Minha Sombria Vanessa

Minha Sombria Vanessa Kate Elizabeth Russell

Resenhas - Minha Vanessa

Carol 12/09/2023

Não é uma história de amor
Um livro que me tirou totalmenre da zona de conforto, como é narrado em primeira pessoa, enquanto lia, fiquei com uma mistura de emoções sobre Vanessa (de pena até raiva) mas não podendo esquecer que ela foi uma vítima, que foi abusada e manipulada até o final, mesmo negando-se (uma prova de quão manipulada psicologicamente foi).
Não é uma história pra qualquer pessoa, achei um gatilho, porém te coloca numa posição de compreensão e reflexão moral.

Mel 10/09/2023

Me decepcionei um pouco
Eu gostei do livro no geral mas o final me incomodou. Acho muito importante a personagem da vanessa, todos sabemos que as vítimas se sentem culpadas, mas ela vai alem. Apesar de saber que o que tinha ocorrido foi abuso, estupro? ela não queria aceitar sua realidade e se colocar no lugar de vitima assumindo alem de culpa e responsabilidade uma postura agressiva perante as outras vítimas. Acho importante mostrar como nem todo mundo sofre igual com o trauma e foi exatamente o que aconteceu no livro. A leitura é pesada porque são muito mais cenas de abuso e relacionamento tóxico do que dela percebendo o que estava acontecendo (no futuro), gostaria de ter visto mais cenas dela com a psicóloga. O final eu realmente não gostei, fez parecer que o strane estava certo o tempo inteiro e que as mulheres de fato não deveriam contar suas histórias porque só vão conseguir estragar as suas vidas. Nao estou julgando aqui a vanessa por falta de sororidade, mas ela se deu melhor no final do que a taylor que resolveu falar e ajudar outras meninas que teriam sofrido o mesmo se fossem estudantes do strane, tanto que taylor fala que se sentiu mais usada do que antes de ter falado algo. SPOILERS: sem falar que a vanessa tem literalmente uma caixa de provas de um crime e fica por isso msm.

K4tropis 09/09/2023

AMEI (mas me deixou extremamente triste)
Eu não lembrava a última vez que eu tinha chorado tanto com um livro. ME DESTRUIU. Fui obrigada a parar a leitura várias vezes pra absorver os sentimentos dela.

Ste 09/09/2023

"Quanta força é preciso para machucar uma menina pequena? Quanta força é preciso para a menina superar? Qual dos dois você acha que é mais forte?"

Oobrusm 08/09/2023

Esse livro é simplesmente incrível é extremamente necessário para entender o que não é um amor, muito pesado e deve ser lido com muita atenção

Maria.Gabriella 05/09/2023

Pra te lembrar que REALMENTE não é uma história de amor.
Quando esse livro saiu eu fiquei num hype muito alto pra ler ele, mas eu entendi também que não estava preparada pra isso, então resolvi esperar, comprar quando pudesse e aí sim eu leria.
Não é um livro que eu vou ler de novo, mas lê-lo uma única vez foi o suficiente pra poder ensinar, abrir ainda mais os meus olhos e acompanhar a jornada de libertação da Vanessa.
A linguagem extremamente visceral da história é pra lembrar que não tem romance, isso não existe, é uma história de abuso, uma história sobre uma pessoa que quando menina foi abusada e isso a impediu de viver como mulher, a marcou profundamente e isso conversou diretamente comigo, pois infelizmente o abuso é algo que eu tenho em comum a Vanessa e acompanhar a aceitação dela, foi aceitar que eu não tive culpa, que sou uma vítima tbm.
Não é uma leitura para todos, não é uma leitura fácil e muito menos fácil de digerir, mas sim uma leitura que tem muito a ensinar e a dizer. Quem tiver estômago pra ler, leia. É um misto de querer agredir os personagens desse livro e ao mesmo tempo proteger a protagonista que só tá vivendo submersa no seu trauma.
Enfim, foram muitas emoções.
Um livro muito bom!

Luh 04/09/2023

Minha Sombria Vanessa
Um livro que é muito bom e te prende na escrita, mas de um jeito desconfortável.

Sendo contado pelo ponto de vista da Vanessa, no livro todo ela continua dizendo e tentando convencer os outros de que ela não é uma vítima. Nesse meio, ela acaba menosprezando o que aconteceu com as outras vítimas, porque pensa que se aceitar que o que aconteceu com elas foi real, o abuso que ela mesma sofreu também foi.

