Minha Sombria Vanessa

Minha Sombria Vanessa Kate Elizabeth Russell

Resenhas - Minha Vanessa

Lelejsantos 15/01/2024

Minha leitura mais difícil
Eu sempre tive muita vontade de ler esse livro devido a inúmeros motivos. Fui contagiada por uma resenha que vi assim que o livro lançou, mas acabei deixando de lado e esquecendo que queria lê-lo. Conseguir comprar o livro e meio que de imediato comecei a ler. O início é bem complicado engatar, mas depois que começa a desenvolver mais o passado com o presente, tudo vai fazendo sentido e você acaba se prendendo. Você não se prende ao conteúdo específico pq é um tópico bem sensível, mas a história é tão integrante e tão real que você não consegue parar. Você torce para que Vanessa consiga enxergar e comece a entender melhor toda a situação, o que é bem difícil pq tive muita raiva dela em alguns momentos até ler um trecho que me deixou bem comovida com o seu lado - não que eu passe pano para suas justificativas e posturas -.

Fiquei bem incomodada durante toda a leitura e com toda certeza é algo que me deixou totalmente fora da zona de conforto. Foi um dos livros pais difíceis de lidar e com toda certeza um dos melhores. Mas a sensação que eu tive em boa parte do livro era IMPOTÊNCIA. Eu não podia fazer nada, eu não conseguia enxergar uma saída no fim do túnel que levasse Vanessa a um lugar seguro. Em muitos momentos me senti impotente.

O livro tem uma escrita muito boa. Tem um desenvolver bem interessante?. Mas achei que teve momentos que se prologaram de mais e poderiam simplesmente ser mais curtos. Queria ter mais páginas para contar o desenvolver na terapia de Vanessa e ver sua evolução.

Demorei para fazer uma resenha por estar digerindo tudo o que aconteceu na leitura, e logo corri para um romance BEM clichê pra poder acalmar os ânimos.

Tirando esses pontos, acredito que o livro merece sim um 4,5/5 ?? e indico também (mas vejam antes o que o livro aborda)

Samukk 14/01/2024

Dor
Foi muito doloroso acompanhar e manter a leitura. Confesso que a curiosidade me fez continuar lendo. Aqui temos um relacionamento nojento e doentio, que me fez sentir vários sentimentos, mas em nenhum momento, me fez sentir alegria.
Eu sou o tipo de pessoa que ama ler coisas pesadas e violentas, porém isso aqui foi totalmente diferente do que eu esperava. Fiquei mal e até pensei em abandonar, mas segui firme e forte. Não recomendo para pessoas sensíveis, mas se estiver estômago e interesse em ler algo que aborda esse tipo de assunto, eu diria para ler com calma, e se possível intercalar com algo mais leve rsrs.
O único ponto negativo é o tamanho do livro, concerteza era possível abordar todo o assunto em 250 páginas + ou -, entendo que a autora quis detalhar tudo em todos os momentos, porém isso tornou algumas partes bem maçantes. No resto eu a parabenizo, pela forma que ela nos faz refletir durante a leitura .

kami4 11/01/2024

Frustração
Minha sombria vanessa foi um livro q me prendeu totalmente, e apesar de muitas vezes eu querer abandonar pq é extremamente frustrante e te faz ter várias emoções e nenhuma dela é boa, não consegui pq precisava saber oq a Vanessa faria, oq ela pensava, como ia terminar isso.

mari.rsp 09/01/2024

Bizarro!
Que livro angustiante, me causou raiva demais.

é triste ver o que ela passou, principalmente o estado de negação.

o livro é extremamente pesado mas ao mesmo tempo é fluído demais, eu não conseguia parar de ler.

helenabonamigo 08/01/2024

É um livro difícil e desconfortável, e ao mesmo tempo muito bem escrito. Recomendo que pesquisem o tema e os gatilhos antes de ler.

Pabli 08/01/2024

Minha Sombria Vanessa ?
Eu vou precisar de um tempo pra digerir esse livro.
Há muitos momentos em que o desconforto é tudo o que dá pra sentir. Nem tentando ao máximo sentir como Vanessa se sentia, como as outras meninas se sentiam, e como muitas outras pelo mundo devem se sentir, eu não creio que consegui chegar perto.

