Campo Geral

Campo Geral João Guimarães Rosa

Resenhas - Campo geral

Hadassa 26/09/2023

O essencial um dia será visível aos olhos
Miguilim, menino sensível e perspicaz que vive num remoto lugarejo sertanejo chamado Mutum, em companhia de sua família e rodeado pela encantadora natureza da região.
A primeira vez que Miguilim viaja e sai de sua terra é aos sete anos, para ser crismado, uma experiência marcante, que de certa forma abre os horizontes dele de dentro pra fora mas também de fora pra dentro, pois lá ele escuta algo inesquecível: que Mutum era bonito.
Isso se reflete no livro todo, pois no decorrer dessa "novela de formação", nosso incrível protagonista descobre entre alegrias e sofrimentos, diversão e trabalho, perdas e descobertas, que o "Seu Lugar" é admirável.
Foi complicadinho, tive que ler em um dia e um dia de muio calor, para terminar o último trabalho sobre a fuvest. Além disso, fui só embalar a leitura lá pelos 60%! Porém, valeu a pena! o Miguilim conquistou meu coração! ??
Malu 26/09/2023minha estante
E hoje aprendemos que nunca devemos julgar o livro apenas por ser da fuvest (ou por causa da Ieda)

Hadassa 26/09/2023minha estante
Pobre do Quincas.. esquecido e humilhado...

Malu 26/09/2023minha estante
Ele tem um lugar no coração de todos!

mari 03/12/2021

De longe um dos melhores que tive que ler para fuvest, amei demais. O estilo de narrativa do Guimarães é incrível, a ambientação da história também é maravilhosa. Recomendaria para todos, ate mesmo para quem não precisa ler para vestibular.
Bruna Carolina 03/12/2021minha estante
Eu fico chocada que cada vez esse livro fica mais complexo. Guimarães tudo na minha vida

mari 04/12/2021minha estante
o maior

Nicolas230 21/02/2022

mutum é bonito miguilim ?
miguilim e ditinho melhor dupla desde batman e robin.
fiquei sentidíssimo com o a morte do ditongo.
ótima escolha de livro fuvest ? ?
juliana 21/02/2022minha estante
esse livro é lindo demais

Rafa 22/02/2022minha estante
amoooo esse livro!!!

hugooooor 26/09/2021

Obra prima, com todas as letras
Sinceramente, que livro sensacional...
Obrigado Fuvest, por me fazer ler alguns livros que possivelmente eu nunca teria lido.
O desenvolvimento é incrível, os personagens são bem construídos, a esfera dos sentimentos é bem trabalhada... NÃO FALTA NADA!
Tenho certeza que se o Guimarães Rosa tivesse escrito o mesmo livro com 300 páginas a mais pra falar sobre o futuro do Miguilim eu leria sem esforço, Marina do Zafón, Terra Sonâmbula do Mia Couto e agora Campo Geral, do Guimarães, estão na minha lista de livros que mais me desencadearam diferentes sentimentos ao ler. 5/5
Matheus656 27/09/2021minha estante
Gostou do Terra sonâmbula?

hugooooor 27/09/2021minha estante
Terra Sonâmbula é meu livro preferido!!! LEIA

Lore 29/12/2022

Livro clássico né
Trabalho de escola
???????????????????????????????????
¡yasmine! 29/12/2022minha estante
os piores? não sou cult o suficiente pra apreciar literatura clássica (gosto de livro farofento)

schitini 29/12/2022minha estante
misericórdia vc está tendo aula até agora?? é 29 de dezembro cara ? sinto muito,e sinto muito pela leitura

foxybooks 04/07/2021

obg fuvest
Essa história me surpreendeu dms. Sério leiam
É meio difícil de entender algumas coisas por ter bastante gírias e palavras que n são usadas mas é bom dms o enredo q vc esquece do resto
Me fez chorar e me emocionar, foi para caminhos que eu n esperava mas q eu amei
ana 09/08/2023minha estante
nossa, sim!!!!! li por causa da fuvest também, eu não esperava gostar TANTO do livro

Deivid37 14/10/2023minha estante
Li por causa do meu professor, tenho de agradecê-lo. Simplesmente a leveza do final foi difícil de encarar.

