O Máskara

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Thiago468 20/06/2023

Fenomenal
Sem mais ... Gosto muito do processo criativo de qualquer coisa, essa HQ foi o início do processo criativo que deu origem ao filme O MásKara de 1994.
Mas não se engane, não é um livrinho bobinho não ... A MásKara nesse caso é um objeto altamente corruptor que deixa rastros e rastros de sangue por onde passa... Deixando alguns pscoticos , pscopatas entre outros ....

Ótima leitura !!!! Matou minha vontade lá de 2007 quando fiquei sabendo da existência dessa HQ.

@fabio_entre.livros 12/06/2024

Sem Jim Carrey
"Uma peculiar máscara de origem e poder desconhecidos é encontrada e confere a todos aqueles que a utilizam as habilidades ilimitadas de um personagem de desenho animado". O início da sinopse evoca imediatamente o filme homônimo de 1994, estrelado pelo Jim Carrey, levando o leitor a esperar as divertidas confusões do atrapalhado Stanley e seu alter ego rodopiante de terno amarelo e cara verde. Mas o caminho aqui é mais sombrio. Ou mais "dark", para fazer jus à editora da publicação: a Dark Horse, que geralmente publica quadrinhos de tom mais adulto, à semelhança do selo Vertigo, da DC Comics.
Em vez de uma espécie de (anti-)herói cartunesco que combate o crime e outras situações perigosas através do humor pastelão, o Máskara das duas primeiras minisséries reunidas aqui (e anteriores ao lançamento do filme), ainda é cartunesco, mas o humor é negro, e a violência gráfica não é suavizada ou camuflada: ao contrário, há momentos em que o sangue encharca as páginas. Nesses aspectos, ele lembra o Deadpool, da Marvel. O personagem é incontrolável, invulnerável, vingativo e cruel, não hesitando em matar seus desafetos (sejam da polícia, da máfia, ou um simples caloteiro) quando esses estão em seu caminho.
Ao longo das histórias, a máscara passa por várias mãos - ou melhor, rostos - a começar por Stanley; mas este definitivamente não é o Stanley do Jim Carrey: é um sujeito mesquinho e neurótico cuja posse da máscara, felizmente, é bem curta.
Pouca coisa do conteúdo dessas histórias foi aproveitado no filme, como a relação do Máskara com a máfia e a presença do tenente Kellaway, além de uma ou outra situação adaptada (como a sequência dos mecânicos na oficina ou a dos bichos e da metralhadora feitos de balões). Também há a presença recorrente do Walter (aquele capanga que parece cruzamento de Hulk com Tropeço e que aparece na série animada).
Um detalhe interessante é que a terceira minissérie, lançada após o filme, muda drasticamente do tom underground das duas primeiras para um estilo mais mainstream e "ingênuo", prenunciando a vibe da série animada, de 1995. Tanto o roteiro simplista de John Arcudi quanto o desenho mais coloridão e "espaçoso" do Doug Mahnke, enfatizam essa transição do personagem para a abordagem mais cômica e pop que se estabeleceria a partir de então. Outra observação interessante é que em nenhum momento ele é chamado ou chama a si mesmo de "Máskara"; todos o chamam de "Cabeção".
Tanto o filme quanto o desenho animado estão entre as boas lembranças da minha infância, de modo que gosto do Máskara em quase todas as versões (a exceção é aquela atrocidade que foi o filme de 2005). Essas histórias mais adultas do personagem, longe de me desiludirem, como parece ter sido o efeito em outros leitores, só me fizeram gostar ainda mais do Cabeção.

Franklyn.Jeferson 27/03/2023

?Que loucura?. Essa frase resume muito bem esse quadrinho! Gostei muito, excelente qualidade gráfica!

Maria Bia 14/08/2023

Não funcionou pra mim
Fiquei chateada por não ter gostado dessa história porque esperei muito para adquirir essa HQ e estava ansiosa pra ler.

Basicamente, temos 3 histórias e várias pessoas usando a Maskará. É o completo caos narrativo e isso representa muito bem o que é O Maskará, mas não funcionou pra mim.

A ausência de linearidade e de personagem principal tirou a fluidez da história e a tornou desinteresse aos meus olhos.

Na verdade, preciso ser justa. Tem linearidade; o caos que a Maskará trouxe pra cidade enquanto estava sendo utilizada.

Dito o que tinha a dizer: não gostei e fiquei chateada por isso.

Rafael 28/01/2022

Divertido
Quadrinho bastante divertido, porém nada excepcional. Um bom passa tempo apenas, com algumas artes excelentes.

Babi 18/08/2022

Muito caos, personagens detestáveis é muita violência. A HQ é legal mas sinto que tem alguns arcos desnecessários que são abertos e não são fechados, além de ter alguns personagens que estão ali só pra deixar a história mais longa e não acrescentam em nada.

