O Gourmet Solitário

O Gourmet Solitário

Resenhas - O Gourmet Solitário

Nara 19/03/2020

Como aquelas séries de documentário gastronômico que tem no Netflix. Abre o apetite mesmo sendo apenas um mangá. Mas acho q poderia ser melhor explorado e um desfecho melhor também.

Tereza Oliveira 20/04/2020

Quebra de expectativa.
Esperava por um desfecho melhor, então foi meio decepcionante. A HQ é mais focada nos pratos do que numa história em si. O personagem principal não me cativou, diferente do protagonista de Samurai Gourmet, que é cativante, apesar do foco também ser mais a gastronomia.

João Viktor 06/09/2020

Faz você repensar sua vida
Um livro calmo, leve e sensível.
Me lembra filmes como "Frances Ha" ou "Era Uma Vez em Hollywood".
Faz você apreciar as coisas pequenas da vida.

Gabriel.Maissack 06/09/2020

A história faz a gente olhar pras coisas simples de um jeito diferente, mais presente, mais inteiro no momento e faz isso muito bem. Só não me pegou, em alguns momentos conseguiu fazer com que eu sentisse o que talvez o personagem também estivesse sentindo, mas nada muito além disso.

Matheus 17/12/2020

Que obra!
Uau falar sobre jiro taniguchi é sempre maravilhoso, a forma que ele utiliza o simpes, a natureza, animais, cenário para compor a obra é magnífico, você se deixa levar nessa história que não tem mistério e te deixa aprofundado e ansioso para mais.

Lucas Lima 31/12/2020

taniguchi spa
conheci Taniguchi pelo INCRÍVEL 'O Homem que Passeia' e minha sensação ao ler foi de como se estivesse recebendo uma massagem e ouvindo um lofi. é arte feita para desacelerar e contemplar. mostrando a solitude de um gourmet, Taniguchi destrincha com leveza e minúcia as nuances dos personagens (o homem e a comida) e sua relação.

Sueli Yano Suga 02/01/2021

Leitura sensível para contemplar e degustar
Eu não sou especialmente ligada à alimentos ou pratos em geral. Também não posso ser classificada como gourmet, porém o mangá me chamou atenção por ser de autoria de Jiro Taniguchi. A arte limpa e a sensibilidade de perceber os arredores, as texturas e as pessoas foi bastante interessante. Gostei. Penso que tivesse mais interesse em alimentos, penso que seria melhor ainda a minha impressão. Recomendo!

Sovereign Darkness 14/01/2021

"O cacto cresce em um deserto inóspito onde homens não se aproximam... sinto a solidão do deserto ser transmitida para mim através dele. Portanto, quando anoitece, fico observando o cacto sob a luz do luar."

forbidden404 08/04/2021

Com um protagonista com um apetite de dar inveja, O Gourmet Solitário é um passeio culinário por vários restaurantes do Japão, onde o protagonismo está sempre em busca de uma refeição saborosa e especial, degustando cada prato que tem em sua frente, e olha que são muitos.

Certamente não recomendo a leitura para quem está com fome, pois a situação pode se agravar bastante.

Giuliano.Behring 16/04/2021

Eu não gosto de mangá de comida mas...
O Gourmet Solitário é um mangá que me chamou a atenção sinceramente por ser do selo tsuru da Devir, mas assim o mangá é bem o que o título propõe, um homem sozinho que come as mais diferentes iguarias do Japão e te deixa com vontade de comer também, eu particularmente acho que todo mangá que aborda alimentação é uma pequena câmara de tortura que você se submete, é muito triste ver ele comendo tudo sem poder também comer.
Porém, o mangá é muito lindo e me passa uma sensação parecida com "O Homem que Passeia" que também tem as ilustrações do Taniguchi, a beleza das ilustrações me da uma calma, como se o mundo passasse mais devagar e eu pudesse fazer tudo que nele possui.
Porém esse Gourmet na verdade acaba por ser repetitivo e cansativo em alguns momentos, além de que parece que ele vai entrar mais em alguma explicação sobre o próprio homem que come, porém nunca o faz, por isso dei 4 estrelas só.
Se você gosta de passar vontade com comida, ou tem muito interesse em alimentos, esse é o mangá pra você!

Flavio - @geekcorp303 17/04/2021

Diferente
Gostei muito desse mangá, acompanhar o personagem nos momentos das refeições acaba sendo também um experiência pro leitor, é uma narrativa um pouco mais arrastada pois, não tem uma história exatamente acontecendo, tem bastante nota de rodapé, mas é muito legal acompanhar o protagonista, suas escolhas de restaurante, vê as divagações dele sobre os outros personagens a sua volta, sem contar que a arte do mangá é muito bonita também!

Nat 17/04/2021

Um delicioso passeio
Que experiência interessante! Ao longo das páginas vamos acompanhando o personagem em visitas ao mais diversos restaurantes. Quando você come sozinho, sem estar distraído você aprecia muito mais a refeição, come com calma, respira e mastiga no seu tempo, e foi exatamente isso que eu senti enquanto lia, eu realmente fiz parte da história, compartilhando com o personagens todas essas sensações ao comer uma comida gostosa, apreciando uma boa vista ou apenas o silêncio.

Fui jogando os bairros no Google maps pra poder me sentir ainda mais na história.

Não nego, fiquei com muita vontade de experimentar alguns dos pratos da história hahaha

Valeu muito a experiência de ler mangá e ainda conhecer esse tipo de história.

Destaque/Curiosidade
-Foi o primeiro mangá de culinária publicado no Brasil em 2009.
- Conforme consta no blog "biblioteca brasileira de mangás" todos os ambientes retratados durante a obra, bem como os pratos apresentados, são reais, existem (ou existiram) no Japão, de modo que qualquer um que for em um determinado local mostrado na obra poderá experimentar os mesmos pratos que o protagonista pediu.

Tem mais no insta @uma.leitura

#desafioskoob

Mari 15/05/2021

Arte linda
A arte é linda, que desenhos... Parece que estou conhecendo cantinhos do Japão. A história também te coloca pertinho do país através da comida. Foi uma ótima experiência, mesmo pra quem não é degustador, como eu kkk