Minha Sombria Vanessa

Minha Sombria Vanessa Kate Elizabeth Russell

Resenhas - Minha Vanessa

Rafaela.Braciak 19/01/2024

MINHA SOMBRIA VANESSA
No inicio a história é boa, cativante, te faz querer ler mais, pensar mais e te faz ficar de boca aberta em diversas partes. Porém, ao decorrer, senti que a autora quis apenas enrolar a história, se tornou meio chato de ler. A história é difícil de ler e raciocinar, mas é um livro bom.

Oliver- 19/01/2024

Uma biografia talvez?
Pra ser sincero, a história toda pareceu ser uma biografia da própria autora, Kate Elizabeth Russell. As ligações com sua história e a da personagem Vanessa são inúmeras! Maine, escrita criativa, a forma do cabelo (por mais que não seja ruivo). A escrita é muito boa mas a história é razoável. Por já ter lido tantos absurdos ( 120 dias de Sodoma, A garota da casa ao lado ) não foi uma leitura que me chocou ou causou um impacto. Claro, tem cenas que causam desconforto, como a primeira vez que eles transaram, que na verdade foi um estupro sim.

O mais interessante no livro é que às vezes somos manipulados pelo Strane, querendo acreditar que realmente era uma paixão, um amor doentio. Mas na verdade tudo não passava de uma manipulação pra ele se sentir menos monstro com as coisas absurdas que fazia com Vanessa e outras garotas. Kate consegue abordar esse sentimento, essa visão do Pedófilo de forma realista e única.

Pensando melhor, chega a ser uma leitura até perigosa por hora estar romantizando essa relação da Vanessa e Strane. Mas sabemos que não é nada disso, apenas um resultado de um livro bem escrito com personagens tão bem construídos que quase são reais.

Um leitura que pode não ser fácil para algumas pessoas por causar desconforto em algumas cenas, que vale a pena ser lido por ser muito bem escrito e ter personagens bem construídos mas com uma história razoável, nada mais.

Bela 18/01/2024

Não me apeguei
Já comeco a resenha citando Taylor Swift: "I'm the problem, it's me". Escutei o audiobook e demorei muito tempo pata finalizar (quase quatro meses) por achar a leitura pesada. Essa demora fez com que eu não me apegasse a história e não me importava tanto assim com o que a protagonista iria decidir fazer.
Porém, é um livro bom e um assunto extremamente necessário.

deborabaracho 18/01/2024

ESTA NÃO É UMA HISTÓRIA DE AMOR
Aviso logo de começo que não é pra qualquer um. Se você é sensível, passa bem longe disso aqui!!! Preserve a sua saúde mental! É muito descritivo, nojento e PURO GASLIGHTING.

O livro é muito bem desenvolvido, os personagens são bem construídos, a história é envolvente e apesar do tema abordado, a escrita consegue ser fluida.
Não é um livro que te faz chorar. Você começa e termina o livro com ódio no coração.
Confesso que até 85% foi MUITO difícil sentir empatia pela Vanessa de 2017. A gente sabe que ela é uma vítima, que foi totalmente manipulada, mas ainda sim é impossível não ficar indignada por certas falas, atitudes e pensamentos que ela tem. Da vontade da entrar no livro e gritar: ACOOORDAAA PELO AMOR DE DEUSSS!!!!!!!
E nem vou citar o Strane pra não falar milhares de palavrões aqui. NOJO NOJO NOJOOOOO define.

Foi uma leitura desconfortável mas a mensagem/crítica é extremamente necessária. Enfim, muito bom!! Só não dei 5 estrelas porque esperava mais do final

Sabrina 17/01/2024

Me pegou pelo desconforto
Uma leitura que te prende pela indignação, raiva, incômodo de níveis e formas diferentes. Com certeza me marcou e me surpreendeu pelos pontos como a história foi contada.

Karla.Silva 15/01/2024

Desconfortável.
Aquele tipo de livro que te deixa enojada, mas você simplesmente não consegue PARAR de ler até saber o final. Acho que foi o livro mais pesado que li até aqui. Eu sempre tinha que dar um tempo para digerir certas cenas, sempre vinha aquela ânsia de vômito, ainda mais quando a gente lembra que tem muitas vanessas por aí.
A forma como a autora apresenta o psicológico da vítima aqui... SURREAL !!!!
Não falam o suficiente desse livro, ele merece muito mais.

