Terapia de Guerrilha

Terapia de Guerrilha Italo Marsili

Resenhas - Terapia de Guerrilha

1 | 2 | 3 | 4

Loana2 25/04/2024

O livro traz muitos choques de realidade, bons!
Ele já foi das forças armadas, e o título do livro diz mto sobre como vai ser a leitura.
Percebi a escrita passar por algumas fases de intensidade, no início ele é bem agressivo, em um momento fica mais compreensivo com o leitor.
Tem mtas coisas boas pra aprender, mas é necessário ter um bom filtro pra separar as informações válidas pra sua vida.

@yaraseier 06/01/2024

Você vai sentir necessidade de?
Marcar muitos trechos dele.

Sabe aquele livro que você pode riscar sem dó e sem piedade? É esse!

Ele tem muita frases ?de impacto?, que servem como choque de realidade, coisas que seriam óbvias se nós não a ignorássemos tanto.

É necessário para todos. Independente se você odeia o autor ou não, esse livro é muito bom.

Leia para voltar ao seu eixo. Leia para enxergar a realidade da vida.

ErvaGateira 29/12/2023

Péssimo.
De primeira, o que mais me choca são erros grotescos de português. Para mim, o mais notório foi no oitavo capítulo, no qual o titulo é " Seja útil, e metade dos seus problemas DESAPARECERÁ". Pelo amor de Deus, concordância BASICA no português.
Simplesmente RIDÍCULO.
Não faço ideia do que esse cara quis passar escrevendo esse livro. Fui praticamente intimada a le-lô, pois me deram emprestado como indicação para "crescer mentalmente". Sinceramente, esse livro é bem voltado para o público masculino mais velho e só reforça mais ainda a cultura de homens que reprimem suas próprias emoções para reafirmar força e masculinidade. Receita para o desastre.
Esse livro não passa de mais um desses livros quaisqueres de auto ajuda que se fantasiam de ciência mas não passam de (no melhor dos casos) senso comum ou (no pior) crenças limitantes, prejudiciais e sem nenhum fundamento.
Joao.Magalhaes 21/01/2024minha estante
"A metade desaparecerá". A concordância está certa.

Manuriella 19/12/2023

Necessário!
Esse livro não pode faltar na vida de um adolescente!! Li pela primeira vez com 16 anos e foi extremamente necessário para o meu desenvolvimento! De lá pra cá eventualmente leio algum capítulo que sinto necessidade e é sempre um encorajamento para fazer o que deve ser feito!!

Mirla.Trogillo 29/11/2023

Tantos pontos importantes são abordados nesse livro que é impossível resumir ele em uma resenha.

Como é importante nós nos tornarmos importantes para os outros e realmente seguir o que viemos fazer no mundo: servir o próximo.

Super recomendo a leitura

Larissa.Ramos 12/11/2023

Vários tapas na cara , ninguém te deve nada , você tem que se sentir útil pq nossa vida está também em servir os outros , trabalhe , sirva ,seja forte ,não encha o saco

Jessica M. 21/09/2023

NÃO LEIA se você estiver depressivo e passando por problemas sérios, ou esteja emocionalmente abalado!
Para preguiçosos da geração de mimados, É UM LIVRO NECESSÁRIO (embora eu duvide muito que alguém reconheceria isso, mas caso desconfie, vá em frente!). O “porém”...

Se você é um dos milhões de brasileiros desempregados, não basta tentar “vender bolo no pote, hambúrguer especial ou anunciar aquela TV velha no Mercado Livre que você já está empreendendo”. NÃO É TÃO FÁCIL ASSIM QUE AS COISAS FUNCIONAM NO MUNDO REAL e não basta querer e levantar o bumbum do sofá que tudo magicamente se encaixa. A prova disso é que ele sugere que você use suas habilidades para ganhar dinheiro. Tomando a mim como exemplo, Ítalo diz que não é preciso pagar por um designer gráfico nem web designer por um serviço. Você pode ter habilidades, mas nem todos estão dispostos a pagar por isso. O autor mesmo já fez essa demonstração.

