O Festim dos Corvos

O Festim dos Corvos George R. R. Martin

Resenhas - O Festim dos Corvos

Sammy 16/03/2024

Quanto maior o livro, melhor
Se alguém falar que o Martin é arrastado ou lento, eu vou discordar. Essa infinidade de detalhes é o que faz a complexidade de ASOIAF.
Sinceramente esse livro só não foi tão perfeito pq ele só aborda os personagens que eu gosto menos e deixa o melhor pra Dança dos Dragões.

readsmel0 31/01/2023

o mais lento até agora
Depois do caos de acontecimentos, guerras e plots mostrados em A tormenta de espadas, o leitor pode começar o próximo volume esperando algo parecido. Mas diminua as expectativas: O festim dos corvos é um livro lento e as sementes plantadas só começam a florescer lá pra 60% da história. E isso não quer dizer que seja um livro ruim, porque apesar de tudo é o Martin e mesmo com uma história lenta ele consegue escrever magicamente.
A Cersei é a dona desse livro, depois que o pai morre ela decide de vez se botar para governar Porto Real, achando que tá arrasando e tentando de certa forma imitar o que o pai faria em certas situações. Mas a verdade é que ela só é imprudente e desmiolada, fazendo uma merda atrás da outra, tanto que no final as consequências chegam. (Nada me dá mais satisfação)
Como li esse volume junto com A dança dos dragões, a leitura não ficou tão arrastada, mas ainda assim sinto que o autor poderia ter organizado melhor os capítulos da Brienne por exemplo, onde ela fica vagando e vagando e não acontece coisas MUITO relevantes para a história.

GustavoDC 03/11/2022

Bom, mas com menos ação.
Este quarto livro da coleção aborda mais eventos com Brienne Tarth, Jaime Lannister, Cersei Lannister, Samwell Tarly, Sansa Stark, Arya Stark e os Greyjoy (ilha de ferro).
Desses personagens, eu gostei mais dos capítulos com a Arya e Cersei.
Nesse livro há pouca ação e mais jogos políticos e de interesses. Nota-se as peças sendo mexidas sobre um tabuleiro para depois virem as jogadas importantes.
A religião nesse livro ganha bastante força e influência. Essa parte foi bem parecida com a do seriado.
Nota 4 em 5 estrelas.

Isabela.Silva 30/10/2022

Bem verdade que é O Festim dos corvos
Mais uma vez surpresa com o quanto o livro é diferente da série, que é bem normal em adaptações, mas não deixa de assustar.
O arco da Brienne, do Cão - me pergunto como será o final dele nos livros, caso ele ainda tenha um.
Ainda na confusão de amar e odiar o Jaime na mesma intensidade.

Isa 05/08/2022

O Festim Dos Corvos
Na minha opinião as narrações acabaram quebrando um pouco da história dessa vez e acho válido avisar que muitos personagens foram deixados de lado nesse livro, propositalmente, e sua versão da história só vai estar no próximo livro.
Mas eu cheguei até aqui por um motivo: eu amo a história então recomendo sim!

Giovanna 15/06/2022

urfa
demorei muuuuuuito pra terminar, senti muita falta de alguns personagens mas no fim do livro foi explicado o porquê kk mas muito bom me envolvi mais no final e preciso ler pra ontem o próximo!

tainabooks 01/04/2022

Até agora o que menos gostei. Nesse da pra ver MUITO a diferença do livro com a série, e prefiro o livro. A melhor parte foi a da Cersei e os pardais, fiquei até com pena. Saudades da Daenerys! Gostando de ver o Sam.

Andreia 16/03/2022

A partir desse livro, a história do livro e do seriado começa a se afastar e a se tornar duas histórias, praticamente, diferentes. George R. R. Martin continua fazendo um trabalho incrível ao criar uma trama complexa, envolvendo diversos personagens e núcleos, entrelaçando todos, sem deixar nenhuma ponta solta.

Quando as coisas parecem entrar nos eixos e a guerra parece estar chegando ao fim, uma série de eventos muda os rumos da história e vemos que a guerra pelo Trono de Ferro não está nem perto do seu final. O autor mostra nesse livro, que não existem personagens principais ou importantes demais para o rumo da história. Aqui vemos pouco sobre Jon Snow, Daenerys e seus dragões, entre outros personagens que tiveram mais destaque nos livros anteriores.

Nesse livro somos apresentados a novos lugares, novos personagens, além de saber um pouco mais de personagens que não tiveram muito destaque, anteriormente, na história, como Brienne. Pequenos detalhes na trama, deixam o leitor intrigado sobre para onde o autor está levando a história, já que não podemos levar em consideração o desfecho do seriado. Ao terminar esse livro fiquei extremamente ansiosa para saber o que vem a seguir, ao mesmo tempo que triste, por não termos uma finalização para essa série maravilhosa! Mas, mesmo assim, recomendo muito que todos conheçam As Crônicas de Gelo e Fogo. Quem é fã de fantasia, não vai se arrepender!

