Temperamentos transformados

Temperamentos transformados Tim LaHaye

Resenhas - Temperamentos transformados

Mayara945 31/05/2021

Quatro tipos de temperamento
O livro aborda a teoria dos quatro temperamentos, proposta pela primeira vez por Hipócrates e estudada ao longo dos anos. Vários teóricos contribuíram para a teoria que temos hoje, apesar de não ser aceita por muitos.

No livro, o autor pontua dentro de uma perspectiva cristã, como cada temperamento funciona, seus pontos fortes e fracos, e como cada habilidade pode ser usada e aperfeiçoada no reino.

Para isso, ele usa como exemplo personalidades bíblicas de cada temperamento: Pedro, o sanguíneo; Paulo, o colérico; Moisés o melancólico e Abraão, fleumático.

É uma leitura bem rápida e proveitosa. O autor é bem objetivo é da muitos exemplos práticos, o que facilita muito o entendimento dos temas abordados.

Rafael1548 15/03/2024

LEITURA ARRASTADA
Que dureza ler esse trem! Parecia que eu estava dissecando um cadáver e não num deleite da alma com a arte.

Nas considerações iniciais, o autor afirma: " Minha contribuição foi apenas fazer aplicações práticas dessas classificações seculares para que cada indivíduo possa examinar a si mesmo ... (p.8)" Aqui pode passar uma boiada e podemos engolir inúmeros camelos. Em relação a esta afirmação, salvo engano, não encontramos na Bíblia instrução para conhecer a nós mesmo. A frase célebre "conhece-te a ti mesmo" é de Sócrates e não do Deus Todo Poderoso.

A Bíblia, contrariando essa afirmação carnal e demoníaca, nos ordena conhecer e prosseguir em conhecer ao Senhor; que nosso coração é enganoso e extremamente corrupto. João Calvino afirma que o coração do homem é uma fábrica de ídolos. Corrobora para esse entendimento as próprias palavras de Calvino: "Tudo que você ver de bom em mim é Cristo. Tudo que você ver de ruim sou eu mesmo".

Mais a frente, LaHaye afirma: "não se ponha a analisar o temperamento de uma pessoa, a não ser que isso contribua para melhorar seu relacionamento com ela..." (p. 24). Se há esta advertência, então tem história. Por experiência própria vejo que os seguidores dessa linha não são tão fiéis a esta orientação. Na maioria esmagadora que achegou-se a mim fizeram ao contrário disto. Pegaram um momento isolado da minha vivência e "fizeram um recorte fotográfico" e delimitou toda minha existência nisto. Não existe nada tão asqueroso e nojento quanto isto. Uma pessoa não tem caráter de "comer 1kg de sal" e traçar perfis de forma arbitrária sobre a pessoa. Tenebroso!

Outro ponto a ser destacado é que o autor afirma que uma pessoa pode ter porcentagens dos temperamentos, mas que um irá sobressair (p.28). Aqui foi uma "salada de fruta" e um "balaio de gatos". É como uma pessoa ser de gêmeos, com ascendente em peixes e estar sobre influência de Júpiter.

No decorrer ele utiliza de 4 personagens bíblicos para traçar algumas características que se ajustem em sua tese. Em referência a Paulo, ele usa frases de autoajuda constantemente, mas uma coisa me chamou a atenção. Tim usou muitas expressões de possibilidade: "se"; "provavelmente". Isto demonstra uma pequena forçada para defender a sua visão.

No último capítulo teve uma contação de caso inútil que não presta para nada porque creio que: pessoas diferentes, exigências diferentes.

Um ponto positivo é que o autor meteu o pau em Freud.
NatAlia.Martins 15/03/2024minha estante
Só uma consideração... no início da sua análise. Eu acredito que a referência do autor é a Paulo e não ao Todo poderoso. Quando ele diz que o homem deve 'examinar-se a si mesmo' em 1 CO 11.28. Nao seria alusão a esta referência???

