Oliver Twist

Oliver Twist Charles Dickens

Resenhas -

anafbranco 14/12/2021

lindíssimo mt fofo e mt mt mt bom como classiccos devem ser!! ps adoro o charles dickens ps2 agr tenho q ver o musical
milly 26/02/2022minha estante
Tem musical???

J P Ramos Escritor 28/09/2022minha estante
Antebraço, Dickens é um dos melhores escritores de todos os tempos.

J P Ramos Escritor 28/09/2022minha estante
Antebraço= anafbranco.

Gabriel 28/01/2021

Oliver Triste :'v
Eu esperava mais :v , esse livro é "famoso" por ser o primeiro romance inglês protagonizado por uma criança, porém parece que dão mais foco para o pessoal do Fagin do que pro próprio Oliver.
Mesmo o livro sendo lançado em 1838, a escrita não é tão difícil de entender :v

Davi 13/01/2023

"Uma novela inglesa"
Acabo de presenciar a primeira decepção do ano!

A linguagem do Dickens nesse livro é boa, as coisas conseguem ser bem descritas e ambientadas, mas o enredo lembra muito o de uma novela das 19h.

Uma quadrilha de ladrões que dá golpes, um garoto que sofre abusos desde cedo, um casamento que não está sendo consumado pois a moça é de uma "classe menor" e não se acha suficiente... Coisas rotineiras em um roteiro de novela.

Não é ruim, mas eu esperava muito mais da obra como um todo.

Dime 02/05/2020

Uma emocionante história
Eu chorei muito nas 100 primeiras páginas de sofrimento do menino Oliver. Cada página lida, a vontade de abraçá-lo só crescia. Uma história cheia de reviravoltas. Muito boa.

Isabel 09/03/2023

Primeiro livro que leio do Charles Dickens e gostei muito. Uma leitura bem fluída e personagens marcantes.

bequinha 19/01/2022

mas com relação ao futuro, você pode ter esperanças!
Bem, quem leu sabe que nem o futuro da personagem que foi dirigida esse discurso do título se cumpriu alguma esperança. Mas que isso não desanime a nós leitores dessa fantástica obra, de levar para si essa lição. Que livro incrível! A escrita de Dickens é tão poderosa, me cativa de um jeito extraordinário, que mesmo nas partes descritivas extensas, você se sente impelido a continuar movido na gasolina da sagacidade do autor. É uma história comovente, quase toda regada de sofrimento, que te leva a ansiar a alguma paz na vida dos personagens, mas me trouxe muitos ensinamentos e me exercitou muito a empatia. Por mais que a história tenha sido excelente, continuo sustentando que o ponto alto dos livros do Dickens, é sua escrita e o modo que ele trabalha apresentando suas opiniões e afirmações dentro da história. Muuito bom!!
Rafael Kerr 19/01/2022minha estante

Leo 19/01/2022minha estante
A escrita dele é realmente poderosa. Esse livro é maravilhoso.

Antonio.Junior 08/04/2021

Primeiro Charles Dickens lido
Esse foi o meu primeiro contato com o tão aclamado romancista inglês Charles Dickens. Não teve outra, foi paixão a primeira página. Pelo que percebi, começei com o pé direito na obra do Dickens, podemos encontrar neste romance de sua juventude literária todos os elementos que caracterizam o autor, que no futuro chegariam ao ápice da magnificência em seus dois romances principais (David Copperfield e Grandes Esperanças). Por isso aos entusiastas de Dickens este é um livro indispensável para entender a evolução literaria do autor. A escrita do Dickens é muito fluída e envolvente, é impossível não se emocionar com as aventuras do pequeno órfão Oliver. Tramas bem elaboradas, personagens carismáticos (Nancy é simplesmente maravilhosa) e sofrência, muita sofrência.

Fabiola Hessel 17/09/2021

Desventuras do jovem Oliver
Oliver Twist é um órfão que passa por poucas e boas, nesse livro acompanhamos sua vida do nascimento até a adolescência. A primeira metade desse livro deixa a gente triste e com vontade de abraçar o pobre menino que encontra todo tipo de gente maldosa e passa por situações de perigo e extrema pobreza.

Minha experiência com esse livro mudou muito com a releitura, me apaixonei por esse livro. Mas acho que dessa vez sofri muito mais com as mazelas de Oliver, gostei de quem cuidou dele e quis brigar com quem foi maldoso com ele, é como se ele realmente fosse uma criança real e não um personagem de livro.

Dickens sabe, mesmo que ás vezes isso irrite de tão real que parece, como construir personagens que cativam e causam repulsa, criar situações que fazem o leitor prender o fôlego, se emocionar e também rir.

Nesse livro não faltam críticas sociais, ao governo e à sociedade hipócrita que finge se compadecer com a pobreza, quando na verdade desvia o olhar. O tom sarcástico é ácido às vezes trás um sorriso, mas quando percebemos o motivo do riso ele se torna amarelo porque as situações por trás são tristes, envolvem pobreza e sofrimento. O narrador desse livro é quase um personagem e ele dá o tom perfeito para a história.

