O Homem Eterno G. K. Chesterton

Resenhas - O homem eterno

anoca 22/07/2020

Excelente
A capacidade de argumentação do autor é desnorteante, assim como sua fluidez em expor pensamentos complexos de maneira tão simples

Claudio 07/04/2020

O Homem Eterno, Deus Encarnado
G. K.Chesterton é um autor do século passado, anglicano que depois se tornou católico, considerado um dos maiores pensadores de seu tempo. Da mesma época de H. G. Wells teve forte influência no pensamento de C. S. Lewis. Nesta obra fenomenal dividida em duas partes Chesterton trata sobre o aparecimento da criatura chamada Homem e do surgimento homem chamado Cristo. Importante salientar que no início do livro Chesterton define sua obra como histórica, cujo escopo abrange o desenvolvimento da raça humana do paganismo ao cristianismo como algo prodigioso e divino

A primeira parte é dividida em oito capítulos. Trata desde o surgimento das primeiras evidências do homem nas cavernas, sua arte representativa da realidade, o surgimento da civilização e da ideação de uma divindade na cultura humana e a desenvolvimento da mitologia na formatação das sociedades greco-romanas da antiguidade. Mostra como o panteão mitológico perde espaço para outras modalidades de crenças mais próximas da realidade das pessoas, que vem atender as suas necessidades mais básicas. Neste contexto da criatura homem surge o homem Cristo, advindo de um povo que guardava para si elementos de um monoteísmo que sobreviveu a séculos no meio de sociedades politeístas.

A segunda parte dividida em seis capítulos trata então, do homem chamado Cristo. O homem estupefato encontra no Cristo ressurreto a respostas para seus anseios que a mitologia politeísta não conseguia oferecer. Este Cristo, chamado Jesus faz com que os homens olhem para dentro de si, para suas ações e intenções do coração sem deixar de contemplar o próximo e a natureza. Neste novo olhar o homem se encontra e percebe a realidade de sua miséria e a redenção que lhe é oferecida gratuitamente.

Chesterton aponta finalmente para a singularidade da fé cristã e da existência da própria igreja, não como instituição, mas como corpo místico formado por pessoas que carregam a mensagem de uma boa nova eterna. Em sua análise, contra essa verdade os céticos nada podem.

“Não creio que a melhor maneira de produzir um esboço da história seja apagar as linhas”

O Homem Eterno é uma obra para ser lida e relida dada as circunstâncias na qual foi escrita: o renascimento do agnoticismo e do ateísmo pós primeira guerra mundial. Ideias propagadas por Nietzsche, Darwin e Freud confrontavam as bases sobre o qual a criatura humana havia firmado seu alicerce intelectual. Chesterton aponta que os fundamentos colocados pelo homem chamado Cristo são inabaláveis pois são alicerçadas na fé, na verdade e no amor.

Zaqueu 04/12/2022

Contra o paganismo
Ler Chesterton foi uma das melhores decisões da minha vida como leitor. Impossível na verdade ler Tolkien e CS Lewis sem passar por ele.Minha próxima leitura dele já está nos planos para o ano que vem, recomendo ler esse autor que na maioria das suas obras foi profético e bem acertivo sobre o que viria virar esse nosso mundo.

Maria.Heloisa 03/12/2023

Meu primeiro contato com o autor e gostei muito do livro. Um ponto a se prestar atenção é que a leitura pode ser difícil e o leitor se perder no fluxo de argumentos, é bom ir anotando.

Bianca662 27/03/2023

Livro denso e inteligente
Eu demorei uns SEIS meses pra terminar de ler este livro, mas posso dizer que consegui digerir muito dele. Com a ajuda de Deus, o auxílio dos dicíonarios, e da internet (pra pesquisar sobre fatos históricos que ele cita, e compreendê-los melhor).

