E se tocássemos o céu?

E se tocássemos o céu? Leo Oliveira

Resenhas - E se tocássemos o céu?

Leo Oliveira 18/12/2019

Obrigado por acreditarem nessa história, por estarem lendo e tornando esse sonho possível.
Fernanda 29/01/2022minha estante
??

g_dlima 19/02/2023

Ok
Gostei da escrita, ela é bem fluída, e do fato de que a história se passa no Brasil, mas o livro em si não me chamou muito a atenção. Achei que tinham muitas referências e algumas coisas/informações pareciam que só foram jogadas. Gostaria de ter visto mais o desenvolvimento dos personagens e o relacionamento (tanto o passado quanto o futuro) do Joaquim.
g_dlima 19/02/2023minha estante
obs.: essa foi uma resenha feita com o olhar de um livro, não um conto.

carlos 05/12/2019

“Sentir-se bem na própria pele é aceitar cada uma das cicatrizes, internas e externas; é brincar com o fato de que perfeição não existe. É ter plena consciência de que este sou eu e não há nada capaz de mudar isso.”

Que história mais linda e leve! Fala dos meus três tipos de amor favoritos: o romântico, o familiar e o de fã. O Joaquim é um dos personagens mais preciosos que eu li esse ano!!! Esse conto é perfeito pra ser lido agora em época de CCXP.

A escrita do Leo tem umas reflexões maravilhosas e flui muito bem. Acabei querendo mais, mas sem sentir que o conto não tinha sido bem concluído (mas se ele quiser escrever mais sobre os pais do Joaquim, não vou reclamar, não).

Lady 06/12/2019

Um convite a olhar para dentro
"E se tocássemos o céu" é um convite a olhar para dentro. Através da narrativa de Joaquim, conhecemos um menino às vias de se tornar um homem, e o acompanhamos na jornada de descobrir mais sobre si mesmo e sobre os lugares a que é capaz de chegar. É inevitável se apaixonar por Joaquim assim como é inevitável encará-lo quase como um espelho. A narrativa, tão introspectiva e cheia de caminhos que falam sobre questões profundamente pessoais, nos leva menos pelos caminhos da história e mais pelos caminhos internos de cada um. Uma história sensível, com excelentes referências à cultura pop, e que deixa aquele quentinho no coração que a gente tanto gosta na época de Natal.

Ana Gabriela 07/12/2019

Meu coração está quentinho.
E Se Tocássemos o Céu é um conto do @souleoedai e vai contar a história de Joaquim, um garoto negro e gay que tem dificuldades de aceitar quem ele é - e quem não tem, não é mesmo? Joaquim é filho de Gustavo e Caio e tem uma família amorosa que o apoia em tudo.

"Eu queria ter coragem o suficiente para seguir adiante, para embarcar em um barco a remo e sair navegando por um novo oceano. Acho que o meu está poluído demais, não há espaço para uma nova embarcação."

Em uma visita ao mercado, ele conhece Sal, um garoto de olhos verdes que tem um ar de príncipe inglês (quem falou isso foi o Léo, não tem nada a ver com eu gostar do Príncipe Harry ?). E pelo seu último relacionamento ter sido ruim, Joaquim tem muito medo de dar outra chance pro amor. Então, seus muros estão erguidos.

Mas uma notícia maravilhosa que deixa qualquer fanboy ou fangirl surtando, o artista número um da vida de Joaquim, Chris Hemsworth vem pra Comic Con e isso, de um jeito muito fofo, faz com que ele compreenda coisas sobre si.

Eu estou escrevendo isso com meus olhos marejados porque foi uma história de deixar o coração quentinho. Eu não sei pelo que eu chorei mais, os e-mails que Joaquim escreve como se fosse pro Chris que eu achei tudo? Ou a jornada que Joaquim inicia nessa história de entender que não tem nada de errado de ser exatamente como você é?

"Foi então que encontrei nesses e-mails uma válvula de escape para os meus sentimentos. É como minha terapeuta sempre diz: você precisa extravasar estas emoções, Joa, e escrever é o que você sabe fazer de melhor."

Amo histórias que envolvem paixões por pessoas públicas porque eu me sinto compreendida, mas essa, pelo fato de usar justamente essa paixão como meio de ajudar o personagem me toca de verdade porque é exatamente isso que eu sinto rs. É muito doido se sentir apoiado por alguém que você nem conhece.

