Minha Sombria Vanessa

Minha Sombria Vanessa Kate Elizabeth Russell

Resenhas - Minha Vanessa

gostosaleitura 23/04/2024

Melhor que Lolita

A narrativa é habilmente construída de forma a nos fazer sentir o desconforto e a angústia de Vanessa, nos fazendo refletir sobre como o abuso sexual pode se manifestar de maneiras sutis e manipuladoras. O livro aborda questões complexas como o poder desigual nas relações interpessoais e a cultura do silêncio que muitas vezes protege os agressores.

É importante ressaltar que a obra não glamouriza o abuso, mas sim expõe suas nuances e consequências devastadoras na vida da protagonista. É um livro que nos faz questionar nossa própria relação com o tema e nos leva a refletir sobre o que é realmente amor e respeito em uma relação saudável.

Recomendo a leitura para aqueles que buscam um livro provocativo, que desafia nossas concepções pré-estabelecidas e nos faz repensar as relações interpessoais em nossa sociedade. É uma leitura que mexe com nossas emoções e nos faz pensar por dias após terminarmos.

Char5 22/04/2024

Toda adolescente deveria ler esse livro!
Como disse no título: Toda adolescente deveria ler esse livro.
Pois ele narra de uma forma bem realista como funciona a cabeça de um predador de menores e como ele escolhe a dedos suas vítimas. Quando Strane começa a abusar da Vanessa ele diz algo como "eu ainda vou te estragar Vanessa" e foi isso que ele fez. Ele estragou a vida dela. Assim como todo predador estraga a vida de suas vítimas. Mesmo aos 32 anos e Strane com quase 60, ele tinha total poder sobre ela. Ele sabia como manipula-la como oprimi-la e culpabiliza-la e ainda assim, por mais que dentro dela, ela soubesse o que ele estava fazendo, e muita das vezes até pensava sobre isso, ela não conseguia se libertar das suas garras.

Tem partes do livro que dá um pouco de raiva dela, porque ela se nega a culpa-lo, mesmo sabendo que ele manipulava ela, mas depois você entende. A autora é tão incrível que ela nos faz entrar dentro da cabeça da personagem. A angústia que senti todas as vezes que ele iria abusar dela e ela "desligava" sua mente e começava a se imaginar em outros lugares, fazendo outras coisas, foi de partir meu coração.

A conversa dela com a mãe foi tão positiva que fez com que meu ressentimento por ela passar. As mães as vezes ficam de mãos atadas aos verem as filhas adolescentes caindo nas mãos de predadores que muitas as vezes só dão tempo ao tempo. Achando que aquilo vai passar. Porque no fundo elas sabem que as filhas já estão tão manipuladas e aliciadas que elas vão ir contra tudo e todos por esse "amor" sem ao menos saber que só está sendo abusada.

Nos agradecimentos no fim do livro a Autora diz que esse livro foi feito para as "ninfentas" que em algum momento da vida passou por isso e com certeza a maioria passaram. Existe uma cultura mundial que venera meninas na puberdade e nesse momento estamos tão vulneráveis que acabamos se deixando levar. O abusador sempre vai saber o que dizer pra te manipular. É importante conscientizar meninas adolescentes sobre homens adultos e todo mundo que eles podem fazer e assim estragar toda uma vida.

Bruno236 22/04/2024

"Eu ja sentia o que ia acontecer comigo..."
Que livro meus amigos! Esse livro é uma leitura bem pesada, por isso, nao tente ler ele de um vez, intercala com outro Hobby, pq se nao vc vai abandonar! Achei lindo que nos agradecimentos a autora fala que escreveu especialmente para as mulheres ou até mesmo homens que ja foram 4bus4d0s, e que vivem com esse fantasma até nos dias atuais, pois creio que muitas pessoas que sofreram algum tipo de abuso na infancia e ainda não contaram para nimguem, leram esse livro para tentar ver a sua própria situação de algima forma na historia de vanessa!

Este livro é muito importante em um todo! Mostra o quão um ato que aos olhos dos outros pode ser pequeno como a mão de um professor ou qualquer outra pessoa com segundas intenções na sua perna pode mudar uma vida para pior, pode mudar a historia de muitas vidas ao redor!

