The Tower of Nero

The Tower of Nero Rick Riordan

Resenhas - The Tower of Nero

Ju Valent 02/02/2024

O melhor da saga
Nesse aparece mais o will, nico e rachel e no final apollo visita meio que todo mundo que a gente conhece então acho que por isso que gostei mais (e é mais emocionante também, tipo achei os outros meio entediantes kkkkk)!!
sendo sincera achei a saga no geral longa demais desnecessariamente tipo não precisava de 5 livros de sei lá 400 paginas sabe? apollo é engraçadinho e a meg é fofa mas 2000 e poucas paginas é muita coisa só pra eles, eu só continuei lendo pelas migalhas de personagens que eu gosto kkkkk mas enfim senti que os livros foram melhorando ao longo da saga (esse sendo o melhorzinho) mas não releria!!
aaa e achei meio irritante acontecerem coisas importantes com personagens de outros livros no livro de apollo tipo ?!!???? na verdade eu só comecei a ler por causa de um spoiler que tomei e fiquei tipo ???? como assim tal personagem não está mais vivo? ele tava vivo em sangue do olimpo!!! enfim achei meio ? esses grandes acontecimentos nos livros de apollo mas acontece né

Bice22 15/12/2023

Acabou :(
Enfim eu terminei mais uma etapa desse esquema de pirâmide que é esse universo, e assim como todas as séries anteriores eu AMEI provações de Apollo. A série como um todo é muito boa, a história central é muito interessante todos os problemas com os diferentes oráculos, onde cada um da uma das profecias. E o plot dos imperadores e surpreendeu muito, eu não esperava algo assim e acabei gostando demais.
Como uma conclusão esse livro preenche todas as lacunas que ficaram e consegue fechar todas as pontas que ficaram abertas nos livros anteriores, tudo é feito ao longo de quase 400 páginas que eu não vi passar, as coisas só foram acontecendo e eu fui junto.
Assim como nos anteriores o destaque desse livro é com toda certeza os personagens. Não é segredo que o tio rick é maravilhoso em escrever personagens e aqui ele não faz diferente, a Meg é maravilhosa e eu me apeguei demais a ela em pouco tempo, além de a história dela ser muito dolorida e isso mostra na personalidade e na forma que ela se expressa. Mas nada supera o desenvolvimento do Apollo/Lester como personagem, é muito bonito ver a evolução dele e como aos poucos ele vai aprendendo o que é ser humano e sentir dor e arrependimento, ele entendendo onde ele errou no passado e criando uma consciência, eu terminei esse livro me sentindo amiga dele e esse foi um sentimento muito gostoso.
Eu amei cada segundo dessa história inteira e mal posso esperar pra ler os dois novos livros desse universo maravilhoso.

Kiri 25/11/2023

TEMOS SOLANGELO TEMOS SOLANGELO!!!
É só isso que vocês precisam saber pra irem correndo ler isso aqui!
Claro, também é uma história legal como todas as outras e todos os personagens são bons mas TEMOS SOLANGELO! Com uma migalha pra gente já se preparar pro livro dos dois tbm. E os amigos do Nico (esqueci o nome deles) são perfeitos, quero fazer amizade com eles também hahahaah

gijo0 09/09/2023

Tenho um problema muito grande com lutas com chefões que simplesmente desaparecem por causa de algum poder inerte do protagonista, mas o finalzinho que apolo vai visitar todo mundo e o último parágrafo me deixou chorando

francezju 26/08/2023

Esse é o último livro da série The trials of Apollo. Ele é um pouco mais sério que os outros por ser desfecho de toda a história.
Mas ainda assim ele tem o mesmo ritmo gostoso dos livros do Rick Riordan.
O final foi tão bom quanto eu esperava, mas não foi meu livro favorito da saga.

gabrisingr 14/07/2023

Me emocionei kk
Achei o final bem digno da jornada até aqui
esperava que o apolo se envolvesse mais com os assuntos humanos mas tbm nao vamos muito do pós final
amei ver onde os heróis estão agora, depois de 15 livros a gente cria um laço emocional né
enfim to sentindo que vem coisa ai (alem do livro do will e nico que vou ler assim que possível hihihi)