As referências a cultura pop, as músicas de Taylor Swift, a paixão por Chris Hemsworth e a leveza que a história tem são um prato cheio. É uma leitura rápida de se fazer, mas que me deixou em lágrimas e realizada.

Resenha em: https://aquelemqueana.com/e-se-tocassemos-o-ceu/

Larissa.Cunha 09/12/2019

Quentinho no coração
Esse conto era tudo que eu precisava, um conto doce e maravilhoso com uma mensagem linda. Joaquim e Sal contém comigo para tudo!

Aione 13/12/2019

Conheci a escrita de Leo Oliveira com a novela Todos Nós Vemos Estrelas, assinada em parceria com Larissa Siriani. Agora, o autor, que também faz parte da antologia O maior espetáculo da Terra, lançou seu primeiro trabalho solo, E Se Tocássemos o Céu, autopublicado em eBook na plataforma KDP da Amazon.

A narrativa nos traz Joaquim, jovem de 18 anos apaixonado por música e pelo Chris Hemsworth. Apesar do apoio dos pais e de viver em um lar estável e cheio de amor, o garoto muitas vezes sente a insegurança aflorar e não tem certeza de ter assumido sua própria voz perante ao mundo. Então, duas coisas acontecem: ele conhece um garoto em um supermercado e descobre que seu maior ídolo virá para a Comic Con. Ambos acontecimentos movimentarão sentimentos diversos em Joaquim e o colocarão mais perto de se tornar quem ele de fato é.

Acredito que “sensibilidade” seja o melhor adjetivo para descrever a narrativa de Leo Oliveira, algo perceptível desde seu outro trabalho que tive a oportunidade de ler. Com suavidade, o autor transborda sentimentos em palavras e nos conecta de maneira muito rápida ao protagonista. Ao mesmo tempo, E Se Tocássemos o Céu entrega também uma leitura divertida e bem-humorada, repleta de referências da cultura pop, que se contrapõe às passagens mais sensíveis criando um equilíbrio entre os dois aspectos.

Sendo uma novela, E Se Tocássemos o Céu assume as características do gênero e proporciona uma leitura rápida, centrada no protagonista e com um número reduzido de conflitos — no caso, ligados principalmente ao processo de amadurecimento de Joaquim. É muito gostoso poder acompanhá-lo nessa caminhada, especialmente porque ela ocorre de maneira muito fluida e natural. Em cerca de uma hora, concluí a leitura com um sorriso no rosto e satisfeita pelas descobertas de Joaquim sobre si mesmo.

E é claro que o romance não fica de fora. Trabalhado de maneira delicada, proporciona o gostinho de um amor que está começando e passamos com o personagem por todas as fases do início de um relacionamento, das incertezas e frios na barriga à consolidação do tão esperado primeiro beijo. E por mais que esse aspecto da história agrade pelo que é e pelo que representa — considerando que esse é um romance LGBTQ+ —, é interessante pensar, também, em como o par de Joaquim funciona para ele como um espelho, mostrando a ele as características que nem sempre consegue enxergar sobre si.

Em linhas gerais, adorei E Se Tocássemos o Céu. Leo Oliveira me divertiu e me emocionou, além de ter me possibilitado, sem querer, viver uma experiência única: fiz a leitura rumo à Comic Con, convenção que é um dos cenários da novela. Enquanto andava pelo pavilhão, não pude deixar de ver Joaquim pelos corredores e de ouvir a melodia suave de sua voz recém-descoberta, me contando sua história com orgulho e alegria.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2019/12/13/resenha-e-se-tocassemos-o-ceu-leo-oliveira/

Robson.Silva 14/12/2019

Somos um pontinho de luz na vastidão desse universo.
Que livro fofinho em vários momentos sentir entrar em mim mesmo... Ver coisas de mim nele.

"A pior parte de ser inseguro é que você nunca se acha bom o bastante para nada nem ninguém."

uma de muitas frases que me tocaram.

O que vivemos sempre todos acreditam que sabe o que é melhoro pra nós mesmo:

"Sempre vai existir alguém tentando dizer o que é certo ou errado quando se trata de autoconhecimento e felicidade."

