Dezesseis Luas Margaret Stohl
Kami Garcia

Resenhas - Dezesseis Luas

pedropdr 07/09/2020

um livro magico
esse livro eh incrivel, eu sempre quis ler ele e finalmente tomei coragem, nao poderia estar mais feliz
esse universo me facina, os conjuradores sao criaturas sensacionais e misteriosas que te intrigam para conhecer melhor o mundo deles
o ethan nao poderia ser melhor narrador e o casal principal eh incrivel

Amanda 27/08/2014

Se eu falar que eu demorei mais de uma ano para finalizar a leitura desse livro alguém acredita?

Graças a deus eu não gastei meu dinheiro comprando a edição, pq simplesmente a história não me convenceu! Achei os diálogos sofríveis em muito momentos e muitas vezes a história entrava num limbo que nada acontecia.

Para finalizar [...]Era terra. E minhas unhas estavam pretas de lama, da mesma forma que ficaram na última vez em que eu tivera o sonho[...]Se eu não pensasse naquilo, não estaria acontecendo. Era assim que eu lidava com a maioria das coisas nos últimos meses[...]

Em que mundo uma pessoa acorda toda enlameada, com terra debaixo da unha e acha normal? E pior, em que mundo quando isso se torna frequente e a pessoa não tá pirando? Eu tava lendo o final e ainda estava irritada com essa reação do Ethan nos primeiro capítulos.
Naara Janeri | @Diariosdeleitora 07/12/2014minha estante
Pois é, ainda estou no começo, mas como assim ele acorda todo sujo/molhado e nem questiona?? Ja teve partes que fiquei tao entediada que li pensando ate na morte da bezerra, e nao no livro. To ate meio desanimada.

Jessica Nardy 19/10/2022

Dezesseis Luas
Um pouco "viajado" e meio confuso.

Nunca havia lido algo nesse ramo do misticismo e bruxaria. Gostei, mas tem muitas pontas soltas sobre os Conjuradores ainda. Acredito que irão explicar mais detalhes nos próximos livros.

Aprecio o amor de Ethan e Lena, mas ficou sem explicação de onde isso vem. Foi como num passe de mágica. Bem estranho e sem fundamento.

- Nota 3,5 ?

Lid.Bertaci 18/10/2020

Releitura
Vi um povo falando desse livro se novo no Instagram e deu vontade de reler, aproveitei um madrugada livre e "maratonei" o livro

Bom universo, bons personagens, bom enredo, etc etc. O relacionamento dos dois é parte do foco da narrativa porque ele é importante para o plot fantástico e tem uma coisinha no relacionamento dos dois que me incomodou:
Eles não tem equilíbrio, então ao mesmo tempo que é importante procurar uma saída pra Invocação seria muito legal ver eles fazendo as coisas normais que ela quer fazer, coisas normais do dia a dia escolar

Quote: "Ela conseguia ser a garota conjuradora, mas ela não queria mais ser a garota excluída"

PS. O filme é completamente diferente, diferente nível PJO (resolução diferente de plot, alterações sobre a espécie e natureza de alguns personagens, mudanças sobre detalhes básicos como o aniversário de Lena e o pirulito da Ridley, etc)

ninhamarques_nh 12/11/2020

Invoque a si mesma.
Eu sou apaixonada com o filme desde quando lançou, mas ler o livro foi uma experiência completamente diferente, e tão boa quanto. O desenvolvimento e o final do livro são bem diferentes do filme e eu estou ansiosa para saber o que acontece nos próximos.

Carolina.Silva 01/11/2020

Terceira vez que leio...
Ótimo livro para uma atmosfera do dia das bruxas... Espero terminar a série ainda esse ano!

fagnandinha 17/11/2020

Dezesseis luas
Maravilhoso. Livro teen porém o romance é profundo. Eu amei e sou completamente apaixonada pelo Ethan o que me chamou muita atenção nesse livro pq a narrativa é toda feita por ele. Eu amei. Uma estória bem diferente do que estou acostumada a ler, afinal não é de vampiros e nem lobisomens mas sim conjuradores.
Amei a originalidade da estória

Carol 26/12/2020

O livro começou um pouco devagar, mas aos poucos a história foi me prendendo. Não entrou pros meus favoritos, mas leria a continuação.