Nath 14/07/2023

Vou sentir falta
Ótima conclusão!
Adorei a manipulação do Nero, bem digno de vilão. A história foi engraçada, como sempre é. Gostei do desenvolvimento dos personagens, mas o mais importante gostei do desenvolvimento de Apollo a Lester.
Ele lembra!

debbsmachado 08/07/2023

Por que 5 livros?
Depois de vários meses lendo a saga e alternando para outros livros quando já estava achando entediante, finalmente eu consegui terminar todos os livros para começar o meu querido o sol e a estrela.
A saga é horrível? Eu não diria isso. O primeiro e o último livros são 5 estrelas na minha opinião, mas os outros são tão arrastados e Apolo é bobo em excesso, o que me irritou bastante. Talvez se a saga fosse mais curta, eu teria recebido melhor, mas 5 livros de Apolo sendo irritante e personagens muito mais relevantes morrendo por nada, é um pouco difícil de aceitar. Me arrependo de ter lido? Não. Mas esse livro me desanimou um pouco com relação ao Rick Riordan.

Cecilia261 30/06/2023

Cinco estrelas pro Rick (nada novo sob o sol)
Não deve ter nenhum livro do Rick Riordan que eu dei menos de cinco estrelas e não vou começar agora. O véio sabe o que tá fazendo. Uma conclusão à altura pra saga de Lester.
Esse livro, em específico, aqueceu meu coração do começo ao fim, porque explorou a relação entre Apolo e Will, e é aquele tipo de coisa que cura aonde dói. Morreria por eles.
Inovador e revolucionário? Não. Mas durante aquela meia hora cria ali pra você um lugar tão aconchegante, tão reconfortante, tão capaz de reconstruir a sua fé na humanidade que não tem preço.

sea 31/01/2023

"The sun always comes back"
Honestamente, um final tão digno quanto o Último Olimpiano. E acredito que aqui se foi a grande teoria do terceiro livro, porque com certeza esse me impactou muito mais que Burning Maze.
Essa é uma saga completamente diferente das outras duas, mas definitivamente possui a mesma qualidade.
Não sei se foi uma interpretação pessoal, mas senti uma certa maturidade nesse livro especial. Rick abordou um tema delicado na Meg e conseguiu construí-lo de uma forma que me impactou bastante, nunca odiei tanto um vilão quanto esse.
A história é fluída, os personagens e o enredo são muito bem desenvolvidos e temos um final super emocionante. Queria muito reler tudo e me ver sendo cativada por cada personagem dessa saga novamente sem perceber.

dido4 05/09/2022

A Série das Provações de Apolo
Li essa série em 2020, quando o último livro ainda não estava pronto, e passei 2 anos antes de voltar para o quinto livro. Consequentemente, tive que recapitular o que havia acontecido nos outros livros e, ao fazer isso, percebi que algumas coisas me incomodaram na leitura da série toda, que também estão presentes nessa última obra, então resolvi escrever essa resenha mais sobre a série no geral do que sobre esse livro especificamente. Até porque, acredito que quem estiver lendo essa resenha já vai ter acabado a série ou pelo menos ter lido os outros 4 livros.

Primeiramente, queria falar das qualidades que eu enxergo nas obras de Rick Riordan e deixar claro que apesar das críticas que vou fazer, gosto bastante do que o autor faz. Mesmo não me considerando mais o ?público alvo? desse tipo de livro, ler e voltar para o mundo de Percy Jackson é sempre gostoso. A ambientação e cenários familiares dos livros trazem os sentimentos das outras séries do autor de volta, e a forma que os contos e histórias gregas são adaptadas para o mundo atual se mantém tão boas quanto eram nas outras séries. Inclusive temos deuses e criaturas bem diferentes e novas, que agregam bastante ao universo. Acrescentando a tudo isso, acredito que um dos maiores acertos dessa nova saga foi os pilares que essa série se apoia: os imperadores e as crises nos oráculos, que são ótimos fios condutores para a trama.

