Temperamentos transformados

Temperamentos transformados Tim LaHaye

Resenhas - Temperamentos transformados

Rafael1548 15/03/2024

LEITURA ARRASTADA
Que dureza ler esse trem! Parecia que eu estava dissecando um cadáver e não num deleite da alma com a arte.

Nas considerações iniciais, o autor afirma: " Minha contribuição foi apenas fazer aplicações práticas dessas classificações seculares para que cada indivíduo possa examinar a si mesmo ... (p.8)" Aqui pode passar uma boiada e podemos engolir inúmeros camelos. Em relação a esta afirmação, salvo engano, não encontramos na Bíblia instrução para conhecer a nós mesmo. A frase célebre "conhece-te a ti mesmo" é de Sócrates e não do Deus Todo Poderoso.

A Bíblia, contrariando essa afirmação carnal e demoníaca, nos ordena conhecer e prosseguir em conhecer ao Senhor; que nosso coração é enganoso e extremamente corrupto. João Calvino afirma que o coração do homem é uma fábrica de ídolos. Corrobora para esse entendimento as próprias palavras de Calvino: "Tudo que você ver de bom em mim é Cristo. Tudo que você ver de ruim sou eu mesmo".

Mais a frente, LaHaye afirma: "não se ponha a analisar o temperamento de uma pessoa, a não ser que isso contribua para melhorar seu relacionamento com ela..." (p. 24). Se há esta advertência, então tem história. Por experiência própria vejo que os seguidores dessa linha não são tão fiéis a esta orientação. Na maioria esmagadora que achegou-se a mim fizeram ao contrário disto. Pegaram um momento isolado da minha vivência e "fizeram um recorte fotográfico" e delimitou toda minha existência nisto. Não existe nada tão asqueroso e nojento quanto isto. Uma pessoa não tem caráter de "comer 1kg de sal" e traçar perfis de forma arbitrária sobre a pessoa. Tenebroso!

Outro ponto a ser destacado é que o autor afirma que uma pessoa pode ter porcentagens dos temperamentos, mas que um irá sobressair (p.28). Aqui foi uma "salada de fruta" e um "balaio de gatos". É como uma pessoa ser de gêmeos, com ascendente em peixes e estar sobre influência de Júpiter.

No decorrer ele utiliza de 4 personagens bíblicos para traçar algumas características que se ajustem em sua tese. Em referência a Paulo, ele usa frases de autoajuda constantemente, mas uma coisa me chamou a atenção. Tim usou muitas expressões de possibilidade: "se"; "provavelmente". Isto demonstra uma pequena forçada para defender a sua visão.

No último capítulo teve uma contação de caso inútil que não presta para nada porque creio que: pessoas diferentes, exigências diferentes.

Um ponto positivo é que o autor meteu o pau em Freud.
NatAlia.Martins 15/03/2024minha estante
Só uma consideração... no início da sua análise. Eu acredito que a referência do autor é a Paulo e não ao Todo poderoso. Quando ele diz que o homem deve 'examinar-se a si mesmo' em 1 CO 11.28. Nao seria alusão a esta referência???

Rafael1548 16/03/2024minha estante
NatAlia.Martins: o contexto citado pela senhora é bem diferente. A palavra examinar-se é /dokimazo/ e quer dizer "testar se é genuíno" (como um perito testa as peças de prata e ouro). O contexto não fala sobre autoconhecimento como é exposto no livro acima, mas no sentido de examinar o motivo de como está a ceia do SENHOR (que é o contexto da passagem que a senhora pegou isolada).

Rafael1548 16/03/2024minha estante
Não tem a ver com qualidades de um check list, mas de saber distinguir o corpo é o sangue de Cristo

NatAlia.Martins 16/03/2024minha estante
Para entendermos se estamos na fé ou não, claro que precisamos nos conhecer, sondar o nosso coração e perceber para onde estamos indo. Claro que nossa compreensão é limitada e precisamos da ajuda de Deus como o salmista no salmo 139. Então, não concordo que seja pecado. Só não podemos fazer disso mais um ídolo!

NatAlia.Martins 16/03/2024minha estante
Eu não peguei a passagem isolada. Eu só estou falando que existe uma passagem sobre autoexame nas escrituras e perguntei se não foi a ela que o autor quis se referir. Não estou questionando o fato de estar correta ou não a utilização. Pq você usou o termo conhecer e o autor examinar e ambos são diferentes!!!!!! Acredito que está equivocado!

