Temperamentos transformados

Temperamentos transformados Tim LaHaye

Resenhas - Temperamentos transformados

Sãhmara M. 05/07/2022

Transformador!
Livro fácil de leitura e muito envolvente! A cada página, inconscientemente, fui me vendo nos personagens dos tipos temperamentais e conseguindo visualizar pessoas são meu redor com aqueles Temperamentos dos quais eu não tenho características!

Interessante ver como o autor faz as ligações dos Temperamentos com os personagens bíblicos e a forma como o Espírito Santo foi transformando esses Temperamentos - intensificando o que é bom e adaptando aquilo que é prejudicial!

"Deus não está tão interessado em mudar as circunstâncias, como em transformar as pessoas".

Mi 08/07/2022

Dê chance a essa leitura! :)
Há quem pense sobre a Teoria dos 4 Temperamentos como um tipo de “astrologia” e trate dessa forma. Mas é uma teoria de personalidade, e Tim LaHaye traz essa ferramenta para ser útil em nossa caminhada cristã. Na introdução do livro ele diz sobre o que se trata essa teoria e seu propósito.
É comum notarmos que existem pessoas que têm mais dificuldades em certas áreas e facilidades em outras do que outras pessoas. Cada um dos quatro temperamentos tem suas fraquezas e, a partir disso, Tim desenvolve meios de colaborar com o crescimento espiritual de forma direcionada. Ele usa exemplos de pessoas conhecidas da Bíblia, analisando seus comportamentos e amadurecimento na fé.
Há no livro conteúdo muito rico e fruto de estudo aplicado e experiência de anos de aconselhamento pastoral. Esqueça os pré-julgamentos e se permita conhecer a obra. Independentemente de concordar ou não com a teoria, é certo que passará a ser mais compreensivo para com o próximo e será encorajado de que todos nós podemos ter nossos temperamentos transformados a partir do agir do Espírito Santo em nossas vidas, e, assim, crescermos mutuamente como corpo de Cristo.

Gio_Bri 19/07/2022

Temperamentos em uma perspectiva cristã!
O livro aborda um pensamento filosófico proposto há séculos, mas sobre um olhar cristão.
Uma teoria que eu desconhecia, foi mostrada perfeitamente pelo escritor. Ele faz uma explicação de cada temperamento e vai destrinchando cada traço da personalidade comparando com um dos apóstolos do Jesus.

Conseguimos perceber que no livro temos diversas experiências pessoais do escritor, que acaba aproximando o leitor do mesmo e quase os tornando íntimos.

A leitura trata de um assunto filosófico, mas de uma forma simples e didática. É um livro com uma leitura fluida e que prende sua atenção, mesmo se você não for cristão ou não tiver uma fé definida.

Através do livro consegui fazer várias auto reflexões e perceber quais são meus temperamentos predominante, acho que foi a melhor experiência de ter feito essa leitura.