Karrydaa 11/02/2023

É...
Bom, é óbvio que esse livro ia ser um clichêzão do começo dos anos 2010s, então já fui preparada para me decepcionar.
A construção de mundo é interessante e toda a construção da família da Lena também é, mas o final foi TÃO anticlimatico...
Tem muito romance, o que eu não achei ruim, até curti bastante o romance e o desenvolvimento da relação deles.
O problema pra mim foi que pouca coisa acontecia, se ele livro tivesse 200 páginas seria ideal. Algumas coisas parecem mais pra encher linguiça do que qualquer outra coisa.
O final foi só uma ponte para o próximo livro e sinceramente não faço ideia do que a autora poderia inventar para encher mais 3 livros.
Num geral, é divertido, mas poderia ser TÃO infinitamente melhor.

Vicvictoriam 25/12/2020

Intrigante
Comecei a ler o livro porque me apaixonei pelo filme, o livro realmente não decepciona. Tem alguns momentos meio parados que te faz querer avançar, mas no geral tem uma história muito intrigante e boa de ler. O final do livro e muitas outras partes são completamente diferentes do filme então mesmo quem já viu consegue se surpreender.

angel 01/02/2013

Dezesseis Luas
Imagine uma cidade pequena, na qual não existem segredos familiares, até mesmo o carteiro tem acesso ao conteúdo das correspondências dos moradores e nem se dá ao luxo e lacrar novamente, pois já é do conhecimento da pequena população a forma em que um consegue a informação, para manter o restante atualizado. Em Gatlin, uma cidade localizada na Carolina do sul, é exatamente assim que funciona, um lugar em que não acontece nada de interessante, não há privacidade e há muito preconceito com pessoas que vem de fora.

Um lugar pacato como este, receber a sobrinha de Macon Ravenwood, considerado o morador recluso da cidade, é demais para esse povo. Lena Duchannes, uma garota de 15 anos, trás certo desconforto na escola e na cidade, por sua beleza e por sua herança genealógica, e juntamente com sua chegada, toda a calmaria deixou de existir. Lena é diferente das pessoas “normais”, mesmo sendo uma menina bonita e inteligente, trás consigo toda uma bagagem de poderes que não sabe controlar e atrelado a isto, uma reviravolta na cidade.

Para nossa alegria, a história é contada na perspectiva de Ethan Wate, gostei bastante, já que mesmo não tendo o ponto de vista de Lena, eu particularmente a achei chata, e em vários momentos irritante com o seu comportamento. Ethan adora livros, isso mesmo, adora ler e ainda marca os lugares em ocorre o enredo para que possa futuramente conhecer. Já me apaixonei por ele nas primeiras páginas (risos).

Ethan é um rapaz que apresenta muita vontade de mudança, não se sente pertencente a essa pequena cidade, pois enquanto as pessoas ainda revivem ano após ano o único evento marcante da cidade, ele tem desejo de algo mais para sua vida. Entretanto, por meio de sonhos e outras circunstancias que ocorrem, Lena e Ethan se veem em uma forte ligação, a qual se dá por meio das comunicações verbais e não verbais e muitos outros mistérios que as autoras vão desvendando no decorrer da leitura.

Para aqueles que curtem muito mistérios, maldições e feitiços, assim como personagens sobrenaturais Lena e sua família, mortais porem cativante como as tias de Ethan, é um prato cheio. Esse casal protagonista se vê no meio de uma trama na qual não podem contar com o conhecimento das pessoas das quais eles confiam, pois estas com o intuito de proteção os deixam no escuro, e pela própria sobrevivência do romance, buscam encontrar respostas e a cada passo o que vão descobrindo, mostra o quão ignorantes permitiram deixa-los nesse mundo tão cheio de fenômenos importantes para ambos.

"Em determinado momento, mergulhamos tão fundo que não temos escolha além de nadar no meio, se é que há chance de chegar ao outro lado."

O romance existente no livro me deixou em conflito, uma relação de amor e desamor, vamos dizer assim, pois mesmo sendo no ponto de vista do protagonista, Lena conseguiu demonstrar o quanto às “meninas” são chatas, há um momento, que o próprio protagonista demonstra que tá chato o comportamento dela, adorei claro. Mas o amor sempre vence, mesmo sendo uma história de amor, cheia de altos e baixos, o que já se espera desses livros teen, não consegui desgrudar da leitura. Há toda aquela promessa que no fim já não sei mais se gosto ou não de amor eterno, de que não conseguirá viver sem o outro, por exemplo:

“Mesmo perdida na escuridão, meu coração irá encontrar você.”