Jon 26/10/2023

Uma jornada brutal
Essa é a versão completa das histórias do Maskara (cabeção, como é apelidado). Uma personagem brutal que torna os princípios do seu portador uma massa irreconhecível de prazer, violência e dor. Todos os que usam a máscara tem um objetivo em mente e terminam por executa-los, mas sempre dá forma mais bizarra possível. A personagem é bem humorada (quebrando a quarta parede em alguns momentos, ou seja, ele sabe que está em um quadrinho, talvez por isso seja tão pouco razoável) e podia fazer parte de um filme de terror tranquilamente. Seus poderes de cartoon dão a ele imortalidade que supera até o Superman, facilmente eu diria.

Fuhh_ 23/11/2020

É legal, e só
Divertida para passar o tempo, capa dura e com um traço bonito, uma pena que o enredo seja tão fraco.

Karina Oliveira 11/11/2020

Que Demais!
A história começa quando Stanley Ipkiss compra uma mascara antiga para sua namorada, Kathy. O objeto exerce uma atração em quem a usa, tornando-se o Maskara.
Com o poderes ilimitados, podendo levar chumbo grosso sem morrer, os personagem vão combater o crime, de forma bem duvidosa.
A personalidade incorporada pela máscara tem sede de vingança e não se importa em levar os "culpados" até as ultimas consequências.

Fazendo um paralelo com os dias atuais, vemos muitas pessoas que usam a internet para destilar veneno e opiniões que não diriam, sem a "máscara" das redes sociais. Basta poder se esconder no anonimato para que ideias radicais tomem força e nos façam sentir seguros para expressa-las.

Daironne 20/09/2020

Impressões sobre a leitura de O Máskara
Uma máscara dá poderes ilimitados ao seu usuário, mas impregna sua personalidade com uma psicose cada vez mais controladora. Este perigoso item assaltará a rotina da máfia e polícia locais.

A trama é violenta e psicótica, e difere em muito do filme, mais conhecido. O personagem Máskara é uma excelente ideia que poderia ser melhor explorada em uma trama mais psicológica, mas entendo que o "nonsense" é o tom da obra. Algumas pontas soltas, como o Walter, me incomodam bastante.

Recomendo a leitura se você, como eu, não gosta de quadrinhos de super-heróis, sempre buscando outros gêneros. É uma leitura divertida, que entretêm pela boa premissa, e a edição P&N tem excelente qualidade.

Jimmy Deyvid 09/11/2023

Empolgante
Achei até inicialmente que não ia conseguir terminar, o início não me convenceu, até porque vim com a expectativa de que ia ver alguma coisa idêntica ao filme, mas bati com a cara na porta, e logo depois que vc entra de cabeça na história e esquece o filme, pronto é nessa hora que ela engrena de vez. Aqui na verdade não é a história do Stanley Ipkis é sim da máscara em si e o que ela pode fazer com a cada ser humano e suas personalidades enclausuradas e isso ela faz muito bem, tem sangue, gore e muita loucura aprecie sem moderação, é só lembrar que quadrinho é filme são pegadas distintas e de histórias distintas, fora isso é um baita quadrinho.

Luciano 04/06/2020

Olha, grata surpresa! O começo foi meio meh' mas logo depois melhora e muito. Sinceramente eu não esperava um personagem tão diferente dos filmes. Pipoca & Nanquim como sempre arrasando nas escolhas do catálogo e nas edições de luxo.

Victor.Carvalho 17/05/2020

O Maskára é a HQ que inspirou o filme de 1994. Aqui temos as 3 primeiras histórias do personagem título. São histórias mais violentas econ um humor mais pontual. Temos mais pessoas utilizando a mascara. Quanto a historia ela se difere bastante do filme e da animacao. Mas é uma boa história. É um quadrinho bem editado pela equipe da Pipoca & Nanquim. Vale mais pela nostalgia de termos visto o filme quando pequenos do que qualquer outra coisa

Leonardo Amaral 09/05/2020

A nostalgia do Máskara
O maskara é um filme que faz parte da vida de muitos e falando por vivência a poucos anos fiquei sabendo da sua real origem em quadrinhos. Em um primeiro momento ao ler tive um impacto de contraste em relação ao que eu tinha em minha cabeça sobre o filme, já que o HQ traz em cerne uma história com conteúdo estritamente adulto, com bastante violência e humor sarcástico em seus 2 arcos, porém é preciso ressaltar a arte incrível de Doug Mahnke que deixa todos os momentos mais impactantes. Ambos 3 arcos levam em conta histórias cheias de ação e uma leitura que te leva a não querer parar até o fim. Em suma, é provável que as pessoas que tenham o filme com Jim Carrey com carinho, possam vir a ter um impacto ao ler esse quadrinho devido sua diferença, porém na minha percepção essa versão em quadrinhos se agrega a obra cinematográfica.

1 | 2 | 3 | 4 | 5