O Máskara

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Gabriel Capelin 09/08/2021

O Máscara
Uma ótima HQ que eu li a uns meses atrás, mas eu tinha esquecido de registrar aqui. Um ponto bem interessante dela é ver o qual graficamente violento são os quadrinhos do máscara, ainda mais para quem está acostumado com aquela versão que passava na TV.
E só elogiando aqui também essa edição da editora Pipoca e Nanquim que está simplesmente magnífica.

Daironne 20/09/2020

Impressões sobre a leitura de O Máskara
Uma máscara dá poderes ilimitados ao seu usuário, mas impregna sua personalidade com uma psicose cada vez mais controladora. Este perigoso item assaltará a rotina da máfia e polícia locais.

A trama é violenta e psicótica, e difere em muito do filme, mais conhecido. O personagem Máskara é uma excelente ideia que poderia ser melhor explorada em uma trama mais psicológica, mas entendo que o "nonsense" é o tom da obra. Algumas pontas soltas, como o Walter, me incomodam bastante.

Recomendo a leitura se você, como eu, não gosta de quadrinhos de super-heróis, sempre buscando outros gêneros. É uma leitura divertida, que entretêm pela boa premissa, e a edição P&N tem excelente qualidade.

Rafael 28/01/2022

Divertido
Quadrinho bastante divertido, porém nada excepcional. Um bom passa tempo apenas, com algumas artes excelentes.

Lucas Muzel 29/05/2024

Vale pela arte
Esse encadernado tem 3 mini-séries do Máskara. Na primeira delas, o tom é bem underground, quase um fanzine. A violência explícita se mistura com animações cartunescas do personagem principal, o tal Cabeção. Quase todos os personagens tem comportamentos questionáveis, e tem pouca profundidade. Ao contrário do desenho animado, o usuário da máscara se alterna em cada mini-série. Na primeira, é o clássico Stanley Ipkiss. Na segunda, o tenente a usa. Na terceira, quatro amigos fãs do Cabeção se revezam no uso. O antagonista sempre presente é Walter. Nunca fala nada, e, estranhamente, a máscara não faz efeito algum nele. Cada novo usuário tem variações na aparência e trajes. Mas, quando usam por tempo suficiente, notam que o ar zombeteiro e leve se torna cada vez mais violento, sombrio e destrutivo.
Muitos elogios para Doug Mahnke, pois ele é fera. Traço varia entre o detalhado, o psicodélico, o cartunesco, conforme a necessidade.

Jon 26/10/2023

Uma jornada brutal
Essa é a versão completa das histórias do Maskara (cabeção, como é apelidado). Uma personagem brutal que torna os princípios do seu portador uma massa irreconhecível de prazer, violência e dor. Todos os que usam a máscara tem um objetivo em mente e terminam por executa-los, mas sempre dá forma mais bizarra possível. A personagem é bem humorada (quebrando a quarta parede em alguns momentos, ou seja, ele sabe que está em um quadrinho, talvez por isso seja tão pouco razoável) e podia fazer parte de um filme de terror tranquilamente. Seus poderes de cartoon dão a ele imortalidade que supera até o Superman, facilmente eu diria.

Raphael 22/04/2020

A edição está impecável, linda, realmente merece uma posição de destaque na prateleira!
No tocante a história, é incrível. As características do personagem destoam totalmente daquelas vistas no filme e desenho animado, e isso não é uma reclamação. Aqui realmente descobrimos o que aconteceria se alguém ganhasse tal poder, totalmente despido de senso moral e ético, podendo fazer seus desejos mais íntimos, o resultado pode ser catastrófico. Recomendo

Rian gomes 29/06/2023

Que demaisszz
Adoro a forma diferente do maskara filme e quadrinho não precisando de só um personagem usa a maskara e mostrando várias facetas do personagem em si, ótimo livro

Trindade 23/06/2023

Divertido
Muito divertido ver esse outro lado do máskara que é bem diferente dos filmes. O anti-heroi que não é herói e é bem perverso é um conceito interessante e foi bem trabalhado.

William.Ramos 15/06/2020

Violência e Nostalgia
Bem diferente do filme, desenho e jogo dos anos 90, esse quadrinhos traz uma violência surreal bem menos pautado no humor como o filme inspirado na história.
Mais um grande acerto da editora pipoca e nanquim com um trabalho editorial e material gráfico impecáveis.

Thiago Soares 07/07/2020

Não recomendado para o público infantil.
Nunca imaginei que a história original do máscara fosse tão violenta, não é recomendado para crianças. Gostei bastante da arte dessa HQ. Espero que lancem outro volume com a continuação dessa série. O mais engraçado é que a entidade mascarada nunca é chamade de 'O máscara' e sim de Cabeção rsrsrs.