Rafael1548 16/03/2024minha estante
NatAlia.Martins: o contexto citado pela senhora é bem diferente. A palavra examinar-se é /dokimazo/ e quer dizer "testar se é genuíno" (como um perito testa as peças de prata e ouro). O contexto não fala sobre autoconhecimento como é exposto no livro acima, mas no sentido de examinar o motivo de como está a ceia do SENHOR (que é o contexto da passagem que a senhora pegou isolada).

Rafael1548 16/03/2024minha estante
Não tem a ver com qualidades de um check list, mas de saber distinguir o corpo é o sangue de Cristo

NatAlia.Martins 16/03/2024minha estante
Para entendermos se estamos na fé ou não, claro que precisamos nos conhecer, sondar o nosso coração e perceber para onde estamos indo. Claro que nossa compreensão é limitada e precisamos da ajuda de Deus como o salmista no salmo 139. Então, não concordo que seja pecado. Só não podemos fazer disso mais um ídolo!

NatAlia.Martins 16/03/2024minha estante
Eu não peguei a passagem isolada. Eu só estou falando que existe uma passagem sobre autoexame nas escrituras e perguntei se não foi a ela que o autor quis se referir. Não estou questionando o fato de estar correta ou não a utilização. Pq você usou o termo conhecer e o autor examinar e ambos são diferentes!!!!!! Acredito que está equivocado!

NatAlia.Martins 16/03/2024minha estante
E outra Paulo não manda examinarmos a ceia e nem precisamos ir para o original para entender. O que ele manda é os participantes da ceia examinarem cada um a si próprios!

Rafael1548 16/03/2024minha estante
O contexto do texto bíblico que a senhora trouxa é diferente da temática do livro. E isto é isolar o texto bíblico contexto.

Leia o livro e discutiremos em momento oportuno. O autoconhecimento é uma chave para destruição porque você não presta.

O livro trata de qualidades e defeitos e isto não está na Bíblia.

O que a senhora acha restringe-se a tua intimidade. Não me interessa em nada !

NatAlia.Martins 16/03/2024minha estante
Nossa! Misericórdia! Tudo bem irmão. Acredito que vc está equivocado, mas vou ler o livro, pq realmente não li. E conversaremos em outro momento. Mas de qualquer forma autoexame está na bíblia sim! E é sobre isso que comentei. Não fiz a análise global do livro. Apenas do ponto que não achei coerente da sua análise!

NatAlia.Martins 16/03/2024minha estante
Por aqui é bem complicado se fazer entender! Graça e paz! ??

May 17/04/2021

TEMPERAMENTOS TRANSFORMADOS - Tim LaHyne

Durante a leitura do livro, postei nos stories sobre as características dos 4 temperamentos, e recebi muitas respostas. Afinal, se trata de um assunto que está muito em alta ultimamente. E realmente a teoria dos temperamentos é um recurso ótimo de autoconhecimento. Mas deixando de lado questões meramente psicológicas, o livro apresenta personagens bíblicos que exemplificam cada personalidade.

A cada página lida, hora ou outra nos identificamos com algum daqueles personagens, seja por suas qualidades ou pelo seu defeito. Mas o melhor da narrativa se apresenta quando o Espírito Santo entra na história de cada homem de fé. O temperamento devidamente controlado pelo Espírito Santo, torna todos os traços de personalidade, inclusive os defeitos, em características da pessoa que Deus quer que você seja.

A mudança de atitude é nítida na vida de cada personagem bíblico, e se torna um convite de entrega que Deus constantemente nos faz.

?Deus não está não interessado em mudar as circunstâncias, como em transformar pessoas.?

Laris 07/06/2023

Edificante
É um livro muito edificante que me ajudou a me auto-analisar e permitir o Espírito Santo corrigir as falhas do meu temperamento.

Trechos que achei importante:
"...os defeitos são modificados pela força das boas qualidades, e Deus é glorificado nessa transformação."