Eu adoro os encontros e desencontros, as coincidências e como Dickens usa de forma caricata a aparência física para caracterizar a personalidade dos personagens também.

#clássico #literaturainglesa #romance #Dickens #entrelivros

Fer Oliveira 14/09/2021

Oliver Twist - @prologosdafer
Quando uma pessoa não tinha condições de sustentar recorria ao asilo dos pobres. Local esse que tinham roupa e alimentação, além de ter condições de aprender um ofício quando jovem. Falando assim parece ser um ótimo lugar, mas não quando é o Dickens que descreve.

Oliver nasceu em um desses lugares, sua mãe morreu no parto e não havia nenhum conhecimento de parente vivo do pobre menino. Tratado como um estorvo o menino é mal tratado e jogado de um lugar a outro até cair nas mãos de uma quadrilha de ladrões comandada pelo judeu Fagin.

O órfão começa a ser treinado nas artes da mão leve e o chefe da quadrilha tem planos ambiciosos para o garoto. Logo na primeira chance que Oliver vai para a rua por em prática o que aprendeu as coisas não dão certo e ele quase tem o destino profetizado muitos: a forca.

Só que a sorte de Oliver começa a ter uma mudança e ele será ajudado por pessoas bondosas que cuidarão dele e uma luz no fim do túnel pode ser vista.

“Gradualmente, ele caiu naquele sono tranquilo que somente o alívio de sofrimentos recentes possibilita; aquele repouso calmo e pacifico do qual dói acordar.”

O futuro de Oliver começa a ter um brilho diferente quando um golpe do destino deixa tudo mais escuro. O menino acaba voltado as mãos da gangue e uma nova missão para o pequeno é planejada. Quando tudo dá errado novamente, e achamos que o fim de Oliver está próximo, temos um sopro de mudança para a melhor.

Esse livro foi o meu primeiro contato com Charles Dickens. Tive um pouco de dificuldade em aceitar a ironia com que situações desesperadoras eram tratadas e descritas, cenas tristes e pesadas escritas com um humor ácido. Sofria junto com Oliver, não aguentava ver tanto sofrimento com uma criança.

Lia a história no conta gotas, demorei bastante tempo para engrenar na leitura. Pra mim, a leitura só melhorou a partir de 70% do livro, talvez seja por que o destino de Oliver começou a melhorar e as pessoas que o maltratavam começaram a ter o que mereciam. As reviravoltas que ocorreram no fim do livro me surpreenderam.

“Eu não sabia – replicou o senhor Brownlow, também se levantando -, mas nas últimas duas semanas, fiquei sabendo de tudo.”

Eu gostei muito de como Dickens finalizou a história e não fiquei me questionando o que aconteceu com nenhum personagem porque ele conseguiu dar um final para todos; foi tudo bem amarrado.

site: https://www.instagram.com/p/CTz2AZyrBlP/?utm_source=ig_web_copy_link

Ellen 01/07/2021

Sobre a pureza de uma criança..
Dickens ?
Que pureza a do Oliver. Em meio à tantos sofrimentos, vemos sua integridade, sua bondade e seu amor.
A maneira sarcástica e astuta de narrar os acontecimentos me prendeu ainda mais. Gostar de Charles Dickens é um caminho sem volta mesmo! ? ???

P.S.: não recomendo a edição da Principis, que tem muitos erros de separação de frases e narrativas, erros de pontuação e erros gramaticais em geral. Foi muito barato, mas não sabia que a editora tinha essa característica e preferiria ter investido mais em uma edição bem revisada.

Carol.Panaro 10/06/2020

Oliver Twist foi o primeiro romance da história a ter uma criança como protagonista, e Charles Dickens não podia ter construído uma história mais palatável, apesar das dores, do reboliço que foi a vida de Oliver. A ambigüidade da vida e de personalidades são muito bem pautadas, inclusive na narrativa, que apresenta a miséria e a feiura, assim como as virtudes e a beleza, nos ambientes e cenários de acordo com o que é apresentado pelo coração de cada personagem, sem mencionar a delicadeza e a doçura com que Dickens refere-se a qualidades femininas. Nem um ponto sem nó, uma história linda, que fez -me chorar, e muito (página 29 e eu já tinha chorado três vezes), mas que também aquece e te dá personagens magníficos, tão bons e benignos, que você sente-se acolhido e passa a identificar e procurar em sua vida cada vez por tão bons corações.
Escrever Oliver Twist certamente foi um ato de bondade de Charles Dickens, e quão grata sou por isso. Mais um que entra pros favoritos da vida e que eu ainda tenha muitos anos pela frente pra poder ler quantos Charles Dickens for possível

Tiago 06/05/2021

Pobre Oliver
Esta foi a minha primeira incursão na obra de Charles Dickens e posso dizer que foi uma agradável surpresa. Eu sabia apenas que esta era uma das primeiras obras literárias cujo protagonista era uma criança e, sinceramente, não fazia a mínima ideia do que viria.