Uma história muito necessária. Difícil de ler, mas necessária.

Achei muito bem escrita, de fácil leitura, com muitos detalhes.

Eu gostei do livro no geral, mesmo algumas cenas me provocando nojo. Às vezes as sensações ruins que um livro proporciona marcam muito mais do que as boas.

Syl 07/01/2024

Minha Sombria Vanessa
O que falar desse livro? Minha Sombria Vanessa é uma leitura nojenta, incomoda, profunda e sombria. Entretanto, envolvente pela forma que a autora traz de forma extremamente realista tudo o que se passa na mente de uma pessoa que foi abusada e suas consequências durante a vida adulta.
Eu demorei muito pra terminar de ler essa história. Comecei a leitura em setembro de 2023 e só fui finalizar em janeiro de 2024 pela carga emocional que o livro traz. Não é uma obra que é possível ser recomendada, e seria até estranho recomenda-la. Não é para qualquer um, muito menos para quem já é sensível ao assunto.

"?? ????????? ??? ?????????? ???? ?? ?????? ?ã? ????????, ??? ?ã? ?ã? ???? ?? ???????çã? ??? ?? ??? ??????? ???? ?ó? ??????."

Uma curiosidade que vi depois de pesquisar sobre, é que a autora passou quase 20 anos escrevendo esse livro. É angustiante como a personagem tenta enfrentar sua própria mente e a sua dificuldade de ter relações com a sociedade de modo geral. O que mais se passa na cabeça de uma jovem como Vanessa é que ela viveu uma história de amor. A personagem se nega a todo custo a compreender que sua história é de abuso, porque não quer que o abuso definam sua vida e que sua história seja triste, vergonhosa.
Isso me pegou MUITO, porque é a realidade.

Complexo, cheio de gatilhos e diversas referências ao livro Lolita, de Vladimir Nabokov, e os filmes Spotlight, de Tom McCarthy e Beleza Americana, de Sam Mendes, Minha Sombria Vanessa não deixa de ser uma obra cativante.

tauane23 06/01/2024

Leitura muito pesada.

contem muitos gatilhos e nao recomendo para qualquer um.

muito parecido com lolita porem agr do pinto de vista da garota, que ela nao entende como abuso e acha que tudo que ela passou foi amor

Larissagris 30/12/2023

MINHA SOMBRIA VANESSA (KATE ELIZABETH RUSSELL)
Mamãe diz que ficar remoendo as coisas não é bom, que sempre vai haver algo para nos chatear e que o segredo de uma vida feliz é não se deixar ser arrastado pela negatividade. (Pág. 24)

É uma espiral que eu já percorri antes, e sempre chego à mesma conclusão: que provavelmente tem alguma coisa errada comigo, uma fraqueza inerente que se manifesta como preguiça, como medo de meter a cara. (Pág. 31)

[...] o mundo é feito de histórias que se interpõe infinitamente, cada uma delas válida e verdadeira. (Pág. 34)

Talvez na verdade eu seja solitária por opção e prefira minha própria companhia. (Pág. 39)

É um sentimento mais sombrio, um medo de haver alguma coisa errada comigo que eu nunca vou conseguir consertar. (Pág. 43)

[...] ao acreditarmos que a vida contém infinitas possibilidades, nós afastamos a verdade horrorosa de que viver é apenas avançar no tempo enquanto um relógio interno faz a contagem regressiva para o último instante fatal. (Pág. 89)

Eu o vejo com muita clareza agora, entendo como deve ser solitário para ele querer a coisa errada, a coisa má, enquanto vive num mundo que com certeza o transformaria num vilão caso descobrisse. (Pág. 96)

É um diálogo de ações pela metade; nenhum de nós dois se compromete por inteiro. Ainda há uma chance de recuar, de mudar de ideia. Beijos pela metade podem ser esquecidos, mas beijos inteiros, não. (Pág. 98)

Assim que ele diz isso eu me transformo numa pessoa por quem alguém está apaixonado, não apenas um menino idiota da minha idade, mas um homem que já viveu uma vida inteira, que fez e viu tanta coisa e ainda me acha digna de seu amor. (Pág. 100)