Adoro uma história de amor, mas não suporto quando colocam personagens, ainda mais quando são adolescentes, considerando o amor tudo ou nada. Como se na vida houvesse apenas uma possibilidade, uma única pessoa que seja capaz de amar e ser amada por cada indivíduo. Discordo completamente disso, pois é exatamente esse tipo de desenvolvimento que tem passado a impressão negativa dos relacionamentos amorosos na literatura.
O enredo é muito bom, o protagonista bem pé no chão, acredito que se as autoras conseguirem dar mais ênfase na dinâmica do casal para esse lance de maldição, luta entre trevas e luz, será uma história muito boa. Vamos ver o que está reservado para os leitores em Dezessete Luas.

"A escuridão, a verdadeira escuridão, era algo além da pura ausência de luz."

16luas 12/02/2013minha estante
curte? www.facebook.com/16luas

Emma 12/02/2013minha estante
Muito boa a resenha, ler um livro narrado por um garoto nesse meio YA é um sopro de ar fresco em meio de meninas sem personalidade que desistem de tudo por amor.

angel 12/02/2013minha estante
Concordo Anya, mas a autora de uma forma ou de outra, está conseguindo fazer o personagem se tornar tão chato quanto as mocinhas sem personalidade! ninguem merece...

Natalia756 17/07/2021

Assisti primeiro o filme e é um dos meus preferidos, mas enrolei até esse ano pra ler os livros e sinceramente me surpreendi, a história é linda e envolvente, queria muito a narrativa da Lena.

The Serial Reader 16/02/2013

Dezesseis Luas, dezesseis anos...
Ethan está preso em Gatlin, a cidade onde nasceu e cresceu, e aguarda ansiosamente o dia em que poderá escapar dessa pacata e pequena cidade sulista remanescente da Guerra Civil, onde tudo é sempre o mesmo. Desde que sua mãe faleceu e o pai vive trancado no escritório, Ethan tem apenas Amma e seu grande amigo Link. Ethan tem um mesmo sonho constantemente, onde há uma garota escapando de seus dedos e caindo, e ele não consegue salvá-la. Até que, em mais um dia como todos os outros, Ethan se depara com a nova moradora da cidade, sobrinha do recluso mais conhecido e indesejado de Gatlin, Lena Duchannes, que é a garota dos seus sonhos, literalmente.

"Uma informação pouco conhecida sobre mim: leio o tempo todo. Livros são a única coisa que me tira de Gatlin, mesmo que por pouco tempo."

"Dezesseis Luas" é uma história sobre conjuradores, seres com poderes mágicos, um mundo fantástico novo para mim, nunca havia lido nada sobre conjuradores. A fantasia da história de Margaret Stohl e Kami Garcia foi algo que me surpreendeu bastante. A magia dos conjuradores e das criaturas desse universo fantástico foi explorada de uma maneira intensa, mas nem um pouco cansativa, o que me fez gostar bastante do livro. O fato de se passar em uma pequena cidade sulista estadunidense é crucial para o desenvolvimento da história. A sociedade de Gatlin é bem fechada e preconceituosa com tudo aquilo que chega de fora, todos sabem de tudo que acontece na vida de todos na cidade, e achei isso muito interessante, pois é verossímil. A história é narrada pelo Ethan, e acho que as autoras acertaram em cheio na escolha do narrador, a narrativa é engraçada e flui de uma maneira muito gostosa de ler.

"Sei que parece um monte de lixo. Mas nunca morei em nenhum lugar por muito tempo. Nunca tive a mesma casa ou o mesmo quarto por mais de alguns anos, e algumas vezes sinto que nessa corrente estão pedaços de mim, e eles são tudo que tenho."

