Histórias de Lovecraft

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Cris 27/04/2024

Lovecraft
É inegável a contribuição que H.P. Lovecraft teve na literatura, com histórias de ficção e terror. Ao analisar a época em que seus contos foram escritos, notamos seu talento e imaginação. Mais interessante é saber que ele influenciou vários escritores, além de inspirar filmes e HQs.

Korvus 10/03/2024

Superestimei o Terror Cósmico
É provável que seja uma opinião bem impopular, todavia, superestimei demais as obras de Lovecraft sem nem mesmo ter lido quando não tinha obtido este livro e, após obtê-lo, percebi que estava, de fato, equivocado. Com exceção de A Cor Que Caiu do Céu e A Música de Erich Zann, todos os outros contos me entediaram a um nível que cansava meus olhos com demasiada facilidade. Até mesmo o tão famoso O Chamado de Cthulhu não me agradou tanto quanto eu esperava.

Foi interessante ter finalmente experienciado as obras de Lovecraft, porém errei ao ter criado expectativas muito altas. Uma vez que a leitura não foi das melhores, o que consequentemente prendeu minha atenção apenas aos dois contos mencionados acima. Não foi uma perda de tempo, mas talvez eu precise reler alguns desses contos novamente para avaliar com mais esmero.

Lais.Vicente 15/11/2023

Fantástico
Demorei a ler por falta de tempo, mas gostei da leitura. Devo admitir que, pela primeira vez, senti medo de palavras. A cor que caiu do espaço é maravilhoso e assustador e a obra prima do Chamado de Cthulhu não foi o que eu achei que era, mas com certeza foi melhor.

fleurmoth 30/07/2023

Os contos de Lovecraft não foram meu primeiro contato com a literatura de terror/suspense, mas a escrita dele é discrepante em relação às outras.
Basicamente, as histórias são bem rápidas e conseguem, ainda assim, serem desenvolvidas; o cenário de medo é composto por detalhes dados, não há aquele clichê conhecido por todos.
Eu gostei muito dos contos, principalmente ?A cor que caiu do céu?, ?A música de Erich Zann? e ?O chamado de Cthulhu?.
O que me deixou super incomodada e atrapalhou minha experiência com o livro certamente é o horror do autor a todo tipo de raça e etnia que distingue da dele. O racismo é completamente escancarado.

César. 25/07/2023

No geral, vale a pena.
O livro possui 7 contos, sendo 2 deles (A música de Erich Zann e Os Gatos de Ulthar) bem fraquinhos, outros 2 (A Verdade Sobre o Falecido Arthur Jermyn e A Casa Abandonada) medianos e os 3 restantes (O Chamado de Cthulhu, Dagon e A Cor Que Caiu Do Céu) muito bons. Recomendo a quem tiver interesse pelo gênero, mesmo os contos mais fraquinhos não são ruins, além dos mesmos serem curtos.

AIinne- 25/06/2023

Suspiro profundo!
Ahhhh Lovecraft.... Como sou apaixonada pelos seus contos..
Leiam! Pegue qualquer edição e aprecie a obra de arte.

barb 21/06/2023

Contos de Lovecraft
Apesar da leitura muitas vezes arrastada, Lovecraft sabe criar um mistério como ninguém. O ar sombrio e o desejo por saber o resto da história é um ótimo ponto, mas, no geral, isso não é tão presente em todos os contos. Acredito que a escolha de contos para compor a coletânea não tenha sido das melhores, pois é um tanto frustrante terminar de ler um ótimo conto e, em seguida, ler um conto mediano (como o dos gatos, que nem ao menos me lembro o nome direito) e chato.
Porém, minha nota vai em consideração à 3 contos EXCELENTES que estão espalhados pelo livro. "A música de Erich Zann", "A casa abandonada" e "A cor que caiu do céu" tornam a leitura extremamente prazerosa. Principalmente o último, que se tornou meu favorito do autor. O mistério aqui está no seu nível mais apurado, e é fantástico no quesito de horror e embrulho no estômago. Dá até para traçar paralelos entre clássicos posteriores do gênero, como as ligaçãos entre "IT - A coisa" de Sthepen King e o conto "A casa abandonada" de Lovecraft.
Em síntese, apesar de alguns contos arrastados e incômodos (e não pelo motivo desejado), a leitura vale, sim, a pena.

Nathalia.Martinho 10/02/2023

METADE, METADE
Dei 3 estrelas pelo 3 contos deste livro que mas gostei. A casa abandonada, a cor que caiu do céu, e a música de Erick. Já os outros são bem medianos e cheio de palavras rabiscadas sem necessidade. Vale a pena lê os três contos que citei são muitos bons!

Raissa.Valderamos 09/01/2023

Lovecraft
Eu gostava das histórias, mas sempre ficava cansada no meio.
Pretendo reler pra ver se tenho uma nova impressão.