Zezzo 16/03/2022

O ponto alto desse livro e sem dúvida a narração da Cersei, com esse acréscimo o desenvolvimento e aprofundamento da personagem melhora completamente, outro ponto positivo são os capítulos dos Greyjoy e Martell, novas casas muito diferente das demais até então apresentadas e interessantíssimas. De resto o livro mantém a mesma qualidade dos demias, esse é um pouco mais "parado" sem grandes batalhas porém exploram bem as consequências da guerra dos tronos para cada um dos personagens. Senti muito a falta dos capítulos da Dany e Jon, eles são os melhores!

GustsSantos 27/02/2022

Uma leitura impressionante, marcada por reviravoltas e, novamente, um incrível desenvolvimento do universo. Eu esperava que acompanhar personagens tidos como "secundários" seria, no mínimo, enfadonho, mas eu não poderia estar mais enganado. O livro flui surpreendentemente bem, já que, ao contrário dos livros antecessores, esse é, de certa forma, mais direto ao ponto, mas sem deixar de lado toda a complexidade e desenvolvimento necessários em uma história dessa magnitude. Acompanhar os pensamentos de personagens como Jaime, Cersei, Brienne e Samwell te leva a olhá-los com outros olhos ou até mudar suas concepções sobre eles. Enquanto isso, ter acesso à mentes inéditas como a de Arianne Martel, Areo Hotah e os, particularmente insuportáveis, mas necessários, Nascidos do Ferro, contribui com a experiência de leitura, expandindo essa história e te deixando ainda mais instigado com os rumos que essa trama vai tomar. Assim como os outros, esse romance conta com a maravilhosa escrita de George R. R. Martin, o que o torna incrível e indispensável para todos os fãs de fantasia adulta.

2022 #8

Olguinha 27/08/2021

É certo que a dinâmica não é a mesma dos outros livros, no entanto a leitura continua extremamente interessante eos acontecimentos ainda mais marcantes. Realmente digno de de George.

Não foi o melhor livro que li dessa saga, mas foi a leitura mais simples, não sei se pelo conforto com o mínimo de personagens, ou se já me acostumei.

Loba Literária 11/08/2021

Talvez o melhor da série até agora???
Devagar e lentamente se lê Martin. Mas esse livro foi super interessante e adorei ver o ponto de vista da Cersei, que se tornou uma das minhas personagens favoritas. Senti falta da Daenerys, e a desgraça continua reinando solta em Westeros.

Vini 27/07/2021

Bom, pero no mucho
Basicamente após o maior e mais impactante livro da série, A Tormenta das Espadas, O Festim dos Corvos tem a missão de mostrar o pós guerra. O título por si só é fantástico, já que após consequência da Guerra dos Cinco Reis no segundo livro e dos acontecimentos no terceiro livro, Weasteros está caótico e esse livro tem esse missão de finalizar ciclos que ficaram em aberto e também apresentar importantes elementos do enredo de Porto Real e das Terras Fluviais.

O maior ponto negativo do livro é a divisão territorial, já que ele se passa ao mesmo tempo que o quinto livro, A dança dos Dragões, e que devido a essa divisão, os maiores e mais importantes acontecimentos não estão acontecendo com os personagens contidos nesse livro e nem nessa extensão territorial. Além da falta que personagens como Jon, Dany e Tyrion fazem pra história, apesar de personagens como a Sansa, Arya e Cersei (que finalmente tem seus capítulos de ponto de vista próprios) serem abordados no quarto livro (O Festim dos Corvos), todas as outras histórias não são tão interessantes, como o enredo das Ilhas de Ferro. Eu particularmente não suporto nenhum dos Greyjoy, e o fato deles estarem bem presentes nesse livro, tendo personagens Greyjoy?s com capítulos de ponto de vista e inserção de mais integrantes à essa família, dificultou a leitura para mim. Além disso, os capítulos passados nas ilhas de Ferro não são bem distribuídos ao longo do livro, o que me fez enrolar muito a leitura, já que eu não aguentava mais aquele ambiente.

Por outro lado, o enredo de Dorne é bastante interessante e em geral é um bom livro, mas que em comparação aos seus antecessores deixa a desejar, porém recomendo fortemente

Thaís 21/05/2021

foi o livro que menos gostei até agora por conta de não mostrar os personagens que eu mais gosto, mas isso não quer dizer que o livro é ruim, de jeito nenhum!!
alguns personagens eu adorei acompanhar a história e saber um pouco mais sobre o que se passa na cabeça, como a cercei e o jaime (apesar de já ter capítulos dele no livro três). outros personagens eu achei que a poderia ter mais capítulos ou mais destaque, queria ter visto mais da arya e da sansa. entretanto adorei conhecer mais a história da galera da ilha de ferro e do pessoal de dorne que são bemmmmm mais trabalhados que na série.
enfim, é um ótimo livro e estou ansiosa p concluir o último livro lançado.

Raca 07/02/2021

Nesse livro o meio foi um tanto arrastado mas o encaminhamento para o final, lá pelos 70%, realmente foi bom para mim, vou para o quinto com muitas expectativas.