"Na Bíblia, o rei Davi foi conhecido como "o homem segundo o coração de Deus" não porque fosse perfeito, mas porque se arrependeu depois de pecar e voltou-se contrito para Deus, a fim de ser perdoado e restaurado a sua graça."

"O cristão não consegue escapar dos impulsos da carne, por isso Gálatas 5:16 insiste conosco: "Vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne."

"...porém, que mesmo cristãos amadurecidos e repletos do Espírito precisam examinar-se sempre para que também eles não andem momentaneamente na carne."

"...a autodisciplina começa na mente. Se você não resolver que vencerá determinada dificuldade, provavelmente jamais conseguirá vencê-la."

"Quando cheios do Espirito, não somos contenciosos, irados, agressivos ou isentos do espirito de perdão."

"Qual é seu alvo? Sua motivação será determinada pela qualidade e precisão desse alvo. O Espirito Santo tem um propósito para a vida de cada cristão. É ele quem deve motivá-lo!"

"sabendo que Deus suprirá todas as suas necessidades e lembrando que "se Deus é por nós, quem será contra nós?" (Rm 8:31).

"Tendo o Espírito Santo como nosso instrutor pessoal, e a Palavra de Deus em uma versão de fácil compreensão, qualquer cristão pode servir a Deus, mesmo antes de conhecer completamente a Bíblia. Não é necessário ter um curso bíblico nem ser formado em um seminário para conduzir uma pessoa a Jesus Cristo. Qualquer crente verdadeiro que conheça versículos como João 3:16 e outros semelhantes pode fazê-lo. Não é questão de quanto sabemos, mas de quanto nos importamos. Alguém já disse que a chave do sucesso na vida cristã não está na habilidade, mas na disponibilidade."

"O cristão melancólico pode provar o poder do Deus vivo, confiando em sua orientação e esquecendo- -se dos próprios sentimentos de insuficiência."

"A providência de Deus não pode ser medida pela incapacidade do homem."

"Deus não usa homens perfeitos, porque não existem, mas emprega homens que confiam nele. Todo servo bem-sucedido de Deus tem de sair do fracasso em algum ponto da vida, confessar sua incredulidade e pedir que Deus o utilize uma vez mais."

"Moisés é bom exemplo de um temperamento cheio do Espírito, não porque fosse perfeito, mas porque maior parte do tempo deixou-se moldar por Deus."

"Todo cristão medroso deveria apoiar-se na promessa: "Aquele que os chama é fiel, e fará isso" (1Ts 5:24).

"Deus quer abençoar seus filhos, mas exige fé absoluta por parte deles, pois "sem fé é impossível agradar a Deus" (Hb 11:6).

"...os sentimentos são um resultado dos padrões de pensamento. Você se sente negativo quando pensa negativamente."

"O povo de Deus precisa encher suas mentes com a Palavra de Deus, para que seus sentimentos correspondam à pureza divina."

"Se assentir mentalmente a promessas como Filipenses 4:13 "tudo posso naquele que me fortalece", aos poucos se sentirá segura. Ter fé é acreditar naquilo que Deus diz e agir apoiado em suas promessas."

"... a plenitude do Espírito e o andar no Espírito dependem da plenitude da Palavra de Deus!"

Luciana (*_*") 13/05/2020

O melhor que eu já li
Esse, sem dúvida, é o melhor livro que eu já li na minha vida. Além de trazer um assunto super interessante, que são os quatro temperamentos: sanguíneo, colérico, melancólico e fleumático, ensina os segredos de aproveitarmos o melhor de cada um deles e como ocorre a transformação dos mesmos. Aqui, você aprende a se conhecer e através disso mudar para melhor. A experiência é incrível!

@estantedamolina 31/07/2022

Ótima leitura.
Recebi indicação desse livro de várias pessoas e após conhecer meu temperamento precisei ler para aplicar mais em minha vida.