Vanessa iria ser tudo que ela quisesse, um escritora aclamada, seus livros seriam desejados! Mas a psicopatia de um homen destruiu sua vida!
Se vc souber de alguem que tem passado certo tipo de situação, *denuncie*. Não importa se ela quer ou não! No final do livro a mãe de vanessa fala que se arrepende não ter denunciado ele, epa achava q estava "protegendo" a filha, mas acabou que não, só piorou cada vez mais.
Se concientize. E leia este livro!

Vihh 21/04/2024

Não esse livro não é uma história de amor,
e sim de um pedófilo.

Muito bom enfatizar isso.

Gostei muito da leitura

sthe.may 21/04/2024

No início até a metade, fiquei angustiada com a protagonista, pois eu não conseguia compreender sua negação em reconhecer que a mesma estava sendo vítima de abuso sexual. Ela romantizava todas as ações do agressor, mesmo com a constante evidência de sua natureza dissimulada.
O abusador exercia uma persuasão avassaladora, levando-a a acreditar que sua própria existência era a causa de ele ser quem era. Vanessa chegou a se convencer de que era de fato culpada, pois segundo ele a mesma ?estimulava? os desejos mais obscuros dentro dele.
Porém após a metade da leitura, pude refletir sobre tantos aspectos. Vanessa girou uma chavinha em minha mente. No qual entendi, que no âmago dela, surgiu a necessidade de acreditar que todo o abuso era, de alguma forma, uma expressão de amor, um romance proibido. Caso contrário, significaria confrontar a dura realidade de que ela não passara de um objeto para ele, reconhecer que fora vítima de pedofilia.

?? Porque se não for uma história de amor, então o que é?
? É a minha vida ? digo. ? Isso tem sido a minha vida inteira.?

stephany :) 21/04/2024minha estante
adorei sua resenha amg ??, abandonei esse mas pretendo tentar ler dnv um dia

Ana1292 21/04/2024minha estante
Este livro é como levar um murro no estômago

sthe.may 21/04/2024minha estante
@Ste obrigada pelo carinho ??
dê uma chance quando você estiver pronta emocionalmente, vale a pena ??

Vanessa.Marcelino 19/04/2024

Uma história que nunca vou esquecer
Minha sombria Vanessa me tocou de diversas maneiras.
Começando pelo nome, quando eu lia o meu apelido de infância, tão carinhoso, tão íntimo, tão meu.... Quando eu lia ele chamando ela assim, me incomodava além do normal.
Eu já me apaixonei por um professor, mas essa história me abalou de verdade, como se por um lado eu agradecesse de não ter passado de flertes, trocas de scrap e afins.
Me fez refletir sobre como procuramos o tempo todo acreditar naquilo que queremos acreditar, sem nos permitir viver uma narrativa imperfeita da vida, que podemos pedir ajuda para algo que nem conseguimos acreditar que aconteceu.
Preciso de uns dias para assimilar e com certeza farei outra resenha ou irei complementar essa. Os gatilhos são reais até de mais!

Jake 16/04/2024

Um livro que tira você da zona de conforto.
A leitura deste livro foi uma das mais difíceis para mim, e também um dos mais pesados que já li em toda a minha vida. tem que ter muito estômago, muito respiro? exige muito da gente, sabe? são muitos detalhes que você precisar respirar fundo pra terminar de ler.

vc sente muito ódio do pedófilo abusador de merda.

vc sente seu coração quebrar de dó de vanessa. de como tudo influenciou sua vida e mudou totalmente o seu futuro. cada detalhe da vida dela, pequeno que seja, foi modificado por ele. vc tem muita empatia por ela.

inclusive o livro nos ensina muito sobre esse sentimento com quem sofre esse tipo de abuso.

descreve muito bem a mente da vítima e toda a manipulação do abusador. o como ele é minucioso e ardiloso? cauteloso. ele pensa em tudo para que a vítima se sinta culpada, e isso vai te dando cada vez mais ódio. o que me pegou muito foi o final o qual o leitor não recebe muita coisa. a Vanessa, na verdade. ela merecia um final melhor. um final incrível, embora a gente saiba que na vida real nem sempre é assim.

enfim, recomendo a leitura só se vc estiver bem para esse tipo específico, porque tem detalhes bem pesados. dar uma olhada nos gatilhos também se vc não souber tanto da história.

no mais, eu gostei bastante. a escrita é bem boa de entender, mas realmente é um livro pesadíssimo.