Sei que a intenção dele é tirar a pessoa da zona de conforto, mas uma abordagem radical como essa pode surtir efeito contrário e fazer uma pessoa que já está mal psicologicamente, ficar pior ainda.
Meu maior incômodo foi a generalização ao culpar a própria pessoa por possíveis momentos ruins que esteja vivendo. Nem todos que estão desempregados estão nessa situação porque são folgados, quem foi abusado não está se vitimizando, está traumatizado. Nem todo pai e mãe deve ser honrado só porque lhe deram a vida. Fiquei chocada que o autor, sendo psiquiatra, não saiba diferenciar um egocêntrico de um narcisista e ainda diz que "tímidos são, na verdade, egoístas, porque acham que o mundo gira ao redor deles".

Outro ponto negativo: A DIAGRAMAÇÃO É SIMPLESMENTE HORRÍVEL! Ora textos em duas colunas, ora em uma coluna, textos em fundo preto. Consistência zero.
Páginas de perguntas retiradas de prints de Instagram com fontes em tamanhos variáveis e fundos horríveis. Poderia ter reproduzido um template de story. E assim poderia até mesmo ter corrigido erros ortográficos daqueles que perguntam na rede social (houve perguntas que nem entendi o que a pessoa queria dizer).

Algumas frases eu poderia aplaudir, dizendo “sim, é exatamente isso”!
“A VIDA É GUERRA. SE VOCÊ NASCEU, JÁ ESTÁ CONVOCADO.”
Mas 50% do livro fiquei com vergonha alheia.
Carolina 21/09/2023minha estante
Ainda bem que você não comprou as ideias dele. Acho esse autor horrível.

Jessica M. 21/09/2023minha estante
Eu nunca tinha ouvido falar, mas o título me chamou atenção. No geral não sou fã de coaches. Raros os que valem a pena pelo menos o livro!

Biancacm 21/09/2023minha estante
Sensata.. só pelos textos de Instagram eu já tinha essa impressão de que há um viés em culpar a pessoa pela situação em que ela está, como se a auto responsabilidade esticada ao máximo fosse a resposta pra tudo e a cura de uma geração.

Jessica M. 22/09/2023minha estante
Pois é, Bianca! Auto responsabilidade é importante sempre, mas o bom senso deve prevalecer e aqui nesse caso, Ítalo força a barra! rs

CPF1964 22/09/2023minha estante
Parabéns pela resenha, Jessica. Ficou ótima. Fiquei curioso.

Jessica M. 22/09/2023minha estante
Obrigada, Cassius!

Canoff 23/09/2023minha estante
Bem, você conseguiu dar uma boa descrição do livro. A diagramação é realmente um dos pontos mais pesados. Acredito que a ideia de ter colocado prints do Instagram tenha poluído as páginas do livro. Entendo a sua avaliação e as críticas feitas ao Ítalo. Sim, ele, na maioria das vezes, passa do ponto em algumas colocações. Quando terminei esse livro, também fiquei indeciso quanto à nota que eu daria. Discordo de algumas coisas ditas no livro, como a arbitrariedade de profissões, algumas respostas ríspidas a temas delicados, etc. Minha nota foi dada mais pelas opiniões gerais do autor. Quando eu tinha redes sociais, acompanhava ele e percebi que o intuito era legítimo. Esse livro funcionou para mim por causa do arcabouço que obtive por lá. Acredito que ele cumpra um papel primordial na construção moral dos jovens, principalmente rapazes. A rispidez nas respostas de Ítalo já é um fato costumeiro na vida dos homens, e se isso incomodar algum rapaz, é aí que está o problema que o livro tenta combater com o título. Algumas opiniões familiares podem ser interpretadas como ríspidas, mas se formos pensar bem, trata-se, na verdade, de uma visão pouco difundida nos meios médicos, e acho que é exatamente isso que deu ascensão ao autor. Podemos negar a veracidade de suas opiniões, mas não podemos negar o sucesso profissional que o autor tem. "Terapia de Guerrilha" faz jus ao nome e é um livro totalmente interpretativo. Todos têm uma experiência ímpar na leitura desse livro. Toda interpretação é única. Esse é um dos diferenciais. Eu posso ter errado ao avaliar um contexto em geral e não a singularidade do livro? Talvez! Mas admito que sem um contexto fica parecendo que um babaca que quer desbancar ordens.

