Posso pedir perdão, só não posso deixar de pecar

Posso pedir perdão, só não posso deixar de pecar Fernanda Young

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Andrea 01/04/2024

Leitura fluída e temas sensíveis em uma história incompleta
É um livro bem curto, li em poucas horas entre voos, a autora aborda temas delicados em uma espécie de romance de formação, mas a história não é exatamente linear. Parece que faltam pedaços importantes para que se compreenda as minúcias dos temas.
É um livro sobre liberdade, inconformidade, rebeldia e desajuste. É sobre Nina, uma menina envolta em uma criação conservadora e que pensa por si mesma. Que despreza tudo à sua volta, mas mesmo assim não consegue se desvencilhar totalmente do destino que desenharam para ela.
A autora aborda como questão central a descoberta do sexo e a liberdade que é atingida por meio dos prazeres sexuais. Nesse sentido é bastante explícita. O livro foi escrito quando ela tinha entre 17 e 18 anos, ou seja, era adolescente. Isso faz dele um romance bastante ousado.
Nesse livro a protagonista tem voz, é completamente imperfeita e questionavel, mas não passou pela vida sendo submissa. Pode-se dizer que Nina viveu. Experimentou à sua maneira a liberdade que lhe foi possível e talvez tenha atingido um certo grau de loucura.
Enfim, é um romance que parece que devia contar mais do que conta, mas que aborda temas interessantes de maneira despudorada e explícita, não é para todo mundo definitivamente. Gostei da leitura e aguçou minha curiosidade quanto à Fernanda Young.

mizumonilda 25/03/2024

Chega
Oq foi esse livro oq foi esse final o que.......

tipo ok eu entendi q isso tudo foi efeito da repressão q ela sofreu desde a infância, mas grande parte de tudo oq sucedeu foi porque ela é uma 🤬 #$%!& kkkkkkkk adorei ver ela se lascando sendo honesto

Fernnanda.Stumbo 22/03/2024

Escolhido de Março para o #Desafio2024JEE com o tema: um livro escrito por uma mulher.

Meu escolhido foi Posso Pedir Perdão, só não Posso Deixar de Pecar de Fernanda Young.

Meu primeiro contato com a autora e nada do que eu esperava! Assisti diversos programas com Young, entrevistando e entrevistada e a admiro demais! Ao ladinho de Rita Lee, Pitty, Astrid e Fernanda Torres, considero mulheres fortes, de pensamentos a frente de suas gerações, defensoras de seus ideais, autênticas e mães incríveis!

Mas sobre o livro em si, preciso ser sincera, não é um que eu recomendaria a amigos... A leitura flui rapidamente, linguagem simples e clara, mas a história não tem muito sentido, houve momentos que eu me questionava se ainda era sobre os mesmos personagens.
Considerei que a autora tinha apenas 17 anos ao escrevê-lo, o que podemos notar características da juventude, da mesma forma que também podemos notar características típicas dela ali, principalmente nos assuntos sexuais.

A obra nos narra a tentativa de liberdade de uma moça em relação a sua família tradicional e religiosa de uma cidade pequena. Dada em casamento bem jovem, com a expectativa de um casamento santo, enquanto pretendia outros caminhos para si, mesmo que ainda considerado tabu ou desrespeitoso.

Inicia de forma interessante mas no decorrer vai perdendo o sentido e faltando informações, entra personagens que não entendemos de onde vieram e acaba "sem pé, nem cabeça".
Com certeza, darei chances a outros livros da autora, pois acredito que sua imaturidade etária possa ter afetado o êxito deste, mas de qualquer forma, seu talento não passa despercebido.

