Campo Geral

Campo Geral João Guimarães Rosa

Resenhas - Campo geral

Laís Fernandes 18/10/2020

Vida no campo
Livro muito bom, dá detalhes da vida no campo que leva a aproximação do personagem

Lari 04/03/2020

Típico Guimarães
Porque é mais fluido que Sagarana e apresenta redação mais acessível que este, difere levemente de outras obras do autor. É, no entanto, meticulosamente escrito e lindo. Recomendadíssimo!

Luiza Peccin 13/11/2020

Começa lento, como se desse ritmo ao movimento do Mutúm, essa vida do interior que passa devagar, mas se você segue com a leitura rapidamente você se envolve, Miguilim é desses personagens cativantes, mas não da maneira que a gente encontra nos livros de hoje em dia, o texto é bastante descritivo apesar de ter pouco mais de 130 páginas, a história é sofrida, mas vale muito a leitura. Não me tomou 4 dias essa leitura, mas assim como o Mayombe, foram dois livros que me colocavam pra pensar sobre a vida cada vez que parava a leitura e ia fazer outra coisa.
Da pra entender perfeitamente o porque está na lista da Fuvest

Gabriel.Larrubia 05/11/2020

Difícil apontar um enredo em "Campos Gerais", mas como vários ótimos livros não é no enredo que está a força e sim na narrativa. Livro que consegue comover demais com as minúsculas partes da vida.

custodiovitoria 25/10/2020

Relva molhada e aroma de café
"Campo Geral", obra de Guimarães Rosa, apresenta a vida interiorana de uma família mineira e as dificuldades enfrentadas, através da incrível perspectiva infantil de Miguilim.

A inocência de Miguilim frente aos problemas que enfrenta no decorrer da narrativa transfere o leitor ao cenário de Mutum, uma cidade de Minas Gerais.

O livro, para mim, tem aroma de café e relva molhada por me lembrar minha infância. Neta de mineiros, conseguia recordar de meus avós a cada expressão. Foi uma leitura nostálgica.
Destaco o elo de amizade de Dito e Miguilim. A construção dos dois personagens foi algo que me encantou. Derramei algumas lágrimas, confesso.
Foi uma ótima leitura.

Sarah 25/10/2020

Um olhar infantil sobre a vida
Impossível não se emocionar com o jeitinho que Miguilim enxerga a vida. Ele é um menino sensível e inteligente.
O livro se passa em lugar remoto no interior sertanejo de Minas Gerais. Possui um linguajar caipira e como já é de praxe, possui muitas palavras novas criadas por Guimarães.
Quem cresceu na roça ou convive com alguém assim, vai se identificar muito com a leitura, chega a ser nostálgico.
Mas preciso avisar, quase chegando no final do livro a leitura é emocionante, chorei, sorri, senti ódio e amor. Esse livro me despertou muitos sentimentos que fazia tempo que leitura alguma me proporcionava.

belovend 21/10/2020

esse livro é muuuuito fofo, apesar das partes tristes, ver o mundo através dos olhos de uma criança tão simples quanto o Miguilim foi uma experiência muito legal.

Anna.Julia 20/10/2020

Simplesmente o melhor livro do meu ano!! A forma como o Miguilim vê a coisas, toda a sabedoria do Dito é encantador. A linguagem é diferente , mas sem ela a experiência de leitura não seria tão extasiante.????

Laís Fernandes 18/10/2020

Vida no campo

Caroles2 17/06/2020

Miguilim...
Gostei da forma que Guimarães desenrola a história e como construiu as relações entre as personagens.

Foi muito interessante conhecer o universo dos Gerais pelos olhos puros de uma criança.

Super recomendo!

vinipqz 11/05/2024

Singelo
Livro muito lindo, li por recomendação de um grande amigo e valeu a pena, nunca tinha lido nada do guimarães rosa antes e acho que foi um ótimo começo

Stee Bruno 09/08/2020

Demorei muito para conseguir me ajustar a escrita e a confusão de histórias contadas sem uma separação mais clara dq estava acontecendo
A falta de capítulos apesar de condizer com o modo que é contada, não ajuda a leitura fluir e logo te cansa