Gostei bastante dos personagens. Os personagens secundários também foram bem desenvolvidos, mas gostaria de saber um pouco mais sobre a família de Lena, pois alguns personagens foram descritos de maneira um pouco superficial, porém isso não me incomodou muito. Conhecemos mais profundamente Ethan, uma vez que ele é o narrador, e temos contato com seus pensamentos e sentimentos. Ele ama livros, romances e me fez rir muito em várias partes do livro. Lena, a garota com quem Ethan sonha, é uma personagem muito interessante, que foi me conquistando ao longo do livro. Ela é muito peculiar e ao mesmo tempo em que é uma personagem forte, mostra suas vulnerabilidades, seus sonhos e seus medos. Outros personagens que merecem destaque são Macon, o tio de Lena, conhecido como o recluso da cidade por quase nunca ter sido visto fora de sua mansão. Ele é uma figura, e a escolha do ator para interpretá-lo no filme (Jeremy Irons) foi a melhor do elenco, em minha opinião. Link também, o melhor amigo de Ethan é muito engraçado, um amigo leal que sempre está de olho nas garotas, e nunca deixa de estar ao lado de Ethan, mesmo correndo o risco de ser duramente julgado por isso. Uma das personagens mais interessantes na minha opinião é Amma, a mulher que cuidou sempre de Ethan, principalmente depois da morte de sua mãe, sempre supersticiosa e super protetora. Ridfley, prima de Lena também é uma personagem interessante, será interpretada por Emily Rossum, uma das minhas atrizes favoritas.

"Havia apenas dois tipos de gente em nossa cidade. 'As burras e as empacadas', que foi como meu pai afetuosamente classificara nossos vizinhos. 'Os que estão condenados a ficar ou são burros demais para ir embora. Todos os outros acham um meio de fugir.' (...) eu mal podia esperar para ir embora daqui."

Adorei o livro, a leitura foi um pouco lenta no começo, mas a história é maravilhosa, a fantasia bem construída e interessante. Gostei bastante dos personagens e o desenrolar da história ocorreu de maneira fluida. Foi um dos livros que mais gostei em 2012 e estou bem ansiosa para a estréia do filme, em fevereiro, apesar de discordar de muitas escolhas do elenco. Recomendo para quem goste de fantasia, magia, e um romance leve e fofo.

"Havia Conjuros para todo objetivo concebível: Cegar os Infiéis, Trazer Água do Mar, Enfeitiçar Runas. Mas nada o que eu realmente procurava: Conjuro para Salvar sua Namorada (Agora que Você Finalmente Tem Uma) Antes que Seja Tarde Demais."

5/5

Detalhe: paguei 10 reais (isso mesmo, DEZ REAIS nesse livro! Super oferta!).

Love always,
Francielle

Gabriele 17/02/2013

Faz Parte da Minha Vida!
Se voce está procurando por mais uma história com uma princesa em perigo,com um final feliz ou com um príncipe encantado espere até ler esse livro é muito melhor!
Tudo começa na cidadezinha de Gatlin onde mora Ethan Wate um garoto normal até o dia em que uma música estranha parou em seu ipod e quando ele conheceu uma menina (Lena Dunchannes)que fazia essa música ter sentido. Esse encontro vai virar sua vida de cabeça para baixo não só a do Ethan mais a sua também!
Eu amei esse livro muito antes de telo em mãos, gosto de dizer que é meu filho pois esperei alguns meses até a encomenda chegar na livraria, tudo oque voce precisa está nele a história é linda e esse mundo novo de conjuradores, o jeito que a Lena tenta se afastar do Ethan, mas fazendo com que ele fique com mais vontade de te-lá por perto. Já li, re-li tudo que voce já imagina, a casa Ravenwood é demais, aquele cheiro de Alecrim e Limão que o livro cita voce chega a sentir, o cachorro do Macon que esconde junto de seu dono os segredos dessa família! O jeito que a cidade rejeita ela por ser diferente, tudo oque acontece com eles, a biblioteca que guarda muitos segredos da vida de ambos.
Não vejo a hora do filme estrear ano que vem (13/02/2013), e do terceiro livro que está previsto para Janeiro.
Leia e se apaixone por essa história de amor amaldiçoada pois "Algumas Paixões estão Predestinadas.... outras Amaldiçoadas"
16luas 12/02/2013minha estante
curte? www.facebook.com/16luas

eduardo 26/02/2013minha estante
Olá!
Sou repórter do Jornal O Povo, de Fortaleza, e estou preparando uma matéria para o nosso caderno de entretenimento sobre o lançamento do filme '16 Luas'. Estou precisando de personagens, alguém que possa dar uma palavrinha sobre o livro, as expectativas para o filme, críticas, elogios, etc...Você se habilita?!