Álef 17/10/2020minha estante
"não sei o que dizer"

Aninha 17/10/2020minha estante
É resenha de livro da Fuvest, diferente dos outros que leio pq quero kkkkkkkkk

Leonardo1121 29/04/2023

Sobre Campo Geral
Uma leitura pesada e cansativa que por vezes é chata e muito descritiva. A falta de capítulos torna o livro confuso e desconexo, porém, no final, quando a história engrena, o livro se torna maravilhoso.
brigitte4 30/04/2023minha estante
não me deu vontade de ler isso não

Amanda 14/01/2022minha estante
amg mas ele não morreu, ele fica doente mas depois se recupera e vai pra cidade

Dandara98 26/11/2023

Lindo
O livro me tocou de maneiras que eu não imaginava, tendo vivido maior parte da vida longe da vida no campo? Miguilim é um protagonista maravilhoso, e seu final me emocionou muitíssimo. Um dos poucos livros que me fez chorar
Jose497 08/12/2023minha estante
Confesso que parei de fazer alguma coisa só pra ver o desfecho.
E no final, também chorei

Bebella 11/02/2022

Muito inesperado
Tenho certeza que se esse livro não estivesse em lista de obras de vestibular eu nunca teria lido e justamente por ser algo meio obrigatório eu já comecei o livro com um pé atrás, mas só o começo mesmo.

Eu tinha ouvido falar que ele era muito difícil, as frases são feitas muitas vezes em ordem inversa e com muitas palavras não conhecidas e realmente, é tudo verdade, até porque Guimarães Rosa é conhecido por sua linguagem mais pesada, possuir um jeito próprio de escrever e até por conta de seus neologismos.

Porém, sério, isso é um mínimo detalhe comparado a história que esse livro conta. A narrativa está baseada na visão de Miguilim, uma criança de oito anos que vivem no sertão de Minas Gerais, sua família é grande e o enredo gira em torno dela basicamente.

Mesmo assim, o foco principal é o amadurecimento do Miguilim, sendo que percebemos no começo o olhar inocente e esperançoso dele, sua personalidade tão instigante, a qual tudo vai sendo modificado após tantas turbulências ao decorrer da história.

O livro vai tratar de temas muito importantes também, como o amor entre Miguilim e Dito, seu irmão mais novo, o qual possuíam uma relação muita afetiva e emocionante na obra. Além disso, há violência, traição, amizade e também o fato de retratar a história no sertão e assim mostrar uma realidade totalmente diferente da minha.

Recomendo esse livro a todos que possuem o interesse, não desistam pela linguagem, vale a pena!!!
Pazini 20/02/2022minha estante
Me impressionou dms tbm

Makme 13/04/2023

A infância
Livro lindo sobre a criança no ambiente do sertão cercada de uma religiosidade que não compreende completamente, em torno de adultos profundamente falhos (e qual não é?). O final me pegou de surpresa por sua intensidade e drama inesperados. Livro bom pra ter conhecido Guimarães Rosa antes de encarar Grande Sertão.
alex82 14/04/2023minha estante
você escreve bonito

zRafaxy 13/11/2023

Esse foi brabo. Me envolvi muito com o Miguilim e com a sua história. Talvez a aproximação com o personagem foi ter achado algo tão belo em sua personalidade e que me pego desgostoso quando se trata de mim. Chorei duas vezes nessa 🤬 #$%!& , me senti a pessoa mais empática do mundo, não consegui odiar ninguém.
VitAria1313 14/11/2023minha estante
Orgulho da prô!

Mabs 24/03/2023

Não tem como ler e não chorar. Não tem como ler e não se apaixonar. Guimarães já me comove com seu jeito narrativo e seu amor entre as linhas. Mas as sensações que Miguelim me transmitiram fogem das palavras possíveis e de quaisquer palavras criadas por Rosa. É um dos livros mais tristes e lindos que já li. ?
Lele536 24/03/2023minha estante
Livro que mais chorei! Maravilhoso