Donizeti 16/12/2022

Primeiro contato com o autor
Esse foi meu primeiro contato com o autor e com o seu terror cósmico, que para mim não funcionou na maior parte das vezes.
Sobre o livro, ele possui 7 contos, entre eles o aclamado "O chamado de Cthulhu", que eu não gostei.
Para mim os melhores contos foram: "A cor que caiu do céu" e "A música de Erich Zann".
Os contos "Os gatos de Ulthar" e "A casa assombrada", também merecem destaque, por serem medianos, os demais foram péssimos e extremamente cansativos para mim.

Nyleve.al 21/11/2022

Muito chato
Leitura sem graça, desenvolvimento lento, personagens nada interessantes e blá blá blá, preguiça.
Suh 23/01/2023minha estante
bem que eu disse pro gabriel.. não sei como esse doido é fã

Owari 03/09/2022

"Ela veio de algum lugar em que as coisas não são como aqui"
"As histórias de lovecraft" é um livro onde temos alguns contos de lovecraft, criador de cthulhu, do terror cósmico e até da filosofia cosmicisma, o que nos mostra a influência genial de lovecraft.
Sua escrita contemporânea e formal, de modo que você se pergunta se realmente está lendo algo que foi criado por alguém.Seus contos assombrosos, que são referenciados até os dias de hoje, pela cultura pop e por outros leitores mais modernos.
Embora lovecraft seja genial, não podemos parabeniza-lo ao representar pessoas não-brancas, uma vez que ele as representa de modo grotesco e rude, deshumanizando tais raças.
Algo que também não me agrada muito na escrita dele é o repetimento de não descrever algo.E notório que lovecraft brinca com a normalidade humana, e muitas vezes, isto leva ele a não descrever partes muito específicas, usando repetidamente que elas são "incomuns", "iminaginaveis", etc
Em relação a recomendação, acho que é ótimo se você gosta de terror, devido aos pontos positivos, sendo que ele é um grande influenciador do gênero.

GuiBatelochio 28/08/2022

O chamado de Cthulhu, A cor que caiu do céu e outros contos
HP Lovecraft é famoso por ser um dos pais do horror e por ter criado Cthulhu, a grande entidade cósmica interdimensional. Este livro, que reúne 8 contos (10 se considerar que Cthulhu foi publicado em 3 partes) foi meu primeiro contato com o autor.

Fiquei bastante instigado nos contos de Cthulhu e em "A cor que caiu do céu", foram meus preferidos desta coleção. Apesar disso, foi bem arrastado ler a maioria dos demais contos, os sentia muitas vezes repetitivos. Dava a impressão que o autor seguia uma fórmula de investigar uma criatura cósmica que aparecia em algum cômodo específico.

Outra questão importante, Lovecraft transmitiu claramente uma visão preconceituosa em alguns de seus contos. Ainda que se leve em conta que viveu em uma época diferente, foram falas que me incomodaram ao ler.

Apesar de ter gostado os contos de Cthulhu e o último conto, não consigo dizer que recomendo o livro como um todo.

thau.books 11/02/2022

a leitura foi chata e arrastada, odiei honestamente pq achei que ele por ser um dos maiores nome do horror seria um bom livro...mas a forma dos contos é realmente muito chata e nem consegui ler o resto.

Ronaldo 03/01/2022

Primeiro livro que leio do Lovercraft e foi bom ter escolhido essa edição, com poucos contos, mas bem selecionados e distribuídos de maneira que a leitura não se torne repetitiva. Digo isso porque muitas das histórias têm premissas parecidas: alguém que levava uma vida comum e se depara com algum mistério ancestral. Na obra do autor, o horror geralmente não tem rosto, e quando se torna visível é por meio de vislumbres, desvanecendo logo em seguida, mas deixando como herança em suas testemunhas a loucura, a incompreensão e o pavor de que o mal um dia retorne. Uma leitura sufocante e que cumpre seu papel que é de causar terror.

Não costumo problematizar livros antigos, pois acho que cada obra deve ser coerente com a época em que foi escrita. Mas o racismo presente no texto de Lovecraft é tão gritante, que precisa ser salientado. A maneira como ele inferioriza os negros em seu trabalho, os retratando como uma raça primitiva, associada a tudo que é maléfico, vai além do senso comum da sociedade do início do de século passado. Percebe-se o ódio pessoal em seu texto. E também sua ignorância, já que não demonstra nenhum conhecimento da verdadeira cultura desses povos.

Mas consigo separar a obra fictícia do ser humano que a criou. Lovecraft é um dos alicerces do gênero terror e influenciou muitos autores modernos, que souberam absorver algo de construtivo de seu estilo literário, sabendo separar o trabalho artístico de qualidade, das ideias preconceituosas de seu criador. E isso, como leitores, também podemos fazer.

1 | 2 | 3 | 4