Meninos de zinco

Meninos de zinco Svetlana Aleksiévitch

Resenhas - Meninos de Zinco

Cris 25/02/2024

25.02.2024
As histórias trazem o sentimento de revolta, injustiça, tristeza, e tantos outros ruins que no fim delas nos fazem ter uma visão real sobre como eram os caixões de zinco onde eram trazidos esses meninos que foram lutar no Afeganistão. Em que pese os relatos, achei cansativo e muitas vezes quase desisti de ler.

Gregory.Faguaga 12/02/2024

Meninos de zinco
Fiquei impactado desde o início a escrita era um pouco diferente do que eu estava esperando mas eu adorei não conseguia parar de ler às vezes precisava para dar uma respirada entre os relatos

Uma dos trechos que mais mexeu comigo foi:

"Lá eu não conseguia ler o meu querido Dostoiévski achava sombrio carregava Bradbury comigo ficção científica quem quer viver para sempre ? ninguém

Gabriela.Rossi 12/01/2024

Um dos livros mais impactantes!!!
Fui totalmente despretenciosa pra esta leitura. Li no clube da Isadora Milagres (@isalivrospelomundo) e que grata surpresa. Não é um livro fácil. Vários momentos eu tive que parar de um relato pro outro porque era pesado. A Isa deu um panorama bom de contextualização. Acredito que sem isso eu ficaria um pouco perdida, então pra mim (leiga no assunto) foi fundamental. Um dos melhores livros que já li.

A guerra é cruel com quem vai e morre, com quem volta vivo, com quem volta com ferimentos. A guerra é cruel com quem fica, com quem é convocado e não vai. A guerra é cruel com todos. De todos os lados.

GIPA_RJ 08/09/2023

Acachapante!
Foi o terceiro livro dela que li e tiro o chapéu de novo para o documentar tão corajoso e estarrecedor.
A invasão do Afeganistão trlatada ao longo dos dez anos de duração com depoimentos comoventes de soldados , mães e outras testemunhas.
O padrão só continuou : Georgia,2008 ,, Ucrânia 2022 ....
Com certeza ela já colhe material para novo livro .

Patrick.Pereira 25/05/2023

Nobel...
Não atoa a autora recebeu o Mauro prêmio da literatura mundial, esse é o primeiro livro documental que leio, primeiro de um Nobel, por óbvio o primeiro da autora e já quero ler a bibliografia, gostei muito do livro só achei maçante a parte final que narra o processo sofrido por ela, porém no final das contas valeu a pena kkkk

MariBrandão 15/02/2023

Ler Svetlana sempre é um desafio, apesar da escrita tão fluída. São diversos relatos emocionantes referentes à campanha soviética no Afeganistão, tecidos por combatentes que retornaram e se veem perdidos e sem rumo, por mães que perderam seus filhos e filhas e esposas que perderam seus maridos.

Os relatos das mães, narrando desde a infância de seus filhos, e os recebendo de volta em caixões de zinco, sem sequer poder ter um último vislumbre de seus rostos foram os mais dolorosos.

Pagliuca 30/12/2022

Justo e fantástico - Leiam
A força dos livros da Svetlana é gigante. A competência que ela tem em organizar os relatos oscilando entre menos e mais impactantes é sensacional e proporciona ondas de emoções diversas por toda a leitura da obra. Sem dúvidas, a cada livro lido ela se confirma como uma das minhas escritoras/ores preferidas/os.

Paulo.Vitor 25/12/2022

"As mães sempre têm razão no amor aos filhos; os escritores têm razão quando falam a verdade; os soldados têm razão quando os vivos defendem os mortos."
Segundo livro que leio desta autora, e, confirmo que de fato, sua escrita é muito fluida, direta e consegue transmitir os sentimentos necessários dos relatos.
O livro basicamente conta, da perspectiva das mães, esposas e dos próprios combatentes sobreviventes da guerra soviético-afegã, uma guerra pouco conhecida por nós e como diz o livro, pouco comentada pelos próprios participantes. Esta, assim como todas as outras guerras, se mostra completamente sanguinária de ambas as partes, e, semelhante a guerra do Vietnã, gerou diversos traumas para quem retornou com vida, e para as pessoas ao redor dos combatentes. Ao final, inclusive, a autora revela ter passado por problemas jurídicos, visto que achavam que os relatos feriam a honra dos combatentes, ou de certa forma se mostravam irreais.
Comparando com minha primeira leitura da Svetlana, considero que este ficou bem abaixo, visto que como dito acima, os relatos se limitam a APENAS os relatos das mães, esposas e dos próprios combatentes sobreviventes da guerra, não mostrando diversas perspectivas, visões e opiniões sobre o acontecido, tal qual o livro sobre Chernobyl retratava.
A edição é boa, e o preço é bom pelo número de páginas e pelo conteúdo.

andrealog 29/09/2022

Svetlana não decepciona
Como sempre a autora nos oferece uma narrativa emocionante, fidedigna dos fatos ocorridos na controversa campanha soviética no Afeganistão no apagar das luzes da URSS. Dona de escrita que envolve, a autora apresenta os relatos das mães, viúvas e combatentes dessa guerra que muitas vezes se assemelha à atual campanha russa na Ucrânia

Andrea 25/09/2022

A guerra em toda a sua estupidez
O livro lança luz sobre os perigos do totalitarismo. Seus relatos emocionam e nos levam a perceber do que seres humanos são capazes quando são colocados em situações extremas. Também permite perceber que ninguém sai ileso de uma guerra, ainda que consigam escapar das bombas e dos tiros, algumas feridas seguem abertas para o resto da vida.

Ale 05/09/2022

Horror da Guerra
Os relatos confirmam o uso dos soldados e suas famílias em defesa de um patriotismo que não existiu e não existe.

Os interesses dos que queriam a guerra, mataram os inocentes e mantiveram os russos por 10 anos arrasando uma população sem um objetivo justo.

É uma obra que mostra outro lado de uma história que já tínhamos ideia com os relatos dos afegãos. O que não sabíamos é que os soldados russos foram também obrigados a fazer o que não queriam, que de certa forma foram levados a agir com crueldade.

Bruno.Santos 14/05/2022

Aterrador
Não é uma leitura fácil, em algum ponto chega a ser tão terrível as atrocidades vividas e cometidas que torna-se difícil tentar julgar essas pessoas usando nossos parâmetros...

Bruna 15/04/2022

Meninos de Zinco
É sempre bom dar uma respirada e se preparar antes de começar qualquer livro da Svetlana... os relatos me tiraram o fôlego e, no início, me bateu um forte sentimento que me deixou muito pesada.

Não é o meu favorito dela, mas me marcou muito forte.

_Wesley_ 22/12/2021

Retrato da guerra no Afeganistão
Svetlana tem como marca registrada a exposição nua e crua das tragédias por onde os personagens de seus livros passaram. Em Meninos de Zinco o glamour dos russos no Afeganistão é reduziada aos sofrimentos de mães e soldados meninos que deram suas vidas por um ideal vazio. Ao final do livro qi da pode-se ver como essa verdade aindo pode sofrer com processos judiciais e debates acalorados.