Tami Blythe 04/01/2023

O poder transformador
Leitura necessária para o desenvolvimento pessoal e espiritual.

O autor aborda os quatros Temperamentos de maneira bem prática, além de exemplificar com os personagens bíblicos.

Gostei muito da leitura. Recomendo.
Wesley - @quemleganhamais 05/01/2023minha estante
Livro muito bom

Sãhmara M. 05/07/2022

Transformador!
Livro fácil de leitura e muito envolvente! A cada página, inconscientemente, fui me vendo nos personagens dos tipos temperamentais e conseguindo visualizar pessoas são meu redor com aqueles Temperamentos dos quais eu não tenho características!

Interessante ver como o autor faz as ligações dos Temperamentos com os personagens bíblicos e a forma como o Espírito Santo foi transformando esses Temperamentos - intensificando o que é bom e adaptando aquilo que é prejudicial!

"Deus não está tão interessado em mudar as circunstâncias, como em transformar as pessoas".

@srlucasm 19/02/2021

Para transformar o seu temperamento
Proposto nos tempos antigos por Hipócrates - considerado o pai da medicina, o temperamento é um conjunto de tendências e características que determinam o comportamento dos indivíduos (definição dada pelo IBC). Creio que já ouviu a história destes personagens da Bíblia: Pedro, Paulo, Moisés e Abraão. Agora, qual a relação deles com os temperamentos? É disso que o livro do pastor batista Tim LaHaye tratará.

Em 195 páginas, o livro vai tratar sobre os quatro temperamentos e de como Deus transformou esses personagens citados acima. Afinal, quais são os quatro temperamentos? São estas: Sanguíneo, Colérico, Melancólico, Fleumático. Logo, relacionando os quatro personagens com os temperamentos fica assim: Pedro, o sanguíneo; Paulo, o colérico; Moisés, o melancólico; Abraão, o fleumático. Em cada história, você conhecerá os pontos fortes e as fraquezas de cada personagem e como o encontro com Deus pôde mudar não só as suas vidas mas os seus temperamentos também.

Eu sou do temperamento Fleumático. A história de Abraão descrita pelo autor muito me descreveu. É notório algumas das fraquezas desse temperamento no patriarca, como ter ido ao Egito sem a direção do Senhor. E também podemos perceber as qualidades, como ser pacífico, quando separou-se de Ló.

Ficou interessado em conhecer o seu temperamento e curioso em conhecer os exemplos extraídos da Bíblia? Eis aí o livro. Ele também escreveu o livro "Temperamento controlado pelo Espírito", que é citado no livro. Recomendo a leitura dos dois livros. Você entenderá com maior profundidade as passagens bíblicas desses personagens citados. Recomendo que explore mais o seu temperamento, e não só a explorar mas a deixar o Espírito Santo transformá-lo assim como Ele transformou esses Heróis da Fé.

Att,
Lucas M.

Medica Leitora 02/02/2023

Ahhh esse livro??????
ESSENCIAL!!!! Um dos livros mais necessários para nossa vida? entender sobre os temperamentos e sobre os seus(quais são e o q significam em nossa personalidade) e assim se deixar ser guiado e controlado pelo Espírito Santo é ESSENCIAL para todo crente!!!!

Leia esse livro e o outro que o LaHaye escreveu sobre temperamentos?
AngAlica39 02/02/2023minha estante
Vou ler já estava curiosa ?

Filipe378 26/10/2021

Temperamentos transformados
Nesse livro o autor nos apresenta a uma teoria muito antiga, sua criação é atribuída a Hipócrates, que tem por objetivo explicar nossos temperamentos, ou seja, nossas tendencias naturais de pensamento e sentimentos e, consequentemente, de ação.
Os temperamentos são divididos em 4, são eles: sanguíneo, colérico, melancólico e fleumático.
O ponto do livro é que, identificando essas tendencias, podemos trabalhar melhor em cima de nossas tendencias ruins e melhorá-las através do espírito santo.