Vi que a maioria das resenhas que deram nota baixa, é justamente pela complexidade das falas e do racíocínio do autor. Não adianta querer ler Chesterton com pressa, se tem pressa, não reclame de não entender, pois este livro, que foi escrito no início de 1900 (o motivo de tantas palavras difíceis), faz referências à várias outras obras, à história, paganismo, e à mitologias gregas/romanas (que se você não possui bagagem sobre tais assuntos, o torna mais difícil ainda, o que era meu caso).

Eu queria muito entender "O Homem Eterno", e me sinto muito abençoada por ter concluído essa leitura.

Como disse Cs Lewis sobre este livro que foi ferramenta em sua conversão:"Um jovem que quer permanecer ateu deve ter cuidado com uma leitura dessas."

O livro é dividído em duas partes, a primeira fala do homem e sua história; a segunda sobre o Homem Cristo, e O Evangelho.

Você vai encontrar nesse livro informações sobre: religião comparada, mitologia grega/romana, paganismo, ciência vs sofismas, Crusadas, pré-história, Boas Novas, e muuito mais.

Não é um livro chato, Chesterton nos fala sobre todas essas coisas com bom humor e até sarcasmo o que o torna divertido e ainda mais interessante.

Me senti amiga dele kkkk

Amei. Leiam, leiam, leiam.

Carol 23/01/2024

"Os céus e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão." Mt 24:35
O livro oferece uma visão profundamente reflexiva sobre a natureza humana e a trajetória da história. Chesterton argumenta que o homem não é uma criatura comum, mas caminha sobre a Terra com uma presença que o assemelha a um deus do mundo inferior, embora, em muitas ocasiões, seu comportamento se aproxime ao de um demônio. Destaca-se a capacidade única do homem de compreender a sua semelhança com outras criaturas, um aspecto frequentemente negligenciado.

A narrativa se desdobra em duas perspectivas da história mundial. De um lado, há aqueles que enxergam a mente fora do tempo como um espírito um tanto fofoqueiro, dando origem a lendas, folclores e mitos que contam histórias, algumas fictícias, mas muitas verdadeiras. Por outro lado, há aqueles que veem o mundo como um plano e buscam estabelecer um plano humano, representados pelos filósofos e sua atitude filosófica em relação à vida.

No entrelaçar desses dois grupos, entre os contadores de histórias e os analistas dessas narrativas, surge algo aparentemente bom demais para ser verdade, mas que, de fato, é verdadeiro: a boa nova do Deus que veio pessoalmente ao mundo e fundou uma Igreja. Seus seguidores, sacerdotes e fiéis não se veem como criadores de uma explicação ou verdade, mas como mensageiros que compartilham essa boa nova com aqueles que ainda não a conhecem ou que não a aceitam. A Igreja se destaca como uma linha divisória significativa, que desafia qualquer tentativa de comparar religiões, pois não defende uma teoria, mas um fato. Sua missão não é criar esse fato, mas compreendê-lo e transmiti-lo adiante.

A história é uma surpresa inesperada, uma "loucura" que persiste por mais de 2.000 anos, uma extraordinária prova de que essencialmente é uma grande verdade. Enquanto o mundo envelhece, a Igreja parece rejuvenescer, mantendo-se firme e relevante. O incrível Cristo, nascido da alma da cristandade, personifica o bom senso que moldou essa trajetória.

Ericarjflor 23/03/2020

Gostei muito, mas em comparação com Ortodoxia achei o segundo melhor.
Rogério 25/03/2020minha estante
Preciso dar um jeito de tirar um tempo para ler os livros do Chesterton. Eles são complicados de se ler, Erica?

Ericarjflor 26/03/2020minha estante
São livros desafiadores, mas também não precisa ser nenhum super intelectual para entender.

