Campo Geral

Campo Geral João Guimarães Rosa

Resenhas - Campo geral

Lívia 20/08/2022

Miguilim e Ditinho ??
"Miguilim não tinha vontade de crescer, de ser pessoa grande, a conversa das pessoas grandes era sempre as mesmas coisas secas, com aquela necessidade de ser brutas, coisas assustadas."

Mari 12/08/2022

Na minha opinião, do começo até o meio, o livro acaba sendo meio parado, acontecem coisas q te mantém na leitura, mas ainda achei difícil me prender (motivo pelo qual demorei tanto pra ler o livro) mas do meio pro fim, é realmente mto dinâmico e interessante. as emoções e sentimentos realmente são tocados de várias maneiras. acredito q valeria uma segunda leitura para aprofundamento de alguns pontos.

Duda 12/08/2022

"O Mutúm era bonito!"
"Miguilim, Miguilim, vou ensinar o que agorinha eu sei, demais: é que a gente pode ficar sempre alegre, alegre, mesmo com toda coisa ruim que acontece acontecendo. A gente deve de poder ficar então mais alegre, mais alegre, por dentro...!"

Debora 08/08/2022

Detestei
A história é extremamente confusa e que livro é esse que usa flashback como passagem de tempo ...pelo amor.

Tiii 07/08/2022

Pra mim realmente não deu!! Recomecei a leitura umas três vezes, não entendi nada. Tentei ouvir o audio book mais do que três vezes, continuou do mesmo jeito...

Gabriel.Melo 29/07/2022

Um livro para ser sentido com o coração!
Fuvest muito obrigado por colocar essa obra prima como leitura obrigatória!
É tão bom que eu li tudo de uma só vez, e não conseguia largar o livro, me emocionei demais com essa linda história de Miguilim, onde pude acompanhar o seu desenvolvimento. E Guimarães Rosa retrata isso de uma forma belíssima. Quando o menino colocou o óculos e conseguiu enxergar melhor, representa sua evolução, e uma nova visão de mundo ao longo da obra literária.

Juliana.Neves 21/07/2022

Bom ver o amadurecimento de Miguilim ao longo do conto, retratado por acontecimentos específicos em uma narrativa bem construída.

mari guedes 20/07/2022

primeiro livro da escola que eu gostei
na primeira metade do livro achei a leitura difícil, principalmente por conta das gírias da região e também por ter muitos personagens. mas mesmo assim conseguia ver em alguns pontos coisas muitas interessantes da vivência do sertão e da vida do interior. mas da metade pro final, eu comecei a adorar o livro, o que me surpreendeu pq não estava muito animada com ele de começo. mesmo que eu estivesse meio perdida com os personagens e as palavras no começo, depois tudo começou a fazer mais sentido e realmente me apeguei a história. o jeito que o protagonista vê as coisas é muito bonito, e saber mais como é a vida de muitos brasileiros é algo que todos deviam conhecer. acho que todos tem uma ideia geral de como é a vida de alguém como a de Miguilim, mas ler como é, mesmo que seja fictício, é muito especial, principalmente se você reflete os porquês das pessoas agirem daquelas maneiras.

Luh 17/07/2022

Guimarães conquista o leitor como nenhum outro
Guimarães Rosa, depois de Campo Geral, abriu minha curiosidade para conhecer mais obras dele. É um livro que te faz pensar sobre a vida, analisar o ambiente, e se apaixonar pelo desenrolar da história.
São muitas emoções que acompanham cada página: frustração, tristeza, confusão, alegria...
Com certeza é um livro digno de indicação e que muitas pessoas devem ter conhecimento sobre.

Giuliane.Souza 15/07/2022

Mais um clássico que me surpreendeu. A escrita do Guimarães Rosa é muito única, eu sempre ouvi falar mas ainda não tinha lido nada dele. A forma dele de contar histórias é muito bonita. E a história do Miguilim é de cortar o coração, só queria dar um abraço nesse menino.
Campo geral é uma história sobre a infância e sobre vislumbrar o mundo sem toda a inocência que temos, a inocência que aos poucos vamos perdendo.

igue 11/07/2022

o trabalho de Guimarães Rosa nesse livro com a linguagem descritiva, delicada, diferente e até estranha aos leitores, é perfeito. transmite certeiramente a inocência nas vivências de Miguilim, com seu olhar sensível à família, ao local onde mora, a tudo que ele vê e passa para nós. tenho vontade de abraçar esse garoto e protegê-lo de tudo. seu sentimento de liberdade (mesmo que ainda inocente, ainda infantil) mostrado no fim, é inspirador. me emocionou e me trouxe tanta leveza no coração.

porém, falando sobre a experiência de leitura mesmo, tenho que ser sincera: pode ser bem chata. a escrita diferenciada tem seu significado e sua genialidade, mas quando aplicada pra jovens que querem tudo rápido e fácil (eu e todos os outros vestibulandos), ela se torna extremamente complicada. xinguei diversas vezes o quanto eu não conseguia ler, pois não passava as páginas, não acabava. mas quando cheguei ao fim e parei para pensar em tudo o que tinha lido, valeu a pena. me trouxe memórias boas de quando tudo que eu queria era brincar e ser livre.

afinal, o que realmente importa é a mensagem muito bem passada pelo autor. é a leveza da história, com poucos acontecimentos, algumas tristezas e outras alegrias. é o amadurecimento de Miguilim e o quanto isso reflete em nossos corações. nem eu acredito que estou dizendo isso depois de toda essa jornada com um livro tão pequeno, mas eu realmente gostei. valeu a pena conhecer essa história.

?O Mutúm era bonito! Agora ele sabia.?