Joemy 23/07/2022

Temperamentos classificados
Este livro de Tim LaHaye foi um dos principais responsáveis pela revitalização da teoria dos temperamentos e por sua introdução e larga expansão no meio evangélico. O livro começa com uma explanação histórica sobre a origem da teoria dos temperamentos e como ela atravessou os séculos até os dias de hoje. Em seguida o autor faz críticas importantes quanto a ênfase que é dada ao que ele chamou de “freudianismo” nos meios seculares e como isso tem contaminado o próprio meio cristão, além de abordar o tópico de que a teoria dos temperamentos pode ser um substituto melhor a esse “freudianismo”, mas essa teoria, como uma ferramenta de abordagem psicológica, corre o risco de ser usada de forma abusiva. Depois disso, nos capítulos seguintes, LaHaye ilustra cada um dos quatro temperamentos traçando um perfil com quatro personalidades bíblicas que, segundo ele, podem ser enquadradas em cada um desses temperamentos, guardadas as devidas proporções e ponderações. Assim, o autor apresenta “Pedro, o sanguíneo”, “Paulo, o colérico”, Moisés, o melancólico” e “Abraão, o fleumático”. Nesses capítulos, LaHaye não somente demonstra porque esses homens podem ser encaixados nesses temperamentos, mas também procura demonstrar como seus temperamentos foram transformados pela ação de Deus, através do seu Espírito. Por fim, o livro é encerrado com a mensagem final de que não importa qual seja o temperamento de uma pessoa, Deus pode e quer transformá-lo para torná-lo um verdadeiro cristão, mas, para isso, essa pessoa precisa começar a obedecer ao Espírito Santo.
Quanto às minhas considerações sobre o livro, para mim foi interessante conhecer a história da teoria dos temperamentos, que é algo que sempre ouvi falar, mas que ainda não tinha parado para saber mais. Achei muito bom o capítulo no qual ele critica o freudianismo, que na verdade representa a ênfase humanista que o ser humano pode ser transformado à parte de Deus, mas, na prática, essa mudança não é observada, pois o âmago do ser passa incólume nesse tipo de abordagem dos problemas psicológicos. Senti-me muito enriquecido com a forma que o autor apresentou os quatro personagens bíblicos, enfatizando a transformação que Deus fez no modo de ser de cada um deles. Entretanto, preciso alertar que LaHaye não deixou claro o bastante que a teoria dos temperamentos não é uma teoria bíblica. Não é à toa que muitos cristãos abraçam essa ideia como se tivesse sido revelada pelo próprio Deus, mas na verdade é uma construção humana. Outro problema que pode surgir disso é esquecer que os erros dos homens surgem dos seus corações pecadores, e não do seu temperamento em si. Se essa teoria dos temperamentos tem alguma relevância de fato, ela não reside na sua capacidade explicativa, mas somente de classificar as pessoas nos seus quatro tipos de temperamentos (sanguíneo, colérico, melancólico, fleumático), ou seja, representa uma espécie de tipologia. Guardadas as devidas proporções, é como se fosse uma espécie de "horóscopo" dos temperamentos. Chamo atenção para isso porque é vendido como se essa teoria conseguisse explicar que alguém tem determinada ação simplesmente por conta do seu temperamento, sendo que o comportamento humano, na realidade, não se dobra a essas classificações. Para concluir, concordo plenamente com o autor quando ele demonstra que somente Deus pode transformar temperamentos, mas não considero que a teoria dos temperamentos seja de fato tão necessária assim no processo de aconselhamento aos cristãos que, em tese, deve ter por base as Escrituras.

@estantedamolina 31/07/2022

Ótima leitura.
Recebi indicação desse livro de várias pessoas e após conhecer meu temperamento precisei ler para aplicar mais em minha vida.

Yasmin 18/08/2022

Virou meu assunto preferido
Eu amo falar desse livro e dos temperamentos, amo o jeito que o autor aborda o temperamento de cada discípulo e como a gente pode transformar nossos temperamentos e aprender com Deus que uma vida transformado por Ele é lucro, é a verdadeira forma de viver

rhu 22/08/2022

Transforme-se
Segundo Tim Lahaye todo ser humano tem grande interesse em saber ‘’o que realmente o faz funcionar’’, razão pela qual a psicologia é a matéria preferida por grande parte dos universitários. Bem, hoje iremos focalizar em nossas ações e pensamentos, para ser mais exato em nossos temperamentos.
Os temperamentos designam um aspecto de nossa personalidade, por exemplo, se você for uma pessoa extremamente calma sem dúvidas será um fleumático. Se for uma pessoa que age sem pensar, sanguíneo você é. Talvez um tanto quanto decidida, Colérica. Se você é pensativo demais, e suas ações estão baseadas em suas emoções, melancólico. O que importa é que todos estes quatro temperamentos tem qualidades significativas, mas logicamente terá defeitos, e é nisso que iremos focar no devocional de hoje!
Meus irmãos, digo que o diabo só se tornou diabo por conta do enorme orgulho que possuía dentro de si. Então, analisemos e aceitemos que somos limitados e erráticos. Pessoas que aceitaram isso tiveram um papel fundamental nos planos de Deus (Abraão o pai da fé, Moisés líder de Israel, Pedro líder da igreja primitiva e Paulo o apóstolo com a mente mais brilhante). Veja que todos estes quatro tinham defeitos, Pedro era impulsivo, mas Deus transformou o seu jeito e o seu caráter em piedade, cautela e amor. Paulo era autoconfiante, sentimento este que cria um sentimento de inferioridade ou insegurança nas pessoas, o apóstolo deixou que Jesus operasse em seus instintos , ele decidiu rejeitar a vontade própria e seu potencial instável, aceitando a vontade perfeita do Rei Jesus, dali por diante, sua vida foi caracterizada pela obediência instantânea, indicando uma entrega completa ao Espírito Santo.
Moisés pensava mais em si do que na causa de Cristo e nas necessidades do próximo. Quantas vezes faltou-lhe confiança para dirigir o povo de Israel, quantas vezes deu desculpas a Deus achando que não era capaz de cumprir a vontade perfeita e agradável do Pai? Ser escolhido para determinado ministério como pregar e orar, ou espalhar a palavra de Jesus como todos devemos fazer não depende de eloquência e sim obediência total.
Abraão só se tornou útil nas mãos de Deus somente quando aprendeu a confiar apenas em Deus. Ele era passivo e não fazia decisões, porém com o toque de Deus, se transformou numa pessoa totalmente decidida. Todos os quatro homens de fé deixaram que Deus operasse em suas vidas, devemos fazer isso também , leve isso de reflexão para o seu dia!