Akemi 14/04/2024

Que leitura...
A leitura é bem desconfortável. O livro te prende de um jeito bem estranho: você lê o tempo todo se sentindo mal, mas não consegue parar. A escrita é impecável, abordagem do tema é muito cruel e bem feita. Não é pra qualquer um, mas se você está confortável com os gatilhos apresentados, vai em frente, vale a pena!

Ruanluca 14/04/2024

Um abuso que marca a vida de uma menina para todo o sempre, um abuso recorrente que demarca grande impacto na vida da protagonista, perpetuando de maneira crucial nos aspectos pessoais e profissionais da protagonista. É um livro incômodo, pesado e graficamente explícito, mas repleto de nuances, com uma protagonista extremamente complexa, em que o leitor por vezes sentirá raiva, empatia e muita compaixão, ao mesmo tempo que não compreende as escolhidas na qual são exercidas na obra. É um livro em que um acontecimento irá definir todas as páginas, por vezes parecerá repetitivo ou exaustivo, mas que só engrandece a qualidade do enredo e a excelente escrita da autora. É um trabalho muito interessante, ao construir a personagem Vanessa, extremamente complexa e com um fluxo de consciência que desgasta o leitor, com suas descrições incômodas e impactantes, concomitante a metáforas que aliviam um pouco toda a nojeira vivida pela personagem. O final é agridoce e nada climático, mas acredito que a vida é assim, liberta de acontecimentos apoteóticos e catárticos, se mostrando como real, cru e bastante discursivo. É um livro muito bom!!

EloiiseBridgerton 14/04/2024

Esperei quatro anos para conseguir ter forças e coragem pra ler esse livro.
Conhecemos a história de Vanessa Wye, que aos seus 15 anos se envolve com seu professor de inglês de 42 anos, e que depois de mais de uma década aparece uma outra aluna o acusando de estupro, nisso o livro conta entre memórias e o presente da personagem se perguntando se ela também foi estuprada ou se tratou de um caso de ?amor?.

Esse livro é incrivelmente perturbador, por mais que eu tenha demorado pouquíssimo tempo para fazer a leitura, ainda assim foi difícil. Com cenas tão verdadeiras que nos fazem sentir enjoados, vemos JS manipular Vanessa aos seus 15 anos de uma forma que faça ela se sentir poderosa e no controle de tudo. É difícil ler sobre ele realizando essa manipulação, porém, é mais difícil ainda ver a Vanessa se culpando e dizendo a si mesma que tudo estava ?certo? e que existia ?amor? naquela relação.

O livro basicamente tenta nos fazer sentir raiva da personagem, porém só senti compaixão e tristeza por ela, por ter visto o quanto ela aguentou e ainda assim se culpando por coisas que não ?dependiam? dela. No final é muito lindo ver como ela recomeça a vida depois dos traumas passados. Um livro pesado, mas bastante necessário.

brê 08/04/2024

Excepcionalmente bem escrito, um livro difícil, desconfortável e brilhante. É assustador e revoltante testemunhar toda a manipulação descrita aqui, em como Vanessa foi "preparada" para acreditar que ela tinha o controle da situação, que ela era a responsável pelo que acontecia, tornando-se uma espécie de garota especial, diferente das outras. Isso não é tudo o que todos nós desejamos ser? Uma exceção.

Me fez refletir sobre o quão fácil teria sido, e o quão fácil é para um homem de 42 anos implantar uma ideia tão deturpada na mente de uma criança, muitas vezes se transformando ele próprio na vítima. Ele não tinha chance alguma contra ela; ela trazia à tona a parte mais sombria dele, quando na verdade era o contrário. Aquela menina já estava perdendo ao entrar nessa história; ela praticamente não teve escolha alguma. E ver isso me assustou, como ele era cuidadoso com cada detalhezinho, como ele sabia exatamente o que fazer e dizer.

O livro induz o leitor a sentir raiva de Vanessa, mas tudo o que senti foi frustração. Como um trauma como esse transformou toda a vida dela, infiltrando-se em cada aspecto de sua existência, a ponto de ela nem se lembrar de como era, de quem é, sem a presença dele. Ele a moldou para ser o que ele queria que ela fosse. Ela era "maleável"

Não tenho certeza se gosto ou não do final. Ficamos esperando uma reviravolta, desejando que ele pague por tudo o que fez, mas acho que é mais complexo que isso, principalmente no caso de Vanessa.

alefrocha 08/04/2024

Para todos os efeitos um livro que gera arrependimento ante a tristeza profunda que evoca o leitor. Recomendo a quem se disponha a ler, que este tenha plena consciência e certeza dos possíveis gatilhos de abuso, pode parecer que não mas o menor dos sinais é um alerta.

