Campo Geral

Campo Geral João Guimarães Rosa

Resenhas - Campo geral

pedrosg 10/11/2021

10/11/21
No começo achei o livro meio difícil de ler, devido a sua prosa poética, mas depois que acostumei amei l livro. Ver o jeito que Miguilim amadureceu, lidou com o luto foi incrível. Sem contar que contar a história por meio das perspectiva de uma criança representa a grandeza de Guimarães Rosa. Viva a literatura nacional??????

bre 15/11/2021

Da miopia ao mundo
Geralmente, leituras que você tem que fazer por obrigação (tipo esse livro que li para o vestibular k), não te tocam muito.
Mas, que bom que abri minha mente e me deparei com Campo Geral.
Miguilim é tão sensível e, ver sua construção ao longo da história do livro faz toda a diferença.
O livro te emociona; te faz rir, chorar (e muito); e Miguilim é um personagem que cativa a gente.
Espero ler novamente, sem presa para acabar, e ver novamente todas as nuances dessa leitura que não deu para ver de primeira.

-----------------------------
?[...] mirou triste e apontou o morro, dizia: ? ?Estou sempre pensando que lá por detrás dele acontecem outras coisas, que morro está tapando de mim, e que eu nunca hei de poder ver [...]"

Beatriz 15/11/2021

Essa novela sertaneja me deu emoção. Miguilim é um menino inocente e sensível, e toda a narrativa envolvendo sua vida, a natureza que o cerca, a família, me deu a sensação de estar dentro da história e sentir tudo o que esse menino sentiu. É triste, e ao mesmo tempo, alegre. Quem for ler apenas o resumo desta obra, não sabe o que perde. O povo brasileiro é história, arte, emoção.

Balbis 15/11/2021

pra confirmar a leitura...
Li pra aula de literatura e não me arrependi... Precisei de ajuda pra entender umas coisas mas definitivamente é uma história linda

sarah :) 19/11/2021

ser.tão
Minha professora dando aula sobre esse livro apresentou ele de uma maneira tão pura e entusiasmada que senti vontade de ler, mas sem muita expectativa, ela me emprestou o livro com suas anotações e foi a experiência literária mais incrível que eu tive até agora.

Essa história é linda linda linda demais, é pura de uma maneira tão simples, a quantidade de sentimento inserida em cada uma das páginas é absurda, eu sou extremamente grata por ter me envolvido tanto com os personagens, chorei muito de uma maneira sincera, doeu muito. Toda a oportunidade de enxergar diferentes realidades me interessa muito, e nesse livro eu pude conhecer a do Miguilim e eu não tenho palavras pra expressar o quanto eu SENTI, lendo cada uma das ações dele, as perguntas e suas emoções puras.

RAvila.Neubern 22/11/2021

me surprendi
Li pra prova do livro achei que ia se uma merda, mas é bom recomendo, conta a historia do sertão mineiro muito bem.

isa 24/11/2021

Penei pra conseguir ler, o livro é muito bonitinho mas os vocábulos antigos pesam um pouco no ritmo da leitura. Li para vestibular mas não me arrependo.

Bruna 25/11/2021

Eu amei! Os personagens são cativantes, bem construídos e a história é sensacional. Meu primeiro Guimarães Rosa que me fez querer ler tudo que ele escreveu.

BeDelanos 30/11/2021

ai gente eu amei ??? melhor livro da lista da fuvest!! é tão fascinante as perspectivas de mundo de uma criança e a obra conseguiu fazer isso perfeitamente

Maria 10/12/2021

"Acho quando os olhos da gente estão querendo olhar para dentro só, quando a gente não tem dispor para encarar os outros, quando se tem medo das sabedorias... Então, é mal feito."
Depois de ter demorado tanto pra ler minha última leitura, eu não esperava nada de "Campo Geral". E eu quebrei a cara, porque eu adorei.
Não vou dizer que é meu livro preferido, mas eu não pensei que fosse gostar tanto quanto eu gostei. Ao contrário de "Angústia", outro livro da lista de leituras obrigatórias da fuvest que também não tem nenhum capítulo, a história não pareceu sem rumo ou só uma sucessão de fatos; eu fiquei presa na história do Guimarães Rosa e eu curti ela. Queria saber o que ia acontecer e porque as coisas aconteciam. Adorei a amizade do Dito e do Miguilim. Achei o livro muito legal e me surpreendi bastante. Gostei muito mesmo (:

Edit: já li todos os da fuvest e é o meu preferido sim!!!

Marcus 12/12/2021

Alegrias e tristezas da vida de um menino no sertão mineiro
A história começa com Miguelim voltando de sua crisma. O menino vive em Mutum, um rincão de Minas Gerais, onde sua família trabalha e sobrevive numa terra quase isolada pelo relevo.

Infância do menino é marcada por seus sonhos, a severidade do pai, o amor pelo irmão Dito, as brincadeiras, a vida na roça, o amor pelos animais. Como “o perdigueiro Rio-Belo, que tresdoidado tinha morrido, de comer algum bicho venenoso.”

É, a linguagem típica usada por João Guimarães Rosa está presente nessa novela, com regionalismos, palavras combinadas e resgatadas do esquecimento. É nela que são narrados os conflitos pessoais e as doenças que abalam a rotina agreste da família e impactam fortemente a vida de Miguelim.

“Campo Geral” foi publicado inicialmente na obra “Corpo de baile”, em 1956, quando também saiu “Grande sertão: veredas”. Oito anos mais tarde, em 1964, “Corpo de baile” foi dividida em três volumes e “Campo Geral” saiu no livro “Manuelzão e Miguilim”.

Edição da Global, com bela capa do ilustrador e escritor
paulistano Maurício Negro.

site: youtube: Bicho de Prata - Instagram: bichodepratabr

camillys 15/12/2021

eu amo muito qualquer livro que é narrado por criança, sempre tem uma pureza linda!
usei esse livro na minha introdução do enem KKKKKKKK

@biakodera 21/12/2021

Eu só tenho a agradecer a fuvest por ter me apresentado essa obra tão maravilhosa.
O livro pode demandar um pouco mais de atenção na leitura pelo uso da linguagem local e dos inúmeros neologismos do autor fazendo com que muitas vezes tenhamos de reler a mesma página várias vezes para entender o conteúdo. O tempo dentro da narrativa é marcado pelos acontecimentos mais do que pela cronologia, fazendo com que não haja separação em capítulos.
O livro tem uma forte presença da violência, do misticismo, da religião e principalmente da natureza e dos animais. As inúmeras tragédias que acontecem, vão marcando o amadurecimento da personagem, Miguilin.
É uma experiência que poderia caracterizar como ingênua, compartilhar a mente e o ponto de vista de uma criança. O autor nunca deixa explícito com palavras muitas das ações das personagens por exemplo traições, mas nós leitores, que já possuímos a malícia da vida, compreendemos muito além.
É uma leitura que recomendo a todos e voltarei com certeza a ler as obras deste autor fantástico que pude estudar um pouco melhor.

lorena 24/12/2021

que livro bom gui gostei da ideia acho que voce devia trabalhar mais na gramatica mas nada que um EJA nao resolva viu mt sucesso beijaoo