Aline 29/08/2022

Temperamentos
Não importa qual seja seu temperamento, apenas Deus através do Espírito Santo tem poder para transformá-lo.

Menina Ciria 02/11/2022

Com linguagem de fácil compreensão o autor explora os 4 temperamentos: sanguineo, colérico, melancólico e fleumático. Na oportunidade são apresentados os personagens biblicos de cada temperamento, essa para mim é a melhor parte. Depois de apresentar os pontos positivos e negativos de cada temperamento o autor chama a atenção para que possamos viver a transformaçao que o Espírito Santo pode operar em nós e assim explorarmos o pontencial do nosso temperamento. Eu amei!

Sarah724 15/11/2022

É bom começar o livro já conhecendo seu tipo de temperamento, assim a leitura fica mais fluida e você consegue se compreender melhor. É possível se identificar um pouco em todos os temperamentos, o que ajuda ainda mais a nós aproximarmos de Deus, pois tudo em nós precisa ser trabalhado diariamente pra que a gente ande no caminho certo.

TatiBatista 15/11/2022

Comecei a leitura por conta do clube do livro da minha igreja, e foi uma grande surpresa. Aprendi muito sobre os temperamentos e como lidar com cada um, e também me conheci melhor. Recomendo!!

Camila2103 19/11/2022

Essencial para o autoconhecimento
Li este livro com o #clubedolivrocristao da @minhabibliaamada

Amei!

Porque somos tão diferentes em nossos comportamentos? Enquanto uns são tão calmos e tranquilos, outros são tão agitados e impulsivos?

O livro responde estas perguntas, através da teoria desenvolvida pelo pensador grego Hipócrates (460 a 370 a.C.), que fala dos 4 Temperamentos: Sanguíneo, Colérico, Melancólico e Fleumático

Com muita riqueza de detalhes o autor apresenta os 04 temperamentos atraves de personagens bíblicos:

- Pedro, o Sanguineo, que ao mesmo tempo que é amavel, simpático e alegre, pode assustar com suas atitudes como agir sem pensar

- Paulo, o Colérico, uma das caracteristicas é o cerebro fervilhando de ideias, projetos ou objetivos, mas ao mesmo tempo é rude, sarcastico, cabeça-dura, iracundo e agressivo.

- Moíses o Melancólico, é o temperamento que possui uma mente privilegiada, apreciador de belas-artes, amigo leal, pode desperdiçar seus talentos em crises de profunda angustia.

- Abraão,o Fleumático, são as pessoas de mais fácil convivência, por ser calmo e acessivel e agradável convive muito bem com todos, ao mesmo tempo é temeroso, indeciso e desconfiado.

Como estes grandes homens de Deus, tiveram suas vidas transformadas pela ação do Espirito Santo!

A leitura desta obra, te levará a descobrir qual o seu temperamento, e descobrir que todo temperamento pode ser transformado a luz da Palavra de Deus e com a ação do Espirito Santo, além de recomendações práticas de como vivenciar esta transformação em sua vida.

Considero este livro essencial, para quem busca o autoconhecimento, através da palavra de Deus.

A leitura coletiva rendeu muita conversa e autoconhecimento.

Thayna.Brune 23/11/2022

Didático mas pressupõe conhecimento prévio
Atenção: esse não é um livro pra quem não tem nenhum conhecimento sobre temperamentos, apesar de conseguir entender conforme se decorre o livro.
Apesar do livro ser muito didático e se aprofundar nas personalidades bíblicas que se propõe, o autor assume o conceito de temperamentos mistos - inclusive para temperamentos opostos -, e não utiliza os aportes.