Campo Geral

Campo Geral João Guimarães Rosa

Resenhas - Campo geral

Joy 02/08/2021

Campo Geral me surpreendeu tanto, a história é de uma sensibilidade enorme e a forma como foi escrita é incrível, vale muito a pena.

Leticia2513 03/08/2021

emotivo
é impossível não se emocionar com esse livro. a maneira com que Guimarães Rosa conecta o leitor com o personagem principal, Mingulim, através de uma narrativa em terceira pessoa que expõe os sentimentos de uma criança no sertão é magnífica. o livro apresenta neologismos e vocábulos regionais, então nas primeiras páginas a leitura é um pouco estranha (inclusive demorei pra terminar, mas do meio pro final realmente fica melhor). sou grata por ter sido obrigada a ler pro vestibular, porque é lindo demais

Reiko 08/08/2021

Perfeito
Um dos livros que mais emocionam!! Fiquei em prantos com o meio para o final. Eu sabia o que iria acontecer por spoiler, mas isso não mudou o fato de eu ter chorado muuuito.
Recomendo esse livro a todos os leitores, dês de iniciantes, até aos mais avançados. Não é apenas um livro com palavras, são ensinamentos para a vida.
Muitas vezes nos importamos com coisas frívolas e nele nos revela o que realmente importa - a humanidade.

sams 12/08/2021

me surpreendeu muito
esse livro me surpreendeu muito!! nunca imaginei que ia gostar tanto e me envolver tanto com os personagens da maneira que aconteceu. com certeza não me arrependo da leitura e por mais que tenha sido mais difícil no início, seja pela linguagem ou pela estruturação do livro. apesar disso, no final do livro a leitura fluiu muito e eu não queria mais parar de ler. com certeza um livro emocionante que tocou meu coração.

lauratamanaha 17/08/2021

O final com certeza é a melhor parte. É bonito, mas n senti a sensibilidade q mts falam q tem. Várias vezes senti q a história ia pra algum lugar mas acabava ficando parada, n sei pq. Gostei msm assim, mas n é o melhor de vestibular

Paola 23/08/2021

Campo Geral
leitura um pouco carregada no começo do livro mas o final é definitivamente emocionante. as últimas páginas te fazem entrar na pele de Miguilim e se dar conta do amadurecimento e crescimento do menino durante o livro. certamente desejo reler daqui uns anos e enxergá-lo de outra perspectiva.

gi leite 26/08/2021

A prosa poética de Guimarães
O começo desse livro sempre me deixa meio "empacada", acho que se arrasta e não me agrada muito. Porém, a partir do meio e a partir das lindas reflexões do Dito, o cenário do Mutum ganha uma linda espirituosidade e a história ganha sua camada mais linda. Esse livro é lindo, me arranca muitas lágrimas e emoções toda vez que leio. A prosa poética de Guimarães é um dos motivos que me trazem orgulho de ter uma literatura tão rica em meu país.

Ratinha de Biblioteca 29/08/2021

Um livro com a poesia popular de "Grande Sertão: Veredas", mas com a simplicidade da narrativa de uma criança, Miguilim.

Luma 30/08/2021

Li pela Fuvest
Pelo que as pessoas comentaram achei que ia ser um livro q eu fosse gostar um pouco mais. Não gostei muito da história não ter divisão de capítulos mas isso é o de menos. Acho que o tipo de linguagem usada foi fundamental pra passar a mensagem que Guimarães Rosa queria, apesar de ser um pouco cansativa é compreensível. Não acho q a história tenha me prendido, confesso que em algumas partes fiquei curiosa, mas nunca o suficiente pra realmente querer ler mais. Por outro lado, nas últimas páginas muitas coisas relevantes aconteceram, oq ajudou a fazer com que a leitura fluísse.
É um livro interessante, não faz o meu estilo mas está longe de ser um livro ruim. No entanto, não o recomendaria.

julia3518 02/09/2021

esse livro foi desafiante pra mim. apesar de ser uma novela e ter pouco mais de 100 páginas, demorei pra ler e me acostumar com a narrativa, que interliga pensamentos, os neologismos e a linguagem do sertão de minas.
mas acompanhar o amadurecimento do miguilim, o protagonista, foi muito interessante. devido a adversidades, ele passa da ingenuidade de uma criança à amargura e à felicidade verdadeira, conseguindo realizar o conselho de seu estimado irmão sobre a alegria.
algumas cenas poéticas foram muito bonitas, mas não passou disso e não leria se não fosse cobrado no vestibular.

ninaa_reads 11/09/2021

me surpreendi
sempre fiquei com preguiça pra ler esse livro. Mas, como ele está na lista de leituras da Fuvest, me vi obrigada a ler?e que bom! Apesar de realmente ter um ritmo mais devagar - uma monotonia intencional em alguns momentos - a história é incrível e completamente devastadora. Eu amei, amei, amei!

Isabela 11/09/2021

Uma novela fácil de ser lida
Dos livros de Guimarães Rosa eu acredito que este seja um dos mais fáceis de ler. A linguagem é direta, a narrativa fluida e muito envolvente. Miguilim e Dito bem como os demais personagens são descritos de forma marcante. Há personagens deste livro que estão em outros livros e contos do autor, o que é muito interessante e deixa a história ainda mais instigante. As descrições do lugar, das rotinas, dos sons e cheiros não são cansativas mas dão a "cor local" que deixa a leitura ainda mais imersiva.

Maria17799 28/05/2024

O que eu achei
Campo Geral foi um livro que li por questões acadêmicas, achei a história tocante e que representa bem o que quer. A escrita pode ser confusa para alguns, acredito que deve ser lido com cuidado e com atenção para não se atrapalhar.