Fran 15/12/2019

Fofo
Quando somos jogados na cabeça de Joaquim descobrimos que ele merece ser guardado em um potinho de tão fofo!
E Se Tocássemos O Céu? Conta a história de Joaquim, um rapaz na faculdade que tem dois sonhos: O primeiro é se tornar um cantor/compositor e o segundo é conhecer ninguém mais e ninguém menos que Chris Hemsworth! (Quem não quer, né? Convenhamos que o Thor tá de parabéns) Enfim, após passar por um relacionamento abusivo, Joaquim ainda está tentando lidar com a perda de autoestima e é com ele que passaremos a loucura que são essas 127 páginas.
Que o Leo é um ótimo escritor, isso eu já sabia de outro livro dele. O que eu não esperava era encontrar um ótimo compositor também! Eu conseguia sentir a voz do Joaquim nos meus ouvidos enquanto aquela melodia deliciosamente escrita envolvia toda a narrativa. Foi a parte, que na minha opinião, deu um diferencial fodástico para o livro.
Outra coisa super legal de E Se Tocássemos O Céu? é que são tantos acontecimentos, tanta loucura, tanto desejo para que o casal fique juntos, que mal dá para respirar. É sério! Quando comecei a ler, tudo o que conseguia pensar era que eu precisava saber o que ia acontecer no final! Galera sabe que tenho uma filha de 10 meses e que não me permitia ler por muito tempo, então, eu fui torturada pela curiosidade durante três dias! É muito tempo, acredite.
A escrita do Leo — caso você não tenha lido Todos Nós Vemos Estrelas — é doce, melodiosa, tem um ritmo gostoso de acompanhar, frases de impacto (eu mesma marquei um monte esse e-book), faz com que o leitor entre de cabeça no livro. Se você não leu nada ainda dele, saiba que os dois livros estão no Kindle Unlimited e merecem uma boa conferida. =)

site: https://www.instagram.com/francine_m_candido/?hl=pt-br

readingstatus 16/12/2019

uma leitura sensível e emocionante,
[...] Sou um sonhador e às vezes sonho alto demais. Mas o que seria de mim sem a magia que há por trás dos sonhos? [...]

Que leitura leve e emocionante! Eu adorei tanto essa história, me apaixonei tanto pelos pais de Joaquim, me vi e me identifiquei tanto com os medos, receios do Joaquim. Esse livro ele é maravilhoso, em tantos sentidos!

É a primeira vez que eu leio algo do Leo Oliveira, e eu amei a delicadeza, a fluidez em sua escrita... Em "E se tocássemos o seu?" temos uma narrativa tão introspectiva, em muitos momentos é como se estivessos com um espelho e vemos muito de Joaquim em nós mesmos, Leo conseguiu trazer tanto sentimento, passar tanto por meio desse personagem que Joaquim ganhou um lugar no meu coração.

[...] Se sentir bem na sua própria pele não é algo simples como acordar, abrir a janela do quarto, correr até o banheiro e sorrir para o que vê no espelho. Às vezes é uma tarefa tão complexa que se olhar no espelho é a parte mais difícil da jornada [...]

Com uma sensibilidade incrível, o autor trata de tantos assuntos desde todas as formas de amor, sobre aceitação, família... Recheado de referências a cultura pop, versos apaixonantes e cenários bem descritos e cenas tocantes, "E se tocássemos o céu?" é aquele tipo de livro que te deixa com um quentinho no coração e feliz por ter encontrado uma história tão incrível, a história nos faz repensar sobre tanto, nos faz repensar sobre nós mesmo, a olhar "para dentro da gente". É uma ótima dica de leitura para essa época de festividades. Leiam e se apaixonem por esses personagens.

[...] Um dia você vai entender que toda paixão começa de algum lugar, que o amor pode ser tanto instantaneamente destrutivo como instantaneamente verdadeiro. E nem sempre descobrimos isso no primeiro beijo, na primeira transa, no primeiro tocar de mãos. É uma melodia que precisa ser seguida até o fim. [...]

zoni 22/12/2019

"Sentir-se bem na própria pele é aceitar cada uma das cicatrizes, internas e externas; é brincar com o fato de que perfeição não existe. É ter plena consciência de que este sou eu e não há nada capaz de mudar isso."
Iniciei 2019 lendo um conto do Leo, e encerrar o mesmo ano lendo uma outra história de esperança do mesmo autor é realmente muito especial pra mim, e sou muito grato por isso. “E se tocássemos o céu?” é uma história emocionante que flui muito bem e que nos pega pelos detalhes, são tantas referências pop bem colocadas que fica muito fácil se conectar com o Joaquim, o protagonista da história. O Leo tem uma delicadeza muito bonita em sua escrita, e principalmente nesse conto, ele criou uma narração tão introspectiva que é impossível não entender todos os questionamentos expostos ali.