Apesar da história ter como centro o órfão Oliver Twist, eu enxergo o enredo como algumas histórias paralelas que vão se tocando aos poucos ao longo do livro até convergirem no desfecho da trama.

A crítica social de Dickens ao longo da obra é simplesmente brilhante. Nos é oferecido o retrato de uma sociedade onde os pobres são tratados abaixo de qualquer conceito de aceitável. A ironia e sarcasmo de Dickens ao descrever as maldades são espetaculares. Dickens também impressiona com o texto descritivio das condições das ruas e casas na zonas mais pobres de Londres e vilarejos da Inglaterra. Há certas partes do livro em que sentimos muita angústia pelas provações que passam alguns dos personagens, principalmente Oliver. Depois de ler este livro e o "Medicina dos Horrores" de Lindsey Fitzharris, só posso estar agradecido por não ter vivido na Londres do século XIX.

Ari 24/02/2021

Oliver Twist
Oliver Twist foi escrito pelo escritor Chales Jonh Hufam Dickns. A história de Oliver Twist, nada mais é que uma denuncia do modo como as crianças eram tradadas nos orfanatos (asilo de pobres chamada na época) da sociedade inglesa e de como elas levavam a vida na marginalidade. As crianças eram tratadas com violência e eram obrigadas a trabalharem e a alimentação bastante precária. Muitas crianças chegavam a morrer de fome nesses estabelecimentos de misérias. Então vamos para uma peque introdução a história de Oliver Twist, que retrata esse antro de perversidades e miséria.
Assim que a mãe de Oliver morre ao dá à luz em uma casa de correção, Oliver é levado para a casa de asilo aos 10 anos de idade, protegida pela Paroquia de são Pedro. Lá Oliver sofre constante agressões por parte do Sr. Bumble, bedel responsável pela inspeção de orfanatos e asilos. Após perder uma aposta na hora do almoço, Oliver tem que cumprir com a aposta feita com as outras crianças do asilo, que é pedir mais mingau de aveia, morto de fome ele cumpre, depois desse episódio ele é expulso, assim ele vai ser aprendiz de comercio na casa do Sr. Sowerbery, agente funerário. Novamente Oliver é bastante maltratado na casa do Sr. Sowerberry, então em um momento oportuno ele foge para Londres, e conhece Jonh Dawkins chamado de Embusteiro. Jonh oferece obrigo e comida a Oliver, assim Oliver aceita e se envolve com uma gangue de ladrões liderado por Fagin o judeu. Oliver fica à mercê de Fagin, obrigando-o a cometer roubos. Em um momento em que Oliver sai com o Embusteiro e Charley Bates, os dois larápios rouba um lenço de um senhor e sai correndo, Oliver fica nervoso e sai correndo do local e é pegue e levado para ser acusado de roubo, Perante o juiz ele desmaia pois está muito fraco, o mesmo senhor que foi roubado ver que Oliver é inocente e é levado para ser cuidado em sua casa, assim começa a trajetória de mais tramas e descobertas.
A cada virada de página pode trazer uma grande surpresa ou a história pode mudar totalmente de rumo, isso faz com que o leitor queira saber mais o que vai acontecer com o jovem Oliver. Com os relacionamentos que Oliver traça ao conhecer pessoas que provavelmente o acolhem, ele irá descobrir sua origem, e como se sucedeu a história de sua mãe até o momento em que ela chega a casa de correção e dá a luz. O final mostra uma grande surpresa.

Elydu 08/11/2021

Mesmo o livro sendo lançado no século XIX, a escrita não é difícil de entender, mas a leitura foi bem maçante, sendo considerada instigante somente após 40% concluída. Por outro lado, é impossível não se apegar ao jovem Oliver (várias vezes me pareceu que estavam falando de uma criança real e não um personagem de livro) e não perceber a complexidade de todos os outros personagens que com suas personalidades são capazes de causar repulsa e em outras ocasiões fazer o leitor sentir compaixão e, mais vezes do que posso contar, rir.

✨Nesse livro não há ausência de críticas sociais à sociedade e ao governo que se aproveita da pobreza dos indivíduos para gerar benefícios próprios, fato que se fomenta através de críticas feitas pelo próprio narrador.

✨Admito que poucas vezes tive dificuldade em identificar com certeza a ironia por trás das doces palavras utilizadas para se referir aos personagens, cenas marcantes e atos deploráveis, tornando o narrador uma parte ativa da história. Mas creio que isso é irrelevante comparado aos mistérios e cenários reflexivos que estão presentes desde o início da narrativa.

✨Ademais, o desenvolvimento da história foi muito bom, Dickens não deixa sequer uma ponta solta acerca do destino dos personagens. No final, há uma reviravolta que realmente me surpreendeu e me fez querer ter dado mais atenção a fatos que eu considerei "insignificantes" para o desfecho da obra, principalmente quando relacionado ao passado de Oliver.

site: https://www.instagram.com/aviao_literario/