NatAlia.Martins 16/03/2024minha estante
E outra Paulo não manda examinarmos a ceia e nem precisamos ir para o original para entender. O que ele manda é os participantes da ceia examinarem cada um a si próprios!

Rafael1548 16/03/2024minha estante
O contexto do texto bíblico que a senhora trouxa é diferente da temática do livro. E isto é isolar o texto bíblico contexto.

Leia o livro e discutiremos em momento oportuno. O autoconhecimento é uma chave para destruição porque você não presta.

O livro trata de qualidades e defeitos e isto não está na Bíblia.

O que a senhora acha restringe-se a tua intimidade. Não me interessa em nada !

NatAlia.Martins 16/03/2024minha estante
Nossa! Misericórdia! Tudo bem irmão. Acredito que vc está equivocado, mas vou ler o livro, pq realmente não li. E conversaremos em outro momento. Mas de qualquer forma autoexame está na bíblia sim! E é sobre isso que comentei. Não fiz a análise global do livro. Apenas do ponto que não achei coerente da sua análise!

NatAlia.Martins 16/03/2024minha estante
Por aqui é bem complicado se fazer entender! Graça e paz! ??

Mariane 06/08/2022

É um livro muito esclarecedor e didático. Gostei bastante de aprender sobre os temperamentos, o que também tem sido muito importante para me ajudar a melhorar em vários aspectos. Recomendo bastante a leitura, te ajuda a se entender.
Matheus Oliveira 14/09/2022minha estante
Obrigado Mariane pela resenha e indicação! ???

Mariane 18/09/2022minha estante
Imagina!

Lucas 14/03/2021

Zodíaco gospel
Falando enquanto alguém que está sambando (fora do tempo) nas linhas que dividem filosofia, psicologia e teologia, o livro funciona como os signos do zodíaco, para crentes.

Esse rolê de temperamentos funciona. Mas por quê? Certamente não por sua cientificidade (na psicologia moderna e científica, garanto que você não vai achar nada sobre) ou pela acuidade intelectual do texto. Tenho um palpite: funciona porque 'queremos' que funcione, numa auto-eficácia bem charmosa.

Ler que fulano é "líder, se irrita fácil e fala o que vem na cabeça" e por isso tem o temperamento X é bem "paia" (como diria um bom paranaense).
Ora, QUALQUER UM, sobre um controle de contingências específicas poderia agir daquela forma. Acreditar naquela listinha de características é de uma ingenuidade muito grande.
Além disso, qualquer pessoa consegue se encaixar em qualquer parte do círculo (ou como o autor diz, em metade dele. 50% de chance de acertar sem nem te conhecer).

Aliás, faz sentido essa questão do círculo. Toda a argumentação está sobre uma falha lógica de circularidade. Quer ver? Fulano é irritado porque é colérico. "E por que ele é colérico?" Alguém pergunta. Porque coléricos são irritados...

Parece ridículo quando escrito assim, né?

Enfim... "Se é tão fraco assim, por que faz sentido?". O comportamento humano é econômico, meu caro. Aprender a ver sentido através de um óculos ganhado é muito mais tranquilo do que ter que lidar com um mar de incertezas existenciais.
Michele 05/05/2021minha estante
Eu assino embaixo.

Mi 01/06/2021minha estante
De certa forma eu já pensei assim também. Não tenho propriedade para falar sobre esse assunto dentro da Psicologia, mas esse assunto abriu minha mente sobre padrões de comportamentos comuns a certas pessoas, sabe? Mesmo antes de conhecer a teoria percebia que existiam pessoas, por exemplo, coléricas (não sabia dessa denominação, mas falando sobre as características desse temperamento) que pareciam ter fraquezas e qualidades acentuadas em comum, e que eu, por mais que quisesse, não tinha a mesma natureza... Me comparava com esses ?tipos de pessoas?. Na minha opinião a teoria é limitada e acredito existirem mais tipos de personalidade, mas me convence mais do que simplesmente ?extrovertido e introvertido?. Mas fez muito sentido pra mim e me fez ser mais compreensiva com as pessoas que funcionam diferente de mim. Então, nesse ponto, acho que é válido sim, e o livro traz muitas verdades bíblicas super importantes para além da teoria em si

Paulo 27/03/2018

"Deus não está tão interessado em mudar as circunstâncias, como em transformar as pessoas" ¹
O livro aborda a teoria dos quatro temperamentos (Sanguíneo, colérico, Melancólico e Fleumático) através de um ponto de vista Bíblico. O autor reuniu um estudo esclarecedor e aprofundado de quatros personagens das Sagradas Escrituras para ilustrar cada um dos temperamentos e como o Espírito Santo transformou o caráter de cada um deles. Um livro sensacional e indispensável para qualquer Cristão que queria se e descobrir e mudar algo indesejável de seu gênio.
¹Tim LaHaye
z..... 27/03/2018minha estante
Como fleumático, algo que detesto é quando algumas pessoas vem se por a querer dar conselhos baseadas em uma percepção limitada e clichê das pessoas sobre ser forte ou ser fraco.

