Minha Sombria Vanessa

Minha Sombria Vanessa Kate Elizabeth Russell

Resenhas - Minha Vanessa

bree 13/10/2023

Minha traumatizada Vanessa?
Um dos livros mais perturbadores que já li em minha vida! Porém por mais incrível que pareça, ele te prende pelo incômodo, pela vontade de ver a protagonista sair desse ciclo que parece não ter fim.
É sensacional o fato da autora mostrar com todos os detalhes a manipulação do Strane, como ele faz parecer que a Vanessa é a culpada, que ela o desejou, que ela o fez fazer tudo isso. Tem momentos que você deseja entrar dentro do livro e tentar ajudá-la a ver a verdade.
Se torna mais pesado ainda se você parar para pensar que muitas meninas passam por isso, são marcadas quando adolescentes e levam traumas que resultam em toda a sua vida. E assim como a Vanessa, não somente na área amorosa, mas na financeira, profissional, familiar. Ele literalmente transformou sua vida, e sua cabeça em uma bagunça!

kassia 09/10/2023

Sem palavras
Comprei esse livro faz mais de 2 anos e sempre soube que demoraria a ler ele.

Durante toda a leitura você fique aflita em ler os relatos de todo o ocorrido e em ler o quanto a Vanessa ficou traumatizada. Mesmo outras pessoas falando que passaram pelo mesmo, com a mesma pessoa, ela ainda não entende toda a seriedade da situação. Por sempre ter dito sim e achar que realmente queria tudo aquilo.

É imensa a tristeza que sinto.

Mel 06/10/2023

Intenso
O que falar desse livro? Além de dizer que essa foi uma leitura pesada, mas muito impactante?
Demorei muito tempo para terminar esse livro pois fui lendo aos poucos, me dando uns períodos de tempo para conseguir absorver tudo o que estava lendo e me sentir pronta para dar continuidade. A Vanessa é uma pessoa muito complexa cheia de camadas, mas que foi lidando com as coisas que aconteceram da maneira que ela dava conta naquelas circunstâncias. Foi bem doloroso de ler muitas das coisas que foram narradas: ações, diálogos, sentimentos... Enfim, esse é um livro pesado e doloroso, mas também intenso e impactante.

amendoincs 06/10/2023

Meu Deus.
"Minha Sombria Vanessa", de Kate Elizabeth Russell, é uma obra literária poderosa e corajosa que aborda um tema extremamente sensível de maneira impactante. Publicado em 2020, o livro mergulha no mundo complexo do abuso sexual, dos relacionamentos tóxicos e da manipulação psicológica, oferecendo uma perspectiva única e envolvente.

Uma das grandes qualidades de "Minha Sombria Vanessa" é a forma como a autora aborda o tema do abuso sexual com extrema sensibilidade. Kate Elizabeth Russell não tem medo de explorar as emoções profundas e complexas de Vanessa, a protagonista, enquanto ela lida com as consequências de seu relacionamento com o professor Jacob Strane. Russell retrata com maestria a confusão emocional e a luta interna de Vanessa, evidenciando o impacto duradouro do abuso em sua vida.

A escrita de Russell é envolvente e cativante, que me manteve presa à história desde o início. A autora cria uma atmosfera sombria e intensa, transmitindo a angústia e a opressão vividas por Vanessa. A narrativa alternada entre o passado e o presente é habilmente construída, o que permitiu a compreensão e a evolução da personagem ao longo do tempo.

Os personagens são incrivelmente complexos e bem desenvolvidos. Vanessa é uma protagonista que desperta uma mistura de emoções, desde a compaixão até a frustração. A autora mergulha profundamente em sua psicologia, revelando suas vulnerabilidades e sua luta para entender a verdade sobre seu relacionamento com Strane. Jacob Strane, por sua vez, é retratado de forma ambígua, o que adiciona camadas fascinantes à história e acabou me desafiando a questionar minhas próprias crenças.

Além de explorar o impacto individual do abuso, "Minha Sombria Vanessa" também aborda questões mais amplas, como a cultura do silêncio e a importância de se dar voz às vítimas. A autora levanta questões cruciais sobre consentimento, manipulação e a construção da verdade, fornecendo uma visão profunda e crítica da sociedade.

Em resumo, "Minha Sombria Vanessa" é uma leitura essencial e poderosa que mergulha de cabeça em um tema difícil, mas importante. Kate Elizabeth Russell demonstra talento ao explorar as complexidades emocionais dos personagens e oferece uma narrativa envolvente e reflexiva. Este livro é uma conquista literária que desafia quem for ler a refletir sobre as dinâmicas do abuso e suas implicações na vida de uma pessoa.

mi.lunar 01/10/2023

Este livro estava na minha lista fazia tempo, mas eu ficava adiando a leitura pelo tema sensível.
Foi uma leitura bem desconfortável e cruel. Muitas vezes sentia minha garganta entalada de repulsa, raiva e ódio.

Ódio aos abus4dores que vivem suas vidas normalmente e seguem impunes enquanto destroem a vida de muitas mulheres. Ódio as instituições e a sociedade por negligenciar as vítimas e por normalizar a cultura da p3dofilia e abuso. Ódio a professores que tiram vantagem da sua autoridade e usam como passe livre para abusar de alunas e alunos.

A sociedade trata meninas como maduras e provocativas e homens como "vítimas" dessa "tentação".

A construção psicológica da personagem é densa e profunda e detalha como os abusos na adolescência dilaceraram a construção do seu ser.

Não é um livro fácil de ler, mas a realidade e a crueldade das palavras são necessárias.