É dramático, cômico, complexo, reflexivo, metafórico e totalmente apaixonante. Eu poderia continuar lendo esses personagens por muito mais tempo, principalmente porque me vi no Joaquim, talvez o Leo tenha lido meu twitter... só acho.

E a cena em que o Chris Hemsworth pegou o Joaquim no colo foi tudo? Eu fiquei totalmente emocionado e imaginando qual tipo de caixão eu iria querer se isso acontecesse comigo, porque eu morreria, é isso.

site: www.instagram.com/nomeiodatravessia

Igu 28/12/2019

EU ESTOU TOCANDO O CÉU
Eu acabei de terminar o conto e eu to extremamente eufórico, emocionado, apaixonado, orgulhoso e principalmente esperançoso, eu apenas precisava aproveitar toda essa energia e os sentimentos que estão comigo e escrever sobre eles agora.
Essa não foi uma semana muito fácil pra mim por conta de algumas coisas que aconteceram na véspera do natal, então eu apenas precisava de algo para me acalmar e me deixar mais tranquilo, eu precisava me sentir leve, então eu peguei o conto, pois eu sabia que o Joaquim teria bons conselhos para mim e seria um bom amigo durante esses dias, e adivinha? Essa foi a melhor escolha que eu fiz.
Acompanhei a história do Joa por algumas páginas e foi incrível entrar no mundinho dele e sentir tudo isso, me deixou com o coração tão quentinho e era como se eu já conhecesse cada detalhe dele e de seus sentimentos, pois eu mesmo já havia passado, sentido ou vivesse as lutas internas que ele tem consigo mesmo, as frustrações, ou até mesmo as tentativas de desapego, a verdade é que eu me vi muito no Joaquim, era como uma conversa comigo mesmo.
A sutileza com que a história é contada te abraça de uma forma impossível de escapar, o Joaquim me encantou pelo seu amor incondicional de fã, pelo seu talento em escrever música e estar tentando um sonho, por correr atrás do que quer, pelos seus vários pôsteres no quarto, por saber quem realmente é, por não se esconder mais, por se orgulhar de si mesmo, por estar contente consigo e principalmente por não se fechar mais pro amor, por querer estar apaixonado e por fim estar realmente apaixonado, se permitir.
Eu amei o Joa por completo, e amei o fato de também ter me identificado com o menino Sal que é apaixonado pelas estrelas e estuda astronomia assim como é uma vontade minha, a doçura dele com o Joaquim e o cuidado me encantaram, era como se eles soubessem dar um passo de cada vez, um se importando com o outro e com seus sentimentos.
Por fim, o que tenho a dizer é que essa história por mais curta que tenha sido e eu tenha me assustado quando a palavra "Fim" apareceu me ensinou, me ajudou e me deu esperanças, eu fui aconselhado sobre os meus próprios sentimentos, sobre tentar me amar mais a minha maneira, entendo que as vezes o amor simplesmente aparece, quem sabe seja numa fila do supermercado?
Eu termino me sentindo extremamente grato, esperançoso, emocionado, tranquilo, leve e aprendendo que talvez eu só precise realmente esperar e tentar seguir em frente, me aceitar mais, não desistir dos meus sonhos e no final disso tudo quem sabe eu não consiga finalmente tocar o céu?

Mika 27/01/2020

E se tocássemos o céu ? Livrando Mundos
Em E se tocassemoa o céu conhecemos o Joaquim, é um rapaz de 18 anos, sensível, compositor e amante da arte e de música boa. Saiu de um relacionamento ultra abusivo a pouco tempo e está vivendo o momento sem querer se apaixonar, mas não podemos controlar isso não é mesmo?
Simplesmente Amei essa história ela é bem curtinha com 127 páginas, li em 1h e me encantei, sabe aquelas histórias que são rápidas mas que te deixam com um quentinho no coração?! O Léo é um autor muito sensível, conforme ia lendo me peguei anotando várias fases e comentários dos personagens na minha agenda 😍🙈