Voltei Irmão Jacob

Resenhas - Voltei

1 | 2 | 3 | 4

Lutty1 28/12/2022

Teoria só, não basta...
Em descrição detalhada de sua passagem para o outro lado, irmão Jacob descreve as dificuldades ao se deparar com a organização do plano espiritual. Apesar de tanto trabalho aqui realizado ainda se encontrava em situação de mazela e devedor da justiça Divina. Ainda assim recebeu muito amparo inclusive da filha que lhe orientou no início da trajetória. Fica para nós a reflexão do quanto ainda precisamos caminhar no bem e exemplificar nossa fé.

"Não se acreditem quitados com a Lei, por haverem atendido a pequeninos deveres de solidariedade humana, nem se suponham habilitados ao paraíso, por receberem a manifesta proteção de um amigo espiritual!" p10

"Livremo-nos do débito, para que não venhamos a mergulhar no resgate laborioso, e corrijamos o erro, enquanto a hora é favorável, evitando a retificação muita vez dolorosa." p 53

"Se fôssemos menos pslavrosos e mais cumpridores das lições que recebemos e transmiti.os, outras condições nos caracterizariam além do sepulcro.: p 60

"Momentos surgem na vida em que só o profundo silêncio da alma consegue traduzir a paz, o reconhecimento e a alegria." p66

Lucy 20/10/2022

Lindo relato de irmão Jacob, que foi em vida um trabalhador árduo da doutrina espírita, onde ele nos conta desde os momentos do desenlace da materia até sua busca pela iluminação.

Dani 04/10/2022

?Enquanto no corpo, não formulamos a ideia exata do que seja a realidade, além da morte. Ainda mesmo quando o Espiritismo nos ajuda a pensar seriamente no assunto, debalde tentaremos calcular relativamente ao futuro, depois do sepulcro?. p.11

Quem foi Jacob? O que será que ele fez, para receber o auxílio de elevados Espíritos?
Logo que comecei a ler, estes foram meus questionamentos, que ao longo da leitura foi ficando para atrás, porque vinha a me questionar será que estou aprendendo o espiritismo ou ele já está em cada um de nós?
Quem já ouviu falar deste livro, deve ter escutado: cadê a luz dele?, então meu questionamento a mim mesma é onde está a minha luz? Onde estou acendendo ela em mim ou só me questiono frente a luz do outro?
Livro de fácil leitura, mais que deve ser lido para grandes questionamentos individuais.

Felipe 19/07/2022

Voltei
O livro me trouxe respostas à perguntas que eu me fazia há anos. Voltei me atingiu de maneira tao profunda pois, varias vezes pedi sabedoria para lidar com certas situações que, em suas páginas, eu encontrei.

Thaysa.Salles 10/05/2022

"Voltei" é um livro-relato do Irmão Jacob em seu processo de desencarne e a busca pela elevação. Aqui, Jacob desenha em uma linguagem muito tranquila a sua experiência e seu processo na conquista pela luz própria - o halo - e dos pensamentos altos. Também deixa explicito que é preciso, mais do que tudo, de coragem para enfrentar os próprios erros, de modo a ter consciência que errou para, assim, ser capaz de ajudar a si próprio na evolução do ser e, subsequentemente, aos outros irmãos necessitados.
Um livro muito esclarecedor.

Gustavo.Cintra 14/03/2022

Pré-requisito para qualquer estudante da Doutrina Espírita
Dizem que não existe ninguém sábio o suficiente que não tenha algo para ensinar.

Digo isto pois este livro me foi pedida a sua leitura de férias para um curso de estudos da doutrina espírita na qual faço parte e, já tendo estudado o assunto há muitos anos, ao começar o livro achei que não haveria muito a me agregar.

Acontece que iniciei a leitura assim como Irmão Jacob adentra o plano espiritual ao desencarnar: acreditando que por já estar habituado ao espiritismo, teria mais facilidades e menos o que aprender.

Foi quando me deparei com uma história com uma história riquíssima em detalhes de situações que acontecem no plano espiritual quando uma pessoa desencarna e, mesmo com suas diversas ações em prol da humanidade, ainda é um espíritos com falhas e sentimentos vulgares - assim como todos nós.

A história não conta apenas de sua passagem, mas fala muito também da luta de Irmão Jacob em busca de sua luz própria que descobriu não haver despertado ainda. Este, entende sua necessária missão de resignação e humildade que terá de cumprir para que consiga se ver feliz no plano espiritual, mesmo após uma vida de muitas realizações no plano espiritual.

Este é um livro que cabe a qualquer um que esteja interessado em aprender mais sobre o espiritismo, seja essa pessoa um iniciante na doutrina, ou alguém que já há muito acostumado com a doutrina, pois, seus ensinamentos se completam com o peso histórico dessa obra que foi uma das primeiras comunicações de alguém que, quando encarnado, já havia sido espírita e trabalhador da caridade.