Jessica M. 23/09/2023minha estante
Olá, Robson, entendo seu ponto de vista! Foi como eu disse, metade do livro me fez balançar a cabeça afirmativamente, porque a vida não é tão doce e não nos trata com tanto carinho quanto nossos pais, e algumas verdades precisam ser ditas para nos tornar mais fortes. Afinal, crescer é um processo doloroso. Mas não creio que você errou ao avaliar o contexto em geral não. Relendo sua resenha, achei-a ótima. Cada um tem uma maneira de interpretar os fatos, até mesmo pelas próprias experiências. Sei que para os homens as coisas tendem a ser mais complicadas ainda. Mas como nunca tinha ouvido falar do autor e pesando na balança os prós e contras do livro, a primeira impressão que tive dele não foi positiva rsrs.

renata.rezd 06/12/2023minha estante
Bem, não li o livro todo ainda, mas pretendo terminar. Eu sigo o Italo há anos (desde 2018), e te afirmo com toda certeza, que ele sempre foi assim! Essa é a abordagem dele e o lema sempre foi ?trabalhe, sirva, seja forte e não encha o saco?. Ele tem essa abordagem porque ele mesmo fala que ao longo dos anos as gerações ficaram cada vez piores. É gente chata, mesquinha, que só reclama, que reclama que tá sem emprego mas tbm não faz nada para correr atrás. Enfim, e não tinha como em poucas páginas ele falar sobre a vida de cada pessoa (dificuldades e afins). E nesse livro o intuito foi resumir tudo o que ele procura abordar nas redes sociais dele: que é tornar homens e mulheres maduros para tentar criar novas gerações que não sejam como hoje. Enfim, só te garanto uma coisa: relação com o Italo é de amor e ódio. Mas chega um momento que é só amor. E graças a ele (e a irmã dele Mila Marsili) que hoje sou uma mulher muito mais madura e não tao chata.

Mah 12/08/2023

Muito tapa
Se não levasse tapa não era Ítalo Marsili, tem muito aprendizado nesse livro, um olhar de como ser real e nunca ser vítima.

Sabryna21 30/07/2023

Trabalhe. Sirva. Seja forte. Não encha o saco.
É um livro de respostas a perguntas feitas ao autos pelo Instagram. Muito bom !

Viviane Fontes 26/07/2023

Terapia de Guerrilha
Se você deseja verdadeiramente crescer, amadurecer, ser uma pessoa melhor. Você precisa ler esse livro! Sem ficar se ?doendo? ao ler as verdades difíceis de engolir.
E se achar que ?não consegue ler?, ?é difícil?. É porque você não tem maturidade para buscar ser uma pessoa melhor.

Michelle 25/07/2023

Padrão Italo Marsili
Que leitura! Fluida, prática, profunda, interessante... Capítulos mais curtos, mas com temas aprofundados de forma bem objetiva, sem rodeios. Excelente leitura!

Anny 05/07/2023

Terapia de guerrilha
"existe gente melhor, mais bonita, mais inteligente, mais rica do que você, e isso deve ser um motivo para que você olhe para elas e se inspire, e acredite que dá para ser melhor do que você é".

KadidjaK 17/06/2023

Um bom livro pra quem precisa de um choque de realidade para viver nos dias de hoje. Aborda questões físicas e psicológicas pelas quais nos sentimos fracos, como nos fortalecer e encontrar uma forma digna de se viver.

Gedimar 13/06/2023

Livro maravilhoso, leiam!
Excelente livro. Ítalo soube escrevê-lo de forma leve e fluida. Muito conteúdo, sem enrolação. Indico para todos que querem ou necessitam de uma balançada, que querem crescer intelectualmente, financeiramente e "pessoalmente". Leiam!!!

