Campo Geral João Guimarães Rosa

Resenhas - Campo geral

Sara 13/07/2021

Persista!
?Pois, Mãe, então mar é o que a gente tem saudade??
Eu não faço ideia de quando foi que esse livro me conquistou. No começo estava lendo por obrigação, queria desistir. Mas estão me vi apegada a Miguilim e sua família. Comecei a amar esse menino, comecei a sentir suas dores e alegrias. Ler essas páginas foi como ver o mundo através dos olhos de uma criança, crescemos tão rápido que esquecemos como era.
Guimarães, através de sua linguagem única, nos mostra o dia a dia de Miguilim. Parecia que eu estava do lado dele, ou melhor dentro dele. Parecia que eu participava de cada evento da vida dele em tempo real, acompanhava seus pensamentos que nem sempre seguiam um caminho lógico mas que sempre encontravam seu destino.
O livro tem muitas nuances, muitos detalhes que você não percebe se não estiver atento.
Não consigo encontrar palavras suficientes para me expressar (quem dera eu fosse capaz de inventar palavras como Guimarães).
Enfim, simplesmente leia esse livro, persista até o final. Você não irá se arrepender.

clichesliterarios 14/07/2021

gostei mas ainda não encontrei a "magia" do livro.
Logo de início eu fiquei bem receosa de ler esse livro ao perceber que ele não tem capítulos! Mas devagarinho eu fui conseguindo pegar o ritmo da leitura e no fim deu certo!

No começo do livro, o narrador apresenta muito mais o ambiente e as personagens, então achei meio parado. Apenas depois da metade, que eu já tinha entrado no ritmo do livro que consegui me envolver mais com a história e com as personagens. Tiveram momentos que eu passava correndo e outros que me chocaram.

No entanto, eu admito que eu não senti muito a "magia" do livro. Sim, é uma história ok de um menino no meio de Minas Gerais e com uma escrita muito boa. Mas eu não senti aquele toque mágico que quando você termina o livro você fala "uau". Então espero, mais para frente, reler "Campo Geral" e descobrir essa mágica, ou esperar minha professora de literatura me explicar durante a aula rsrs.

Giu 14/07/2021

Campo Geral
Li por causa da fuvest? Confesso que não é meu preferido da lista, a leitura não é prazerosa e a história não é muito interessante, mas o final é incrível!

Rabrisa 20/07/2021

Uma história de amadurecimento.
Eu ainda não superei esse livro. Um livro triste, mas que abre os olhos para outras realidades. O personagem principal ganhou um grande espaço no meu coração, fico imaginando como seria um outro livro com ele, como será que o homenzinho estaria?

elisaalyz 22/07/2021

Leitura muito rápida
Esse livro foi bem interessante de ler, de início eu achei que não ia gostar nem um pouco, mas eu até que me interessei bastante pela história.

Foi uma leitura bem rápida.

Mah 26/07/2021

Campo Geral
A obra é muito boa e te envolve emocionalmente no sofrimento dos personagens,apesar de muito triste tem um final razoavelmente de esperanças, a linguagem nao é muito difícil e muito bem elaborado com metáforas a visão e a metamorfose da infância para a vida adulta

hammezita 27/07/2021

Esse livro é muito bom! É um pouco complicada a leitura, mas a história em si é simples e muito bonita. Eu me encantei pelo Miguilim e ver o sertão por seus olhos foi lindo.

"Mãe, que é que é o mar, Mãe?" Mar era longe, muito longe dali, espécie duma lagôa enorme, um mundo d'água sem fim, Mãe mesma nunca tinha avistado o mar, suspirava. "Pois, Mãe, então mar é o que a gente tem saudade?"

lissazinha 28/07/2021

Fuvest, eu exijo minha terapia
Terminei este livro há algumas horas, mas mesmo assim não sei ao certo como me expressar quanto a ele, então vamos aos fatos:

1) esta obra me destruiu. Pura e simplesmente, me deixou aos cacos e não me deu margem alguma de tentar reuni-los. (Chorei pelas duas horas a fio e nem é brincadeira.)
2) que ideia de jirico foi essa de ter isto como leitura obrigatória???? Já tenho pressão suficiente nos meus ombros quanto às minhas expectativas de me sair minimamente bem nos vestibulares, muito obrigada. Por outro lado, ... meus profundos agradecimentos a seja lá quem tenha achado que Campo Geral é uma peça essencial para a formação do brasileiro, porque, ao meu ver, é mesmo.

Por fim, gostaria de justificar as minhas 5 estrelinhas para os demais vestibulandos de plantão que possam estar estranhando minha escolha: para mim, o livro foi, sim, entediante de início. Na verdade, não apenas isso, mas também extremamente confuso, porque, afinal, a narração é feita por uma criancinha analfabeta de 8 anos do interior de Minas Gerais. O que quero dizer é que acho que o jeitinho arrastado, apesar de repleto de recortes de memórias, foi a maneira que João Guimarães Rosa encontrou de nos fazer progressivamente mais próximos dos personagens e de sua condição de miséria e, mas importantemente, de nos fazer baixar a guarda para possíveis reviravoltas. E, meu amigo, que reviravoltas.

Ok, talvez eu tenha achado algumas palavras para expressar a montanha russa de emoções que foi ler isto, então... por favor, deem uma chance a ele. Com certeza mudou minha perspectiva sobre certos valores, e espero que possam ser tocados pela leitura tanto quanto eu fui :)

Mari 30/07/2021

Amei
O livro é pequeno mas que história impactante, tantos acontecimentos que deixam o leitor com o coração na mão e tudo contado pela visão de uma criança que, apesar de não entender o que está acontecendo, em algumas situações sente que algo não está certo. É uma jornada de amadurecimento muito intensa em vários momentos e vale muito a pena, felizmente a fuvest colocou esse livro na lista de obras porque se não eu nunca teria lido.

Joy 02/08/2021

Campo Geral me surpreendeu tanto, a história é de uma sensibilidade enorme e a forma como foi escrita é incrível, vale muito a pena.

Leticia2513 03/08/2021

emotivo
é impossível não se emocionar com esse livro. a maneira com que Guimarães Rosa conecta o leitor com o personagem principal, Mingulim, através de uma narrativa em terceira pessoa que expõe os sentimentos de uma criança no sertão é magnífica. o livro apresenta neologismos e vocábulos regionais, então nas primeiras páginas a leitura é um pouco estranha (inclusive demorei pra terminar, mas do meio pro final realmente fica melhor). sou grata por ter sido obrigada a ler pro vestibular, porque é lindo demais

Reiko 08/08/2021

Perfeito
Um dos livros que mais emocionam!! Fiquei em prantos com o meio para o final. Eu sabia o que iria acontecer por spoiler, mas isso não mudou o fato de eu ter chorado muuuito.
Recomendo esse livro a todos os leitores, dês de iniciantes, até aos mais avançados. Não é apenas um livro com palavras, são ensinamentos para a vida.
Muitas vezes nos importamos com coisas frívolas e nele nos revela o que realmente importa - a humanidade.

sams 12/08/2021

me surpreendeu muito
esse livro me surpreendeu muito!! nunca imaginei que ia gostar tanto e me envolver tanto com os personagens da maneira que aconteceu. com certeza não me arrependo da leitura e por mais que tenha sido mais difícil no início, seja pela linguagem ou pela estruturação do livro. apesar disso, no final do livro a leitura fluiu muito e eu não queria mais parar de ler. com certeza um livro emocionante que tocou meu coração.