerlobo 01/04/2023

Deveria ter lido antes!
Cheio de reviravoltas o livro conta a história de um grupo de pessoas que foi convidada para conhecer o parque onde os dinossauros foram recriados.

Claro que teoricamente seria incrível, mas n prática vira uma pequena catástrofe.

O autor sabe prender bem a atenção e criou personagens bem interessantes.
Agora quero ler o Mundo Perdido

Gabs 01/04/2023

Dinossário, rawr
Levei 4 meses pra terminar por causa de uma ressaca literária que apareceu sem aviso prévio e me deixou doidinha, mas esse livro foi bom pra ajudar a passar pelo processo.

Ao contrário de quem leu o livro porque gostou do filme, eu soube que tinha livro antes de saber que tinha filme. E ainda não assisti o original, só aquele recente com o Chris Pratt e olhe lá. Então não tenho como apontar as diferenças, mas acredite: o livro é melhor.

Eu dei 4 estrelas ao invés de 5 por causa de algumas coisinhas que arrastaram a história. Por exemplo, o autor pesquisou muito mesmo pra fazer esse livro, oq eu admiro, mas em muitas páginas ele deu mais explicações científicas do que roteiro. Ao longo do livro isso foi sumindo, mas nos primeiros capítulos chegava um ponto que não havia mais enredo além de explicações biológicas sobre dinossauros muito específicos que nem tiveram destaque na história e também sobre a teoria do caos do Ian Malcolm, que poderia ter sido reduzida a uma página fácil. Mas tudo bem, porque eu gosto do Malcolm.

Outra coisa foi a construção dos personagens infantis. Por incrível que pareça, a única personagem que era realmente realista era a Lex, aquela menina mimadinha que reclama de tudo. Po, é compreensível considerando que ela é rica e tem 10 anos de idade. Agora, o que não faz sentido é o irmão dela ter 8 anos e ter capacidade pra controlar um computador avançado próprio pro parque e tbm ser super habilidoso pra fugir de dinossauros. Um monte de problema da história foi resolvido por causa do qi e da maturidade desse moleque, o que deixou um pouco a desejar sobre o roteiro em si.

Salvo essas críticas, a história é ótima. Eu amei as cenas de ação, amei as bombas de adrenalina e as perseguições, amei a aflição que eu senti lendo. Acho que dava pro livro ser mais curto, mas eu gostei pacas dele. Só não dei logo 5 estrelas por causa disso que eu falei em cima, mas com certeza é um livro que eu recomendo. Tem vários plots, tem ação, tem raaawr e tudo o mais. Vale a pena ler. Só não decorei o nome do povo todo então eu me perdi bastante. Tirando isso também, é um livro bem do bacana.

Lara1052 28/03/2023

Impressionante
Esperava ser um livro bom ja que amo os filmes, mas me surpreendeu, a narrativa é otima com riqueza nos detalhes mas sem ser massivo

obede.leite 28/03/2023

Fantástico e surpreendente
Michael Crichton nos leva à Isla Nublar, onde um grupo de cientistas, a convite do entusiasta pesquisador John Hammond, se aventura em uma viagem de vistoria e endosso de um parque temático, tido como o empreendimento mais tecnológico do mundo quando aberto ? o Jurassic Park. Porém, durante esse passeio, alguns imprevistos acontecem e os visitantes passam a lutar por sua sobrevivência.

O livro narra toda a história com uma riqueza de detalhes absolutamente incrível. Há algumas passagens que não foram abordadas na obra cinematográfica, o que pode ser um atrativo a mais e, para quem gosta de um thriller, esse romance é um prato cheio para se deliciar.

Aline 23/03/2023

Do início até os 60% parecia que eu ia transcender de tão bom que tava esse livro. Escrita fluida e vários assuntos de biologia, tecnologia e filosofia trazidos de forma interessante e fácil de entender. Eu aprendi mais de biologia aqui do que todo meu Ensino Médio. Eu estava preferindo o livro ao filme, principalmente por tanta cena boa que não foi adaptada. Mas ai, quando foi o parque deu errado, o livro foi junto. O autor tinha uma mania de colocar vários pontos de vista de uma vez só. Duas páginas no T-rex, três na sala de controle, de novo pro T-rex. Isso quebrava a tensão do momento e deixava confuso. Havia cenas também, que o autor prometia e não entregava. Mas do nada acontecia coisas que eu não conseguia respirar de tensão. O livro ia de 8 a 80 muito rápido. Ellie não fez quase nada, o que me incomodou. É muuito bom, mas mal estruturado e precisava de mais gore.

Carlitos 23/03/2023

Melhor livro de ficção científica que eu já li
Eu amo dinossauros e amo o filme Jurassic park, então eu já sabia que iria gostar do livro que deu origem ao filme. E não deu outra, amei demais a história, muito diferente do filme, mas um diferente bom. Fala muito sobre a ganância humana e sobre a teoria do caos, os personagens são muito cativantes e os dinossauros... Nossa, aqui eles são muito mais vorazes e aterrorizantes.
Michel Crichton escreveu essa obra prima com maestria.

Edy 22/03/2023

Jurassic
A história é envolvente, e quase me fez acreditar que podemos trazer esses magníficos seres de volta.
Acredito que tem bom embasamento científico por trás.

Regiane.Consulin 21/03/2023

Um clássico é um clássico.
O filme é um dos meus preferidos, sendo assim, resolvi ler para fazer a comparação.
No começo do livro, achei um pouco arrastado e algumas partes de como o parque foi criado eram muito teóricas, mas depois que acontece a clássica parte que os carros param no meio do parque... aí que a história fica mais interessante e me prende até o final.
Várias vezes durante a leitura, fui lembrando de como era no filme e só posso dizer que o livro agora é um dos meus favoritos.