A Vanessa por grande parte do livro acaba reprimindo as memórias "ruins" que ela tem com o professor e acaba repondo elas com as poucas memórias "boas" que ela tem.

A maneira que ela descreve tudo que acontecia quando ela era mais jovem é inegavelmente do ponto de vista infantil, porque ela mesma era uma "criança" e não tinha consciência sobre o que estava acontecendo, então tudo que o professor dizia ou fazia estava certo na cabeça dela.

Ela defendeu o professor até o final porque desde muito nova, defender ele foi a única coisa que ela sabia fazer. Todos que perceberam e falaram sobre foram ignorados por ela, mas ela sabia que tudo que diziam era verdade.

Enfim, leitura muito boa e senti como se estivesse lendo um clássico, mesmo tendo sido lançado a pouco tempo atrás.

"Ser seduzida é ser amada e manuseada como algo precioso e delicado."

Mari 04/09/2023

PERTURBADOR, é a definição.
O livro conta a história de Vanessa, uma adolescente de 15 anos que ingressou em uma escola nova, se decepcionou com uma amiga, que tem inseguranças normais da idade... E que infelizmente cruzou o caminho de um pedófilo manipulador. É surreal acompanhar o triplex que o professor Strane alugou na cabeça da menina, a forma com que ele vai destruindo a inocência dela, como a manipula pra acreditar que a culpa por eles terem se envolvido era dela (que era uma "garota má"), que a relação deles era baseada em amor. E o estrago foi tão grande, que Vanessa se tornou uma adulta totalmente quebrada. É uma leitura pesada, muitas vezes até indigesta, e extremamente triste, por saber que existem tantos Stranes e Vanessas por aí.

Gaby436 03/09/2023

Um dos livros mais desconfortáveis que já li
Eu tentei ler Minha Sombria Vanessa ano passado, quando o comprei, mas não consegui passar da página 18. Esse ano retomei a leitura e dessa vez consegui terminá-lo, garanto que não é uma leitura fácil, em muitos momentos tive que fechar o livro, dar uma respirada pra depois voltar a ler. O desconforto e agonia que sentimos é enorme com o decorrer da história, uma mistura de querer chorar e querer vomitar, mas que te faz querer ler mais para saber qual o final.
O jeito que o Strane manipulou a Vanessa dos 15 aos 32 anos é inacreditável, ela basicamente resumiu a vida dela a esse abuso (me recuso a chamar de relacionamento). A vida dela girava em torno do Strane, da pior maneira possível.
Com certeza esse foi um dos livros mais impactantes que já li, não recomendo pra quem é sensivel à essa temática, não é uma leitura pra qualquer um...
Eu gostei do final, mesmo que tivesse esperado que algo diferente acontecesse, acho que foi o final certo pra Vanessa.

AmandaRabelom 01/09/2023

Esse livro é você estar dentro da cabeça de uma vítima. Sentindo sua culpa e ouvindo seus pensamentos. É muito bem escrito, realista, doloroso, e com certeza não deve ser lido por quem tem algum tipo de trauma. É um livro visceral mesmo para quem não tem gatilhos. É um livro que deve ser interpretado também, a forma como durante o livro ela explora como a vítima lida com o trauma, como a culpa pesa sobre ela, como a sociedade trata as vítimas e como elas devem ser para receber pena. Durante a história tem também pontos que mostram a nossa culpa como sociedade, que em músicas filmes e frases acaba naturalizando coisas inaceitáveis.
O livro é doloroso, mas tem uma narrativa tão boa que te prende, você quer saber o que vai acontecer e não consegue parar de ler. Adorei muito o livro, recomendo mas com muita cautela.

Nadia 29/08/2023

Denso e perturbador
Muito triste acompanhar a Vanessa o tempo todo tentando transformar a história de abusos em uma história de amor, e muitas vezes se colocando na posição de culpada pelos horrores que foi submetida na adolescência.
Foi difícil ler os relatos dos abusos, bem descritivos e cheio de detalhes repugnantes.
Marina.Sandri 29/08/2023minha estante
Comprei esse livro físico porq eu seguia uma menina que falava mto sobre esse livro. Mas nunca tive coragem de abrir o livro. Deve ser mto pesado e eu não tô pronta. Vou até levar no sebo..

Nadia 29/08/2023minha estante
Marina realmente é uma leitura muito difícil, não recomendo.