As pessoas arriscam tudo por um pouquinho de algo especial. (Pág. 103)

Eu não digo, mas às vezes tenho a sensação de que é exatamente isso que ele está fazendo comigo: me desconstruindo, me montando outra vez como alguém novo. (Pág. 106)

Você se conhece o suficiente para entender aquilo para o que não foi feita. (Pág. 118)

Você é tão maleável, dizia ele enquanto eu o deixava manusear meu corpo. Ele transformava isso num elogio, tornava minha passividade em algo precioso e raro. (Pág. 132)

Sei que estou sendo vigiada, mas também tenho a sensação de estar sendo cortejada, algo ao mesmo tempo opressivo e lisonjeiro. (Pág. 141)

Quando ele começa a falar desse jeito, meu cérebro não consegue acompanhar. Parece que ele está exagerando, mas fico soterrada pelo que diz e perco a noção daquilo em que acredito. Ele pode fazer até mesmo as coisas mais absurdas parecerem factíveis. (Pág. 143)

Reviro os olhos para tentar esconder quanto isso me faz feliz, mas as palavras dele abrem um buraco no meu peito e me deixam impotente. Nada o impede de entender a mão e pegar o que quiser lá dentro. Eu sou especial. Eu sou especial. Eu sou especial. (Pág. 150)

É engraçado pensar como mamãe estava errada em relação a isso tudo. Porque existe opção para quem tem coragem suficiente: passar por cima dos meninos e ir direto para os homens. Homens que nunca vão deixar você esperando; homens famintos e gratos por qualquer migalha de atenção, que se apaixonam tão intensamente a ponto de se jogarem aos seus pés. (Pág. 155)

- Quando estamos juntos - diz ele - é como se a escuridão dentro de mim viesse à tona e encostasse na escuridão dentro de você. (Pág. 165)

Às vezes, quando está em cima de mim, gemendo de olhos fechados - nem sequer reparando se estou excitada, triste ou entediada -, tenho a sensação de que tudo que ele quer de fato é deixar uma parte sua dentro de mim, marcar o território, não me engravidar nem nada disso, algo mais permanente. Ele quer ter certeza de que vai estar sempre ali, aconteça o que for. Quer deixar suas digitais impressas por todo o meu corpo, em cada pedaço de músculo e osso. (Pág. 165)

É estranho saber que, toda vez que eu me lembrar de mim aos quinze anos, é nisso que vou pensar. (Pág. 165)

Estou começando a entender que quanto mais tempo você consegue se safar com alguma coisa, mais imprudente você fica, até que é quase como se desejasse ser pego. (Pág. 189)

Sério, eu odeio quando ele fica bravo comigo, porque é nessa hora que sinto coisas que provavelmente não deveria: vergonha e medo, uma voz me dizendo para correr. (Pág. 194)

Imagino Strane ali no quarto, em como ele a acalmaria. Não é nada, diria ele, a voz tranquila como um bálsamo. A senhora não viu o que pensou ter visto. Ele poderia convencê-la de qualquer coisa, igualzinho faz comigo. Iria guiá-la até a cadeira da escrivaninha e preparar uma xícara de chá para ela. Enfiaria a foto no bolso, um movimento tão sutil e rápido que ela nem perceberia. (Pág. 212)

Meninas normais tem caixas de sapato cheias de cartas de amor e arranjos de flores ressecadas; eu tenho uma coleção de pornografia infantil. (Pág. 224)

"Quanta força é preciso para machucar uma menina pequena? Quanta força é preciso para a menina superar? Qual dos dois você acha que é mais forte? (Pág. 226)

Se eu pensar em quantos dias se estendem à minha frente, acabo obcecada por coisas que sei que não deveria. Como, por exemplo, estar morta talvez não seja o pior. Talvez não fosse tão ruim. (Pág. 241)

No meu caderno, escrevo: Nosso país foi atacado. Um dia trágico. Fecho a capa, torno a abri-la e acrescento: E mesmo assim tudo que me importa sou eu mesma. Sou egoísta e má. (Pág. 242)