Agora, quero falar um pouco das coisas que mais me inquietaram nessa leitura. Uma das minhas maiores críticas é que estamos acompanhando Apolo - um deus - então, enquanto ele é humano, enquanto ele é Lester e tem um cérebro humano, não tenho problema com ele estar falando de coisas divinas e estarmos dentro da cabeça dele. Contudo me incomoda um pouco lermos a perspectiva dele como um deus, pois acho que se não tivéssemos nenhum vislumbre do ponto de vista de um deus em primeira pessoa acrescentaria ao fato de que não compreendemos como a ?mente? de um deus funciona. Quando temos esse ponto de vista, desmistificamos um pouco a ?divinidade?, que, para mim, é um ponto negativo (mas pode não ser para outras pessoas). Ainda nessa questão de pontos de vista, entendo o por que de acompanharmos apenas Lester, pois a temática do livro são as provações dele, mas me fez falta o ponto de vista de alguns personagens e o que aconteceu com eles durante o livro (como por exemplo as aventuras de Nico e os trogloditas na torre de Nero). E, se tivéssemos outros pontos de vista, seria possível fazer os últimos capítulos por outros olhos, que não os de Apolo - já de volta como um deus - e eu confesso que preferiria ler sobre ele como um deus nas perspectiva de outros personagens e não na dele mesmo.

Entrando no assunto dos personagens em si, no começo da aventura dos nossos protagonistas eu não gostavam muito de nenhum dos dois, nem de Lester, nem de Meg, mas com o passar dos livros eu passei a gostar de Lester e entender o crescimento dele, porém Meg nunca me desceu, sempre achei ela uma personagem meio insuportável, e com certeza ela é a personagem das séries de Rick que eu menos gosto. Dito isso, todos os outros que aparecem nos livros são ótimos e reforçam o universo de mitos criado pelo autor.

Por fim, apesar de gostar desse estilo de leitura, creio que essa série peca em um ponto que não é um problema para as outras. Sabemos que todas as coleções são focadas no infanto-juvenil, e temos nesses livros a mesma "fórmula" que Rick Riordan usa em todas as sua obras (que eu já li até hoje), mas ainda assim, acho que por essa série falar de um deus seria preciso ter mais cuidado em como tratamos dele. Os limites de Apolo não ficam bem definidos durante a leitura e acredito que isso impacta negativamente na trama. Por exemplo, quando o autor quer fazer uma piada sobre o instagram do olimpo ou sobre o serviço de streaming das musas, Apolo sempre lembra desses detalhes da época de deus dele, mas sempre que é para lembrar das informações úteis para o contexto parece que sempre escapa a ele. Não acho que isso seria um problema se a relação de humanidade/divindade de Apolo fosse bem estabelecida, mas infelizmente não vi isso.

Em suma, apesar de ter apontado muitas coisas que me incomodaram na série, ainda sim os livros são legais e divertidos de se ler, além de engraçados e leves. Na minha opinião, entre as três séries greco/romanas do autor, é, com certeza, a mais fraca, mas não significa que não vale a pena a leitura e que você não vai se divertir, eu recomendaria a todos que queiram sempre mais um gostinho do mundo de Percy Jackson e os Olimpianos. No entanto, se as duas primeiras séries já supriram o seu desejo mitológico, não acho que As Provações de Apolo lhe farão falta. E que fique claro, eu estou no primeiro grupo.
Apenas amassou

Resenha perfeita

????

Comentários muito pertinentes

anatms 17/01/2022

toa 5
EU AMEI ESSE LIVRO!!!
esses 5 livros valeram muito a pena, quero mais tio rick??
a história é incrível e super insolvente, é maravilhoso ver a evolução do apollo e da meg, ver os outros personagens junto com eles tbmm

no geral eu dou 4 de 5 estrelas para a saga toda, pq o livro 2 e 3 são chatos, mas os outros são bons

recomendo muitoo :)