Gone

Gone Michael Grant

Resenhas - Gone: O Mundo Termina Aqui

Yurii_Sier 03/02/2024

Li esse livro anos atrás e agora que reli eu entendi o por quê eu viciei nessa série. Amo a historia, amo os personagens, amo tudo. Senti a mesma tensão que da primeira vez. Simplesmente fantástico

Clip 15/12/2023

"O senhor das moscas" encontra "Sob a redoma"
Esses dois plots se juntaram para criar essa história. Quem tá ligado, pegou todas as referências.

Terminei de ler agora na força do ódio. Me deixou puto o final; claramente, não haveria uma continuação se o Protagonista não desse uma de bom samaritano. Achei interessante, mas eita livro que não acabava nunca. Se fosse mais curto, minha percepção poderia ser diferente. Não foi uma leitura leve e rápida; pelo contrário, me arrastava para ler o próximo parágrafo. Muitos personagens doentes da cabeça e ainda com poderes sobrenaturais. Maravilha. Tem aquele estilo de história: Nada é bom, tudo vai ser uma merda, nada vai dar certo, não há chance de lutar, porque você estará amarrado.

Vitor16Hq 01/10/2023

O LGAR
Uma distopia que me surpreendeu muito.

Michael Grant trabalha um mundo onde todas as pessoas com mais de 14 anos desaparecem do nada e ficam presos em uma barreira que ninguém sabe o que tem do outro lado ou como sair de lá.

Esse mundo vai sendo bem trabalhado aos poucos, conforme a história avança, novos elementos vão surgindo, como animais sofrendo mutações e os que ficaram adquirindo poderes.

Apesar dessa situação toda, o autor deu um grande foco no desenvolvimento de personagens, e isso ele faz muito bem tanto no lado dos bonzinhos, quanto do lado dos vilões.

Sam e Astrid, que são do grupo principal, tem alguns diálogos entre eles sobre o que é o LGAR, a Astrid é uma personagem que tem uma fé muito grande, já Sam não acredita em Deus, essa diferença traz uma boa discussão entre os dois e isso entra de uma forma muito natural na história.

Tem o núcleo principal da cidade, e em paralelo, acompanhamos a Lana com o Patrick(O labrador mais simpático da literatura), e é um dos que mais gostei de acompanhar, ele trás cenas tensas, que quando voltava para o núcleo do Sam, eu queria que não demorasse muito para voltar a Lana, e foi muito bom quando os dois núcleos se encontraram.

O desenvolvimento de personagem é tão bem feito que não tem como não se apegar a eles, nas situações de risco, o livro consegue gerar preocupação por eles. Tinha muita coisa para ser explorada sobre o mundo que manteria o leitor interessado, mas o que me manteve interessado na leitura o tempo todo, foram esses personagens.

Tiveram muitas vezes em que foi possível sentir o mesmo que eles.

A forma como os coiotes são utilizados, eles eram criaturas assustadoras e traiçoeiras, deixando até um clima de terror quando apareciam, e ainda tem a escuridão, que foi algo bem utilizado para deixar tudo mais instigante, mas deve ser algo mais desenvolvido nos próximos.

Apesar de ser o primeiro livro de uma série, o livro até que entrega uma história mais fechada, deixa alguns mistérios no ar, mas a trama principal, entre os personagens, se fecha de forma satisfatória, como se fosse um livro único.

zyngirl 10/08/2023

INCRÍVEL
Que livro incrível, ele te ganha desde do início com toda situação e vai desenvolvendo histórias, situações e revelações SUPER interessantes, claro que vai passar ódio com alguns ( tá liberado odiar umas crianças ai ) mas de resto é impossível não se apegar e não querer que acabe.. eu fiquei viciadinha nos meus filhos ?

cbqrton 09/08/2023

Maravilhoso
Comecei esse livro com nenhuma expectativa e só tive surpresas boas!! a leitura fluiu maravilhosamente bem desde o começo.. me apeguei pelos personagens e odiei alguns( muita criança problemática viu) e mesmo que não tenha tanta ação no começo, não me deixou entediada. o final me agradou muito e já quero ler os outros livros da série.

