Campo Geral

Campo Geral João Guimarães Rosa

Resenhas - Campo geral

gimenfer 27/09/2021

Campo geral e os sentimentos
A linguagem é demasiadamente importante para a trama e para a construção da contextualização criada por Guimarães Rosa. No entanto, não deixa de, em algumas partes, ser extremamente cansativa e chata. Faz você perder o foco e as palavras se misturam, embrulham-se e você fica com tédio, seus olhos cansados e a leitura se torna algo impossível de acompanhar. É importante, é glorioso, não posso deixar de ser sincera, mas também é cansativo pra [*****].
Quanto ao enredo, a história é bonita. Acontecimentos adultos sob o olhar de uma criança, Guimarães sabia muito bem o que estava fazendo quando optou por essa abordagem. Outra coisa a ser salientada é a precisa, senão perfeita, descrição dos sentimentos. Quanto Miguilim se sente feliz, sozinho, com medo ou triste, Guimarães descreve esse sentimento da forma como o sentimos, sem tirar nem pôr. E é honroso a forma como ele o faz.
Preciso dizer que o Dito é meu personagem favorito. Impossível não se apaixonar por ele, pela forma como ele parece saber tudo, como diz Miguilim. Assim como preciso também esclarecer que, no fim, somos e/ou já fomos todos como o Miguilim; meio assustados, meio desolados.
O final vale completamente a pena. É emocionante, bonito e te prende.

Matheus656 27/09/2021

Campo Geral
O livro no geral é fantástico, me emocionei muito apesar da demora em terminá-lo.

No começo custei a me acostumar com a linguagem utilizada por Guimarães Rosa( praticamente um outro idioma) mas com o decorrer da história fui envolvido pelos sentimentos do Miguilim e suas emoções, maravilhosamente bem escritas e profundas, além da excêntrica discrição das veredas.

É uma grande obra realmente, uma viagem pela mente de uma criança que passa por todos os sentimentos (Amor, Tristeza, Raiva, Angústia, Alegria, Dor...).

Valeu muito a pena a leitura.

Isabela.Araujo 29/09/2021

Saudades de Miguilim
Demorei um mês e meio pra ler o meu primeiro Guimarães Rosa.... e não me arrependo do tempo que levei.
Sinceramente, a primeira parte do livro é realmente lenta. Você é apresentado ao cenário da história, o Mutum, uma região interiorana de Minas Gerais. Nessa região vive uma família na qual o núcleo principal são o Miguilim (a coisa mais fofa desse mundo) seu pai, sua mãe e o menino Dito.
Esses personagens vão passar por dramas familiares, mas todos pela perspectiva do menino Miguilim, que vive um conflito entre, finalmente, crescer ou continuar sendo criança.
Miguilim é uma criança diferente, ele pensa bastante em tudo. Na vida, na morte, nas coisas erradas que a mãe fez, na maldade de papai e Vovó Izidra, na inteligência de seu irmão Dito, mas, acima de tudo, ele pensa no seu medo de virar adulto e de fazer coisas erradas.
Esse medo de Miguilim é extremamente forte na narrativa e é algo lindo de se ver porque é muito bem trabalhado pelo Guimarães.

Eu me identifiquei com Miguilim e acredito que todos que lerem também vão, porque todo ser humano tem os mesmos medos que ele. Medo de decepcionar quem ama, medo de morrer, medo de crescer, medo das responsabilidades e medo de sair do local que amamos. Eu amei esse livro, acho que quem precisar de algum alento no coração, precisa ler para compreender que a vida é mais que nossos medos e inseguranças. Entender que sempre vai ter alguém lá pra te ajudar a levantar e seguir em frente.

Rittes 04/10/2021

A delicadeza de um gênio
Não canso de externar minha admiração por Guimarães Rosa. Para mim, sem medo de errar, o maior escritor brasileiro de todos os tempos (me perdoem os outros). Esta pequena novela era parte original da obra monumental que Rosa chamou de "Corpo de Baile", depois, foi publicada separadamente em "Manuelzão e Miguilim" e, agora, sai sozinha neste breve volume. Uma história de reminiscências de infância bem ao estilo "roseano", mas nem por isso deixa de ser delicada e emocionante. Uma obra fantasticamente atemporal. Leia.

Viih 10/10/2021

Uma infância triste e dolorosa em muitos momentos, mas com final promissor a fim de levar o protagonista a uma vida melhor para ele e sua família.

Glória 14/10/2021

Guimarães Rosa tem uma escrita completamente diferente de tudo que eu já li, o que é interessante, mas demora um tempo para engatar. O livro tem uma história bonitinha sobre crescimento diante das dificuldades da vida. É fofo.