Apreciei bastante um trecho que acaba por justificar o título escolhido, e encerro a resenha com ele:
"Perdão. Não me custa pedir perdão, não me custa dar possibilidades (...) Posso pedir perdão, só não posso deixar de pecar. Tudo o que eu gosto me parece sempre um pré-pecado. Por que teremos sempre que nos punir pelo que gostamos? Por que devo ser considerada uma alma ruim pela balbúrdia do prazer? O prazer será sempre motivação egoísta? E a palavra, será que sempre me mostrará a verdade do que escuto? Será sempre pregada como palavra de cura e de salvação? (...)
A grande surpresa será quando todos em geral perceberem que quem julga o juízo final não é Deus nem Satã, mas o desejo, o sexo personificado em homem-mulher, só que em um só corpo, algo andrógeno, indefinidamente belo e sedutor."

- Texto postado originalmente em meu Instagram (@festumbo).

luisaannaa 29/02/2024

?Eu sou imortal, pois não vivo em função de nada, na Terra serei imortal e fora dela nada serei, além da lembrança que aqui ficar ou o eco das minha opiniões?

Vii 03/02/2024

Um spoiler tardio
Primeiro, antes de falar sobre o livro em si, é preciso ver o contexto em que ele foi escrito. A autora tinha apenas 17 anos quando escreveu o livro (sendo seu primeiro) em 1987, apesar de só ser publicado muitos anos depois, em 2019, mesmo ano em que a autora faleceu. Por ser tao nova, é possível observar algumas "falhas", algumas partes poderiam ser abordadas de forma mais profunda, por exemplo. A história não me agradou, mas é algo mais pessoal meu. Apesar disso, mesmo tao nova, é possível observar características dessa artista que mais tarde se revelaria tao talentosa.
É um primeiro livro que apresenta um spoiler do que estaria por vir, apesar de ser sua última publicação.

Marcelo 29/01/2024

Resenha publicada no Booksgram @cellobooks ?
Esse foi o primeiro livro escrito por Fernanda Young aos 17 anos, mas coincidentemente foi o último livro publicado pela autora, após a sua morte em 2019. Fernanda já estava trabalhando nele para publicação mas não teve tempo de fazer os ajustes necessários e a editora começa o livro ressaltando isso pois de fato o texto parece um tanto cru ou mesmo inacabado.

Narra a jornada de liberdade de uma jovem criada em uma família tradicional e religiosa. Crescendo em um ambiente autoritário, a protagonista descobre sua sexualidade e questiona a construção da Sagrada Família. Como a autora sempre foi conhecida, esse texto também reflete um toque provocativo e indigesto para alguns: A narrativa revela os laços abusivos e autoritários dentro de casa, levando a personagem a buscar sua própria liberdade, enfrentando a rejeição da sociedade que a vê como louca e perigosa.

A trama se desenrola em torno da personagem, prometida a um casamento santo, enquanto ela explora outros caminhos, desafiando os tabus religiosos sobre o corpo feminino. O enredo aborda experiências comuns a jovens e mulheres adultas que enfrentam a influência dos dogmas religiosos em suas vidas.

Como ressaltei anteriormente o texto parece cru e inacabado. Os primeiros capítulos são interessantes e promissores mas ao final do livro o texto vai ficando confuso, vão entrando novos personagens que parecem deslocados no texto e parece que tudo fica jogado sem uma linha clara de raciocínio ou do porque de estarem ali.

Mas para quem, assim como eu, que é fã da autora, vale conhecer o caminho por onde a autora começou seus primeiros passos na literatura. Trata-se de um livro que apresentava um potencial e já apontava para uma autora que tinha tudo para ser um sucesso pela frente (assim como foi).

angela 22/01/2024

Nos poucos parágrafos que entendi, achei interessante. mas como um todo, não consegui montar um sentido completo kkkkk maluquissimo mas diferente e interessante

Indy 18/01/2024

Visceral e Corajoso
Esse é o primeiro livro que leio da Fernanda Young, e não consegui parar de pensar e ler!

Lógico, o livro em alguns pontos tem algumas narrativas bagunçadas e confusas mas vale considerar que a querida escreveu com 17 anos né gente.

O fato dela ter escrito tão jovem ainda é mais genial, uma jovem de 17 anos nos anos 1987 ter um pensamento tão a frente do seu tempo e transgressor é no mínimo incrível e de uma coragem sem tamanho.