MarAlia63 17/04/2023

Eu começo essa resenha dizendo: POR FAVOR, LEIAM GONE!
Não entendo, porque uma saga tão PERFEITA não tem todo o crédito que merece.
A história é de chamar atenção, a gente gosta de quem tem que gostar e odeia quem tem que odiar. É facinho de reparar que a construção dos personagens vai acontecendo ao longo do livro, e isso acontece de um jeitinho muito satisfatório.
Tem terror, tem ficção, tem horror, tem aventura? tem coisa pra caramba acontecendo.

O único ponto negativo é que são 6 livros, e o último (pelo que pesquisei) ainda não tem tradução no Brasil :(

Flavia638 16/04/2023

Terminei agora e posso dizer q amei a história a ideia de coloca um monte de criança lutando entre si e ainda umas com poderes foi a melhorkkk

Assim como os gênios, crianças bem problemáticas não podia falta né( e pensa numas crianças desgraçadakkk)

Danda a situação essas crianças tiverem q se virar, e digo msm com uns filha da mãe ali, elas foram inteligentes e várias horas como nos mantimentos, ajudar outras criança e bebês( claro tinha várias falhas mas nem da pra julga né os pobi não tinha muito oq fazer)

O romance ali foi rapido demais, mas acho q por serem mini adolescentes são bem emocionados então eles já tavam no eu te amo(nem é meme)

Pensado aqui o livro todo ocorreu em 11 dias e pqp de tudo q rolou fiquei chocada q a maioria saiu vivo

Pipi 07/03/2023

Bom, o livro é realmente muito emocionante e cheio de reviravoltas. Pra quem gosta de ação e drenalina, esse é o livro perfeito pra isso.
O livro merece mais reconhecimento do que tem, ele é simplismente PERFEITO.
A cada pagina você vai ter um treco do coração, a cada página você se emociona, a cada página você morre de ódio. Esse livro é um mix de emoções, ele é cheio de detalhes e muito bem escrito. Realmente queria que todos lesem este livro e adimarasem esse livro.
Estou ansiosa para o próximo.

Josiane.Elias 17/12/2022

Mediano
O começo foi um pouco puxado e a leitura não fluía e também tem umas partes que me deixaram com raiva, mas a ação mesmo só veio no final. MAS VALE A PENA LER

June Nony 16/09/2022

Controle zero
Essa foi uma das distopias mais pesadas que eu li, muitas páginas eu lia super rápido só para passar o mais rápido possível pelas cenas horríveis descritas. Este é mais um livro muito bom que se não fosse por uma lc eu teria deixado passar, realmente é angustiante e você se importa demais com os personagens, um prato cheio para quem gosta de distopia e situações levadas ao extremo da sobrevivência e persistência e isso também vale para crianças que precisam amadurecer mais rápido para cuidar uns dos outros.

Anna 27/01/2022

Percy Jackson andou para que Gone pudesse correr.
Gone foi uma leitura demorada, entretanto o livro é interessante e prende bastante a atenção do leitor por pelo menos 50% da história. A premissa é intrigante e eu gostei bastante da escrita do autor. Os personagens são bem explorados e um ponto que eu gostei foi que o narrador altera os pontos de vista pela cidade, mostrando como diferentes personagens reagiram ao acontecimento do LGAR.
Na parte da construção de mundo, é realmente muita informação, com a barreira, o puf, os coiotes, a escuridão e os poderes. Todos esses tópicos que ainda não foram muito desenvolvidos me faz querer ler os outros livros da saga, mas mesmo assim não tenho tanta certeza se lerei as continuações.
O livro em si é bom, o final dá raiva pelo espírito de mocinho poupador do Sam, entretanto era previsível que isso iria acontecer para o gancho do enredo do segundo livro.
Contudo, a obra, que me lembrou bastante a vibe de Percy Jackson, aborda alguns tópicos sensíveis, é boa para a faixa etária de 12 anos, mas se eu lesse a história da Maria Terrafino com essa idade, eu sairia traumatizada.

