O espelho e outros contos

O espelho e outros contos Machado de Assis

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Wes 19/06/2021

Machado de Assis é realmente um gênio. Nestes contos, que têm como retrato a sociedade carioca, Machadão denuncia a corrupção presentes em todos nós, explorando a loucura, a lucidez, o ciúme, a crueldade e os jogos de interesses.

Não gosto muito de contos, mas alguns me marcaram nesse livro, se tornando meus favoritos: "A carteira", "A pianista", "O caso da vara" e "Pai contra mãe" (estes dois últimos, bem parecidos, tratando do mesmo tema: o egoísmo humano).

Joane 14/07/2023

Contos do Machado
Já adianto que gostei
São bem diversos os contos. Alguns eu não gostei tanto, por não ser da minha preferência, mas nem por isso não tira o brilho
Há diversos contos que entendi um pouco os seus temas, o que trás ai a genialidade do Machado de Assis.
Eu li bem devagar pra aproveitar e era um de cada vez, e isso funcionou bem pra mim
Acredito que podendo ser divididos na fase do Romantismo, Realismo etc, eu tenha preferido aqueles que tinha foco no romance
Embora o conto principal seja o destaque, eu entendo que é muito bom e tem a frase mais impactante que até já vi ao entrar no Skoob, não me pegou tanto quanto esses:
~ Contos que mais gostei :
- A Chave (mui bom 9,5/10)
- A mulher de preto (9/10)
- A pianista (9/10)
- Missa do galo (8/10)
E a leitura como um todo de todos estes contos foi excelente. Adorei este
Dayse.Ariane 14/07/2023minha estante
Nossa , agora lembrei que li estes contos no ensino médio. Nem estão registrados aqui nos meus livros lidos e eu não lembro mais de nada ?, quero ler de novo.

Joane 15/07/2023minha estante
É bem "vale a pena ler de novo" ahaha recapitular e registrar como lidos e é isso

marcadeods 17/03/2021

Um bom livro, só não é para mim
Machado brilha em tudo que faz, serei sempre sua maior defensora. Porém, não gosto de contos, e deveria saber disso antes de começar o livro, mas fui teimosa e insisti pois sou fã demais do autor.
E aconteceu o esperado: demorei horrores para acabar um livro extremamente curto, por não gostar do estilo (tanto que comecei no dia 07/01 e acabei apenas no último dia do mês)
Não quer dizer que os contos são ruins, amei muitos deles, porém, quando aparecia um que não me prendia eu deixava o livro de lado por mais de uma semana, e pegando apenas quando queria ler algo curto e ia atrás de um conto.
Se você gosta desse tipo de leitura, vá com vontade, vai se apaixonar.

Marcos 24/01/2022

Contos diversos
O espelho e outros contos apresenta textos diversos que em alguns surpreende, em outros são demasiadamente arrastados. Nota 7/10.

Suely.Fernandes 20/04/2022

Contista genial!
Uma obra rica em contos do final do século XIX, trás temas diversos e linguagem impecável. Adorei a forma como o romance é retratado, desperta muitas sensações.
Contos curtos pra serem lidos em qualquer época e em qualquer lugar, principalmente se for pra ler com bastante calma e atenção, apreciando os detalhes.
Te inspira a filosofar a vida!

Sarah 12/09/2020

Atemporal
Para mim é impossível não amar os contos do Bruxo do Cosme Velho. Machado em seus contos apresenta uma leitura atemporal da sociedade. Nesse livro de contos ele aborda temáticas como: interesses individuais acima da moral, crueldade e sadismo, adultério, justificativas para amenizar o peso da consciência.
Enfim. É um ótimo livro.
Machado de Assis nunca me decepciona.
Pelo contrário, a cada leitura é um tapa na cara diferente.

Analice77 17/10/2020

Os contos são até interessantes, mas o final é sempre bem nada ver. Não gostei muito disso.
As questões de vestibulares complementam bastante a leitura para quem está estudando.