Paulo 07/04/2018minha estante
O intuito do autor é mostrar que podermos mudar independente do temperamento que temos se estivemos em comunhão com Deus. Eu não achei uma obra clichê, foi uma leitura bem edificante, se puder dar uma olhadinha nele acho que vai gosta. Tudo de bom, meu amigo, Paz...

Medica Leitora 02/02/2023

Ahhh esse livro??????
ESSENCIAL!!!! Um dos livros mais necessários para nossa vida? entender sobre os temperamentos e sobre os seus(quais são e o q significam em nossa personalidade) e assim se deixar ser guiado e controlado pelo Espírito Santo é ESSENCIAL para todo crente!!!!

Leia esse livro e o outro que o LaHaye escreveu sobre temperamentos?
AngAlica39 02/02/2023minha estante
Vou ler já estava curiosa ?

Carla Gracy Tavares 27/04/2023

Gostei bastante por falar sobre os temperamentos, porém o autor exagera um pouco em alguns apontamento em relação a Bíblia.
Aqui vamos conhecer o temperamento de quatro personagen da Bíblia.
Indico a leitura acompanha com a Bíblia.
Lidy 12/05/2023minha estante
E como ele exagera, foi o que me deixou mais incomodada.

Tami Blythe 04/01/2023

O poder transformador
Leitura necessária para o desenvolvimento pessoal e espiritual.

O autor aborda os quatros Temperamentos de maneira bem prática, além de exemplificar com os personagens bíblicos.

Gostei muito da leitura. Recomendo.
Wesley - @quemleganhamais 05/01/2023minha estante
Livro muito bom

Wagner 24/04/2012minha estante
Regular. Positivamente, a facilidade de entender a linha do autor,com sua teoria. Negativamente, a defesa de uma posição cunhada na visão grega acerca dos elementos fundadores e sustentadores do universo. Apresenta uma visão integracionista, tentando relacionar as Escrituras com a Psicologia. Prefiro a visão e linha noutética, em que a ação de Deus, através das Escrituras, é suficiente para identificar, diagnosticar e resolver os problemas do homem.

May 11/05/2023

Ingressei nessa leitura motivada pela curiosidade a respeito da teoria dos temperamentos. Achei interessante usar personagens bíblicos conhecidos para explicar, porém, achei que o viés cristão é exagerado.

?Este engano, esteja certo disso, é inspirado pelo diabo.?

Mas a teoria em si é bem interessante.
Lidy 12/05/2023minha estante
Concordo, o início foi bem fluída a leitura, mas depois fiquei travada, principalmente por esse exagero do autor.

Nelson 11/08/2010

Livro facinante!
Um livro simplesmente fantástico! nos ensina muito sobre nós mesmos e como mudar o que precisa ser mudado, realmente impressionante. Nós podemos ler sobre como o autor escreve sobre Pedro, Paulo, Moisés e Abraão e vemos que nós somos iguaizinhos a eles, livro realmente incrivel e edificante!

Pedro Pietra 09/10/2012

GOSTEI!
O livro possui embasamento bíblico, histórico, psicológico e claro com estudos e opiniões do autor.
Eu gostei, os primeiros capítulos são mais cansativos um pouco. Mas ao longo da leitura você começa a identificar pontos pessoais sobre temperamento.
Possui ótimos exemplos e pra quem é totalmente leigo em psicologia como eu vai ser de tamanha ajuda.

Luciana 13/10/2012

Muito bom e super útil
Livro super interessante com base na psicologia e, principalmente, na Bíblia. Diferencia os 4 temperamentos e, de forma clara, é possível nos identificarmos e entender as outras pessoas com quem convivemos.

Paulinha 27/01/2014

Para que gosta de livro sobre personalidades....Eu indico este
Excelente livro!!! Atráves deste livro pude entender mais sobre o meu temperamento e o do meu esposo. Sanguínio, colérico, melancolico e fleumatico, temperados com qualidades e falhas e as falhas podem ser mudadas pelo poder do Espírito Santo!!!