Gostei especialmente das partes onde a protagonista começa a ter a percepção de sua própria sexualidade.

mary.abade 14/12/2023

Sendo sincera? Só considero a história razoável porque a escrita da Fernanda Young é fascinante! Li o livro com bastante facilidade e não tive dificuldade alguma, sem parar. Ainda sim, a história não faz sentido algum e tudo é meio perdido, sem nexo. O final ficou incompleto, estranho. Até pensei que faltava páginas.

Apesar disso, entendo as circunstâncias em que o livro foi lançado.

luamagnetica 24/11/2023

É realmente impressionante a habilidade de Fernanda em traduzir tantos sentimentos complexos e socialmente reprimidos. Essa obra é genial, nos faz conhecer partes em nós que não sabemos bem como identificar, nomear, compreender.

A vulnerabilidade da autora em assumir toda estranheza que vive em cada ser humano mas que reprimimos é emocionante, original e necessário. Um retrato realista do caos que é a nossa mente e um mergulho no labirinto das nossas emoções, principal na juventude.

Há uma tonelada de homens escrevendo sobre sua sexualidade em diversos tons e formas e estes são quase sempre reverenciados pelo seu público por tamanha poesia.
Quando é uma mulher, sobre uma mulher, sobre si, sobre nós: se torna incômodo. Provocativo. Indigesto. Fútil?
Não. A protagonista pode ser vista assim mas, na realidade, ela só é alguém que não teve medo de assumir seus desejos, pelo menos para si mesma.

O tipo de livro que se relê para se entender de novo e de novo.

Bia 03/11/2023

Estranho
Segundo livro da fernanda que leio, sendo que os dois têm escritos de quando ela tinha apenas 16/17 anos de idade. o primeiro que li, estragos, me pegou mais, porém os dois me causam uma mesma sensação: estranheza. fernanda era estranha, sabia disso e assumia sem vergonha nenhuma. ter coragem de assumir quem se é, para mim, é a maior qualidade que alguém pode ter. durante a leitura me senti dentro da mente da protagonista e algumas coisas pontuais sobre a vivência religiosa me soaram bem familiares. sou fã da fernanda e, apesar de não ser dos melhores, acho incrível que uma adolescente tenha pensado e criado esse livro!

Neca 07/10/2023

Tive bastante dificuldade em terminar este livro, muito sem pé nem cabeça, quando a história parecia que iria ter um rumo legal, me apareciam coisas totalmente fora de contexto.
Sei que o livro ainda seria finalizado antes do falecimento da autora, mas a forma em que foi publicado, ao meu ver não foi bom.

Cleany 21/09/2023

?????????????????
começa interessante, até, mas depois se perde totalmente. queria que a fernanda tivesse vivido para terminar de editá-lo, porque parece ter pelo menos 3 livros dentro desse.

cintrarafa 27/07/2023

Depravada e do lar
O livro é curto, por volta de 155 páginas, mas de vez em vez eu me perdia na leitura e dava pausas de dias?

Não sei bem explicar. Tem algumas passagens interessantes, mas no geral são reminiscências de uma menina do interior fadada a obedecer seu pai e o líder religioso.

Não tem grandes nuances, a não ser a depravaçao e as histórias de safadeza e sofrimento de outras pessoas (que acabam sendo mais interessantes do que a história principal).

É um livro que agrada pela memória de fernanda young

Brina 13/06/2023

O livro falou sobre a construção da feminilidade e os impactos da sociedade e da religião na formação da mulher. O que me chamou atenção nesse livro foi, como a protagonista investia seus pensamentos e como ela executava cada pecado rsrs
Gostei da Leitura apesar dela ter focado bastante na sexualidade, aparentemente É só isso que nós mulheres deveriamos pensar. Mas eu entendo o contexto e que essa era a repressão que ela sofria. Livro curto e fácil leitura

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6