Temperamentos transformados

Temperamentos transformados Tim LaHaye

Resenhas - Temperamentos transformados

francisbins 22/04/2023

Temperamentos existem?
O livro vai abordar como o espírito de Deus é capaz de usar nossos pontos fortes e transformar nossos pontos fracos em pontos fortes. Todo esse tema é muito interessante porém o autor faz questão de trata-lo na perspectiva dos temperamentos (colérico, sanguineo, fleumático e melancólico), nos primeiros capítulos ele passa metade das páginas tentando "provar" que um personagem bíblico pertence a esse tipo de temperamento. O problema é que essa teoria de temperamentos não é Bíblica e também não é científica, ela se inicia com Hipócrates/Galeno lá na época dos gregos e vem sendo "adaptada" através do tempo, hoje a psicanálise sabe que o ser humano é muito complexo para ser encaixado em um ou vários temperamentos. Logo isso não é bíblico nem científico é simplesmente um recurso que em nada agrega, você pode substituir a reflexão do autor por qualquer outra invenção filosófica, como mapa astral, signos do zodíaco, e o resultado é o mesmo. "Abraao é de Touro por isso ele é calmo demais, Deus pode transformar você que é de Touro em uma pessoa ativa e confiante como Deus fez com Abraão um verdadeiro taurino". O que o livro faz é basimente isso, ao invés de usar signos do zodíaco usa os temperamentos, no caso de Abraão um fleumático, os dois sem amparo técnico algum. O tema (transformação através do espírito) é bom, o recurso (temperamentos de Galeno) usado é péssimo. E você pode ler e dizer: mas eu acho que existe sim temperamentos, eu me encaixo certinho nisso que ele descreveu! Isso ocorre porque eles foram criados pra abarcar as coisas mais comuns dos seres humanos, a mesma coisa com os signos, se você for estuda-los vai perceber como todo mundo se encaixa em um, isso não é prova de que essas coisas realmente existem, mas sim que elas foram feitas para que você se sinta "representado". Qual problema de usar um recurso desses para expor uma verdade? A verdade não precisa de advogados que usam uma mentira para defende-la, sempre que se mistura verdade e mentira o resultado é algo aparentemente inofensivo, mas danoso no longo prazo, se dilui a dose do veneno, mas aumenta o tempo de utilização. Como se vê no penúltimo capítulo o autor já começa a segregar as pessoas de sua igreja, querendo selecionar para liderança de um departamento em sua igreja uma pessoa obrigatoriamente "fleumática", o que é uma péssima prática organizacional.

Danielle 24/05/2023

Eu preciso de um temperamento transformado
A leitura desse livro é simplesmente leve, fácil, boa e viciante, que leitura gostosa de ser feita nos mínimos detalhes
Adorei aprender sobre cada temperamento, sobre a forma de lidar comigo mesma e com aquela que habitam ao meus redor. Eu grifei o livro do começo ao fim
E agora só posso pedir ao Espírito Santo que POR FAVOR me ajude a transformar meus temperamento!

joasinacio 30/05/2023

Desvendando os Temperamentos em Busca da Transformação
"Temperamentos Transformados" é um livro inspirador escrito por Tim LaHaye, que oferece uma perspectiva única sobre os temperamentos humanos e como eles podem ser transformados para uma vida mais equilibrada e plena.
Publicado originalmente em 1971, mas ainda relevante nos dias de hoje, o autor explora os quatro principais temperamentos - sanguíneo, colérico, melancólico e fleumático - e apresenta uma visão abrangente de como esses traços de personalidade afetam a forma como vivemos, nos relacionamos e enfrentamos desafios.
Tim LaHaye aborda os temperamentos de uma maneira prática e acessível, fornecendo insights sobre suas características distintas, pontos fortes e fraquezas. Ele explora como cada temperamento influencia nossas emoções, tomada de decisões e até mesmo nosso relacionamento com Deus.
No entanto, o aspecto mais poderoso do livro é a ênfase na transformação dos temperamentos. O autor oferece orientações práticas sobre como identificar as áreas problemáticas de nosso temperamento e como trabalhar para desenvolver uma personalidade mais equilibrada e saudável.
Com base em princípios bíblicos e psicológicos, LaHaye apresenta estratégias para superar as tendências negativas de cada temperamento, como a impulsividade do colérico, a ansiedade do melancólico, a indecisão do fleumático e a volubilidade do sanguíneo. Ele encoraja os leitores a buscar a transformação através de um relacionamento pessoal com Deus e uma busca contínua por crescimento e desenvolvimento pessoal.
"Temperamentos Transformados" é uma leitura perspicaz e edificante que nos desafia a examinar nossas próprias características temperamentais e a buscar uma mudança positiva. O livro oferece uma compreensão mais profunda de nós mesmos e dos outros, fornecendo uma base sólida para melhorar nossos relacionamentos, carreira e bem-estar geral.
Embora algumas das ideias apresentadas no livro possam ser consideradas simplistas por alguns leitores, a abordagem de Tim LaHaye é pragmática e repleta de exemplos da vida real, o que facilita a aplicação dos conceitos discutidos.
Trata-se de um guia inspirador que nos convida a olhar para além de nossas características temperamentais e a buscar uma transformação positiva. Com uma mistura de sabedoria psicológica e princípios espirituais, Tim LaHaye oferece um caminho para uma vida mais equilibrada, produtiva e significativa.