- Você não pode fazer isso. Não dá pra mudar os fatos para encaixar na história que você quer contar. (Pág. 253)

Lembro-me da sombra de decepção no seu rosto quando fiz dezesseis anos. Praticamente uma mulher agora. (Pág. 282)

Sinto um medo conhecido: talvez eu seja louca, narcisista, delirante. Alguém tão presa dentro do próprio cérebro que transforma passantes relutantes em fantasmas. (Pág. 320)

Comecei a me vestir como me vestia aos quinze anos nos dias que sabia que iria vê-lo - vestidos soltos e curtos e tênis All Star, tranças no cabelo -, como se o fato de me ver passando minha melhor impressão de ninfeta o levasse a perceber o que eu sou e do que sou capaz, ou seja...eu sou provavelmente, genuinamente, realmente, LOUCA. (Pág. 329)

Às vezes parece mesmo uma maldição o significado que eu sou capaz de atribuir a tudo. (Pág. 330)

Disse que eu era seu segredo mais profundo, que me amava, mas que eu tinha amadurecido demais para ele, que nós não nos encaixávamos mais como quando eu tinha a idade de Taylor. (Pág. 363)

- Não posso soltar o que estou segurando há tanto tempo. Você entende? [...] Eu simplesmente preciso muito que seja uma história de amor. Você entende? Preciso muito, muito que seja isso. [...] Porque se não for uma história de amor, então o que é? (Pág. 372)

É que eu sou depravada, minha mente está tão deformada por Strane que eu interpreto equivocadamente um favoritismo inocente como interesse sexual. (Pág. 377)

- Homens como esses sabem escolher as pessoas certas, não é? São verdadeiros predadores. Sabem observar um rebanho e selecionar os mais fracos. (Pág. 412)

Penso que provavelmente é o que vou fazer pelo resto da vida: persegui-lo e perseguir o que ele me deu. A culpa é minha. A esta altura, eu já deveria ter superado isso. Ele nunca prometeu me amar para sempre. (Pág. 413)

Talvez tenha sido só isso. Eu era um alvo óbvio. Ele não me escolheu porque eu era especial, mas porque estava faminto, e eu era uma presa fácil. (Pág. 412)

As desculpas que inventamos para os outros são absurdas, mas não são nada em comparação com as que criamos para nós mesmos. (Pág. 418)

Tudo em relação a mim leva a ele. Se eu eliminar o veneno não vai sobrar mais nada. (Pág. 418)

Oyakimim 29/12/2023

Incômodo
Esse livro me tirou totalmente da minha zona de conforto, já li histórias com essa temática, mas não com tamanha profundidade com que a autora descreve.
Eu fiquei muito incomodada durante a leitura, pois sentia raiva e empatia por Vanessa ao mesmo tempo. Entendia sua resistência em dizer que o que aconteceu com ela foi uma história de amor, apenas para não admitir que era mais uma vítima. Até pq a manipulação que ele faz com ela desde o princípio que eles se conhecem, ainda a acompanha na fase adulta e o medo de ser taxada, ou de ser recriminada, faz com que nem ela entenda se foi ou não abusada.
Mas de fato, Strane era um predador e um manipulador dos piores, e ele se beneficiou da omissão de todos que perceberam os sinais, e ao invés de denunciar, simplesmente não fizeram nada ou preferiram acreditar que a errada era a vítima.
O livro tem vários gatilhos, então é necessário cuidado ao lê-lo.

CarolineWithAnE 29/12/2023

Uma leitura densa
O livro tem uma escrita envolvente, fui me segurando para lê-lo aos poucos, porque não queria o cansaço mental de ler um livro tão pesado de uma vez, sem tempo para digerir cada parte.
Em muitos momentos senti uma certa raiva da Vanessa, em outros consegui ter empatia e entender a resistência dela em se reconhecer como vítima. Não tem modo certo ou errado para se reagir a um abuso, cada pessoa enfrenta de uma forma e ela foi intensamente manipulada, era só uma criança...
Strane é odioso do início ao fim. Um predador. Fiquei enojada todas as vezes que ele aparecia na história.