Deghety 28/01/2019

G. K. Chesterton
Inglaterra
Mundo Cristão
2013
Em O Homem Eterno, Chesterton critica algumas falácias a respeito da evolução, filosofia e crenças.
Referente ao homem, Chesterton dá como exemplo a complexidade do ser humano, mostrando a disparidade do homem em relação aos outros "animais", alegando que o homem é singular e único.
"...o homem com toda a certeza não teria parecido algo como um rebanho que saindo dentre cem rebanhos descobrisse pastagens mais favoráveis."
No tocante à filosofia e crenças, o autor alerta sobre a inconsistência dessas frente à filosofia cristã e crença cristã, apontando a originalidade e o poder de renovação do cristianismo. Como se as outras crenças se originaram de algo tipo telefone sem fio ( brincadeira infantil).
"Não me importo se o cético diz que é uma história quase inacreditável; não consigo ver como uma torre tão alta poderia permanecer de pé por tanto tempo sem fundações."
A abrangência desses temas são bastante reflexivos e eloquentes, apesar de que, por alguns momentos, não entendi alguns comparativos, como também achei um pouco de fanatismo em outras ocasiões, todavia, em um contexto geral, a obra foi concebida sem dogmatismo, e caso aparenta como tal em certas ocasiões, essas questões são elucidadas de forma racional.

Matheus.Monteiro 07/08/2016

Estudantes de história deviam ler
Uma das várias qualidades deste livro é a problematização do discurso historiográfico naturalista. Por que estamos tão persuadidos de que o homem começou sua existência como um animal bruto e propenso à violência e não como nós, dotados de inteligência, sociáveis e culturais? E por que cedemos tão facilmente a opiniões, ainda que acadêmicas, que fazem apenas reconstituir esse passado remoto com base em vestígios, em si mesmos pouco ou nada significativos, cujos espaços em branco são preenchidos com a retórica, a imaginação e certas premissas sobre o que é o homem? A defesa do Cristo é belíssimo, mas no meio do caminho aprendemos algumas boas lições sobre a investigação histórica.
Leonardo.Santos 25/02/2017minha estante
undefined

Mila 05/04/2022

Bom e complexo.
O livro é bom, o autor tem umas
reflexões que eu acho geniais. Basicamente conta a história do homem enquanto visto pela ciência contrapondo ao que a bíblia traz sobre o homem. Mostra as nuances do cristianismo e porque ele é incomparável a qualquer outra religião. Em alguns momentos eu tive dificuldade para compreender e acompanhar o autor. Acho que é uma leitura complexa para mim.

joaoaranha 24/02/2022

Boa Apologética
Ler obras de uma linha de pensamento o qual não é o favorito, assim como fiz com "O Homem Eterno", de G.K. Chesterton, pela Mundo Cristão, deveria ser um exercício continuo, da minha parte.

Em seu estilo ortodoxo, aquele que é considerado uma das inspirações de C.S.Lewis apresenta, no estilo que lhe era permitido em sua época e cultura, uma visão interessante sobre a eternidade de Deus e a limitação do homem no decorrer da história, numa espécie de apologética bem peculiar.

Leia esse livro sem anacronismos, retenha o que é bom, e terá uma boa obra para reflexão. Recomendado.

Thalita 18/08/2021

Que livraço! No entanto não consegui acompanhar o raciocínio em diversas partes. Me sinto muito pequena diante desse livro.

Renata 03/07/2021

Homem x Cristo
O livro se divide em duas partes: a primeira apresenta uma visão do homem pagão, antes do cristianismo e sua relação com a natureza e o surgimento dia mitos. A segunda parte faz o paralelo com Cristo histórico/religioso. O livro apresenta pontos de vista muito curiosos sobre a relação dos pagãos com a mitologia e como essa relação evoluiu e se completou com o cristianismo. Apesar da abordagem diferenciada, o autor divaga bastante e as vezes se perde em devaneios, o que deixa o livro um pouco cansativo e mais difícil de acompanhar. Interessante para todos os cristãos/católicos mas precisa de foco para conseguir aproveitar e se aprofundar no texto.

Renata Molina 20/10/2018

Complexo demais pra mim. :/

Jose 22/05/2024

L?uomo eterno
Con questo libro ho avuto più chiarezza degli argomenti sociali più parlati in quest?epoca, in cui si vuole mettere in dubbio il cristianesimo senza avere cura della propria storia dell?umanità ed ingannandosi con false teorie scientifiche che si contraddicono tra loro.