Minha Sombria Vanessa

Minha Sombria Vanessa Kate Elizabeth Russell

Resenhas - Minha Vanessa

EvellinK 17/07/2023

Um bom livro com uma boa história, porém confesso que algumas atitudes da Vanessa me aborreceram demaaais! Hahaha.
Lochan0 17/07/2023minha estante
Amo esse livro

egrasso 15/07/2023

"Porque se não for uma história de amor, então o que é?"
O tipo de leitura desconfortável e que provavelmente vai te deixar com raiva em vários momentos.

Minha sombria Vanessa, te prende do começo ao fim, mas de um jeito repugnante e nojento. Muitas vezes eu parei de ler pra respirar fundo, fiz uma pausa de semanas e até meses para continuar.

Eu adorei o livro ser alternado entre passado e presente. Como a Vanessa do presente fica dividida entre o JS ter sido bom ou não com ela. Como ela tem todas as provas do abuso que sofreu e mesmo assim não se sente uma vítima, quando claramente em vários momentos ela quis dizer "NÃO" mas mesmo assim ele continuou.

"A manipulação disfarçada de escolha"

Era isso que passava na minha mente toda vez que o JS brincava com as palavras e como era convincente a ponto da Vanessa acreditar em tudo que era ele.

O final me deixou um pouco frustada, mas talvez essa seja a intenção, nem todo final vai realmente ser feliz ou justo, mas todo final tem um recomeço, e esse foi o da Vanessa.

Naomy 15/07/2023

Quando ela finalmente percebe que a vida dela não deveria ser baseada nele, e que no fim ela era uma vitima

kirasu 13/07/2023

Nossa
Eu acabei de ler e literalmente estou sem palavras.
Eu quase chorei no final, juro. Meus olhos se encheram de lágrimas e sinto que se a Vanessa tivesse dito uma reflexão sobre tudo eu teria desabado de chorar.
Esse livro foi o mais diferente de todos que já li ate agora. Estou em choque, simplesmente.
A história é trágica, a maneira como sua vida foi despedaçada é realmente muito triste.
Eu odeio o Strane, odeio mais do que qualquer outro personagem. Ao longo do livro fui percebendo que ele é doente, cruel, perigoso, horrivelmente o pior.
É uma leitura desconfortável se você tiver estômago fraco
Queria que o final tivesse sido diferente, mas, assim como na vida real, as coisas nem sempre terminam com um final 100% feliz
Queria que a autora tivesse entrado em mais detalhes em relação ao Ira, e que tivesse problematizado mais a problemática em si.
O livro é bom, pesado, muito pesado, mas realmente não me arrependo de ter lido

ps: Acreditem nas mulheres, sempre.

maria laura 12/07/2023

Que livro angustiante!!
Tive que ler o livro por partes, em alguns momentos senti vontade de vomitar. Indico o livro mas tendo muita noção dos gatilhos que ele tem. Achei uma leitura pesada e tensa, como deve ser, ao se tratar desse assunto.

Bunig 10/07/2023

Respeitem a classificação indicativa de +18, é sério
Iniciei a Leitura de Minha Sombria Vanessa atrás da perturbação que quem já leu disse que sentiu. E sim, é realmente um livro bem incômodo pelo enredo, mas, também, por como foi escrito, e quando eu digo isso, é porque a escrita da Kate Russel foi ruim.

Eu não acho que o enredo teve uma boa construção, a autora é mais do tipo contar do que mostrar e isso acabou com a minha suspensão da descrença. Em alguns momentos a Russel tenta apresentar uma motivação pra tudo ter acontecido, mas nada cola, nada tem peso o suficiente. E do meu ponto de vista, nem precisa de uma motivação, basta uma adolescente vulnerável, solitária e um predador que saiba manipular. Se a autora não tivesse se esforçado tanto para culpar a família eu até teria mantido mais minha suspensão da descrença.

Fora isso, a obra é realmente perturbadora, até mais do que alguns dark romances que já li. É palpável o nojo que a Vanessa sente e a gente também. Só leia se tiver estômago e psicológico, não é exagero.

Isa 09/07/2023

Muito envolvente
Mas deixou a desejar no final. Poderia ter tido uma reviravolta, poderia ter um final mais especial. Porém pode ser que o intuito do final seja realmente esse, transparecer a realidade.

ana janga 08/07/2023

Devo começar falando que definitivamente não recomendo para todo mundo, por tratar de alguns assuntos bem sérios.
Livro bem forte , gostei de ver pelo ponto de vista da Vanessa na época do acontecido e depois de anos, as vezes eu sentia vontade de entrar na história pegar a mão dela e levar ela para longe para ela n voltar para ele mas enfim.

iscardigan 08/07/2023

Escrita perfeita, mas o enredo muitas vezes me fez parar pra digerir alguns acontecimentos (isso não torna o livro ruim). definitivamente um dos livros mais difíceis que eu ja li, alguns gatilhos foram abordados e eu n esperava...

quando comecei a ler esse livro, n sabia do que se tratava. acredito que se tivesse visto não teria lido mas não me arrependo. nos mostra uma realidade que nunca pensei que fosse "entender", a história é tao forte que chega ser palpável alguns instantes

Vittoria.Gabriella 07/07/2023

"Minha Sombria Vanessa" é um livro profundo, corajoso e emocionalmente impactante. Através de uma escrita excepcional, Kate Elizabeth Russell retrata a complexidade do abuso e suas consequências, desafiando o leitor a refletir sobre a sociedade em que vivemos e as formas como podemos apoiar as vítimas. É uma obra que certamente ficará na mente de quem o lê, deixando uma marca duradoura e importante.

Lud 06/07/2023

Difícil
Não sei ao certo minha opinião do livro. Foi muito difícil a leitura por conta das cenas que dão nojo e revolta mas ao mesmo tempo foi viciante porque a autora conduziu bem e também porque eu tava muito curiosa sobre o rumo que ia tomar e eu não gostei, porque eu tinha imaginado outras coisas?...
Mas acredito que é importante uma história como essa que mostra o ponto de vista de uma vítima que romantiza e não se vê como vítima, deve existir muitas por aí que são desse jeito.