Lari 03/02/2022

Muito
Nesse excelente livro de contos Machado de Assis coloca em prática sua gramatica exemplar e sua visão de criar histórias onde o enfoque seja o ser humano, seus sentimentos, suas noias, suas loucuras, seus sonhos... as histórias poderiam ser situadas em qualquer local e quase em qualquer período de tempo.
Dou enfoque para os contos: A Carteira e Vida Eterna. Leituras que me prenderam do início ao fim e que apresentam grande reviravolta.

Amanda.Carolyne 03/05/2021

Adorei!
Os livros do Machado de Assis me cativam, mas esse de contos com seus finais inesperados conquistaram meu coração, meu conto favorito foi a da Pianista e a carteira.

Tatá 15/11/2021

A cada conto lido você embarca nas histórias e nem vê o tempo passar, a forma como o autor mostra o comportamento humano é maravilhoso, sempre nos mostrando alguma lição e nos fazendo refletir nossa própria natureza.

Drika 30/10/2020

No início tive receio de ler esse livro, principalmente pq eu ouvi dizerem q Machado tem uma linguagem muito difícil de entender, mas fui muito surpreendida, foi muito simples de entender e é um ótimo ponto de partida para os livros dele/clássicos brasileiros. Os contos são muito bons, tem uns bem mais ou menos mas no geral são bons, uma boa seleção, bem diversos e divertidos.

juju :) 31/08/2023

"É a eterna contradição humana."
Machado de Assis é GENIAL!!! Essa coletânea de contos é uma experiência, as críticas que ele faz à sociedade carioca da época, a forma que ele retrata os pensamentos mais íntimos dos seres humanos, o humor irônico dele é algo emocionante de se ler.

Não simpatizei com todos os contos, mas os que eu gostei foram uma ótima leitura. Sem sombra de dúvidas os meus favoritos são "A Igreja do Diabo" e a "Segunda Vida".

Tiny. 27/04/2022

Jesus Cristo
Fiquei surpresa com o resultado dessa leitura de 10 minutos kkkkkk, foi muito rápido e satisfatório não imaginei que um clássico da literatura brasileira seria tão fácil de entender e ler.
Eu realmente gostei todos os contos são satisfatórios e interessantes e estou ansiosa pra mais de Machado.

rapha 31/03/2021

Turbilhão de emoções!
Aqui a gente encontra de tudo: suspense, o primeiro amor, traições, a essência da alma humana, e outras tantas situações que o leitor se identificará, tudo isso em poucas páginas.
O estilo de escrita de Machado é poético pela sua ironia aguçada, e ao mesmo tempo simples pela facilidade com que nos relacionamos e entendemos os personagens, suas vontades e desejos mais crus.
Mais que recomendo: lerei outras tantas vezes, ansiosa por outra vez mergulhar e me afogar nas tramas do autor.

Contos favoritos:
- a carteira
- a vida eterna
- a missa do galo
- o enfermeiro

Iasmim.Almeida 01/12/2021

Contos machadianos.
Machado de Assis, é notável. É conhecido por ser o nome da literatura brasileira. Apesar de ter sido consagrado por seus romances realistas, Machado é sem dúvida um contista por excelência.
O livro "O espelho e outros contos" nos apresenta 15 contos singulares, característica esta proeminente nos escritos deste escritor memorável. Em cada conto, Machado traz a toma temáticas particulares e universais à todos os seres humanos. Ciúme a infidelidade, honestidade e corrupção, crime e castigo, consciência e justificação, interesse e amor. Machado retrata com perfeição todos os desvios e denuncia a corrupção presente em todos nós. Ninguém é totalmente bom ou
puramente mau, somos a junção de tudo que pensamento, do que acreditamos e de tudo que fazemos.

O livro traz os seguintes contos:

1- A carteira;
2- A causa secreta;