Josue.Siebra 31/05/2023

Sensacional
Simplesmente espetacular! O autor, com muita propriedade e sabedoria, realiza uma análise expositiva sobre os tipos de temperamentos, elencando suas virtudes e defeitos, bem como exemplifica a maneira a qual grandes personagens bíblicos possuidores destes temperamentos tiveram suas vidas transformadas pelo Espírito Santo, para melhor proveito de suas vidas.

Laris 07/06/2023

Edificante
É um livro muito edificante que me ajudou a me auto-analisar e permitir o Espírito Santo corrigir as falhas do meu temperamento.

Trechos que achei importante:
"...os defeitos são modificados pela força das boas qualidades, e Deus é glorificado nessa transformação."

"Na Bíblia, o rei Davi foi conhecido como "o homem segundo o coração de Deus" não porque fosse perfeito, mas porque se arrependeu depois de pecar e voltou-se contrito para Deus, a fim de ser perdoado e restaurado a sua graça."

"O cristão não consegue escapar dos impulsos da carne, por isso Gálatas 5:16 insiste conosco: "Vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne."

"...porém, que mesmo cristãos amadurecidos e repletos do Espírito precisam examinar-se sempre para que também eles não andem momentaneamente na carne."

"...a autodisciplina começa na mente. Se você não resolver que vencerá determinada dificuldade, provavelmente jamais conseguirá vencê-la."

"Quando cheios do Espirito, não somos contenciosos, irados, agressivos ou isentos do espirito de perdão."

"Qual é seu alvo? Sua motivação será determinada pela qualidade e precisão desse alvo. O Espirito Santo tem um propósito para a vida de cada cristão. É ele quem deve motivá-lo!"

"sabendo que Deus suprirá todas as suas necessidades e lembrando que "se Deus é por nós, quem será contra nós?" (Rm 8:31).

"Tendo o Espírito Santo como nosso instrutor pessoal, e a Palavra de Deus em uma versão de fácil compreensão, qualquer cristão pode servir a Deus, mesmo antes de conhecer completamente a Bíblia. Não é necessário ter um curso bíblico nem ser formado em um seminário para conduzir uma pessoa a Jesus Cristo. Qualquer crente verdadeiro que conheça versículos como João 3:16 e outros semelhantes pode fazê-lo. Não é questão de quanto sabemos, mas de quanto nos importamos. Alguém já disse que a chave do sucesso na vida cristã não está na habilidade, mas na disponibilidade."

"O cristão melancólico pode provar o poder do Deus vivo, confiando em sua orientação e esquecendo- -se dos próprios sentimentos de insuficiência."

"A providência de Deus não pode ser medida pela incapacidade do homem."

"Deus não usa homens perfeitos, porque não existem, mas emprega homens que confiam nele. Todo servo bem-sucedido de Deus tem de sair do fracasso em algum ponto da vida, confessar sua incredulidade e pedir que Deus o utilize uma vez mais."

"Moisés é bom exemplo de um temperamento cheio do Espírito, não porque fosse perfeito, mas porque maior parte do tempo deixou-se moldar por Deus."

"Todo cristão medroso deveria apoiar-se na promessa: "Aquele que os chama é fiel, e fará isso" (1Ts 5:24).

"Deus quer abençoar seus filhos, mas exige fé absoluta por parte deles, pois "sem fé é impossível agradar a Deus" (Hb 11:6).

"...os sentimentos são um resultado dos padrões de pensamento. Você se sente negativo quando pensa negativamente."

"O povo de Deus precisa encher suas mentes com a Palavra de Deus, para que seus sentimentos correspondam à pureza divina."

"Se assentir mentalmente a promessas como Filipenses 4:13 "tudo posso naquele que me fortalece", aos poucos se sentirá segura. Ter fé é acreditar naquilo que Deus diz e agir apoiado em suas promessas."