Menina Ciria 02/11/2022

Com linguagem de fácil compreensão o autor explora os 4 temperamentos: sanguineo, colérico, melancólico e fleumático. Na oportunidade são apresentados os personagens biblicos de cada temperamento, essa para mim é a melhor parte. Depois de apresentar os pontos positivos e negativos de cada temperamento o autor chama a atenção para que possamos viver a transformaçao que o Espírito Santo pode operar em nós e assim explorarmos o pontencial do nosso temperamento. Eu amei!

Karine.Maco 01/12/2023

Domínio próprio através do Espírito Santo
O autor faz reflexões acerca das qualidades e defeitos de cada temperamento: Sanguíneo, colérico, melancólico e fleumático. Ele mostra exemplos de cada temperamento considerando as pessoas descritas na Bíblia como Pedro, o sanguíneo e Paulo, o colérico. O autor descreve as falhas de cada pessoa relacionando ao temperamento e as atitudes deles considerando relatos bíblicos que evidenciam um temperamento transformado pelo Espírito Santo. O livro também traz dicas para cada temperamento sobre como buscar o domínio próprio e ser moldado po Espírito Santo. Pra mim, essa foi uma leitura de autoconhecimento esclarecedora.

Lucas 14/03/2021

Zodíaco gospel
Falando enquanto alguém que está sambando (fora do tempo) nas linhas que dividem filosofia, psicologia e teologia, o livro funciona como os signos do zodíaco, para crentes.

Esse rolê de temperamentos funciona. Mas por quê? Certamente não por sua cientificidade (na psicologia moderna e científica, garanto que você não vai achar nada sobre) ou pela acuidade intelectual do texto. Tenho um palpite: funciona porque 'queremos' que funcione, numa auto-eficácia bem charmosa.

Ler que fulano é "líder, se irrita fácil e fala o que vem na cabeça" e por isso tem o temperamento X é bem "paia" (como diria um bom paranaense).
Ora, QUALQUER UM, sobre um controle de contingências específicas poderia agir daquela forma. Acreditar naquela listinha de características é de uma ingenuidade muito grande.
Além disso, qualquer pessoa consegue se encaixar em qualquer parte do círculo (ou como o autor diz, em metade dele. 50% de chance de acertar sem nem te conhecer).

Aliás, faz sentido essa questão do círculo. Toda a argumentação está sobre uma falha lógica de circularidade. Quer ver? Fulano é irritado porque é colérico. "E por que ele é colérico?" Alguém pergunta. Porque coléricos são irritados...

Parece ridículo quando escrito assim, né?

Enfim... "Se é tão fraco assim, por que faz sentido?". O comportamento humano é econômico, meu caro. Aprender a ver sentido através de um óculos ganhado é muito mais tranquilo do que ter que lidar com um mar de incertezas existenciais.
Michele 05/05/2021minha estante
Eu assino embaixo.

Mi 01/06/2021minha estante
De certa forma eu já pensei assim também. Não tenho propriedade para falar sobre esse assunto dentro da Psicologia, mas esse assunto abriu minha mente sobre padrões de comportamentos comuns a certas pessoas, sabe? Mesmo antes de conhecer a teoria percebia que existiam pessoas, por exemplo, coléricas (não sabia dessa denominação, mas falando sobre as características desse temperamento) que pareciam ter fraquezas e qualidades acentuadas em comum, e que eu, por mais que quisesse, não tinha a mesma natureza... Me comparava com esses ?tipos de pessoas?. Na minha opinião a teoria é limitada e acredito existirem mais tipos de personalidade, mas me convence mais do que simplesmente ?extrovertido e introvertido?. Mas fez muito sentido pra mim e me fez ser mais compreensiva com as pessoas que funcionam diferente de mim. Então, nesse ponto, acho que é válido sim, e o livro traz muitas verdades bíblicas super importantes para além da teoria em si