Campo Geral

Campo Geral João Guimarães Rosa

Resenhas - Campo geral

zukonoha 09/01/2021

É uma leitura tão envolvente e sensível. Me apeguei demais aos personagens e chorei água de uns 15 cocos.

Clara2720 04/01/2021

Achei meio dificil entender a linguagem em alguns momentos, apesar de eu achar q tem muita enrolação, gostei ate

Brianna 18/12/2020

Um outro olhar
O que mais gostei do livro foi como pude realmente vivenciar uma realidade completamente diferente da minha, o que é algo enriquecedor já que impede que eu perpetue sensos comuns sobre o que nem tenho como conhecer, a não ser por livros(por isso os amo??)
Como sempre, foi necessário persistência para se adaptar a uma escrita diferente de qualquer outra que já li, só na metade do livro ,aproximadamente, eu entendi por que é tão complicado de ler. Primeiro que não é dividido em capítulos, é super "corrido" e o autor misturou discurso direto, indireto e indireto livre (nem dá para imaginar o porquê da confusão?)
Irritei-me com o racismo e a intolerância religiosa com relação a uma das personagens, pois o livro não é tão antigo assim, mostra como o racismo só tornou-se uma vergonha a muito pouco tempo( e olhe lá)
Por fim, no início parecia uma história que você leria sem se apegar aos personagens, porém, quando a história parece uma novela de verdade tem momentos muito emocionantes.
Espero no futuro ler mais livros que me dêem outros olhares como esse.Estou aberta a sugestões.?
E aí, o que achou do livro?
Qual livro mudou sua perspectiva do mundo com relação a algo?
O livro "Políticas da diversidade" me mostrou sobre imigrações e a diversidade de questões envolvidas

samirac 11/12/2020

Campo Geral
A leitura do livro é difícil por conter muitos regionalismos e também por sua construção de palavras em uma frase mas é uma leitura muito agregadora. A narração dos sentimentos que estão envolvidos nas cenas dos livros, é fantástica.

Rafael.Pereira 02/12/2020

Eu realmente não gostei desse livro, ele não tem capítulos e a história é totalmente arrastada. Entretanto, ainda é possível tirar algo bom dele, como a mensagem central de que infância impacta a nossa vida e como ao sair dela se abre um mundo novo. Mesmo assim, ainda não recomendo, tem obras de leitura mais divertida que tem a mesma mensagem.

Gabi 27/11/2020

Eu queria conhecer Mutum
Esse final... impossível não se emocionar. História linda e cativante!

Dani 19/11/2020

Surpreendentemente bom
Li apenas porque ia cair no vestibular, mas fiquei presa na história de Minguilim, a história em si não é tão interessante e as coisas vão acontecendo parecendo não importantes mas como o livro é bem pequeno elas são. A leitura é bem mais fácil que da maioria dos outros livros de vestibular não só pela linguagem oral mas pela visão da criança. Eu chorei no final, mesmo já esperando o que ia acontecer.

Will 19/01/2021

Um clássico gostoso e fofinho
Miguilim é o personagem que segura a atenção do leitor por ter uma inocência quase irritante. Exceto que você passa o livro torcendo por ele.

É um retrato confortante sobre as relações de uma família decorada com os neologismos do Rosa.

Gabriel.Larrubia 05/11/2020

Difícil apontar um enredo em "Campos Gerais", mas como vários ótimos livros não é no enredo que está a força e sim na narrativa. Livro que consegue comover demais com as minúsculas partes da vida.

custodiovitoria 25/10/2020

Relva molhada e aroma de café
"Campo Geral", obra de Guimarães Rosa, apresenta a vida interiorana de uma família mineira e as dificuldades enfrentadas, através da incrível perspectiva infantil de Miguilim.

A inocência de Miguilim frente aos problemas que enfrenta no decorrer da narrativa transfere o leitor ao cenário de Mutum, uma cidade de Minas Gerais.

O livro, para mim, tem aroma de café e relva molhada por me lembrar minha infância. Neta de mineiros, conseguia recordar de meus avós a cada expressão. Foi uma leitura nostálgica.
Destaco o elo de amizade de Dito e Miguilim. A construção dos dois personagens foi algo que me encantou. Derramei algumas lágrimas, confesso.
Foi uma ótima leitura.

Sarah 25/10/2020

Um olhar infantil sobre a vida
Impossível não se emocionar com o jeitinho que Miguilim enxerga a vida. Ele é um menino sensível e inteligente.
O livro se passa em lugar remoto no interior sertanejo de Minas Gerais. Possui um linguajar caipira e como já é de praxe, possui muitas palavras novas criadas por Guimarães.
Quem cresceu na roça ou convive com alguém assim, vai se identificar muito com a leitura, chega a ser nostálgico.
Mas preciso avisar, quase chegando no final do livro a leitura é emocionante, chorei, sorri, senti ódio e amor. Esse livro me despertou muitos sentimentos que fazia tempo que leitura alguma me proporcionava.

belovend 21/10/2020

esse livro é muuuuito fofo, apesar das partes tristes, ver o mundo através dos olhos de uma criança tão simples quanto o Miguilim foi uma experiência muito legal.

Anna.Julia 20/10/2020

Simplesmente o melhor livro do meu ano!! A forma como o Miguilim vê a coisas, toda a sabedoria do Dito é encantador. A linguagem é diferente , mas sem ela a experiência de leitura não seria tão extasiante.????

Laís Fernandes 18/10/2020

Vida no campo
Livro muito bom, dá detalhes da vida no campo que leva a aproximação do personagem