"... a plenitude do Espírito e o andar no Espírito dependem da plenitude da Palavra de Deus!"

Milena.Monteiro 08/06/2023

Essencial!
Pra cada elogio um tapa, apenas leia.
Vai mudar a forma como vc vê os outros, te tornará mais empático, e te fará perceber os pecados que vc n percebia em si msm.

Amanda3913 13/06/2023

Demorei muito para engatar na leitura, mesmo assim foi bom conhecer a escrita do autor e dar o pontapé inicial nos estudos sobre temperamentos humanos.

arrobadwda 12/07/2023

Temperamentos controlados pelo Espírito Santo
No livro, o autor aponta as características dos temperamentos, suas qualidades bem
como seus defeitos. Trazendo como exemplo homens da bíblia como Paulo, Pedro, Moisés e Abraão.

Vanessa Daflon 15/08/2023

Sempre que via a capa desse livro nos sites ou livrarias tinha a ?necessidade? de lê-lo. Isso gerou uma ansiedade em finalizar a leitura que não foi tão rápida quanto gostaria, pois é um livro com muito conteúdo e passagens que precisam ser relidas, interpretadas e pesquisadas junto a Bíblia. Gostei da leitura e é com certeza um livro que voltarei a ler outras vezes para aprofundar o conhecimento.

Bruna3285 21/08/2023

Temperamentos transformados
Achei a leitura muito interessante, pois aprendemos mais sobre cada um dos temperamentos além de relacionarmos cada temperamento a um personagem.
Foi muito legal e estranho ao mesmo tempo, pois ler sobre o seu próprio temperamento, seus pontos positivos e negativos, acaba mexendo com a gente. ?recomendo!

Jamile57 23/08/2023

?19/40
??????

T E M P E R A M E N T O S T R A N S F O R M A D O S

Como Deus pode transformar as falhas de nosso temperamento?

A Teoria dos Quatro Temperamentos é um instrumento valioso para a autocompreensão.

O temperamento está baseado no material tosco com que nascemos. Porém quanto mais um crente amadurece espiritualmente, mais difícil é o diagnóstico de seu temperamento básico.
Não é necessário conhecer os princípios do temperamento para ser modificado pelo Espírito Santo, mas esses preceitos apontarão os defeitos mais perigosos de cada personalidade para que possamos apressar o processo de modificação.

? Pedro, o sanguíneo descrito no novo testamento por suas muitas histórias trágicas, e após as evidências do Espírito Santo e os seus frutos em sua vida. Ele é exemplo de que Deus não faz acepção de pessoas.

? Paulo, o colérico, ele é o excelente modelo da maneira como o Espírito Santo modifica uma pessoa de vontade férrea, após sua conversão.

? Moisés, o melancólico, cheio de complexos, se tornando o maior homem da história de Israel, a vida de Moisés é uma prova de que homem algum sai perdendo quando dá a sua vida a Deus.

? Abrão, o fleumático, são os mais acessíveis e mais fáceis de se conviver, são os mais acomodados e desmotivados, cheios de medos e temores. A única cura real para essa predisposição é o poder sobrenatural de Deus, quando passa a controlá-los.

Descobrir nosso temperamento é bom, porém os seus defeitos e fraquezas também serão revelados, e o que fazemos com eles?
Deus quer transformá-los por meio da confissão imediata dos pecados e fraquezas a cada vez que você se inflama e da lugar a essas fraquezas, só a plenitude no seu Espírito Santo e o andar no Espírito Santo poderão manter o controle e os transformar, e como mantê-mos essa plenitude?
Somente através da mente repleta da Palavra de Deus e as emoções e mente cheias e no controle do Espírito Santo.

Agnnes29 05/09/2023

É um livro muito interessante falando sobre os temperamentos e mostrando que cada personagem bíblico tinha uma personalidade.
É interessante saber disso, porquê conseguimos nos conectar com as pessoas da Bíblia,e entender que eles eram tão humanos como nós.

cams 06/10/2023

Eu AMO esse assunto de temperamentos e esse livro foi ÓTIMO pra isso! correlacionando os personagens da bíblia com os seus respectivos temperamentos? realmente ela é um livro que da pra ser estudado muitas e muitas vezes.
isso só afirmou os meus temperamentos e me fez enxergar coisas que preciso melhorar.
amei demais ?

Hebert Oliveira 25/10/2023

Esclarecedor
Um livro bastante útil e com uma leitura suave e bastante útil.
Consegui compreender o pq de alguns comportamentos e como usa foi bastante esclarecedor.
Com certeza lerei novamente.