Katy 28/09/2023

Forte
Quando vi a sinopse desse livro, imaginei que, ainda que o tema fosse abuso, seria algo mais "romantizado", como a maioria dos livros do tema (infelizmente).
Acontece que Minha sombria Vanessa é um relato cru de uma vítima que teve sua vida inteira impactada pelo abuso que sofreu aos 15 anos, pelo seu professor de 42.
Anos depois, Vanessa não consegue se desvincular desse "laço" que o abusador a fez acreditar que os unia, não consegue conceber a ideia de que tenha sido uma vítima, que tenha sofrido anos de abuso. Ela ainda vê tudo que viveu como uma história de amor, até os relatos de outras vítimas (também alunas) começarem a modificar todas as suas crenças.
O livro alterna entre presente (2017) e passado (2000 - 2007), mostrando o comportamento asqueroso e extremamente manipulador de um homem que se aproveitou da vulnerabilidade, solidão e desamparo de uma aluna, primeiro fazendo-a se sentir especial, única e importante, para só então roubar-lhe toda sua inocência. É uma excelente leitura, ainda que repulsivo em muitos momentos. A autora foi extremamente responsável ao lidar com o tema, mostrando uma história que poderia facilmente ser real.

Alinne 27/09/2023

Você é sombria ou só traumatizada?
Eu sabia exatamente o que o livro iria abordar quando peguei ele. Durante dois anos, deixei ele na prateleira. Olhava o nome dele, colocava ele na mão e avaliava a capa? mas não tinha coragem de tirar o plástico e começar a ler. Porque eu sabia que a partir do momento que eu pegasse ele para ler, eu estaria dando um passo muito grande na minha vida pessoal e me deixando entrar numa área cinzenta que eu fugi durante muito tempo. É triste se identificar com uma personagem cuja a trajetória foi tão dolorosa. Mas é bom saber que não estou e nem estive sozinha.
Infelizmente, milhares e mais milhares de meninas,mulheres são abusadas ao longo da vida. As vezes na infância, na adolescência, na fase adulta? não tem tempo ruim para esses predadores descarados. Durante muitos anos senti a culpa que a Vanessa sentia (e ainda sinto).
Eu consegui me livrar de todo esse fardo, mas o processo não é rápido.
E ver tudo que a protagonista passa, tudo que ela faz, toda a culpa que ela carrega porque a tornaram culpada, a falta de amabilidade de instituições, da família, dos colegas? os adultos que deviam protegê-la, apontam-lhe o dedo. A falta de maturidade e de orientação das amigas adolescentes a fazem carregar a sensação de que tudo que aconteceu, foi porque ela quis. A manipulação, a lavagem cerebral? tantas coisas erradas. O final injusto.
O começo injusto.
O meio injusto.
A vida injusta do jeito que é e retratada no livro como deve ser.
Um homem adulto mudando para pior a vida de uma garota que tinha tudo pela frente. Eu já vi esse filme antes e eu era a protagonista.
Eu sou a Vanessa criança, eu sou a Vanessa adolescente, eu sou a Vanessa adulta.
E para todas as mulheres que passaram por isso: eu sinto muito, mesmo sabendo que de nada vai adiantar.

qziacoelho 24/09/2023

Doído demais.
Ler esse livro me fez voltar a lugares e situações que eu não gosto de lembrar. Mais triste ainda é entender a cabeça dela, isso de achar que é normal e bonito algo que não deveria ser.
Eu demorei, mas entendi... ou, ao menos, ainda tento entender.

Erika Kathly 18/09/2023

Minha Sombria Vanessa
Esse é, sem dúvidas, um dos melhores livros que eu já li na vida. com isso, preciso afirmar que é um dos piores livros que já li na vida.
calma. vou explicar.
é que essa trama me levou a lugares que eu não queria passear. me invadiu e tocou em lugares a muito adormecidos. dói. inflama.
cada estrofe lida era um gatilho diferente. muita manipulação, muita ilusão, muita incerteza. revirou tudo aqui dentro.
não recomendo a todos. esse livro é difícil. mas vale a pena.

Malu_mizuno 14/09/2023

Sobre um relacionamento criminoso, abusivo e sombrio
?Minha sombria Vanessa? é o tipo de livro que você termina e fica confuso em relação aos seus sentimentos.

Achei todo o desenvolvimento chocante. A forma como a autora constrói o relacionamento de Strane e Vanessa a partir das manipulações, dos crimes e dos abusos torna a narrativa duramente perturbadora. Você não só fica revoltado com o pedófilo que sai impune, mas principalmente se coloca no lugar da vítima que não quer denunciar o crime. Aprende que quando uma mentira é contada repetidas vezes pelo abusador, como se uma verdade fosse, a vítima passa a acreditar nela, pois aquilo se torna a única forma de suportar o trauma. ?Eu simplesmente preciso muito que seja uma história de amor (?) É a minha vida (?) Isso tem sido a minha vida inteira?.

A única coisa que me decepcionou um pouco foi o final, porque esperava algo mais impactante, mas acho que o objetivo era focar mais na construção da personagem e mostrar que aos poucos ela está superando o trauma.

Voce sente raiva, pena, preocupação, nojo, tudo misturado e espera que a justiça opere no final. Mas a autora mostra q a nossa concepção de justiça nem sempre é o que a vítima deseja. Para vanessa, a prisão de Strane n a ajudaria a superar o trauma, porque ele já tinha marcado sua alma.

Carol 12/09/2023

Não é uma história de amor
Um livro que me tirou totalmenre da zona de conforto, como é narrado em primeira pessoa, enquanto lia, fiquei com uma mistura de emoções sobre Vanessa (de pena até raiva) mas não podendo esquecer que ela foi uma vítima, que foi abusada e manipulada até o final, mesmo negando-se (uma prova de quão manipulada psicologicamente foi).
Não é uma história pra qualquer pessoa, achei um gatilho, porém te coloca numa posição de compreensão e reflexão moral.