Canoff 26/05/2023

NINGUÉM TE DEVE NADA. ACORDA!
Eu sabia que encontraria um livro com as opiniões pessoais do Ítalo, pois já consumi vários conteúdos dele. O livro aborda diversos aspectos sociais e psicológicos de forma simples e, naturalmente, pode ser interpretado como uma escrita ácida, o que de fato é. O fato de Ítalo ter um público majoritariamente masculino reflete em sua escrita mais ácida e direta. Acredito que todas as pessoas, especialmente os homens, deveriam ler esse livro. No entanto, vale ressaltar que ele não é indicado para pessoas sensíveis. Se você é um militante de Twitter, sugiro que não leia, pois o livro apresenta verdades que podem ferir seu ego intocável, respaldadas por argumentos contundentes. Para você, restam livros de qualidade duvidosa e discussões em threads.

No livro, Ítalo aborda diversos tópicos embasando-se nas perguntas recebidas em seu perfil do Instagram. Embora possa parecer uma leitura leve, as coisas mudam quando se compreende a abordagem do autor. O livro mexeu com o meu ego e considero-o indispensável para todos. Fiquei particularmente impressionado com a menção ao filósofo Olavo de Carvalho, com quem Ítalo conviveu e aprendeu ensinamentos considerados irremediáveis.

Dentre os assuntos tratados no livro, devo dar evidência a dois capítulos. Dado a característica da escrita, quando ela é empregada em pautas delicadas, muita gente sai reclamando aos ventos sem entender. A ideia que resume esse livro é: NINGUÉM TE DEVE NADA. Se você acha que as pessoas te devem alguma coisa, você não passa de um sujeito egocêntrico e que adora regozijar-se com “suas ideias surpreendentes”. Isso vale para homens e mulheres. Aprenda a viver como gente e largue de colocar o centro do mundo no seu próprio umbigo.

O outro ponto que é indispensável abordar é: SIRVA AS PESSOAS. O nosso papel nesse mundo é servir as pessoas. Você não veio ao mundo para descobrir o inimaginável, mas para servir. Sirva incessantemente. Sua vida está chata? Sem sentido? Levante a bunda do sofá e vá fazer alguma coisa de útil a alguém. Aliás, largue a ideia estúpida de “ah, estou me sentindo usado”. Se você está se sentindo usado, agradeça! Graças a Deus que estou sendo usado. Você queria o quê? Ficar guardado num potinho, na gaveta? no armário? Pelo amor de Deus. Comece a servir irremediavelmente as pessoas e encontrará um propósito para a sua vida. Se alguém usar você para um propósito estúpido, pense: “essa pessoa enxergou em mim, uma oportunidade para externalizar a insignificância dela”. Foi você que usou de um namorado(a) para esquecer o ex-namorado(a)? Não! Então para de achar que você foi lesado. O imbecil é o outro e não você. Pare de ficar lotando a cabeça de porcaria.

Para finalizarmos, saiba: você não é ninguém e não sabe o tanto que acha que sabe. Pare com esse egocentrismo e comece a viver igual gente decente. Tenha as suas aptidões, tenha suas pré-disposições, mas NUNCA use disso para inflar seu próprio ego. Aliás, aprenda a ser resiliente e pare de reclamar de tudo. Você chegou cansado do serviço e ainda tem que dar atenção aos filhos e à esposa? Sim! Essa a vida de um adulto. Você queria o quê? Você limpou a casa toda e ainda tem que cuidar dos filhos e do marido? Sim! É assim que uma mulher adulta vive. Parem de choramingar por coisas estúpidas. Usarei de uma frase do livro para terminar essa resenha: “A vida é guerra; o nascimento, a convocação”.
Jessica M. 27/05/2023minha estante
Eu preciso terminar esse livro! Eu não o encontrei em formato mobi e estou precisando ler pelo pc. Mas sua resenha me incentivou!

Canoff 27/05/2023minha estante
Jéssica, eu li pelo PC também.

1 | 2 | 3 | 4