Notas;

? A resposta é não. Mesmo se eu tivesse tido momentos de desejo, o risco nunca teria valido a pena. Não antes de você aparecer. Reviro os olhos para tentar esconder quanto isso me faz feliz, mas as palavras dele abrem um buraco no meu peito e me deixam impotente. Nada o impede de estender a mão e pegar o que quiser lá dentro. Eu sou especial.

? Homens como esses sabem escolher as pessoas certas, não é? São verdadeiros predadores. Sabem observar um rebanho e selecionar os mais fracos.
Quando ele diz isso, eu vejo uma cena de mim mesma, quinze anos, olhar desvairado, separada dos meus pais, correndo desesperadamente por uma paisagem de tundra enquanto Strane corre atrás de mim e me envolve nos braços sem diminuir o passo. Um oceano ruge em meus ouvidos e abafa o resto das opiniões do homem sobre o filme, e eu penso Talvez tenha sido só isso. Eu era um alvo óbvio. Ele não me escolheu porque eu era especial, mas porque estava faminto e eu era uma presa fácil.

Juliana Resende 07/04/2024

É um livro bem pesado, que retrata exatamente o abuso na sua forma cruel. Muitas mulheres, incluindo eu, muitas vezes só percebem o assédio e o abuso depois de anos. Foi comigo assim e na época eu me sentia igual a Vanessa se sentia: especial e "amada". A autora se saiu muito bem na construção da personagem.

Eu senti falta de algo a mais no final. Ela demora o livro todo para começar a se perguntar sobre determinadas coisas, e quando finalmente começa a dar índicios de aceitação, o livro acaba.

Eu também fiquei me perguntando sobre o que aconteceu com Strane, tô refletindo até agora se o que ele fez era esperado pela personalidade dele: as vezes acho que sim, por ele ser um covarde e não querer lidar com a realidade; mas as vezes acho que não, porque ele era prepotente demais ao achar que não fazia nada de errado.
Passa pra mim

Amei o inisio

alefrocha 08/04/2024minha estante
Na minha percepção era óbvio que ele se mataria, justamente por ser prepotente e garantir que jamais seria punido pela sua monstruosidade, e o fato dele enviar para ela todas as provas foi só mais uma confirmação. Ele sabia que tinha deixado uma marca, um buraco tão profundo que nem com todas as provas a disposição da sua maior vítima ele seria rotulado como de fato era, um pedófilo.

Iris263 08/04/2024minha estante
Vi só o início quero ler todo

Juliana Resende 08/04/2024minha estante
Realmente, Alexia! Ele se m**** pode ser visto por esse lado de fugir da punição... Mas vc acha que isso foi inconsciente ou consciente? Pq se for inconsciente não faz muito sentido pra mim, pois se ele acha que não fez nada errado, então não teria porquê de ter culpa sabe?

alefrocha 08/04/2024minha estante
Eu acho que foi extremamente consciente. Ele se matou porque não aceitava ser punido por um crime proveniente de uma mente pertubada e ao mesmo tempo ele quis marcar a Vanessa garantindo que ele concluiu sua missão em corrompe-la até o fim (por isso a ligação antes do ato). Mesmo no ato de tirar a própria vida ele conseguiu sair por cima mantendo seu modus operandi até o fim. No inferno o personagem queima em satisfação e pra mim essa é a maior frustração em relação à esse livro.

Chris.Cordeiro 07/04/2024

Particularmente...tem que ter estômago,me esforcei para não parar de ler,pelo desconforto da leitura...histórias que não são histórias e sim realidade atual, o final achei que poderia ser mais impactante pelo conteúdo pesado do enredo,mass recomendo.
Virpry 07/04/2024minha estante
Um livro muito forte neh?
Quando li precisava constantemente fazer algumas pausas para não passar mal com algumas situações. Você sentiu isso também?

Chris.Cordeiro 07/04/2024minha estante
Exatamente...tive que parar diversas vezes, algumas cenas eu via tão nitidamente que sentia pavor ?