Rochelly 25/03/2023

Muito bom!
A edição consta com 3 histórias.
As cores são vivas, o traço é bem bonito.
É diferente do filme.
Gostei bastante.

pordentrodaestoria 11/02/2023

Tudo que é bom vem dos quadrinhos
O Máskara é um personagem que marcou a minha infância, sobretudo com o lançamento do filme em 1994. A atuação impecável do Jim Carrey foi inesquecível para o público, além de ter sido significativa para a sua carreira (mais do que merecido).

Mas você sabia que a origem do personagem veio da nona arte? Bom, por muito tempo eu também achei que não.

Apenas para contextualizar, a figura do Máskara surgiu, originalmente, nos anos 80, mas seu grande destaque que popularizou o personagem foi o lançamento do filme dirigido por Chuck Russell.

A questão é que, na época, a adaptação cinematográfica contou com algumas mudanças para poder atingir o público infantil. Você lembra do cachorro? Bom, ele não existe nos quadrinhos. Mas isso não torna o filme ruim, pelo contrário, ele foi revolucionário. E não parou por aí! Em 1995 tivemos a estreia da animação que também foi outro sucesso.

O quadrinho lançado pela Pipoca e Nanquim compila as três primeiras minisséries que deram origem ao filme, sendo elas ?O Máskara?, ?O Retorno do Máskara? e ?O Máskara Contra-ataca?.

Na HQ acompanhamos Stanley que resolve presentear a sua namorada com uma máscara. Acontece que ele acaba colocando no rosto e recebendo os poderes do personagem. A partir daí, se aproveitando desses super poderes, nosso personagem busca vingança de determinadas pessoas que o prejudicaram no passado. Com mortes muito violentas e um suposto assassino à solta, a polícia começa investigar o caso atrás do autor desses crimes. A situação fica fora de controle e a máscara acaba parando nas mãos de outras pessoas, mas o problema mesmo surge quando há o risco de cair com pessoas perigosas.

Um fato curioso é que O Máskara na verdade se refere ao objeto máscara, quanto que o personagem mesmo é apelidado e conhecido durante todo o quadrinho como ?o cabeção?.

Quanto a edição ela é muito bonita e conta com capa dura, miolo colado e costurado, papel couchê e 380 páginas inteiramente coloridas. Um acerto dos meninos da PN!

Apesar de ser um quadrinho extremamente violento ele é muito divertido e, em certos pontos, até engraçado. Uma nostalgia pura que vale a pena conhecer!

Vinho, Café e Livros 22/01/2022

Muito bom!
Esta HQ foi publicada pela editora Pipoca e Nanquim em abril de 2020.
A edição é capa dura e conta com 380 páginas em papel couché de alta gramatura.
Hoje infelizmente encontra-se esgotada na Amazon, mas no Market Place é possível encontrar à venda.
Esta é uma edição Omnibus e compila às três primeiras e principais minisséries do personagem que são: O Máskara, O retorno do Máskara e O Máskara contra-ataca, sendo que às duas primeiras foram as que serviram como inspiração para a adaptação ao cinema na qual Jim Carrey interpreta o personagem principal.
Para começar, posso dizer que existem grandes diferenças entre a HQ e o filme, que são:
1️⃣ O filme gira em torno da vida de Stanley Ipkiss utilizando a máscara. Na HQ Ipkiss é o primeiro a utilizar, mas fica com ela por pouco tempo, e durante a HQ inteira ela passará pelos mais diversos tipos de pessoas como um policial e a máfia;
2️⃣ A origem da máscara e como ela vai parar na mão do Stanley também são diferentes. Enquanto no filme ela tem uma origem nórdica, na HQ a origem é africana, mas nada que interfira diretamente na trama;
3️⃣No filme as histórias pelas quais o Stanley passa são mais cômicas, enquanto que na HQ elas são mais violentas e sangrentas, mas sem perder o jeito hilário do personagem.
Estas seriam apenas 3 diferenças, existem outras, mas que julgo não serem tão importantes.
Conforme disse no ponto 1, a máscara passará de pessoa pra pessoa e durante essas passagens ela ganha um pouco da personalidade do hospedeiro, mas a torna muito mais desinibida, deixando que ele tome atitudes que normalmente ele não faria.
Apesar do sangue e da violência, as histórias são muito hilariantes e loucamente cartunescas.
O roteiro é muito bem escrito, mas dou destaque para a segunda minissérie, que visivelmente os dois autores já tinham uma maior maturidade e as histórias passaram a ser ainda melhores.
Posso dizer, sem dúvida alguma, que comecei 2022 com ótimas leituras.

site: https://www.instagram.com/p/CY1zocfr9wy/?utm_source=ig_web_copy_link

1 | 2 | 3 | 4 | 5