Hanna 07/02/2022

Chove no molhado
Não é que eu não tenha gostado do livro, mas ele não me trouxe nada de novo.
O que não quer dizer que não me emocionei ou que não aprendi algo com ele.
Só que para quem está a vida toda dentro de um centro espírita não é muito novo.
Me lembrou muito o livro Violetas na Janela.

Bia Morais 26/01/2022

Voltei - opinião
Livro muito interessante e instrutivo. Conta como foi o processo de desencarne e adaptação de Jacó ao mundo espiritual.
O que me chamou a atenção na história é o fato de Jacó já ser espírita quando encarnado, já tendo então conhecimentos sobre a vida no outro plano. Um de seus maiores desejos era poder se comunicar mediunicamente com os que aqui ficaram e contar como foram suas experiências no além.
Muitos nomes ilustres são citados no livro e a leitura é fácil.
Recomendo

Marcelo 28/12/2021

Resenha publicada no Booksgram @cellobooks ?
Irmão Jabob é o pseudônimo adotado por Frederico Figner para escrever a obra através do médium Chico Xavier. Figner foi um empresário importante, nascido na República Checa e tendo adotado o Brasil como residência permanente.

Antes de chegar ao Brasil esteve nos Estados Unidos na época em que Thomas Edison estava lançando comercialmente o gramofone: adquiriu um aparelho e veio para o Brasil (no livro ele relata o encontro espiritual com Thomas Edison). O sucesso foi tão grande que em 1900 ele criou a Casa Edison, que se tornou futuramente a gravadora Odeon.

Se tornou espirita ao travar contato com os primeiros avatares do espiritismo no Brasil e futuramente teve contato com a materialização do espirito de sua filha Martha, falecida ainda criança.

O livro é interessante uma vez que apresenta o relato consciente de um espírita rico que ao desencarnar passa a entender que sua condição terrena (seja cultural ou financeira) não o coloca em patamar superior à outros espíritos mais simples. Ainda assim, é recebido por grandes luminares do espiritismo, como Bezerra de Menezes, Antonio Luiz Sayão, Cairbar Schutel, Bittencourt Sampaio, dentre outros.

Quando faleceu, aos 80 anos de idade, ao se abrir seu testamento, verificou-se que Fred Figner havia destinado parte substancial dos seus bens às obras sociais de Chico Xavier. Além disso, doou o terreno para a fundação do Retiro dos Artistas.

Para alguns a obra pode ser levemente incomoda pois reforça o lado espirita evangélico no qual o espiritismo adotou no Brasil, e que não foi exatamente o que Kardec postulou. Mas ainda assim é uma excelente obra.

Rodrigo C. 18/12/2021

Voltar para casa é mais complicado do que estudamos nos livros
O processo de readaptação (nada tranquilo) do espírito conhecido como "Irmão Jacob" ao mundo espiritual a partir da morte do seu corpo físico. Mesmo um espírita estudado aqui na matéria tem sérias dificuldades ao voltar ao verdadeiro lar.

site: https://oseuuniverso.wordpress.com/

Ricarda Caiafa 26/11/2021

Ensinamentos
Por meio de suas experiências vividas ao desencarnar, o espírito Jacob nos traz diversas lições e esclarece dúvidas tais como: desligamento do corpo físico, para onde vamos, e se ao morrer revemos nossos entes queridos já desencarnados? Já começamos a trabalhar do outro lado? Por que alguns espíritos são mais iluminados que outros? À medida que ele vai se reajustando novamente no plano espiritual, ele vai compreendendo todos esses conceitos na prática. O interessante é que mesmo tendo sido um espírita no plano terreno, ele desencarna ainda com muitas dúvidas, medos e receios. Recomendo a leitura desse livro para todos que buscam aprender um pouco mais sobre a doutrina,. O livro tem uma linguagem fluida e de fácil entendimento.

Jhonatan108 18/11/2021

Mostra a trajetória de Jacob em busca da auto-iluminação após seu desencarne , mesmo sendo espírita ele se surpreende com a diferença dos conhecimentos teóricos que ele possuía em relação ao mundo de spiritual , em comparação com a sua experiência prática.

sstrowitzki 31/10/2021

Voltei
Eu gostei bastante desse livro. Na verdade, adoro as obras psicografadas por Chico Xavier. Em "Voltei" acompanhamos a trajetória de Irmão Jacob no mundo espiritual após o seu desencarne. Os capítulos são curtos, porém, trazem vários questionamentos e reflexões para o leitor.

Di Morais 08/08/2021

Voltei
Se a vida continua após a morte pra onde vamos? O autor, neste livro, nos mostra a rotina no plano espiritual.

Karina.Reis 03/08/2021

Voltei (Amei)
Por meio da psicografia de Francisco Cândido Xavier, o Espírito Irmão Jacob narra suas experiências no Além-túmulo. Mostrando como foi sua experiência do desligamento do corpo físico, o intercâmbio mediúnico, o reajuste à nova vida e o reencontro com familiares e amigos. Como achamos que evoluímos e Como ainda falta muito para nós tornarmos seres melhores.um lindo livro que faz bem para alma.

1 | 2 | 3 | 4