Nota:3,5 estrelas

Nica 24/01/2022minha estante
Mundo doido esse. Já eu devorei o livro, e os seis seguintes da série, com gosto. Uma pena que não tenha tido uma boa experiência..

Márcia 02/01/2022

Gone - Michael Grant
Em Praia Perdida, na Califórnia, todos com mais de 14 anos desaparecem num piscar de olhos. SOMEM. Só restam os jovens: os adolescentes, os pré-adolescentes, as crianças pequenas. Mas nenhum adulto.
Diante do fenômeno misterioso, Sam Templeton e seus amigos, Astrid e Quinn, tentam entender o que está acontecendo, mas vão ter que correr contra o tempo e enfrentar desafios assustadores. A fome é uma ameaça e os valentões também.
Esse é o primeiro livro de um série de 6 livros. Gone foi publicado em 2008 por Michael Grant.
o livro começa com um evento em que as pessoas com menos de 15 anos somem, desaparecem na frente de todos os jovens.
A partir desse evento Sam e seu amigo Quinn começam a investigar o que pode ter acontecido, juntam-se a eles, Astrid, considerada o gênio da cidade e seu irmão, Peter, um garotinho de aproximadamente 5 anos que é autista e, por último, Edilio, um menino mexicano.
O primeiro lugar que eles decidem investigar é a usina nuclear que fica nos arredores da cidade e o local onde o pai de Astrid trabalhava e onde , de fato, tudo começou. Eles percebem que há uma barreira rodeando a cidade e que não tem como ultrapassá-la, também percebem que os animais estão passando por mutação. Mas não só os animais estão se transformando, os jovens começam a manifestar certos poderes.
Sam é um desses jovens que possuí um determinado tipo de poder mas que ele não consegue controlar. Ele é considerado uma aberração.
Na cidade há uma escola para jovens com comportamento disfuncional, essa é a escola em que a mãe de Sam trabalhava antes de sumir. Nessa escola estudam Caine, que também possui poderes e é irmão de Sam (apesar de Sam não ter conhecimento disso), Drake , um psicopata e outros jovens que seguirão Caine como um líder.
No decorrer do livro, junta-se a turma de Sam, Lana que tem o poder da cura e que foi uma das poucas a ter um encontro com a Escuridão, uma força que suga os poderes dos jovens para se alimentar e crescer e com os coites, animais falantes seguidores da Escuridão.
Um dos desafios de Sam é descobrir como não sumir ao completar 15 anos, já que ele tem os dias contados, pois seu aniversário se aproxima. Ele tem muito medo de desaparecer e deixar Astrid e os amigos sozinhos e desamparados.
Ao final do livro há uma batalha entre o bem, Sam e seus amigos, contra o mal, Caine , Drake e seus amigos. Sam consegue deter Caine e , ao mesmo tempo, consegue impedir de sumir ao completar 15 anos.
Nesse livro não explica o que é a Escuridão, qual é o objetivo , como e quando e por que ela foi criada e , também não explica os poderes manifestados por alguns jovens e porque outros jovens não tem poderes. Acredito que essas questões serão explicadas nos próximos volumes da série.
A história ´muito boa, bem movimentada e muito simples de entender. Não fica explicando com detalhes os personagens e nem o porque dos acontecimentos, dessa forma imprime dinamismo ao livro.
O desafio das séries é manter o interesse, a coerência e o dinamismo nos próximos volumes. Como são 6 livros isso não é muito fácil.
Gostei do primeiro livro da série , apresenta uma história interessante apesar de não ser inédita. É uma série infantojuvenil mas não é para para esse público, ela tem cenas brutais em que crianças de 14 anos matam e fazem atrocidades com outras crianças. Destina-se ao público jovem.