Moon 15/10/2021

esse é mais um da série: "livros que li pela lista obrigatória da Fuvest e acabei tendo uma experiência muito boa!"

mas dessa vez realmente me surpreendi, acabou sendo meu favorito da lista toda. às vezes é meio difícil de entender pela escrita regional, mas ter visto aulas e análises me ajudaram bastante. é a melhor coisa pra se fazer.

Michaely1 16/10/2021

Pelo olhar de uma criança
Olha, esse livro realmente vicia em certas partes. Tem certas cenas que eu passei correndo porque ficava muito chato e outras que eu pulava porque tinha morte de animal e eu sou muito sensível com isso. Sobretudo, tem cada personagem que te faz odiar! Olha, eu mesma odiei o pai dessa criança! Nossa, Miliguim é um menino tão inocente e bonzinho, foi tão triste ver no final uma mudança daquela neles, todo carregado de ódio e até pensando em matar pessoas (bem como se fosse alguém de más intenções)?, mas no final deu tudo certo porque a felicidade dele voltou e eu vi o crescimento desse menino representado por um óculos.
Eu simplesmente amei a escrita de Guimarães Rosa. Eu definitivamente lerei o outro conto com esses personagem só para saber que fim dará ele.
Eu achei que por ser de infância, seria tão leve, mas tem cada situação triste e tem cada cenário sertanejo deprimente. Eu vi a negligência da educação e da saúde ali, vi maus tratos com os filhos e muito mais. Foi muito triste ver tudo isso, mas dá um alívio porque no final eu vi um Miliguim sorridente tanto quanto o irmão dele, que era outro lindo.

Lendo Miliguim, eu vi o quanto que uma criança pode ser mais inteligente do que um adulto.

Mick 19/10/2021

gosto de história c criança, me sinto íntima. Ótima reviravolta, porém n dou uma nota maior pq: 1) vestibulares estão estragando a literatura para mim 2) QUAL A DIFICULDADE DE FAZER CAPÍTULOS???

Bia 22/10/2021

Campo Geral é um livro emocionante e profundo
Campo Geral de Guimarães Rosa, trata sobre a vida de Miguilim, que é uma criança e a família no interior de Minas Gerais, a partir de dilemas e mudanças que acontecem no percurso da história deles.
Campo Geral é emocionante, pois além, de abordar mudanças fortes como morte de pessoas próximas e queridas ou mesmo a rejeição de familiares, ele trabalha, também, sobre infância com a sensibilidade do protagonista, Miguilim, que é uma criança.
E o livro é profundo, pois trabalha a partir da ótica do protagonista, que observa e questiona a sociedade ao seu redor além das ferramentas que o local onde vive e a família deram a ele. Além disso, trata boa parte da infância e início de um amadurecimento do personagem ao mesmo tempo que os conflitos e responsabilidades que antes eram leves, irão se tornar mais sérios e pesados.

Uma das melhores leituras da Fuvest.

Gaby 01/11/2021

Muito. Bom ... Li. Para a FUVEST que vai ser no dia doze de dezembro deste ano. Gostei

Ana_Capitu 02/11/2021

Emocionante
Tive dificuldades para ler esse livro no começo, por se tratar de uma linguagem que eu não estava habituada, no entanto no progresso dele fui me acostumando e criando laços com os personagens (Miguilim e Dito). Me emocionei com a doçura e a inocência do Miguilim, o seu amor pelo irmão, e me encantei com a sabedoria e cumplicidade do Dito. Chorei muito com o fenecimento da sua trajetória e o lindo amadurecimento do protagonista. Enfim, pelos adjetivos usados já podemos ver o quanto gostei, e quero ler outras obras desse autor.

jovana 02/11/2021

mais um que eu li pro vestibular. tudo q eu queria era divisão em capítulos, nada mais.
enfim, a ambientação de Guimarães rosa é sempre o sertão, nenhuma novidade. achei interessante a dualidade que ele apresenta e o desenvolvimento do miguilim. no final ele foi só jogando os fatos e termina com a metáfora do óculos.

Isa Romero 08/11/2021

emocionante, profundo e divertido
uma das minhas melhores leituras de 2021. Ri, sorri, chorei e fiquei brava acompanhando a história de Miguilim, que me mostrou com sua inocência e simpatia o quanto esse livro foi gostoso, apesar de um linguagem regional a qual eu não estou acostumada.
Recomendo demais!

pedrosg 10/11/2021

10/11/21
No começo achei o livro meio difícil de ler, devido a sua prosa poética, mas depois que acostumei amei l livro. Ver o jeito que Miguilim amadureceu, lidou com o luto foi incrível. Sem contar que contar a história por meio das perspectiva de uma criança representa a grandeza de Guimarães Rosa. Viva a literatura nacional??????