Lelejsantos 15/01/2024

Minha leitura mais difícil
Eu sempre tive muita vontade de ler esse livro devido a inúmeros motivos. Fui contagiada por uma resenha que vi assim que o livro lançou, mas acabei deixando de lado e esquecendo que queria lê-lo. Conseguir comprar o livro e meio que de imediato comecei a ler. O início é bem complicado engatar, mas depois que começa a desenvolver mais o passado com o presente, tudo vai fazendo sentido e você acaba se prendendo. Você não se prende ao conteúdo específico pq é um tópico bem sensível, mas a história é tão integrante e tão real que você não consegue parar. Você torce para que Vanessa consiga enxergar e comece a entender melhor toda a situação, o que é bem difícil pq tive muita raiva dela em alguns momentos até ler um trecho que me deixou bem comovida com o seu lado - não que eu passe pano para suas justificativas e posturas -.

Fiquei bem incomodada durante toda a leitura e com toda certeza é algo que me deixou totalmente fora da zona de conforto. Foi um dos livros pais difíceis de lidar e com toda certeza um dos melhores. Mas a sensação que eu tive em boa parte do livro era IMPOTÊNCIA. Eu não podia fazer nada, eu não conseguia enxergar uma saída no fim do túnel que levasse Vanessa a um lugar seguro. Em muitos momentos me senti impotente.

O livro tem uma escrita muito boa. Tem um desenvolver bem interessante?. Mas achei que teve momentos que se prologaram de mais e poderiam simplesmente ser mais curtos. Queria ter mais páginas para contar o desenvolver na terapia de Vanessa e ver sua evolução.

Demorei para fazer uma resenha por estar digerindo tudo o que aconteceu na leitura, e logo corri para um romance BEM clichê pra poder acalmar os ânimos.

Tirando esses pontos, acredito que o livro merece sim um 4,5/5 ?? e indico também (mas vejam antes o que o livro aborda)

Samukk 14/01/2024

Dor
Foi muito doloroso acompanhar e manter a leitura. Confesso que a curiosidade me fez continuar lendo. Aqui temos um relacionamento nojento e doentio, que me fez sentir vários sentimentos, mas em nenhum momento, me fez sentir alegria.
Eu sou o tipo de pessoa que ama ler coisas pesadas e violentas, porém isso aqui foi totalmente diferente do que eu esperava. Fiquei mal e até pensei em abandonar, mas segui firme e forte. Não recomendo para pessoas sensíveis, mas se estiver estômago e interesse em ler algo que aborda esse tipo de assunto, eu diria para ler com calma, e se possível intercalar com algo mais leve rsrs.
O único ponto negativo é o tamanho do livro, concerteza era possível abordar todo o assunto em 250 páginas + ou -, entendo que a autora quis detalhar tudo em todos os momentos, porém isso tornou algumas partes bem maçantes. No resto eu a parabenizo, pela forma que ela nos faz refletir durante a leitura .

kami4 11/01/2024

Frustração
Minha sombria vanessa foi um livro q me prendeu totalmente, e apesar de muitas vezes eu querer abandonar pq é extremamente frustrante e te faz ter várias emoções e nenhuma dela é boa, não consegui pq precisava saber oq a Vanessa faria, oq ela pensava, como ia terminar isso.

mari.rsp 09/01/2024

Bizarro!
Que livro angustiante, me causou raiva demais.

é triste ver o que ela passou, principalmente o estado de negação.

o livro é extremamente pesado mas ao mesmo tempo é fluído demais, eu não conseguia parar de ler.

helenabonamigo 08/01/2024

É um livro difícil e desconfortável, e ao mesmo tempo muito bem escrito. Recomendo que pesquisem o tema e os gatilhos antes de ler.

Pabli 08/01/2024

Minha Sombria Vanessa ?
Eu vou precisar de um tempo pra digerir esse livro.
Há muitos momentos em que o desconforto é tudo o que dá pra sentir. Nem tentando ao máximo sentir como Vanessa se sentia, como as outras meninas se sentiam, e como muitas outras pelo mundo devem se sentir, eu não creio que consegui chegar perto.

Uma história muito necessária. Difícil de ler, mas necessária.

Achei muito bem escrita, de fácil leitura, com muitos detalhes.

Eu gostei do livro no geral, mesmo algumas cenas me provocando nojo. Às vezes as sensações ruins que um livro proporciona marcam muito mais do que as boas.